domingo, 20 de abril de 2014

Pedro, Tozé e Gonçalo, tenham paciência...

Devido à lesão de Helton, o angolano Kadú foi "promovido" a guarda-redes suplente de Fabiano. Evidentemente, necessita de continuar a jogar na equipa B, mas parece-me claro que o FC Porto não precisa de contratar um 3º guarda-redes para o plantel da equipa principal.

Víctor García já teve duas oportunidades na equipa principal, uma na Taça da Liga e outra no campeonato mas, tendo já em vista a próxima época, penso que Luís Castro deveria voltar a apostar neste defesa-direito venezuelano para a recepção ao Rio Ave e, eventualmente, experimentar Danilo onde ele mais gosta de jogar (no meio-campo).

Mikel é outro dos jogadores da equipa B que já integrou algumas vezes o lote dos 18 convocados da equipa principal. Será desta (2ª feira, frente ao Rio Ave) que, finalmente, o médio defensivo nigeriano vai ter oportunidade de jogar no lugar do castigado Fernando?

Há outros jogadores da equipa B que, na minha opinião, já poderiam (deveriam) ter tido uma oportunidade na equipa principal, casos de Pedro Moreira, Tozé e Gonçalo Paciência, mas penso que isso só acontecerá na próxima época, após a anunciada "revolução"...

Tozé, 2º golo do FC Porto

Pedro Moreira, 3º golo do FC Porto

Nota: Resumo do FC Porto B x Benfica B (4-1), disputado ontem, referente à 39.ª jornada da II Liga.

20 comentários:

rbn disse...

Destes todos, Gonçalo Paciencia é quem me enche os olhos.Temos ali craque.

Eduardo disse...

Concordo plenamente com este artigo tirando no Gonçalo Paciência. Parece-me ainda muito verde. Ainda precisa de jogar mais pela B para poder ser sequer uma opção válida para a equipa principal.

Os restantes 4 deviam fazer a próxima pré-época.
Victor Garcia é um verdadeiro lateral e já o provou na equipa principal.
Mikel, Pedro Moreira e Tozé têm qualidade e precisam de começar a ser integrados na equipa.

Quem vê os resumos dos jogos fica encantado com o Tozé.
Mas quem vê os jogos completos fica encantado com o Pedro Moreira.
Com um treino adequado penso que pode ser o médio de ligação que nos falta, nem que fosse uma segunda opção. Sem dar oportunidades é que é impossível.
Ainda por cima quis a sorte que o seu segundo nome comece por M, como os dois últimos craques que fizeram a posição: raúl Meireles, joão Moutinho, pedro Moreira. :)))

Madureira disse...

Nunca na vida Mikel ou Pedro Moreira ou Tó- Zé chegam a afirmar-se na equipa principal, não têm qualidade para isso!! Acredito mais no Ivo, Andre Silva que ainda são juniores e têm um enorme potencial assim como Rafa.

Pedro Albuquerque disse...

Pedro Moreira ou fica na próxima época ou então é melhor vende-lo (a menos que queira continuar na Equipa B) pois já vai com os seus 25 anos.

José Correia disse...

O Gonçalo Paciência é um ponta-de-lança com uma estampa física fora do normal para os avançados portugueses. Mede 1,84m e, para além de ser bom de cabeça, não é nada tosco de pés (há um vídeo dele que se tornou víral - https://www.youtube.com/watch?v=sgvk38VOUU0 ).

José Correia disse...

Com 19 anos (faz 20 em Agosto), o Gonçalo Paciência foi internacional português em Sub-16, Sub-17, Sub-18, Sub-19 e Sub-20.
Num total de 40 internacionalizações, já leva 15 golos marcados ao serviço das selecções jovens de Portugal.

José Correia disse...

"tirando no Gonçalo Paciência. Parece-me ainda muito verde. Ainda precisa de jogar mais pela B para poder ser sequer uma opção válida para a equipa principal"

Concerteza que o Gonçalo precisa de continuar a jogar na equipa B, mas isso não significa que não possa ir tendo algumas oportunidades na equipa principal, até porque tem características semelhantes ao Jackson (jogar de costas para a baliza, bom jogo de cabeça).

José Correia disse...

"quem vê os jogos completos fica encantado com o Pedro Moreira"

Não digo que o Pedro Moreira seria titular na equipa principal do FC Porto, mas seria titular de caras no meio campo da maior parte das equipas da I Liga.
E com toda a simpatia que sinto pelo Castro, já na época passada dizia que Pedro Moreira seria melhor opção.
O Pedro Moreira tem uma cultura táctica acima da média e, até pela idade que já tem (25 anos), penso que na próxima época fará parte do plantel da equipa principal.

José Correia disse...

