terça-feira, 8 de abril de 2014

Gianluca Rocchi no Sanchez Pizjuán

Gianluca Rocchi
A UEFA escolheu o senhor Gianluca Rocchi para dirigir o desafio entre Sevilha e FC Porto.

O FC Porto não tem grandes recordações deste árbitro italiano, de 40 anos, natural de Florença. De facto, Rocchi já apitou dois jogos do FC Porto, ambos fora de casa e ambos terminaram com derrotas dos dragões:
- 2010/2011, Villarreal x FC Porto (3-2);
- 2012/2013, APOEL x FC Porto (2-1).

Neste regresso do FC Porto a Espanha, para decidir uma eliminatória da Liga Europa, recordo que o desempenho deste árbitro no El Madrigal, no 2º jogo das meias-finais da Liga Europa 2010/2011, foi muito caseirote (felizmente a eliminatória tinha ficado praticamente decidida no jogo da 1ª mão, após os 5-1 alcançados no Estádio do Dragão).
Recordando os três golos do “submarino amarelo” nesse jogo...
O 1º golo do Villarreal foi precedido de fora-de-jogo;
O 2º golo do Villarreal foi precedido de falta, não assinalada, sobre Sapunaru (empurrado);
O 3º golo do Villarreal foi de penalty, algo forçado, e com o executante (o seu compatriota Giuseppe Rossi) a fazer uma “paradinha”.

Ficha do jogo Villarreal x FC Porto (fonte: zerozero.pt)

Como se isto não bastasse, o árbitro revelou uma grande complacência para com os jogadores do Villarreal, que se fartaram de dar pau mas, em contraponto, mostrou quatro cartões amarelos a jogadores do FC Porto (André Villas-Boas teve o cuidado de substituir João Moutinho aos 52', não fosse o diabo tecê-las, para o salvaguardar de um amarelo que o afastaria da Final).

Por tudo isto, não gostei desta nomeação e, mal tive conhecimento da mesma, lembrei-me do perigo invisível, que referi em Abril de 2011.

E também foi inevitável lembrar-me da arbitragem de outro italiano, Nicola Rizzoli, numa outra eliminatória com o 2º jogo também disputado em Espanha - o Malaga x FC Porto da época passada. Aos 30 minutos, três jogadores do FC Porto já estavam amarelados: Otamendi (17’), Defour (24’) e Alex Sandro (30’).

Espero que todos estes factos sejam apenas más coincidências e que, na próxima quinta-feira, o árbitro italiano não se deixe influenciar pelo ambiente e/ou por pressões externas.

7 comentários:

Saci Pererê disse...

Já na primeira mão o amarelo ao Jackson é vergonhoso, e a jogada que dá o duplo amarelo ao Fernando é ridícula, mas se já na altura fomos mais fortes e superámos isso, agora com o Sevilha temos a obrigação de o fazer de novo, ainda para mais este Sevilha é mais fraco que o Villareal daquela época..

José Correia disse...

"este Sevilha é mais fraco que o Villareal daquela época"

E este FC Porto, por acaso é mais forte que o FC Porto daquela época (2010/2011)?

Luís Vieira disse...

Ainda por cima, o ambiente fervoroso no Sánchez Pizjuán é propício à realização de uma arbitragem caseira. Mas vamos confiar na imparcialidade do árbitro italiano, não obstante as feridas passadas. Se conseguirmos marcar um golo, estas questões serão mitigadas e tudo será mais fácil, por isso é bom que o Ghilas mantenha a veia goleadora, bem precisamos. Noutro âmbito, destaco as declarações do Bacca: "Jackson e eu falámos e ele está aborrecido por não poder jogar esta partida. Disse-me que ninguém do clube o avisou que estava à bica. Ele não sabia. Devíamos oferecer à pessoa do FC Porto encarregada de o avisar um passeio por Sevilha". Mais uma vez, somos motivo de chacota por incúria evitável, muito embora nada garantisse que o Jackson não levasse amarelo, ainda que avisado da sua situação.

Jose Silva disse...

Folgo em saber que não são defensores de árbitros estrangeiros para apitar a liga portuguesa pois está visto que são tão maus ou piores que os portugueses.
Achava que os portistas criticavam menos os árbitros (não estou a ser irónico) mas é óbvio que os adeptos são na maioria idênticos independentemente do clube..
Quando os resultados são menos bons as críticas à arbitragem aumentam.

José Correia disse...

"Quando os resultados são menos bons as críticas à arbitragem aumentam"

Apesar do FC Porto ter razões de queixa das arbitragens dos jogos FC Porto x Nápoles e FC Porto x Sevilha, os resultados na Liga Europa, até agora, não têm sido maus.

José Correia disse...

"Folgo em saber que não são defensores de árbitros estrangeiros para apitar a liga portuguesa"

Depende de quem são os árbitros estrangeiros e os portugueses.

Em relação aos árbitros portugueses no activo, não gosto de ver nomeados para jogos do FC Porto indivíduos como Bruno Paixão, Duarte Gomes, João Capela, Rui Silva ou Bruno Esteves.

Luís Vieira disse...

Para desconhecedores da idiossincrasia dos portistas: as críticas à arbitragem não variam em função dos resultados, são antes assinaladas sempre que justificadas, como nos casos aqui descritos.