domingo, 23 de fevereiro de 2014

O Pesadelo Fonseca continua

Últimos 20 jogos FC Porto x Estoril para o campeonato (fonte: zerozero.pt)

No histórico de confrontos para o campeonato entre o FC Porto e o Estoril, que foram disputados no Porto, o saldo, altamente favorável aos dragões, é de 16 vitórias, 5 empates e 1 derrota.
A derrota foi hoje.

Em termos de golos, a diferença entre as duas equipas, neste conjunto de 22 jogos, é abismal - 63 golos marcados e apenas 19 sofridos -, com o FC Porto a marcar golos em 20 dos 22 jogos.
Hoje voltou a ficar em branco.

A última derrota do FC Porto em casa para o campeonato tinha sido há 5 anos e quatro meses, no dia 25 de Outubro de 2008.

FC Porto x Leixões, época 2008/2009 (fonte: zerozero.pt)

Desde esse jogo, o FC Porto disputou 82 jogos em casa para o campeonato.
Hoje voltou a ser derrotado.

Esta época, em 20 jogos para o campeonato e 7 para as competições europeias, o saldo é de 14 vitórias, 6 empates e 7 derrotas! Ou seja, a percentagem de vitórias nas competições prioritárias é de apenas 52%.

À 20ª jornada, após 2/3 do campeonato, o FC Porto já perdeu 18 pontos (!), está a 2 pontos do 2º classificado e, potencialmente, a 7 pontos da liderança.

São estes os factos. São estes alguns dos números da desilusão portista.

É perfeitamente normal haver, entre os adeptos, opiniões diferentes sobre jogadores, treinadores, equipas, planteis, etc.

Também é normal que, pontualmente, se use como justificação para um mau resultado explicações do tipo “foi azar”, “a equipa jogou bem, mas foi infeliz”, “o resultado é uma injustiça tremenda”, “fomos penalizados por erros individuais”, ou outras desculpas do género.

Agora, justificar uma avalanche de maus resultados (já nem falo das exibições) e de recordes negativos recorrendo, sucessivamente, a este tipo de argumentos, só de quem não sabe, ou já se esqueceu, do que é ser portista.
Felizmente, a esmagadora maioria dos adeptos portistas tem outra cultura e o seu nível de exigência não se compadece com este tipo de desculpas.

E Paulo Fonseca, ao fim de quase 8 meses, já sabe o que é ser Porto?
Paulo Fonseca tem brio profissional? Eu acredito que sim e que ele, mais do que ninguém, gostaria de triunfar no FC Porto.
Mas, após os maus resultados, vai continuar com o mesmo discurso? Não tem vergonha na cara?

Senhor Presidente, todos sabemos que não se pode ganhar sempre, mas não lhe parece que, com este plantel, a equipa podia (devia!) jogar muito mais?

Até quando vai durar este pesadelo?


P.S. Da época passada para esta, o treinador do Estoril viu sair Steven Vitória, Jefferson, Carlos Eduardo e Licá. Já esta época, no período de transferências de Janeiro, ficou sem Luís Leal (que era o melhor marcador da equipa) e, para o jogo no Dragão, também não pôde contar com Gonçalo Santos e Sebá (devido a lesões). Só de pensar que houve, entre os adeptos portistas, quem usasse a saída de UM jogador - João Moutinho - como justificação para os maus desempenhos desta época…

P.S.2 Hoje, no Continente do Dolce Vita Porto, quem comprasse uma caixa de cervejas Super Bock de 33 cl, tinha direito a um bilhete para o FC Porto x Estoril. Não sei se foram vendidas muitas caixas mas, de acordo com o número oficial da assistência (25.807), estiveram cerca de 25 mil cadeiras vazias…

51 comentários:

José Lopes disse...

Ele vai sair, acabou de dizer que ia falar com o presidente. A culpa disto chegar a este ponto nao e' dele nem da postura dele. E' de quem o foi buscar e pareceu nao perceber ate agora que isto nao ia melhorar e que iamos perder o campeonato e penar na Europa. Se quem manda nao percebeu o que se passa na equipa de futebol, entao percebe muito menos de futebol do que se diz (a somar a outros erros de casting). Ou entao tamos tao tesos que simplesmente nao querem gastar o dinheiro da rescisao e contratar outro, preferindo que ele se demita.

