quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

4 jogos, 0 vitórias!

01-10-2013, FC Porto x Atlético Madrid (1-2)
22-10-2013, FC Porto x Zenit (0-1)
26-11-2013, FC Porto x Austria Viena (1-1)
20-02-2014, FC Porto x Eintracht Frankfurt (2-2)

4 jogos em casa nas competições europeias 2013/2014 (3 para a Liga dos Campeões e 1 para a Liga Europa), com o “brilhante” saldo de 0 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

Mais. O FC Porto sofreu golos (6 no total) em todos os jogos que disputou em casa. Ora, se atendermos que nestes jogos o FC Porto enfrentou “colossos” europeus como o Zenit, Austria Viena e Eintracht Frankfurt, é obra!

Evidentemente, tudo isto (e não apenas o jogo de hoje) tem uma explicação simples: este FC Porto, sob o astuto comando técnico de Paulo Fonseca, é uma equipa com muuuuuito azar (por falar em azar, quantas bolas foram aos postes da baliza do Eintracht?).
E quando não é azar é uma tremenda infelicidade. Ou uma enorme eficácia da equipa adversária. Ou devido a erros individuais dos fraquíssimos jogadores que fazem parte do plantel 2013/2014 (Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Fernando, … estavam cá na época passada?). Ou por culpa de lapsos da arbitragem…

Claro que também há a possibilidade da culpa dos maus resultados ser dos adeptos portistas que ainda vão ao estádio, os quais estão muito mal habituados e, em vez de apoiarem entusiasticamente tão brilhantes exibições, assobiam. Os malandros… Querem ópera? Vão ao S. Carlos…

Por mais desculpas que se arranjem, a triste realidade é que, para desilusão, desespero ou indiferença de cada vez mais adeptos portistas, este FC Porto versão Paulo Fonseca continua a bater recordes negativos.

Mas, independentemente do crescente desagrado que alastra na “nação portista”, não tenho dúvidas que Paulo Fonseca, uma aposta pessoal de Pinto da Costa para substituir o mal amado Vítor Pereira, irá continuar a fazer o seu “trabalho” até ao final desta época.

Jogos em casa para a Liga dos Campeões na época 2012/2013 (fonte: zerozero)

Uma coisa é certa, apesar das inúmeras iniciativas e promoções que têm existido nesta época, o silêncio das cadeiras vazias no Estádio do Dragão é cada vez mais ensurdecedor…


P.S. “Na primeira parte o Bayer [ndr. Eintracht Frankfurt] praticamente não chegou à nossa baliza. Este resultado é tremendamente injusto. Não houve aqui falta de entrega nem de atitude. Houve bom pensamento do jogo. A felicidade esteve do outro lado. A eliminatória está a meio. Temos de ir ganhar a Leverkusen [ndr. Frankfurt].
Paulo Fonseca, em declarações à SIC Notícias

Na maior parte das vezes, eu e Paulo Fonseca vemos jogos diferentes mas, desta vez, estamos totalmente de acordo. De facto, hoje não me lembro de ter visto um único jogador do Bayer Leverkusen perto da baliza defendida por Helton…

40 comentários:

Tiago stuve disse...

Pelo que ouvi o treinador dizer, também não era fácil jogar contra o Bayer. Agora temos de ir a Leverkusen ganhar. enfim...

Depois de ler Alex Sandro hoje no OJOGO dizer que nao conhecia o adversário, que mais há a dizer?

DC disse...

Atingimos níveis hilariantes de benfiquismo.

Antonio Silva disse...

Atingimos níveis hilariantes de benfiquismo.

meirelesportuense disse...

Não vale a pena comentar, o Porto está em declínio, eu proponho o seguinte: Ponham o Paulo Fonseca a treinar os júniores e subam de escalão o Treinador dos Sub15.

José Lopes disse...

