sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Sozinhos em “casa”

Das seis equipas portuguesas que iniciaram as competições europeias 2014/2015, o FC Porto é (desde as 22:00 de ontem) a única que continua em prova.

Mais. Conforme o quadro seguinte mostra, nesta época, o FC Porto já somou mais pontos para o ranking de Portugal do que o SL Benfica e o Sporting juntos. E ainda pode somar mais…

Teams still in competition are indicated with a blue color
The used acronyms for Cup are: CL=Champions League, EL=Europa League
(fonte: UEFA Team Coefficients 2014/2015)

Nesta altura, o FC Porto ocupa a 5ª posição do ranking desta época (2014/2015) e, em termos de pontos conquistados (Total Points), só é superado por duas equipas - Real Madrid e FC Barcelona.

Top 20 do ranking de clubes 2014/2015
(fonte: UEFA Team Coefficients 2014/2015)

Em resumo, num contexto onde nomeadores, árbitros e observadores não estão fortemente condicionados pela pressão do clube do regime (embora haja outros interesses), este FC Porto 2014/2015 está no seu habitat natural e sente-se em casa.

24 comentários:

Luís Vieira disse...

Muito friamente, embora percebendo e aceitando a lógica do artigo: o Sporting teve uma participação nas provas "uefeiras" condizente com o valor do seu plantel. Quem dá o que pode, a mais não é obrigado. O Benfica, por seu turno, num grupo forte e equilibrado (basta atentar nas prestações, até agora, do Mónaco e do Bayer Leverkusen nos oitavos-de-final da Champions), mas disputável, esteve aquém do esperado, principalmente por não ter sequer conseguido apurar-se para a Liga Europa. No entanto, a eliminação no grupo não me escandaliza nada. Quanto ao Porto, penso que a passagem no grupo e nos oitavos, em tese, são "obrigatórias". Estou curioso para ver um teste de fogo a esta equipa, que, perdoem-me, o Basileia não é.

Nuno disse...

É pena não contabilizarem os pontos que o Rio Ave conseguiu nas duas pré-eliminatórias...

José Correia disse...

"...a eliminação no grupo não me escandaliza nada"

O SLB não veio do pote 1?

Para uma equipa que veio do pote 1, ficar em 4º e último lugar do seu grupo é normal?

Ganhar apenas 1 em 6 jogos corresponde ao que seria expectável?

Azulantas disse...

Gosto do último parágrafo e revejo-me bastante nele. Creio que o futuro do Porto estará sempre ligado ao top da europa e a menos que aconteça alguma hecatombe será esse o nosso habitat preferencial - de notar que a Liga dos Campeões exerce tanto poder actualmente que é cada vez mais dificil motivar jogadores que nela participam para jogar em ligas mixurucas.

Eu acredito que dentro de alguns anos (uma ou duas décadas no máximo) o Porto estará mais perto de participar numa liga europeia (ou euro-regional) do que apenas no "viciado" campeonato português.

Nuno disse...

Já defendo essa ideia há muito tempo: era mandar os 4 estarolas para longe do desporto português e implementar, definitivamente, um campeonato isento, justo e realmente competitivo!

S. disse...

Percebo a lógica do artigo, mas o Sporting concluiu uma eliminatória... que ainda está em aberto para o Porto.

Teria sido um artigo interessante a publicar quando - e esperamos que assim seja - o Porto eliminar o Basileia.

Jose Silva disse...

Não ha duvida que o SLB tem sido benificiado pelas arbitragens para o campeonato, mas esta colagem com a participacao europeia ja' cansa.

O SLB esta em 5 no ranking da Europa. O FCP esta em 9. Enquanto que para o campeonato nos ultimos 5 anos tem 3 titulos contra 2. Não concordo que o FCP na Europa, "num contexto onde arbitros não estão condicionados" apresente comparativamente melhores resultados que o SLB do que para o campeonato onde existe esse "condicionamento".

Este ano o SLB estava num grupo equilibrado com 4 boas equipas. Tinha talvez um pouco mais de responsabilidade que as outras 3 equipas e sem duvida que a campanha foi abaixo do esperado. mas não me parece uma calamidade ficar em 4o lugar.

Por exemplo em 11/12 quando o FCP ficou atras de Apoel e Zenit e logo de seguida levou 6-1 do City na L.Europa, tambem ganhou o campeonato à frente de um SLB que tinha passado em 1o no grupo do United e so perdeu nos 4os com o Chelsea.

Sera que nesse ano a casa do FCP era aqui no burgo dos "condicionamentos" e a do SLB era na insuspeita UEFA ?

Ha muitas maneiras de ver as coisas..
Não misturemos alhos com bugalhos:
1- O SLB fez um campanha europeia abaixo do esperado - não foi uma calamidade
2 - O FCP na Europa tem cumprido e bem, mas tb ainda não fez nada de extraordinario.
3- Ja toda a gente percebeu que este ano o SLB tem sido benificiado pelas arbitragens para o campeonato

Cumps

José Correia disse...

Independentemente do resultado do jogo FC Porto x FC basel, nesta época, o FC Porto já somou mais pontos para o ranking de Portugal do que o SL Benfica e o Sporting juntos.

José Correia disse...

"O SLB fez um campanha europeia abaixo do esperado - não foi uma calamidade"

Para mim, nunca é uma calamidade o SLB fazer uma campanha europeia abaixo do esperado... ;-)

Contudo, para um clube que vem do pote 1, vencer apenas 1 em 6 jogos e ficar em último lugar do grupo, parece-me demasiado fraco.