Vao buscar amigos para a SAD e deixam o futebol chegar a este ponto. O presidente devia assumir responsabilidades, mas infelizmente estamos muito mais parecidos com o Benfica do que sempre sonhamos.

Mefistófeles disse...

A ruptura parece inevitavel. Sera hoje ?

Mefistófeles disse...

So queria dizer, a quem tem desancado o presidente, que um dia vao chorar de saudades...

rbn disse...

O problema maior ainda não é esse.

O problema maior é que, jogando deste jeito, corremos sério risco de ser o bombo da festa dos lampiões nas 4 competições em que estamos passeando as camisolas em campo.

Qualquer merda de adversário corre mais, luta mais, acredita mais, joga mais,
e este Porto não tem soluções pra nada.Basta marcar homem-a-homem como fizeram os Frankfurt e o Estoril, que o Porto TREME!

"Se" a coisa tivesse sido resolvida já em Coimbra, e tivessem contratado por exemplo, este mesmo treinador do Estoril que hoje deu um BANHO TÁTICO no "confiança cega", talvez a coisa até tivesse melhorado, mas "Se" é relativo, porque "Se" a minha vó fosse homem, eu tinha dois vôs,

Duas Palavras:
RUUUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ´!!!!!!!!!

José Rodrigues disse...

Quem nao tem vergonha na cara é o PdC.

Queria renovar com o PF aqui há umas semanas, nao era?

José Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Martins disse...

Não há ninguém que tenha ideia de quem será o sucessor???ao menos para dar alguma esperança para o futuro...Não desanquem no Presidente que é ele o responsável por tarmos habituados a ganhar!

José Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Lopes disse...

Mas ele ter dito que renovava o contrato foi o mais normal no meio disto tudo. Defendeu o treinador. Era o que o tinha a fazer se achava que mudar nao era a melhor opcao.

rbn disse...

Na minha opinião, eu contratava amanhã o treinador do Estoril.
Pelo menos, perdeu 3 ou 4 jogadores, e o nível continuou o mesmo, até melhorou...

Joao Goncalves disse...

Portanto um jogo em que não existem espaços não é apropriado ao Quintero... humm...

O Problema foi na Finalização... que Finalização? Fizemos um remate à baliza no jogo todo!!!! O do Varela! O resto foram livres frontais do Quaresma. Será que ele quis dizer que o problema do Porto foi conseguir finalizações?

Fomos completamente maneatados pelo Marco Silva... fechou o meio, deu-nos as alas, pois todos sabem que só atacamos com o Jackson por isso façam lá cruzamentos à vontade... e quando faz a asneira do costume do desespero Ghilas (que hoje jogou mais que 5m Yupiii!!!), o Marco Silva mete um gajo fresco e rápido para obrigar os dois defesas centrais a andarem procupados atrás dele e abrir buracos completos no nosso meio campo, que com apenas 2 médios ficou completamente às aranhas.

Vitória táctica impressionante do melhor treinador em campo... Marco Silva, contra um tipo que nem sabe que pode fazer substituições, que tem grandes talentos no banco e na equipa B, e que insiste em jogar, jogo após jogo com um 11 que não tem qualquer discernimento táctico...

A culpa é dos jogadores? É claro que não!

Joao Goncalves disse...

mas era para já! E dá-lhe carta branca para o resto da época e comunicava isso à massa associativa juntando-lhe um contrato de 1 época mais o resto desta

DJ Louro disse...

Este treinador é mesmo muito fraco. O Porto entrou bem na 2ª parte e um dos melhores era o Josué quando o treinador se lembrou de o tirar...INCRIVEL! Foi aí que perdemos o jogo!
Se querem ganhar algo este ano, despeçam-no já!

José Lopes disse...