Sem comentarios. Mesmo. Empatar com estes gajos e com o Austria e' demasiado ridiculo. Estes gajos sao abnegados, mas nao mais que isso. Apanhamo-nos a ganhar 2-0 mesmo mostrando os mesmos defeitos de sempre (pouca ligacao, intensidade e permeabilidade defensiva) e depois empatamos de uma maneira ridicula, nao tanto pelo primeiro golo (bom remate), mas por sofrer-se num canto, coisa que nao espanta demasiado. O 2-0 era injusto, diga-se isso, eles entraram melhor na segunda parte, e sobretudo ja todos percebemos que este Porto de terceira nao consegue gerir um jogo de forma nenhuma, quase tudo o que faz e' na base do fogacho e qualidade individual. Temos o Quintero no banco, o Quaresma a fazer o que lhe apetece (claro que de vez em quando saca grandes golos), o Ghilas sempre a entrar no desespero e sobretudo uma anedota como treinador. Resultados destes e uma epoca miseravel como a que se desenha assenta bem ao que a SAD tem feito, sobretudo na inacreditavel manutencao do treinador.

Martelo disse...

Este "diz que e uma espécie de treinador" atingiu o Princípio de Peter, e o FCP põe à prova as Leis de Murphi, logo, isto ainda vai piorar.
Só mesmo para rir tanta desorganização e incompetência.

José Rodrigues disse...

O Fernando Gomes (com a sua profunda experiência económica e profundos conhecimentos de futebol) vai por as coisas nos eixos.

José Lopes disse...

E' o belo do amiguismo.

rbn disse...

O ataque falha golos como nunca, a defesa dá abébias como sempre.

Resumindo, um jogo em que podíamos ter feito 4 ou 5 golos, fizemos 2, e num jogo em que podíamos ter levado 2 ou 3 golos, levamos 2, quase "eficácia" de 100%.

Se em 7 meses não se acertou a zona defensiva, não será por passe de mágica que a nossa indefesa defesa vai se acertar daqui por diante, certo?

Jackson sozinho perdeu 3 golos certos, e além da incompetencia defensiva, não temos tido sorte(se calhar, não andamos a merecer que a sorte nos dê uma ajudinha).

Mas que o jogo coletivo ofensivo melhorou, não há dúvidas, falta consistencia e regularidade defensiva. Em qualquer jogo com qualquer adversário, o Porto toma golo(s), não pode ser...

Só conheci uma equipa que levava média de 2 golos por partida, e ainda assim, dificilmente perdia os jogos:o Santos de Pelé.

Antonio Jesus disse...

Estive lá, valeu a pena pelo golo do cigano e a claque extraordinária do adversário. Esses estão de parabéns, nunca tinha assistido a tal coisa no Dragão, não se calaram 1 minuto no apoio dado a equipa, mesmo depois do jogo, no treino que os suplentes fizeram.

Pedro Raposo disse...

Não há nada! Mas mesmo nada que sustente a permanência desta figura que dá pelo nome Paulo Fonseca no FCPorto. Só mesmo casmurrice de alguém!

Ruca disse...

E pronto, o destreina nem sabia contra quem estava a jogar. Dependemos exclusivamente da inspiração individual dos bons jogadores que ainda vamos tendo no plantel. Como se sabe, dá para ganhar uns joguitos, mas não chega para ganhar títulos.
O destreina vai desvalorizando os bons jogadores e vai estragando e insistindo a identidade a que o nosso clube nos habituou. Fdx, parecemos a merda lá de baixo.

DJ Louro disse...

