sábado, 26 de abril de 2014

Professor, largos dias têm 100 anos!

Hernâni Gonçalves, 1940 - 2014 (fonte: PUBLICO)


28 de Janeiro de 1976...
«Quando esperava ver nos jornais a notícia da assinatura do Albertino [jovem jogador que despontava no Leixões], fico boquiaberto ao ler a notícia da transferência, sim, mas para o Boavista.
Nesse tempo frequentava quase diariamente, ou melhor, nocturnamente, o Café Orfeu, na companhia de um grupo de amigos. Eram eles o José Maria Pedroto e o Professor Hernâni Gonçalves, ambos técnicos do Boavista; o José António Pinto de Sousa, meu amigo de infância e homem de invulgar carácter, e o então Capitão Valentim Loureiro, dirigentes do mesmo Clube; o Nuno Brás, jornalista da extinta Emissora Nacional, e os jornalistas José Saraiva e Serafim Ferreira.
Como se imaginará, nessa noite de 28 de Janeiro, o centro da conversa é a aquisição do passe de Albertino pelo Boavista e a forma como o FC Porto "perdera" o atleta que, na noite anterior, saíra das Antas já bem tarde e, teoricamente, como jogador do meu clube.
Foi um gozo! - Bendito gozo, penso agora.
Já a noite mudara de dia quando o meu amigo Hernâni Gonçalves me pergunta:
- Então Sr. Jorge Nuno? Não diz nada?
Levanto-me, uns segundos de silêncio e respondo:
- Meu caro professor e meus amigos, fixem bem esta frase:
LARGOS DIAS TÊM CEM ANOS!»
Pinto da Costa, no livro 'Largos dias têm 100 anos'


Depois dessa noite...
... Pinto da Costa aceitou o convite do Presidente Américo Sá para, no final dessa época [1975/76], após eleições no clube, integrar o futuro elenco directivo do FC Porto como director do futebol...
... e a 23 de Junho de 1976, José Maria Pedroto assinou, na casa de Pinto da Costa, contrato com o FC Porto.

Na época 1976/77, o FC Porto, sob o comando técnico de Pedroto, tendo António Morais e Hernâni Gonçalves como seus adjuntos, terminou o campeonato em 3º lugar, mas venceu a Taça de Portugal (algo que não acontecia desde 1967/68) com uma equipa onde já pontificavam Gabriel, Simões, Freitas, Murça, Teixeira, Rodolfo, Octávio, Duda, Oliveira, Seninho e Gomes, os quais formariam a base da equipa que, na época seguinte, iria pôr fim a um longo jejum de 19 anos.

Taça de Portugal 1976/77 - Hernâni Gonçalves, António Morais, Pinto da Costa e Pedroto
(fonte: blogue 'Os Filhos do Dragão')


Caro "Professor Bitaites", nós, portistas, não o esqueceremos e onde estiver nunca se esqueça: largos dias têm 100 anos!

3 comentários:

Pedro Albuquerque disse...

Um até sempre!

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Em 1976 eu trabalhava no Grupo Electrovisão de Valentim Loureiro numa Loja que ele tinha no Shopping Brasília e mal acabava o serviço ia direitinho para o Orfeu onde este grupo e outros amigos paravam.
Por vezes jogavam à lerpa ou assim uns “joguinhos” para entreter. Outras vezes passávam para a Petúlia (por falar nisso, o senhor Pinto também não está bem), onde apareciam por lá alguns jogadores, e se discutia futebol.
Lembro-me perfeitamente que foi aqui que tudo começou. Quantas saudades! RIP
Abraço

meirelesportuense disse...

Mas esse "bitaite" tem um duplo sentido...Será que era dirigido a Pinto de Sousa e Valentim Loureiro ou à dupla técnica do Boavista?...
-Seja como fôr, aqui ficam os meus sentimentos à família de Hernâni Gonçalves e à grande família Portista.