Eu que ate achei que homem tinha estado bem na flash, ouvi a conferencia de imprensa e fiquei a achar que borrou a pintura. Essa de achar que o problema foi so na finalizacao quando os remates foram todos de fora de area ou no desespero... E o que ele disse sobre o Quintero e' deprimente. O tipo com maior talento do meio-campo...

rbn disse...

Não sei o que Pinto da Costa está à espera para fazer o convite ao Marco Silva.

Certeza absoluta que PIOR que isto não fará...

HULK 11M disse...

"Um dia"??? Isso quer dizer no futuro??
Eu já há uns tempos que estou a chorar de saudades do NGP!
Mas a vida é assim: tudo tem um início e um fim. E a época de PdC acabou. Agora arrasta-se no lugar tal como um jogador em fim de carreira e que teima em não descalçar as chuteiras.
Mas os "mamões" que andam à volta dele não o deixam ir descansar e gozar da melhor forma os últimos anos da sua vida, como merece!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Eu tenho todo o respeito pelo PdC e tenho a certeza absoluta que jamais um clube de futebol em Portugal terá a sorte de ter um presidente ao seu nivel. A começar por nos.

Mas isso nao invalida que este ano seja responsavel totalmente por esta temporada. A todos os niveis. Nao vou estar a pedir a dimissao de um homem que deu tudo ao FCP. Mas se tudo isto passa apenas como uma crise pontual de treinador e nada mais muda, perdemos uma grande oportunidade de inverter uma decadencia evidente!

DC disse...

É o mais provável de acontecer, até porque a nossa direcção ultimamente pouco mais sabe do que contratar o treinador sensação. É sempre a procura do novo Mourinho, o novo AVB, etc...
Mais um com o perfil semelhante ao de PF, mais uma aposta de altíssimo risco que, se falhar, marcará definitivamente a mudança de ciclo no futebol português.

Entretanto anda um homem na Arábia que sabe mais a dormir que esses todos juntos e um homem desempregado que também sabe muito. Mas treinadores com provas dadas? Não, isso não é para o Porto.

Pedro ramos disse...

Com tempo poderei dizer algo mais sobre este jogo, mas desculpem la, nao me consigo rever neste tipo de criticas: "Vergonha na cara?"

DC disse...

Aconteça o que acontecer, vai com pelo menos 3 meses de atraso. Só não via quem não queria, só acreditava em melhorias quem fosse idiota. Quando não se sabe, não vale a pena estar à espera de milagres.

Erro histórico!!!

victor sousa disse...

bem, se começamos a fazer grandes elogios à táctica do Estoril, corremos o risco de ter outro PF. Só com a vantagem deste ser MS. Deixem-se de merdas!
Treinadores para este clube, com o usual património futebolístico, não passam por treinadores de clubes de vão de escada. Desde o princípio que se adivinhava que a aposta era muito arriscada. E foi. Agora há que mudar, radicalmente, de condução técnica da equipa, sem mais rodeios. Marcos Silvas o c....

Miguel Ribeiro disse...

O Josué estava a ser o melhor? O Josué já há muitos jogos que me mete raiva... Faz falta atrás de falta e faz tudo em esforço, não consegue disfarçar a falta de pulmão.

Quanto ao jogo, foi muito igual aos outros. Fizemos o primeiro remate aos 34 minutos, como já vem sido hábito, só não se substituiu o Ghilas aos 87m...

Admira-me ouvir os adeptos a dizerem que jogaram bem. Jogámos em casa contra o Estoril, não criámos as oportunidades que deveríamos criar. O nosso ataque é um nojo, como os restantes sectores. Dá pena ver isto. Enfim, vamos aguentá-lo até ao final do ano, quase de certeza. Se ficar até ao fim, quer-me parecer que vamos ficar como ficam as casas quando passa um tornado: tudo destruído.

Cumprimentos (des)Portistas.

Mário Faria disse...

Um FCP incapaz, sem ideias e força. O treinador perdeu-se v ai pagar caro. A sua saída é inevitável. É pena a limpeza ficar por aí.

Joao Goncalves disse...

DC,

Não temos muitas alternativas... tens o AVB mas não me parece que queira voltar para já e a ganhar muito menos do que tem andado a ganhar.

