sábado, 21 de fevereiro de 2015

Filme “A Fraude”: Take 22

Jorge Ferreira rodeado por jogadores do Moreirense (foto: LUSA / Estela Silva)

«O Benfica superou um dos testes mais difíceis fora do seu Estádio da Luz. E superou-o sem nota artística, como seria de esperar, deixando o Moreirense com fortes queixas em relação à equipa de arbitragem.
A equipa de Jorge Jesus foi surpreendida por um golo de João Pedro após um intenso cerco à baliza de Marafona. Acusou a desvantagem sem perder o Norte e beneficiou de erros alheios para regressar a casa com um sorriso. (…)
Uma hora de jogo. O Benfica acaba de empatar num pontapé de canto inexistente. Elízio esticara a perna e Salvio caíra na área. Fica o pormenor: o brasileiro não tocou certamente na bola. Nem parece derrubar o argentino. Na sequência do canto apontado por Pizzi, Luisão anulou a desvantagem. O caldo entornaria logo depois. Insatisfeitos com a situação, os jogadores do Moreirense excederam-se nos protestos, segundo Jorge Ferreira. O árbitro do encontro mostrou o cartão vermelho direto a André Simões, semeando a confusão. Jorge Jesus e Miguel Leal surgem entre os que entram em campo e recebem igualmente ordem de expulsão. Muito feio.
Houve então o jogo até esse momento e outro a partir daí. O Benfica, impulsionado pelo golo do empate e em vantagem numérica, pressionou em busca do segundo e ele chegou em poucos minutos. (…)
O Moreirense reclamou ainda uma grande penalidade, na resposta, em duelo entre Eliseu e Danielson na área do Benfica. Ficam dúvidas.»


Este texto foi escrito pelo jornalista Vítor Hugo Alvarenga e é parte da crónica do Moreirense x SL Andor de hoje, publicada no Maisfutebol.

Ao texto anterior, por si só bastante elucidativo, eu apenas acrescentaria o seguinte:

1) Quando, ao minuto 57, Salvio entrou na área do Moreirense e se atirou para a piscina é notório que o jogador do Moreirense não faz falta e muito menos toca na bola. O árbitro, em vez de mostrar um cartão amarelo ao extremo do SL Andor (por simulação grosseira), assinalou canto (!!!), do qual nasceu o golo do empate (sim, com quase uma hora de jogo, o SL Andor não conseguia superiorizar-se e estava a perder 0-1).

2) Perante um erro de arbitragem, o qual esteve na origem do 1º golo dos encarnados, é natural que os jogadores do Moreirense fiquem muito chateados e desabafem com o árbitro. Foi, provavelmente, o que fez André Simões, dando ao árbitro o pretexto necessário para o expulsar (cartão vermelho directo!!!) e assim, num espaço de três minutos, dar o 2º e decisivo golpe na resistência da equipa de Moreira de Cónegos. Parabéns!

3) O árbitro deste Moreirense x SL Andor, o senhor Jorge Ferreira, é o mesmo que arbitrou o FC Porto x Boavista e que, aos 25’, expulsou Maicon também com um vermelho direto, obrigando os dragões a jogar com menos um durante 65 minutos! Parabéns!


P.S. Após o final deste Moreirense x SL Andor, troquei algumas impressões, por correio eletrónico, com alguns amigos portistas. Ninguém se recorda de um campeonato, em que a ROUBALHEIRA tenha sido tão sistemática, sempre a favor do mesmo clube e atingido a dimensão daquilo a que estamos a assistir esta época. Eu vejo futebol há cerca de 40 anos e não me lembro de nada comparável.

22 comentários:

Anónimo disse...

Quem dizendo diria...
Que em apenas um dia,
Meia preBisão adivinharia:
https://imbictopoema.wordpress.com/2015/02/21/confirmacoes-o-trucodo-turco-impoluto-entre-xadrezes/


Segunda vem a outra metade do tabuleiro.

Pedro disse...

