quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Imitar Octávio

No arranque da época 2001/2002, o FC Porto recebeu os campeões suíços - Grasshoppers -, num jogo para a 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Nesse jogo, disputado em 8 de Agosto de 2001, os dragões marcaram cedo e estiveram em vantagem durante 44 minutos, mas os gafanhotos conseguiram a proeza de marcar dois golos no Estádio das Antas e o resultado final foi um empate por 2-2.

Duas semanas depois, o FC Porto deslocou-se a Zurique (na zona germanófona da Suiça) e no Hardturm stadium impôs o seu futebol, a superior categoria dos seus jogadores, venceu com naturalidade e seguiu para a fase de grupos da Liga dos Campeões 2001/2002 (Grasshopper-FC Porto, crónica de José Luís Pereira, publicada em 23 agosto de 2001 | 02:55).

Ficha do jogo Grasshoppers x FC Porto (fonte: zerozero.pt)

Mesmo estando a atravessar um mau momento, custa-me a aceitar que o FC Porto 2013/2014 seja pior equipa que o atual 13º classificado do campeonato alemão (5 vitórias em 22 jogos na Bundesliga!).

Por isso, o que se pede a este FC Porto de Paulo Fonseca é que tenha atitude, honre a camisola azul-e-branca e, pelo menos, imite o FC Porto de Octávio Machado.

23 comentários:

Luís Vieira disse...

Bem tirado. Estou com a sensação de que vamos passar. É só um feeling, uma questão de fé, porque não há muitos motivos para pensar assim, a não ser a sofrível qualidade do adversário. É de realçar a atitude dos adeptos que ontem se deslocaram ao aeroporto para apoiar a equipa. Destaco uma frase que ouvi na televisão: "o Porto já me deu muito, é altura de eu também dar algo ao Porto". Nota final para a equipa titular que em 2001 defrontou o Grasshoppers: era bem jeitosa.

Cadeira10 disse...

Curiosidades em cima de curiosidades...
- jogo europeu (liga campeões / liga europa)
- mesmo resultado em casa (2-2)
- épocas menos positivas (2001/2002 - 2013/2014)

Só espero que, depois do jogo de logo, possamos continuar a falar de mais curiosidades...

José Correia disse...

«Nota final para a equipa titular que em 2001 defrontou o Grasshoppers: era bem jeitosa»

Não sei se esta afirmação é irónica mas, olhando para o onze inicial do FC Porto nesse jogo, eu diria que apenas 3 jogadores teriam lugar na equipa atual do FC Porto:
- Jorge Andrade em vez de Maicon/Abdoulaye Ba;
- Deco em vez de Josué/Carlos Eduardo;
- Capucho em vez de Quaresma/Varela.

Quanto aos restantes 8 titulares desse Grasshoppers x FC Porto, alguns deles acho que nem sequer teriam lugar no plantel 2013/2014.

Franco Baresi disse...

Jorge Costa?

Cadeira10 disse...

Jorge Costa, não teria lugar?
Não estando a questionar tudo e todos, até porque acredito nas pessoas que estão à frente dos destinos do clube e também porque subscrevo as palavras: "o Porto já me deu muito, é altura de eu também dar algo ao Porto", tenho uma preocupação que é: Nos últimos períodos de turbulência, idênticos ao que vivemos hoje, tínhamos jogadores como Baía, Jorge Costa, Paulinho Santos, Domingos, Bruno Alves, entre outros e que conseguiam transmitir o que era o PORTO. Quando estas referências foram desaparecendo, vieram treinadores com o seu PORTISMO bem vincado. E agora?


http://fcportoontemhojesempre.blogspot.pt/2014/02/fim-de-ciclo-nada-disso-mas-e-preciso.html

José Correia disse...

«Jorge Costa, não teria lugar?»

Jorge Costa é um grande portista e era um líder dentro de campo mas, sendo um bom defesa-central, não era um defesa-central de top como é Mangala.
Isto, claro, na minha opinião.

D.Liberal disse...

Tal como Octávio, PF vai acabar despedido pois esta época estamos perante a crónica de um desastre anunciado.

Nainho disse...

O mangala esta top top... no enterranço.. dasss

José Lopes disse...

Jose Correia, podia nao ser o craque ainda em potencia que e' o Mangala, mas chegou a um nivel muito alto. Lembre-se a dupla com o Fernando Couto na seleccao ou o nivel no clube ate 2004. Acho que seria titularissimo ao lado do Mangala.