Depois tens a aposta num treinador interino como o da B, o Luis Castro.

Mas certo certo é que temos que lutar pelo Segundo lugar por causa da Champions, por isso tem que se ter uma atitude e depressa pois este tipo vai arruinar as receitas da próxima época...

Paulo Marques disse...

Normal seria despedir em Outubro quem demonstrou nada perceber de futebol.
Agora é ir pensando na próxima época e tentar evitar 4 derrotas com as gaivotas.

Paulo Marques disse...

Já em Outubro se percebia que o homem percebia menos de táctica que a maioria dos taxistas, sempre a cometer os mesmos erros e sem perceber nada do que se passava no jogo.

Luís Vieira disse...

Eis a anunciada imolação/crucificação do treinador. Dadas as circunstâncias, é natural: para além de a equipa não jogar bem (o que acontece desde o início da época), está a falhar os objectivos principais (começou pela Champions e agora alastrou ao campeonato e, potencialmente, à Liga Europa). Restam as taças, o que é parco para as ambições de um clube como o Porto. Todavia, não me parece que a humilhação, o enxovalho, o vexame do treinador seja o caminho mais digno para alavancar o clube para um desempenho mais afirmativo. O homem falhou, mas não deixa de ser homem. Para mais, tanto quanto se sabe, pôs o lugar à disposição por duas vezes (agora e após o desaire em Coimbra). Até ver, a demissão foi recusada pela direcção, por isso a crítica deve ser direccionada para aí, porque a SAD persiste numa situação que não tem dado resultados. Não obstante, não é preciso entrar em catastrofismos e entrever sinais do apocalipse. Para arautos da desgraça e cangalheiros antecipados bastam os nossos inimigos. As profecias de fim de ciclo já tinham sido proferidas no ano dos três treinadores e voltámos a ser tetra-campeões. Depois veio o super-benfica do super-jesus e seguiu-se um tri-campeonato, polvilhado por uma Liga Europa. Enfim, deixemo-nos de ser "drama queens", que em tempo de menor fulgor tudo questiona e tudo põe em causa. A confiança cega no nosso Presidente deve manter-se e, como diria Mark Twain, as notícias sobre a sua morte são "manifestamente exageradas".

meirelesportuense disse...

Marco Silva?...O gajo que nos derrotou hoje?...Tenham vergonha.
Onde está o nosso orgulho?

José Rodrigues disse...

'Mas ele ter dito que renovava o contrato foi o mais normal no meio disto tudo. Defendeu o treinador."

Antes de mais nada defender o treinador em vez de o substituir (depois de tudo o q ja' tinhamos visto) foi uma estupidez.

Em segundo lugar, para defender o gajo o PdC nao precisava minimamente de esticar a coisa ao ponto de falar em renovacoes de contrato, ou precisava? O q e' demais e' molestia e isso para mim foi como gozar-nos na cara (aos adeptos).

José Rodrigues disse...

"Não temos muitas alternativas..."

?? Temos o mundo inteiro como alternativas (passe o exagero).

Ja' era altura - de uma vez por todas - de acabar com esta mania q so' se pode ir buscar treinador sem CV e preferencialmente ao campeonato portugues. O FCP tem condicoes financeiras suficientes para atrair um treinador de nomeada.

Mefistófeles disse...

Hulk 11 M,

Não tenha pressa de o reformar ou de lhe passar um atestado de senilidade, para isso já bastam os nossos inimigos. Garanto-lhe que o homem (ainda) sabe mais de futebol a dormir que a maioria de nós acordados. Tem dúvidas ?
Quem não concordar com a gestão que apresente alternativas na altura própria.

Mefistófeles disse...

Assino por baixo.
Haja lucidez.

DC disse...

Totalmente de acordo com o José.
Se temos uma "base de dados" de jogadores, porque é que não temos uma de treinadores?
Porque é que não temos informações válidas sobre a competência, os métodos e as tácticas dos treinadores das principais ligas europeias (pelo menos).