Eu "apenas" vou em 37 anos, mas nunca vi disto. Recordo-me sim de 1 ou 2 campeonatos em que os benfiquistas clamavam por corrupção por causa de 1 ou 2 jogos em que o FCP é beneficiado. O que dirão, ou não dirão, de um campeonato em que em quase todos os jogos ( e não é exagero) têm beneficiado de erros muito graves com influência no resultado.

Só nos últimos 3 (1 dos quais com o Setubal na taça da liga) a coisa tem sido escandalosa. O que espanta é que nem sequer tentam esconder.

O que não espanta é o silêncio duma imprensa cobarde e parcial.

meirelesportuense disse...

Este é um campeonato à antiga, não foi por acaso que o Eusébio foi esta semana elevado a estatuto de herói Nacional.
É que o Benfica tem que ser embalado para que o PSD/CDS ganhem as próximas eleições!...E isso paga-se e paga-se bem. Claro que os outros partidos vão na onda, também com a mesma perspectiva, ganhar votos à custa do Zé pagode!...

Unknown disse...

2009/10 andou lá perto. 2004/05 não fica muito atrás.

DJ Louro disse...

Não me lembro de um campeonato tão fraudulento como este, confesso.
Temos falado semana apos semana dos sucessivos casos em beneficio dos encarnados mas eles já não escondem, agora é descaramento total.
A imprensa come e cala, as capas dos jornais omitem , os noticiários idem aspas, os comentadores calam e consentem - não precisam de trocar sms entre presidentes em Lisboa, esta á vista de todos nós, Duarte Gomes adepto SLB, Manuel Mota (dono de um talho em Braga , adepto do SLB), Nuno Almeida (de Monte Gordo, adepto confesso SLB), este Jorge Ferreira ( de Fafe , dono de um café e adepto do SLB) entre tantos outros escolhidos a dedo para serem grandes árbitros! Corrupção total!
Já alguém desse clube se queixou das arbitragens a seu desfavor desde aquele jogo há 3 anos em Coimbra?
Não tenho visto os jogos desse clube, vejo os resumos , mas este estava visiona-lo e vi o Maxi agredir um jogador local (44 mns)e nem amarelo levou!!
O jogo estava mesmo mau para eles, Salvio tentou a piscina para cavar um penalti, pontapé de baliza e amarelo por simulação , transformado num canto para o golo do empate!!, depois a expulsão a preceito ( e vão 10 em 22 jornadas) para dar aquele empurrãozinho e, só ficou a faltar o penalti da ordem.....
Definitivamente, deixo de ir ver futebol assim, as regras são evidentes, em caso de duvida é sempre a favor do mesmo - isto é vigarice nunca vista em 35 anos que vejo futebol , mesmo naquele ano em que venceram com o Trapatonni, foi tamanha a discrepância....
Se fosse ao treinador do Porto( uma vez que a SAD também anda calada demais) punha a equipa B a disputar o campeonato - não vale a pena, está mais que entregue.
Volta Calabote, perante isto, estás perdoado!

Pedro Moreira disse...

Vi o jogo porque achava q em condiçoes normais a mafia podia perder pontos. Equipa desfalcada campo pequeno adversario lutador...tudo seria possivel. Mas cedo reconheci a minha inocencia. Campo inclinadissimo. Nas pequenas faltas nas bolas fora tudo para o mesmo lado. Via-se no corrupto q apitava a ansia de ajudar, de cumprir com a sua parte. O canto do primeiro golo fez parte da sequencia de pequenos lapsos voluntarios q asfixiaram o Moreirense. Depois a expulsao...corrupçao que nem precisa ser escondida porque nao ha contrapoder, nao ha media preocupados pela verdade desportiva, nao se abrem telejornais como antes, nao ha escutas, nao ha PJ nao ha Morgados. Ha apenas impunidade e fraude. Mas acima de tudo nao ha Pinto da Costa que me parece muito doente e distante do que era. Pelo menos que se encontre alguem q o represente e denuncia a mafia. Esta é a minha maior revolta, o nosso silencio permanente. Acho tambem que todos os portistas deviamos deixar de alimentar os miseraveis jornaleiros da sporttv que pertencem ao exercito dos que se calam e consentem. Por curiosidade disse-me o meu irmao que na quarta no aeroporto de Lisboa quase nao conseguiu ver o FCP contra o Basileia. Na mouraria so queriam ver o Real Madrid. Depois falam em patriotismo esta cambada de centralistas corruptos.