Luís Vieira disse...

Não estava a ser irónico. Excluindo, talvez, o Soderstrom e o Mário Silva, a restante equipa era jeitosa. É óbvio que já tivemos muito melhores equipas/jogadores, mas naquele 11 havia boa matéria-prima (Deco, Paredes, Jorge Andrade, Jorge Costa e Capucho, em primeiro plano, e Ovchinnikov, Ibarra, Clayton e Pena, num segundo patamar).

José Correia disse...

«O mangala esta top top... no enterranço.. dasss»

Tal como outros jogadores, esta época o nível médio das exibições do Mangala está muito aquém do que mostrou na maior parte dos jogos da época passada, época em que atingiu níveis altíssimos.

E não deve ser por acaso que, desde essa altura, Mangala passou a fazer parte do radar de vários "tubarões" europeus - Manchester City, FC Barcelona, PSG, etc.

José Correia disse...

«Acho que seria titularissimo ao lado do Mangala»

Não concordo.
Na minha opinião, uma dupla Jorge Andrade + Mangala seria melhor do que uma dupla Jorge Costa + Mangala.

Nainho disse...

Um jogador pode ser o de maior potencial do mundo.. se no meu clube esta a jogar mal.. é neste momento um mau jogador.. dispensavel da titularidade... porque não tem a mente no clube que lhe paga o ordenado... resumindo tem potencialidade mas é mau profissional!

Joao Goncalves disse...

Humm... Nainho... portanto o Reyes jogo bem na "B" e depois faz um jogo na "A" que deixou os adeptos com os nervos em franja,,, se-calhar a culpa também é do Reyes...

Carlos Eduardo e Herrera tiveram que ir para a B ganhar confiança e sistema de jogo, para depois serem usados na A... deve ser porque o PF os sabe meter a jogar...

Depois de alguns jogos Carlos Eduardo e Herrera perderam protagonismo e influência no esquema da equipa... secalhar estão a precisar de ir para a equipa B re-aprender aquilo que lhe foi des-ensinado na A ...

Em suma, a culpa da má prestação do Mangala este ano é claramente dele... assim como a culpa é do Jackson de andar a jogar mal, a culpa é do Otamendi e das abebias que dá, a culpa é do Kelvin por falta de maturidade, a culpa é do Quintero por falta de adaptação, a culpa é do Danilo por falta de rins, a culpa é do Josué por ser demasiado impetuoso, a cilpa é do Licá por falta de técnica, a culpa é do Ghilas por não marcar um Hat-trick nos 5m que joga...

Portanto está claro que os jogadores que foram culpados o ano passado por ganharem o campeonato, agora são culpados de uma série de outras coisas... com toda a lógica como é óbvio!

João Pinto disse...

Quando aquilo que se pede é imitar Octávio está tudo dito acerca da prestação do FC Porto na presente temporada.

Nainho disse...

Treinador pouco ou nada competente... SAD em guerra interna... negocios e negociatas... jogadores que querem dar o salto.. e falam abertamente disso... o caminho esta quase traçado...
E erros individuais existem.. e os do mangala enjoam.. a mim pelo menos...

José Correia disse...

«E erros individuais existem.. e os do mangala enjoam.. a mim pelo menos...»

Esta época tem-se falado muito em erros individuais. Porquê?

Os erros individuais do Mangala (e não só) acontecem porquê?
O jogador é mau?
O jogador era bom mas desaprendeu e passou a ser mau?
O jogador faz de propósito para errar?
O jogador quer "queimar" o treinador?

Ou será que os erros individuais do Mangala (e não só) são potenciados pela desorganização da equipa e pelo modelo de jogo (?) que o treinador pretende que a equipa adopte?

meirelesportuense disse...

E agora?...Como vão descalçar esta bota?...

Paulo Marques disse...

Um defesa com uma auto-estrada à frente pouco pode fazer. E a verdade é que há enormes espaços por onde passar a bola e os centrais não podem cobrir tudo.

José Lopes disse...

Jose, eu nao estava a comparar o Jorge Costa com o Jorge Andrade, mas sim com os centrais do plantel actual.

José Correia disse...

Qual bota?

meirelesportuense disse...

A bota da passagem.

José Correia disse...

Continuo sem perceber onde quer chegar com este estilo de afirmações octavianas.