domingo, 2 de fevereiro de 2014

Contratem o Gegé

O FC Porto não perdia com o Marítimo desde 8 de Novembro de 2009 (há quatro anos e três meses).
Depois dessa derrota (0-1) e até à derrota de ontem (novamente por 0-1), o FC Porto disputou 9 jogos contra o Marítimo, com um registo de 8 vitórias, 1 empate e um saldo de 26-5 em golos!

Últimos 20 jogos entre o FC Porto e o Marítimo (fonte: zerozero)

Claro que, como disse Paulo Fonseca na antevisão deste Marítimo x FC Porto, temos de ter “a perfeita noção que vamos ter mais um jogo muito difícil perante uma boa equipa…”.

Sim, porque este Marítimo é uma equipa dificílima (tem a pior defesa da Liga, a par do Paços de Ferreira, com 30 golos sofridos), vinha animado por uma série impressionante de “vitórias morais”…

Série dos últimos jogos do Marítimo na época 2013/14 (fonte: zerozero)

… e, conforme é sabido, nos últimos anos tem investido imenso em jogadores de renome internacional.

A equipa reagiu bem à saída do Heldon [transferido para o SCP no último dia do mercado de Inverno]. (…) este é um clube formador (…) Temos dois centrais que este ano eram os centrais da equipa B, a média de idades do meio campo era de 21 anos e meio…
Pedro Martins, treinador do Marítimo, durante a conferência de imprensa após o jogo


Ora, tendo o FC Porto um plantel fraquíssimo (conhecem algum clube europeu que, recentemente, tenha manifestado interesse em jogadores como Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Defour ou Jackson?) é perfeitamente normal perder contra uma equipa recheada de “craques” do nível do Gegé e Weeks, entre outros.

Os adeptos do FC Porto estão mal habituados e falam de barriga cheia.
Deviam era estar felizes por este “maravilhoso FC Porto 2013/2014” só ter 3 derrotas em 17 jogos do campeonato (e outras tantas nos 6 jogos da Liga dos Campeões) e de não ter sido goleado na Madeira…

9 comentários:

Amphy disse...

Concordo que o grande problema aqui é o treinador, mas no último dia de Janeiro tentaram despachar o Mangala, o Fernando e o Otamendi. Uma semana depois de ter saído o Lucho. Creio que estas indicações são suficientes para se perceber que quem vende não se importa muito com este campeonato e não o procura ganhar a todo o custo.

Por aqui se compreende que o Paulo Fonseca seja considerado (pela estrutura) treinador suficiente para se manter no cargo.

A não ser que a corda na garganta esteja tão apertada que tenha de surgir um fundo do Jorge Mendes ou do BMG para nos socorrer e comprar jogadores que continuam na equipa. Pelo menos, nos livros.

É engraçado que havia quem achasse que o Quaresma viria comer francesinhas e aquecer o banco e afinal foi o melhor jogador do nosso lado. Isto diz muito acerca de como o nível da equipa está nivelado por baixo neste momento. Não em termos de qualidade intrínseca, pois acredito que há boa matéria prima, mas em termos de intensidade competitiva.

No meio de tudo isto, o que chateia é a equipa não jogar nada. Ao menos que a banda tocasse enquanto o barco se afunda.


p.s. - Não deixem o Ghilas engordar mais.

Madureira disse...

O problema não é só o treinador! A administração pensa que é dona do clube, que não têm de prestar contas a ninguém e só fazem o que lhes apetece, vendem por milhões compram por tostões jogadores de 5º nível, sem se saber onde param esses milhões das vendas! Vejam o caso do James que ninguém quis saber, comprou-se o jogador ao Banfield, vendeu-se parte do passe a um fundo e depois recomprou-se a mesma parte por 3 vezes mais do que tinham vendido... repito NINGUÉM QUIS SABER! Temos um plantel medíocre como á muitos anos não tínhamos, um treinador sem alma e sem qualidade para treinar um como o Porto! Ou mudamos muito ou as coisas vão piorar ainda mais!

Pedro ramos disse...

Custa-me cada vez mais dizer algo sobre a equipa e o clube neste momento, sobretudo por vejo cada vez mais adeptos possuídos pelo "bota-abaixismo" disparando em todas as direçoes, insultado tudo e todos apenas e só por causa dos resultados.

O post acima post exemplo, nao faria sentido num contexto normal, é a frustraçao daquilo que tem sido a carreira e as exibiçoes ao longo desta época que o justificam.