João Machado disse...

José,
eu aqui no blog sou considerado anti... costumo e prefiro olhar para os nossos erros, ao invés de tentar arranjar desculpas, até porque sei que épocas houve em que tivemos vários jogos em que não nos podemos queixar da arbitragem. Foi o que fiz durante largos meses... Quis acreditar que mais cedo ou mais tarde, e como dizia Lopetegui, as coisas se equilibrariam, ou no mínimo o Benfica deixaria de ser ajudado...

Isso não aconteceu.

A partir de dada altura, quis acreditar que PdC tinha alguma coisa pensada e nos momentos chave isto ia acabar. O Benfica não ia mais ser ajudado.

Também não aconteceu.

Ontem, era esse momento chave. O Porto sem Óliver, com calendário complicado, com os jogos da CL pelo meio... Este era o momento chave do ano para decidir as coisas. Se o Benfica perde pontos ontem, o Porto ganhava um grande boost motivacional para ganhar na segunda e seguir em cima.

Claramente, há ordens para isso não acontecer.

Como a SAD e mesmo PdC continuam calados, amordaçados, o que preferirem, acho que mais vale deixarmos de nos chatear... Isto claramente está decidido, ou sim, ou sim...

Só espero que não tenhamos de passar mais 19 anos sem ser campeões até que nasça outro "Pedroto"...

Hungry Seagulls disse...

Em todos os Campeonatos existem erros, enganos, omissões, falhas dos árbitros. Como este ano nunca vi, sempre, semprea favor do mesmo clube.

E também já vejo futebol há mais de 35 anos..

Contudo o que se passa no futebol, é a fiel imagem da Sociedade em que
vivêmos. Uma sociedade de cunhas, compadrio, de corrupção, de batota.

Não há que enganar. Este País está podre, sujo, é um pântano..

Em Évora só está lá um, deveriam estar mais de 500!!!!

Ladrões.

Madureira disse...

Eu só pergunto que direção é esta que continua calada a assistir a estes roubos?

Hélder disse...

De referir ainda um lance passível de grande penalidade a favor do Moreirense por volta do minuto 20, que habilmente a Sport TV (a tal conotada com o FC Porto) nem repetiu.

José Correia disse...

Pedro disse:
"O que dirão, ou não dirão, de um campeonato em que em quase todos os jogos ( e não é exagero) têm beneficiado de erros muito graves com influência no resultado"

Daí o título deste post - “A Fraude”: Take 22 - por estarmos na 22ª jornada do campeonato.

José Correia disse...

2004/2005 foi o campeonato do Estorilgate e do jogo no Algarve arbitrado por Hélio Santos.

2009/2010 foi o campeonato do túnel, em que o melhor jogador do campeonato - Hulk - foi suspenso durante 3 meses.

Mas, apesar dos vários escândalos que ocorreram nessas épocas, não se compara à forma regular - SISTEMÁTICA - como o SL Andor está a ser levado ao colo esta época.

José Correia disse...

Louro disse:
"A imprensa come e cala, as capas dos jornais omitem , os noticiários idem aspas, os comentadores calam e consentem"

Eu espero que os comentadores portistas, com acesso aos jornais e às televisões, não se calem, nem consintam o branqueamento generalizado que está a ser feito (tentado) em relação à ROUBALHEIRA e à forma vergonhosa como o SL Andor está a ser mantido à frente do campeonato.

Ah, e espero que, no final do campeonato, quando o título for entregue ao SL Andor, não tenham memória curta.

José Correia disse...

JON disse:
"eu aqui no blog sou considerado anti..."

Eu só o considero anti-Herrera... ;-)

Agora a sério. Discordo da opinião do JON em relação ao Herrera e discordamos, parcialmente, em relação ao Quaresma, mas daí a considerá-lo anti...