Sempre que se fala em treinadores para o Porto, ou se fala em portugueses ou em brasileiros. E se vier um brasileiro, podem ter a certeza absoluta que o desastre será ainda pior que o de PF.
Agora, ainda este ano chega a Roma um treinador francês que coloca a Roma a jogar muito. A França é assim tão longe?

Unknown disse...

Se o contrato acabasse hoje, o PC ronavaria?

Anónimo disse...

Este triste desfecho não constituiu qualquer surpresa para mim. Já há muito tempo (após a vitória contra o Sporting em casa) que havia dito que este triste cenário havia de suceder. Eu, tal como outros (DC, José Lopes, Miguel Lourenço Pereira), já havíamos avisado, mesmo quando os tempos ainda eram de vitórias, que Paulo Fonseca havia sido um tremendo erro de casting. Nessa altura afirmei que competia à SAD a decisão. Posteriormente veio a tormenta decorrente das inevitáveis derrotas (e mais sucederão). Paulo Fonseca teve a hombridade de colocar o lugar à disposição por duas vezes. Foi humilde o suficiente para reconhecer que havia falhado e que não dispunha de condições para continuar e dar um outro rumo ao FCP. A SAD recusou uma e outra vez. Nessa medida, não vejo porque hei-de criticar o profissional Paulo Fonseca, pelo que ontem abstive-me de, no estádio, alinhar no coro de protestos ao nosso treinador. A responsabilidade há muito tempo que não é dele. É, isso sim, de quem teve e tem o poder / dever de tomar as decisões em prol do sucesso do nosso clube.

Unknown disse...

Totalmente de acordo. "A confiança cega no nosso Presidente deve manter-se" Eu substituiria apenas o adjectivo "cega" por "lúcida" . 30 anos de resultados parece-me que o justifica.

Joao Goncalves disse...

Quando eu disse que não temos muitas alternativas, estou-me a referir é claro a estarmos no fim de Fevereiro e a maior parte dos grandes treinadores estar presos a contratos/ projectos dos quais não se iram querer/poder libertar antes do final da época.

Daí o meu "não temos muitas alternativas"... A não ser que paguemos 5M€ ou mais para ir buscar um.

Joao Goncalves disse...

Se ele tivesse a Hombridade de se Dimitir ao invez de andar a colocar o lugar á disposição assim é que era de Homem.

Assim coloca o lugar à disposição... lugar esse que está sempre à disposição... o que ele quer é que a Sad o despeça e pague a indemnização até final do contratado ao invés de se demitir e sair sem direito a nada... acho que isso é claro como água não?

Mas mesmo assim, depois de um estádio inteiro gritar "Fonseca Cab*** pede a demissão" ele ainda ter cara de pau de aparecer no treino do dia seguinte como treinador do Porto, é preciso estar mesmo muito agarrado ao dinheiro...

Amorim disse...

Concordo plenamento! Só não gosto do facto do seu nome o associar a um homônimo da mouralhada!
Este ano não estamos bem é um facto que todos sabemos mas somos Porto e ser Porto é lutar até ao fim..

DC disse...

É a sad se entende que ele é um problema não o despede porquê? Também está agarrada ao dinheiro? E quando optou por oferecer uma proposta de renovação ridícula ao anterior treinador para pagar pouco a este agarrou-se a que? Eu o Pf compreendo, ele não deve ser propriamente milionário e nos próximos tempos vai ser complicado arranjar trabalho. Agora a sad? Está à espera de quê?

Franco Baresi disse...

Progredimos. Progredimos do "PF não deve sair porque ainda nada está perdido" para "PF já não deve sair porque já não adianta, pois tudo está perdido". Qual será o próximo estado deste "progressão"?

Joao Goncalves disse...

A SAD, vide PdC, nunca irá que errou na contratação deste manco... isso está mais que visto...

Luís Vieira disse...

Amorim, quanto a isso nada posso fazer, os responsáveis são os meus pais. É um fardo pesado que tenho de carregar até ao fim dos meus dias. Mas descanso-o: o meu 2º nome não é Filipe!

DC disse...