Este empate demonstrou o quanto anda á deriva esta equipa, este treinador e esta direção!..o treinador não sabe mexer na equipa, não é capaz de dar consistência aos sectores, a defesa mete agua por todo o lado ( o 2º golo sofrido é uma anedota de aselhices da defesa) e a falta de ânimo e de motivação fazem o resto !!
Depois do 2- 0 e sem estar a jogar bem ,não retirou o Josué e o Herrera completamente esgotados ( Ricardo podia entrar para a defesa direito e Danilo para o meio campo para as transições rápidas em ataque ) + Carlos Eduardo colocando a equipa mais atrás..
Pior que isso. quando sofre o empate tira o Fernando !? para meter o Ghilas e não faz uma 3ª substituição ( Quintero, Ricardo!) ou seja , o nosso treinador não vale um chavelho, anda desorientado e até julga que vai jogar em Leverkusen!
A equipa não rende, vamos ser eliminados pelo 12º classificado da Bundesliga, depois vemos o estádio ás moscas e até ao final da temporada, vai ser de derrota em derrota até á humilhação final...vai ser uma época para esquecer!
Depois de Lucho e Angelino Ferreira quem será o próximo a sair?

Joao Goncalves disse...

Eu só deixo três perguntas...
1) Será que na segunda mão vamos levar falta de comparência porque não vamos encontrar o Estádio?

2) Será que num clube profissional é admissível um jogador ir a uma conferência de imprensa pré-jogo e dizer que não conhece o adversário?

3) Será que num clube profissional é admissível uma equipa ir a jogo sem conhecer o adversário e o treinador não saber o nome do adversário repetindo várias vezes a mesma asneira?

4) Será que algum de nós nos nossos empregos, a repetir os erros que este tipo tem cometido, seja a nivel técnico como táctico, adicionando agora a falta de estudo e desconhecimento total dos adversários, ainda estaria a trabalhar para o mesmo patrão?

Ficam estas questões no ar...

meirelesportuense disse...

É verdade.O Treinador nem sabia contra quem estava a jogar...Bayern ou Bayer -nem percebi bem - primeiro, e depois Leverkussen!?!?...Sinceramente, acredito que aquela cabecinha estava -com razão diga-se- um pouco perturbada, mas assim, de forma tão notória?...

Miguel Magalhães disse...

As respostas óbvias à 2a e 3a perguntas explicam o descalabro a que temos assistido jogo após jogo.

Pedro Raposo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=nvUFkwTfpAo

Afinal antes do jogo Paulo Fonseca pensava que ia jogar com o Borussia. Afinal em que ficamos? Borussia, Bayern, Leverkusen ou Eintracht?

É que jogar contra uma equipa já é dificil quanto mais 4 duma vez!

Anedótico.

Madureira disse...

Só temos o que merecemos!!! Com 90M de vendas é este o treinador e os jogadores que se foram buscar??? Anda é muita gentinha a encher os bolsos á conta do clube!!!

miguel87 disse...

"apesar das inúmeras promoções que têm existido nesta época"

Eu ainda estou estupefacto com o preço que queriam que eu pagasse para ir ver este jogo: 14€!!!! Com a "brilhante" campanha que a equipa tem feito, com este tempo, nuns 1/16 desta competição e com este adversário como é possível um preço destes?

Na época passada, para o mesmo lugar, nos oitavos da champions paguei 8€!

Junto a isto os pontos 2 e 3 do comentário do Joao Goncalves e começo a suspeitar cada vez mais que muita coisa vai mal lá para dentro, muito para além da incapacidade do treinador!

Luís Vieira disse...

Mais um resultado confrangedor no Dragão para as competições europeias, em virtude de uma exibição irregular, esquizofrénica até, como muitas já vistas nesta época. O desnorte do treinador é tanto que está convencido que defrontou o Bayer Leverkusen. Noutras circunstâncias, diria que se tratou de um mero "lapsus linguae", mas neste caso acho que é revelador da impreparação e do percurso errático que a equipa patenteia. Resta-nos ganhar na Alemanha, o que, dada a amostra, será uma tarefa hercúlea (ao ponto a que chegamos, qualquer Eintracht Frankfurt ou Austria Viena se transforma num autêntico Adamastor). Quanto à questão do azar, se noutros jogos a infelicidade foi manifesta, embora se repita insidiosa e fastidiosamente o contrário, neste jogo o recurso a essa fórmula é despropositado, porque a perda da vantagem explica-se, apenas, pela incompetência. No que respeita aos adeptos, bravos adeptos alemães que apoiaram entusiasticamente a equipa de fio a pavio, não obstante as flutuações do resultado e as matizes da exibição. Uma questão de mentalidade.