Lista de 18 convocados para o FC Porto x Rio Ave: Fabiano, Kadú, Danilo, Maicon, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Ghilas, Reyes, Herrera, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Mangala, Alex Sandro, Kelvin e Defour.

É uma pena que o Luís Castro (um dos mentores do projeto Visão 611) não aproveite os desinteressantes e quase irrelevantes jogos com o Rio Ave e o Olhanense para dar oportunidades a jogadores da equipa B e experimentar algumas soluções que poderiam ser aproveitadas na próxima época.

Pedro disse...

Jogando no Sábado dificilmente seriam convocados para Segunda-Feira.
O André, o Ivo e o Rafa creio que serão os únicos a vingar, isto se tiverem oportunidades para tal. Há um tal de Iturbe, considerado um dos melhores da liga italiana, que nem 1 época cá fez. Alguém sabe quem é o empresário do Tozé, do Ivo e dos demais? Suspeito que isso seja importante nas oportunidades dadas...

José Correia disse...

"Jogando no Sábado dificilmente seriam convocados para Segunda-Feira"

Há um intervalo de 50 horas entre o final do FC Porto B x Benfica B e o início do FC Porto x Rio Ave.
Estou certo que para jogar 45-60 minutos é um intervalo mais do que suficiente.
Além disso, estamos a falar de jogadores jovens e alguns deles (Tozé e Gonçalo), no Sábado, nem sequer jogaram os 90 minutos.

DC disse...

O melhor do Gonçalo, apesar doutros atributos muito bons, é a cabeça. Inteligentíssimo, ainda mais para a idade que tem.
Só com muito azar ou com muito desperdício não será o titularíssimo da selecção em 2 ou 3 anos.

DC disse...

Gonçalo é o melhor jogador da B e o único que pode discutir esse título é o Tozé.
Não está verde, pelo contrário, percebe o jogo como um jogador de 28 anos.
Para o ano só tem que estar na A e mais nada!

DC disse...

Já agora, aposto que o Pedro Moreira para o ano estará no Boavista.

Unknown disse...

concordo em absoluto com o Eduardo. Pedro Moreira é mais velho, e por isso deve ser integrado já. Custa muito ver jogadores como ele cairem no esquecimento e "apodrecerem" na 2ª divisão. Tozé e Paciência merecem, mas Pedro Moreira para além de merecer faz falta lá.

Prisma disse...

É incrível tantos comentários sobre os nossos jovens. É incrível que o estigma continue o mesmo - "São jovens.", "Não têm qualidade.", "Temos melhor.", "Não têm lugar".

É incrível que ainda na semana passado o FC Porto tenha acabado no chão, calcado por um jogador da nossa formação, André Gomes. O mesmo jogador que nas selecções, nada provou ser melhor que um Sérgio Oliveira ou Tozé. Pelos visto, ninguém lhe disse isso a ele e lá decidiu ratar o melhor médio defensivo da 1ª liga, acabando com o jogo.

Enquanto estas conversas continuarem assim, nada mudará. Querem jovens? Sim. Querem que eles joguem? Não.

Meus amigos, nunca ninguém provará o quer que seja no banco.

Prisma disse...

Um jogador com 18 golos, ter 0 oportunidades.

Ainda assim, já ouço que não tem qualidade.

Deitem a formação ao lixo... querem jovens, não querem oportunidades...

Pedro ramos disse...

Defendo isso há muito tempo. A maioria dos adeptos portistas nao quer jovens jogadores da formaçao na equipa, e mais, nem jogadores portugueses. A tolerancia que Herrera teve durante esta época após asneiras atrás de asneiras (lembro que custou 8 milhoes) e o oposto em relaçao, a por exemplo, Josué que nem um terço custou e é da nossa formaçao é apenas um exemplo. Podia também falar de Reyes a quem bastou fazer 2/3 jogos e já todos estavam convencidos do seu valor, e comparar com Rolando que já nao prestava e era um inútil mas parece que tem vindo a fazer uma bela temporada em Itália.

Mas atençao, neste momento e no futuro próximo vamos ter muitas dificuldades em resolver qualquer problema com a nossa formaçao uma vez que esta está no pior nivel de que me lembro e muito atras dos nossos rivais.

DC disse...

A nossa equipa B é bem melhor que as deles. Nos júniores podemos ter pior equipa mas se calhar temos o puto com mais potencial, André Silva. Portanto, as coisas nem estão miseráveis do nosso lado nem assim tão boas do lado deles.

E.E.P disse...

E o leandro silva? esse sim é o substituto do moutinho... Com apenas 19 anos e a cultura tactica que já apresenta não engana, a nivel de passe posicionamento e remate é dos medios mais completos da equipa b e de todos é o mais novo, espero que continue a evoluir...