quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Na senda de Bruno Paixão

«Um FC Porto B reduzido a oito jogadores (por expulsões de Pavlovski, David Bruno e Pité) saiu esta quarta-feira do estádio do Oriental derrotado por 3-0, em encontro da 30.ª jornada da Segunda Liga. Tratou-se de um jogo em que os Dragões foram profundamente infelizes, não só porque sofreram golos fortuitos mas também devido à acção do árbitro Tiago Martins, que mostrou falta de bom senso e um critério disciplinar desequilibrado
in www.fcporto.pt


Tiago Martins em "grande" no Oriental x FC Porto B (fonte: O JOGO, 26-02-2015)

Luís Castro sobre a atuação de Tiago Martins (fonte: O JOGO, 26-02-2015)

Há um ano atrás, chamei à atenção para este jovem valor da arbitragem lisboeta e previ que ele iria longe.


E, recentemente, voltei a destacar uma sua atuação, num jogo em que arbitrou o FC Porto.


Lembram-se como é que Bruno Paixão, subiu meteoricamente no ranking da arbitragem portuguesa e, ainda muito jovem, alcançou o estatuto (e mordomias…) de árbitro internacional?

Árbitros internacionais para 2015

Pois bem, este Tiago Martins está a seguir a mesma estratégia. Sempre que pode, isto é, quando arbitra o FC Porto, revela “falta de bom senso e um critério disciplinar desequilibrado”.

Conforme é público e notório, este campeonato está, desde o início, pré-determinado que seria ganho pelo SL Andor. Eles já nem se esforçam por disfarçar e até indivíduos como o Rui Santos, já vieram a público dizer que não gostam de "ver campeões forjados desta maneira".

Contudo, se os dirigentes do FC Porto nada fizerem, no sentido de reequilibrar o poder e as influências no sector da arbitragem (nunca, como actualmente, as nomeações, os observadores e avaliação dos árbitros estiveram tão controlados por agentes ao serviço de um único clube), podem também esquecer os próximos campeonatos.

18 comentários:

Anónimo disse...

Nada como actos querubins.
Tão ostensivamente demonstrados,
Desavergonhados,
Revela-os o Tiago Martins:

https://imbictopoema.wordpress.com/2015/02/26/bes-bis/

Unknown disse...

Bruno Paixão?

Estás a falar deste Bruno Paixão... http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=607683 ?

Não, não deve ser esse de certeza...

HULK ONZE MILHAS disse...

Estou confiante que Deus e a estrutura da "FCP - Futebol SAD" não estão a dormir.
Tenho Amigos que acharam exagerado o custo de parte do passe do Hernâni, tanto em dinheiro como no empréstimo dos 3 jogadores... Hoje já se começa a perceber melhor a estratégia do negócio.
Há coisas que não podem vir para a praça pública...

José Correia disse...

Sim, é exactamente esse Bruno Paixão.

Acerca desse Sporting x FC Porto 1-1 (4-5) g.p.
para a 4ª Eliminatória da Taça de Portugal 2008/2009
o que se pode dizer é o seguinte:

Uma arbitragem desastrosa, com erros a prejudicar as duas equipas mas, quer no aspecto técnico, quer no disciplinar, não há dúvida para que lado é que o campo esteve inclinado. Por exemplo, perante a habitual pressão histérica do público de Alvalade, Bruno Paixão amarelou três jogadores do FC Porto entre os 37 e os 46 minutos. Nesta altura do jogo, o FC Porto tinha um total de 6 faltas (uma média de um cartão amarelo por cada duas faltas!), enquanto o Sporting já ia em 16 faltas (e zero cartões).

Mas houve muito mais, que pode ser recordado no seguinte link:

Um roubo ao raio-x (II)
http://www.reflexaoportista.pt/2008/11/um-roubo-ao-raio-x-ii.html

Carlos disse...

Se houver dúvidas acerca de Bruno Paixão
http://oantilampiao.blogspot.pt/search?q=paix%C3%A3o~

Carlos disse...

Já repararam no relatório do árbitro do jogo entre scp e gil ?
Então a 2º parte teve início com 3 minutos de atraso.
O jogo devia ser repetido, certo ?
http://2.bp.blogspot.com/-VAuJpzVCFF4/VO9HkaruK2I/AAAAAAAACak/qV2H8p4-swU/s1600/j22%2Bscp%2Bx%2Bgil.jpg

DA disse...

José Correia, até o rascord achou excessivas as expulsões...

O nosso clube é a quenga do campeonato, todos o lixam.

João Machado disse...

http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2015/02/26/pinto-da-costa-insistir-no-erro-e-falta-de-inteligencia-quica-de-seriedade

José,

PdC dá o título como entregue nas declarações que vieram a público hoje... Se isto não é conivência com o que se está a passar, então já não sei nada... :(

Unknown disse...

Indiscutivelmente, o Carnide tem sido paseado num andor. Mas o FC Porto, se tem ganho ao Boavista, na primeira volta, e ao Benfica (sem falar no Estoril e no Maritimo), estaria no camarote a assistir ao passar de um andor que colocaria o Carnide no...segundo lugar do campeonato

Unknown disse...

Acho que isto chega para dizer o penso acerca do teu comentário:

"FUTEBOL CLUBE DO PORTO - FUTEBOL, SAD.
Foram efectuadas 0 comunicações no ano em curso"

Suponho que tenhas fontes ultra secretas para saberes os contornos desses valores, se assim for, não digas a fonte, mas diz-nos quanto gastamos afinal.