Luís Vieira disse...

Tragicómico.

Miguel Ribeiro disse...

O resumo do FC Porto deste ano: O Paulo Fonseca, de pé e calmamente, a bater palmas à desorganização táctica que ele próprio providencia...

DC disse...

Eu bem avisei que melhorias contra o ridículo Gil Vicente não mereciam grande ênfase...

Antonio Silva disse...

Sinceramente não estou a ver como é que 14€ é assim tão caro. Custa mais do que o quíntuplo para ver os Toronto Maple Leafs, equipa de hoquei no gelo que não ganha um pintelho desde... 1967

The Best Man... disse...

Portanto é justo comparar o nível de vida no Canadá com o de Portugal...??? Hóquei no gelo com futebol...???
E não seria pertinente saber quanto paga um adepto na China para ver um jogo de Ping-Pong...?
Ou posso ir saber os preços do Curling na Noruega...???

Anónimo disse...

"[...] bravos adeptos alemães que apoiaram entusiasticamente a equipa de fio a pavio [...]"

Sublinho a palavra "bravos". É sintomático que meia-dúzia de alemães conseguiram abafar os bem mais numerosos adeptos portistas. Uma questão de mentalidade e não só.

Mocho Astuto disse...

Aquilo que mais me marcou foi a tirada: "não estavamos à espera que o Eintracht jogasse assim".
Mostra bem a falta de preparação e o desnorte que por ali anda.

O2T disse...

Pois EU FUI ao Dragão, paguei € 10 e não tenho pachorra para estas críticas de quem não vê que a equipa está a jogar bem melhor face há 1 mês atrás. Mais: foi a primeira vez que vi o Porto jogar FORA no seu próprio estádio. Uma vergonha...

DC disse...

Que bom. A evoluir assim lá para 2016 conseguimos ganhar um jogo em casa.

DC disse...

Faltam 4 jogos com o 5LB: 4 derrotas com o PF ou alguém vai abrir os olhos e tentar ganhar esses jogos com um treinador no banco?
Vamos arriscar-nos a perder mais vezes com o 5LB numa época que nas últimas 10 ou 15?

Pedro ramos disse...

O que mais me surpreende é a reacçao de quase surpresa que muitos adeptos ainda revelam face às exibiçoes da equipa.
Continuo com a mesma opiniao que tinha quando fomos eliminados da liga dos campeoes: dificimente passaremos qualquer eliminatória na liga europa independentemente do adversário que nos pudesse calhar. Nao quer dizer que é impossivel mas a realidade dessa altura e que ainda se mantém é que a nossa equipa é mediocre.

O2T disse...

@DC: onde esteve ontem entre as 20h05m e as 22h? A contribuir para que o Eintracht jogasse em casa no Dragão?

Antonio Silva disse...

Parece que te esqueces que sou português e que sei bem qual a diferença no poder de compra entre Portugueses e Canadianos. Hoquei e futebol podem não ter nada a ver um com o outro mas não estou a comparar alhos com bogalhos, ambos os desportos são os mais populares nos respectivos países.

E se achas que custa mais a um Português ganhar 14 euros do que a um canadiano ganhar 100... é porque sinceramente não sabes do que falas.

The Best Man... disse...