Se a SAD não admite esse erro, digo eu, que temos que começar a questionar muita coisa na SAD:

Estou muito agradecido a muita gente que está no Porto, mas não pode haver intocáveis. No mínimo dos mínimos, nenhum administrador da SAD pode receber um prémio no final do exercício. Mas todos sabemos que não é isso que vai acontecer.

Luís Vieira disse...

Se o Paulo Fonseca pôs o lugar à disposição, criou as bases necessárias para a revogação do contrato por mútuo acordo, abdicando de uma indemnização. A maioria da comunicação social afirma que esta foi a segunda vez que o fez, a Bola diz que é a 3ª. A SAD ou o Presidente, como é sabido, recusaram a demissão, por isso não vejo como o Paulo Fonseca possa ser um "cabrão" que não pede a demissão.

José Lopes disse...

Jose Rodrigues, tambem acho que despedir impunha-se, mas essa nao era a opiniao de Pinto da Costa sabe-se la porque. Agora, ele normalmente defende os treinadores nos termos que usou, nao e' novidade. Sabendo que ja havia bastante contestacao, optou pela fuga para a frente em vez de dizer simplesmente que se decidiria mais tarde. Correu mal.

José Lopes disse...

Tem toda a razao, mas aqui cometeu-se eum erro grande na contratacao deste treinador e outro maior e mais continuo que e' mante-lo. A politica desportiva nas contratacoes e o dinheiro que se tem gastado nalguns jogadores tambem e' mais que questionavel, fora a preocupacao que devia causar as mudancas na SAD sem explicacao. Gostava que quem dirige assumisse responsabilidades quando o treinador for despedido. Ficava bem e dava confianca aos adeptos.

José Lopes disse...

Precisamente, DC e Luis Vieira. Se por acaso nao o despedem para nao gastar dinheiro na rescisao e' muito mau sinal quer das contas da SAD, quer da visao de quem dirige, que certamente ja tera percebido que manter este estado de coisas vai levar a um descalabro ainda maior. Mas sim, se ele colocou o lugar a disposicao e nao sai, acho que as baterias tem de ser apontadas a SAD, e' provavel que conseguissem acordo, afinal o empresario e' o Jorge Mendes.

DC, relacionado com os bonus dos administradores, eu gostava de saber o que e' que faz exactamente Fernando Gomes (para nao falar de Reinaldo Teles) na SAD para ter direito aquele lugar.

Luís Vieira disse...

De acordo, mas sabemos que o estilo desta administração não é esse. A crítica ponderada e racional faz todo o sentido e é desejável, apenas me insurjo contra o desnorte emocional que redunda em insulto e ingratidão, numa crónica de fim de ciclo muitas vezes vista e invariavelmente contrariada. Isso é típico de gente insidiosa que quer o insucesso do Porto (basta atentar na capa de hoje do Record) e não de verdadeiros adeptos portistas.

Azulantas disse...

Ó DC, explique-me lá porquê que no seu entender os treinadores brasileiros vão ser "um desastre ainda pior"?

O último treinador brasileiro que tivemos foi bi-campeão (Carlos Alberto Silva).

Eu não me importava nada de ter o Murici Ramalho ou o Tite como treinadores do Porto.

DC disse...

Exactamente por ter que ir buscar um treinador que esteve há 20 anos no Porto é que os treinadores brasileiros não são recomendáveis.
Simplesmente porque nem um único treinador brasileiro conseguiu ser bem sucedido em clubes da Europa nos últimos 15, 20 anos. Porque eles continuam parados no tempo, porque o futebol mudou mas eles continuam a jogar um futebol rudimentar, com os sectores distanciados, com marcações H-H, sem coberturas, etc...
Porque quando as equipas do Mano Meneses têm problemas de finalização, ele faz isto, treino sem oposição, como se durante o jogo os avançados pudessem finalizar sem oposição:

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/02/mano-menezes-treina-finalizacao.html

E porque, veja-se lá, o Mano Meneses até é considerado um dos melhores treinadores brasileiros. Agora imagine o pior!
Paulo Fonseca, é imensamente superior a qualquer brasileiro, e o Paulo Fonseca já sabemos o que vale.