DA disse...

Ó amigo, a sério? Dá jeito desviar as atenções...

Aliás, se há coisa que o clube do regime tb domina são os infiltrados na Blogosfera. No jornal a bol(h)a têm as esponjas (boizinho, intestino delgado, guerra) que limpam a badalhoquice que se vai vendo jogo após jogo e lançam elogios ao chefe dos árbitros, na net têm uma dúzia de comentadores que gostam de desviar as atenções.

DA disse...

O artigo de PdC na JN é de uma leveza invulgar.

José Lopes disse...

Conivencia pode nao ser, mas revela mais uma vez um conformismo e uma contencao que nao combinam com o que diria o mesmo Pinto da Costa ha 20 anos. Limita-se a falar de dois exemplos de jogos do Porto e debita generalidades soft sobre os jogos do Benfica, quando tem inumeros exemplos de que pode falar, seja erros de arbitragem, nomeacoes pateticas e avaliacoes a condizer. O grande misterio por resolver no futebol portugues e' mesmo a passividade da estrutura do Porto e a forma como anda a ser comida nos bastidores.

Rui Silva disse...

Muito bem Cravo.quando jogamos mal perdemos pontos? e o carnide quando joga mal e porcamente? ah pois, os amigos ajudam ... Eles não precisam de fazer a "obrigação" isto já é por decreto! Haja vergonha!

DC disse...

Dá.me ideia de que o PdC, depois daquela promessa ao Pedroto, deixou de acreditar nas capacidades dele e do Porto.
Antes, prometia sempre que ainda ia ganhar e lutar até ao fim. Agora, conforma-se. Perdeu poder e capacidade de dominar o futebol português.

Unknown disse...

O Carnide sempre foi e vai continuar eternamente a ser benificiado. Temos que viver com isso. Ponto.
Mas o FC Porto tem que evitar o regresso aos andrades. Temos que chorar menos os beneficios ao Carnide; e voltar a mostrar que o talento e a fibra dos jogadores portistas supera essa desvantagem.
Somos PORTO, carago!

meirelesportuense disse...

O exemplo acabidinho de como os árbitros funcionavam para o Porto há 22 anos atrás está na gravação de um jogo da época de 1993/94, Dezembro de 1993, Estádio do Bessa, com o Boavista orientado pelo Manel José de Olhão a sair de uma fase de três derrotas seguidas!...Em pleno cenário de hoje para pior, o árbitro Jorge Coroado deixou(?) que o jogo seguisse rumo à pancadaria desenfreada com evidente prejuizo para o Porto.Com menos de metade das faltas cometidas o Porto viu serem expulsos de forma quase contínua -porque se aguentava bem- três jogadores seus por faltinhas de merda considerando aquilo que foi o desenrolar da partida...Valeu tudo, o Domingos que acabou por entrar a substituir o Kostadinov -este marcou um golo e ficou a muito pouco de marcar outros dois, com a bola a ficar presa na lama- passou o resto do tempo a ser agarrado e traçado pelos defesas Boavisteiros...No meio campo foi uma festa! O campo era um autêntico batatal.
-Quem ganhou esse Campeonato? -Adivinharam(!), o Benfica que nem dinheiro tinha para pagar aos seus jogadores que o ameaçavam de poderem sair a qualquer momento!
Vejam e relembrem, RTP Memória, este Domingo que passou!...Está lá tudo muito bem explicado. O Porto mesmo assim não perdeu, empatou, num jogo que durou mais de 96 minutos! Manuel José, Ivic, Jorge Coroado, provocações de funcionários Boavisteiros directamente ao banco do Porto onde estava PCosta e Reinaldo Teles...Enfim, um festival do apito do senhor Honesto da Silva! Ele ficou preocupado foi quando a massa adepta do Porto esteve quase a entrar em campo, mandou chamar reforço policial. O Benfica ganhou o Campeonato com dois pontos de avanço.Jogava lá o menino de oiro -deles, do Boavista e do Benfica!

Unknown disse...

Boa Noite.
Fui assistir a este jogo. E toda a envolvência me fez regressar ao passado...
Um Campo de futebol dos anos 70....um ambiente dos anos 60....uma arbitragem dos tempos de salazar...
Desculpem....dos tempos de salazar...e deste ano....
Assisti á 1 parte do jogo colado ao banco do FCPORTO. Antes do jogo estive em amena cavaqueira com o nosso Delegado Rui Carvalho e depois com o Prof Luis Castro...
Depois apos o inicio do jogo aconteceu simplesmente o seguinte que vou passar a enumerar.
1 - Uma violência verbal e gratuita como não me lembrava em nenhum jogo de futebol.
2 . A escandalosa arbitragem deste Tiago.
3 - Mais grave ainda a postura do 4 Arbitro neste jogo.
4 - Este sujeito de nome José Almeida durante a primeira , a qual eu estive junto ao banco, insultou e provocou continuamente os elementos no banco do FCPORTO.
5 - Apos a 2 expulsão os ânimos aqueceram tendo esta personagem dito a Rui Carvalho e passo a citar " que fosse para o caralho".
6 - Tive apos o apito para intervalo, a sorte de os elementos do FCPORTO que se encontravam num "camarote" me convidassem a ver o jogo com eles.
7 - O que se passou depois ficou e fica entre nos.
Por ultimo deixem-me que diga que já tinha mas fiquei se isto é possível ter muito mais orgulho em ser PORTISTA.
JNorton