Como li aqui a atrasado, penso que da autoria do Mário Faria, é necessário parar para pensar, sem histerismos mas com racionalidade sobre o rumo que queremos para o futebol desde as suas bases. Teremos de decidir se queremos continuar a ser um entreposto de jogadores e se temos condiçoes para isso ou devemos reformular os principios pelos quais nos temos regido na reformulaçoes anuais dos planteis, até porque aquilo que nos últimos anos tem passado para os adeptos é que muitas contrataçoes sao feitas mais por interesses pessoais do que por interesse de uma equipa.

Sobre PF, já disse várias vezes, nao me parece que consiga aguentar até ao final da época. A equipa já várias vezes deu sinais que nao reage aos factores negativos. Por exemplo: depois de uma semana com a "polémica" da taça da liga, voltou a nao reagir neste jogo, nota-se no seio da equipa conformismo.
Na próxima semana, ganhando, já estaremos com a equipa mais próximo daquilo que PF pretende ou seja estaremos novamente em evoluçao, e tudo ficará bem por mais 15 dias.

Abel Pereira disse...

PF tem razão no que diz, não o diz é do modo mais adequado : os adversários do FCP são equipas bem orientadas, ao contrário do FCP que não tem orientação nenhuma...

DC disse...

Bastava olhar para a cara dos jogadores ao intervalo para perceber que não ia haver reacção nenhuma. Estavam derrotados já a meio do jogo.

Miguel Magalhães disse...

A SAD - já escrevi várias vezes aqui que o Porto se transformou numa empresa de comprar e vender jogadores. É um modelo de negócio como outro qualquer e que tem dado resultados em termos de títulos. Na minha opinião não é sustentável no tempo e um maior equilíbrio com a formação já deveria ter sido conseguido à mais tempo

O Presidente - não creio que tenha as mesmas capacidades que tinha antes (não gostei da entrevista recente ao Porto Canal) e tenho a sensação que andará uma luta de galos dentro da SAD e, como me disse um amigo esta semana, um "fartar vilanagem" a ver quem enche mais os bolsos de comissões enquanto é tempo

O Treinador - o homem não tem culpa de não estar preparado para liderar uma equipa como o Porto ; limitou-se a aceitar o convite, como faria qualquer um, e a dar o seu melhor ; tem batido todos os records negativos e provado que a teoria de que "qualquer treinador é campeão pelo Porto" nem sempre funciona

Os jogadores - chegam muito novinhos, convencidos que são as estrelas acima da equipa e que não tarda nada estão no Real Madrid, no Manchester ou no PSG ; não se interrogam é porque não foram directamente para lá ; trazem também o peso de terem custado muitos milhões, o que coloca a fasquia dos adeptos bem mais acima do que antigamente, e não têm os jogadores/líderes "da casa" que tinham noutros tempos para os meterem na ordem e obrigarem a servir a equipa em vez de se servirem da equipa

Resumindo, o Porto tem vindo a mudar a sua identidade, a começar na estrutura e a acabar no plantel. Temos uma liderança aburguesada e um plantel que não sabe quais são os valores do Porto, aqueles que nos fizeram passar dos Andrades, com quem o resto do país "gozava", para os Dragões que o mundo inteiro respeitava e os nossos adversários invejavam

Apenas os adeptos continuam iguais - querem trabalho, exigência, organização, qualidade, garra, luta do princípio ao fim, querem o PORTO de volta

meirelesportuense disse...

Não esqueçam que o Porto jogou duas horas antes do Benfica e 24 horas antes do Sporting...Ninguém reclamou ainda?...E o Benfica teve um Penaltie a seu favor aos 4 minutos do prolongamento.Felizmente nem assim ganharam...
Mas não vi nada na Televisão, ninguém falou exacerbadamente sobre isso!
Nem o RuiBrilhantinadaSIC...Estava no Meco!

Josef K. disse...

Nem mais!
O treinador e a administração estão bem um para o outro. O nível de competência é o mesmo. Infelizmente, só o treinador vai de patins no final da época.

Josef K. disse...

Concordo em absoluto com o Miguel Magalhães e o Madureira. O retrato, para mim, também é esse sem tirar nem pôr. O corolário disto tudo no meu caso é o distanciamento cada vez maior em relação ao clube. Como não sou masoquista nem me sobra muito ao fim do mês não estou disposto a contribuir pra isto.