Tenho a certeza que, no que diz respeito ao FC Porto, estamos de acordo na maior parte das coisas.

José Correia disse...

JON disse:
"Se o Benfica perde pontos ontem, o Porto ganhava um grande boost motivacional para ganhar na segunda e seguir em cima. Claramente, há ordens para isso não acontecer"

Isso é mais do que óbvio.

É verdade que o FC Porto perdeu alguns pontos por culpa própria mas, apesar do FC Porto ser a melhor equipa portuguesa, há muito tempo que, para mim, é claro que o FC Porto nunca iria ganhar este campeonato.

ELES não deixam.

José Correia disse...

Quid disse:
"Em todos os Campeonatos existem erros, enganos, omissões, falhas dos árbitros. Como este ano nunca vi, sempre, sempre a favor do mesmo clube."

O problema é exactamente este.

Erros, enganos, omissões ou falhas dos árbitros sempre existiram e irão continuar a existir.

O problema é a quantidade desmesurada de erros, enganos, omissões ou falhas que têm ocorrido esta época e sempre, sempre, sempre a favor do SL Andor.

Hungry Seagulls disse...

Foi isso mesmo que eu quis acentuar, sublinhar. Como esta época nunca se viu. É mesmo à descarada, sem vergonha, sem pudor, sem que as instancias oficiais da Liga, da FPF e da própria PGR façam algo.

Por isso eu disse que o que se passa no futebol é o espelho da Sociedade em que vivemos. Uma sociedade suja, corrupta, doente, embusteira, sabuja.

E por isso eu acrescentei que se em Évora está 1, deviam estar mais de 500!!!

Esta Sociedade está dominada pelos escroques, pelos salafrários, seja na politica, seja no futebol.

E a PGR, a PJ, o DCIAP que nada fazem.

Socorro, oh da guarda, Acudam!!!!!


Ladrões

José Correia disse...

Em Moreira de Cónegos ficou claro que nem vale a pena entrar em campo. De uma maneira ou de outra, árbitros como este Jorge Ferreira (e são tantos!), hão-de arranjar sempre maneira de o SL Andar ganhar este tipo de jogos.

João disse...

Não sou dessa opinião. O Benfica está em vias de ruir como um baralho de cartas TODAS as jornadas. Era importante passarem em Moreira de Cónegos, era importante vencerem o último classificado em casa, era importante não marcarem passo logo no Bessa, era importante não perderem embalo na Choupana. Basicamente o Benfica desta época tem que ser levado ao colo TODOS os jogos, salvo um ou outro jogo na Luz e os jogos de autocarro estacionado, sem nada a apontar, mas onde eles estacionaram o autocarro porque a classificação o permite.

São miseráveis, ridículos. E não há memória de um campeonato como este, porque um campeonato em que uma equipa é beneficiada jornada sim, jornada sim de forma evidente e intencional, era suspenso, faziam-se averiguações, abriam-se processos e pessoas eram irradiadas do futebol.

O Benfica está à frente de Porto, Sporting e não sei se do Braga também, ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE por andor - independentemente dos deslizes de cada equipa. Ponto final.

João disse...

Eu sou do tempo em que o Sporting disse que perdeu o campeonato por um golo com a mão do Ronny (Paços) em Alvalade à 3ª ou 4ª jornada.

É ridículo, é um facto. Mas mostra que um jogo como este em Moreira de Cónegos, em qualquer outra época e, principalmente, benefício de qualquer outro clube era o escândalo do nome, manchava irremediavelmente a prova desse ano e havia de ser lembrado pelo adepto de tasca durante umas 3 ou 4 épocas.

Este ano é só mais um, para a semana é outro e ninguém se lembra.

João disse...

2004-05 será a referência mais próxima e aí eram penaltys e livres à entrada da área, não jogadores expulsos com vermelho directo por palavras. O que, convenhamos, é muito mais eficaz.

João disse...

Depois, estes pequenos pormenores até parecem acessórios

Couceiro: "Hoje, com os cartões amarelos, a dupla de centrais está fora do próximo jogo (Benfica)"