Sempre fui ensinado que quando não se tem nada de jeito a dizer se deve estar calado...!!!
Se comentei foi por saber precisamente do que falo!
Também sou Português e também estou "radicado" no estrangeiro...!!!
Hoje em dia parece que todos os que partiram, PENSAM que foram sozinhos e o resto ficou tudo para trás...Somos muitos os forçados a abandonar o nosso País, ou que optámos por essa via...!!!
Não é só no dinheiro ganho que se vê a realidade económica...
Segundo o site da NHL o próximo jogo dos Maple Leafs em casa é no dia 3 de Março quando recebem os CBJ...
Preços começam nos 84$ (Dólares MAS CANADIANOS) o que dá cerca de 55€...???
Engravadimos todos pelos olhos ou quê...???
RIDICULO !!!

miguel87 disse...

Mesmo dando de barato a infeliz comparação entre o nível/custo de vida em Portugal e no Canadá, como é possível ignorar a comparação que reitero: "Na época passada, para o mesmo lugar, nos oitavos da champions paguei 8€!" ???

miguel87 disse...

O2T, eu critiquei e mantenho a critica ao absurdo preço dos bilhetes.

No entanto sou capaz de admitir que nos 2 últimos jogos se notou uma ligeira evolução na equipa, mas o que é grave e não tem justificação possível é que esse tipo de evolução devia ter começado à 7 meses atrás e não agora, depois de perdermos a champions, o primeiro lugar do campeonato e o triplo dos jogos de campeonato que perdemos nas 3 épocas anteriores juntas. Isto já para não falar dos 4 jogos europeus em casa sem ganhar, ao que li por ai é um recorde do clube!

De resto estamos de acordo, jogar no Dragão fora é uma vergonha, tal como foi vergonhoso o preço dos bilhetes.

Antonio Silva disse...

The Best Man:

http://www.expatistan.com/cost-of-living/comparison/toronto/oporto?

O custo de vida na cidade do Porto é bem menor do que é em Toronto. Portanto não parece que saiba do que fala.

Antonio Silva disse...

Mais: comparar um jogo europeu do Porto com um jogo de hoquei na época regular (tudo bem que Toronto e Columbus estão a lutar por um lugar no play-off) é bocado desonesto.

Mas não disse nada acerca do que é o mais importante na questão que levantei: custa mais a um Portuense ganhar 14 euros ou a um cidadão de Toronto ganhar 100 dolares. (E pode ter a certeza que será dificil conseguir bilhetes nos play-offs a 100 mocas)

DC disse...

e o que é que você tem a ver com isso? também quer saber o que jantei, já agora?

The Best Man... disse...

Nem sei porque me dou ao trabalho de responder mas ok...

Portanto o custo de vida de uma cidade para a outra é que é o termo de comparação???

O Salário médio, os benefícios fiscais, o modo e qualidade de vida, a segurança financeira não fazem sentido comparar?

Como está a crise no Canadá, fez dói-dói...???

A Troika impós muitos cortes aos meninos...???

Salário MÉDIO no Canadá em termos oficiais:

http://www.statcan.gc.ca/tables-tableaux/sum-som/l01/cst01/famil108a-eng.htm

Já para não falar em termos de agregado que será mais o que está em causa...

Quantos casais no Canadá tem ambos os membros sem emprego?

Quer saber como anda por lá, em "casa"?

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=462085

Qual é o valor do desemprego no Canadá?

Voceê por acaso sabe que Gaia é dos distritos do País com maior desemprego de loga duração?

Sabe de onde se alimenta o Dragão em termos de adeptos???

Como está a situação aí nos subúrbios de Toronto?

A apertar...É só malta a entregar casas aos bancos...

Sabe quantos anúncios há no IEFP a oferecer a quadros superiores 300€ por mês? Não são um, nem dois nem três...

portanto deixe-se de comparações ridículas...

Leve lá a bicicleta, que o que nos está a preocupar a todos é a permanência deste estado de coisas no FC Porto e o Sr. Paulo Fonseca!

Qualquer dia quer aqui dissecar o conflito Israel-Árabe...!!!