José Correia disse...

"O FCP na Europa tem cumprido e bem, mas tb ainda não fez nada de extraordinario"

De acordo.
Contudo, não me parece que esteja a ser devidamente valorizado (mesmo entre os portistas), o facto do FC Porto já ter disputado 9 jogos nesta Liga dos Campeões e de ainda não ter tido qualquer derrota.

José Correia disse...

"Ja toda a gente percebeu que este ano o SLB tem sido benificiado pelas arbitragens para o campeonato"

Não sei se toda a gente já percebeu o quanto o SLB tem sido beneficiado neste campeonato e o impacto que esses benefícios tiveram e irão ter no desenrolar do mesmo.

Por isso, peço desculpa, mas irei continuar a insistir no tema.

Cumps

Carrela disse...

Venceu 1, e por sorte, porque o árbitro de baliza fechou os olhos ao Jardel a cortar a bola com a mão no jogo com o Monaco!

Mais do que os resultados Europeus, é o comportamento da equipa! Que não jogou a ponta de um charuto! O Jogo na Alemanha, sinceramente, e independentemente do resultado, não me recordo de uma equipa grande Portuguesa ser tão subjugada... chegou a ser deprimente!
E para o caso sobressai (como é referido e bem) as 3 expulsões em 6 jogos! Já cá, vale dar patadas, entrar por trás, pela frente, de lado... TUDO! Dá nojo tanta impunidade e tanto rigor para com os adversários! NUNCA em momento algum (não vi futebol a preto e branco) um campeonato foi tão aldrabado como este está a ser...

Luís Vieira disse...

Sim, o SLB veio do pote 1, o que, em Portugal, não é garantia de coisa nenhuma, porque os plantéis mudam bastante em relação a anos transactos que lhes permitiram estar nesse patamar, como aconteceu este ano com o Benfica. Não é normal, não é isso que eu acho, nem foi isso que transmiti. Disse apenas que a eliminação da Champions na fase de grupos, tendo em conta os adversários e a valia do plantel do Benfica "não me escandaliza". Fica "aquém do esperado", como disse, mas não é um escândalo. Por isso, ganhar 1 em 6 jogos não corresponde ao expectável. Seria, digamos, "exigível" ganharem mais jogos no sentido do apuramento, pelo menos, para a Liga Europa. E seria expectável a luta pelo 2º lugar. Por outras palavras, "escandaliza-me" o não apuramento para a Liga Europa e o 4º lugar, mas não a eliminação da Champions na fase de grupos, que é uma coisa diferente.

Mefistófeles disse...

Por mim, não só está desculpado como lhe dou o meu inteiro apoio nessa "cruzada" contra essa vil "moirama".
Força ! Que nunca lhe falte o ânimo, cá estarei a ler e a apoiar, sei bem o quão importante é denunciar o nojo actual, até porque há muito portista apático e acomodado. Não me revejo nisso, e outra coisa: como vivi em Lisboa quase toda a minha vida, conheço a forma de pensar do " inimigo" muito bem. Só se dão bem com lorpas.

Unknown disse...

Mas será que ainda ninguém se deu conta do que está preparado para este fim de semana. O SLB x Estoril vai ser apitado pelo "insuspeito" João Capela, os dois centrais titulares do Estoril foram afastados e o FCP x Sporting vai ser apitado pelo irregular Soares Dias.

José Correia disse...

"O SLB esta em 5 no ranking da Europa. O FCP esta em 9."

Correcto.
Contudo, convém lembrar que os pontos acumulados pelo SLB no ranking da UEFA (últimos 5 anos) são, na sua esmagadora maioria, resultantes da Liga Europa, em épocas onde o SLB fracassou na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Bogalho disse...

Caro José Correia, mesmo percebendo o seu argumento, não acha que um benfiquista poderá fazer exatamente o mesmo ponto, mas usando o ranking dos últimos 5 anos?

Ou seja, no últimos 5 anos, "num contexto onde nomeadores, árbitros e observadores não estão fortemente condicionados pela pressão do " Pinto da Costa, o Benfica "está no seu habitat natural e sente-se em casa."

As explicações unicas para resultados desportivos são sempre muito perigosas, e isto tanto serve para os benfiquistas e portistas, uns com apitos dourados outros com clubes do regime

José Correia disse...

"não acha que um benfiquista poderá fazer exatamente o mesmo ponto, mas usando o ranking dos últimos 5 anos?"

O UEFA Team Ranking dos últimos 5 anos mostra, isso sim, que o habitat natural do SLB em termos europeus é a Liga Europa.

E o UEFA Team Ranking desta época (9.6500) mostra que nem isso.

José Correia disse...

E, não tenho dúvidas, este FC Porto 2014/2015 sente-se melhor na Liga dos Campeões (apesar do grau de dificuldade), do que num contexto onde nomeadores, árbitros e observadores estejam, como estão, fortemente, condicionados pela pressão do SLB.

Bogalho disse...

Mas também mostra que está 5 lugares á frente do FC Porto, uma vantagem expressiva que não se verifica nas competições nacionais, e o seu argumento era precisamente esse. Só que o seu argumento só é valido esta época, o mesmo argumento do lado benfiquista é valido para as ultimas 5.

Deixe-me que lhe diga que o José é muito melhor a escrever sobre futebol, especialmente sobre o Porto, do que a inventar conspirações arbitrais que no fundo são iguais em todos os clubes, os textos são praticamente os mesmos, só mudam os substantivos.

Saudações

José Correia disse...

"...está 5 lugares á frente do FC Porto..."

No UEFA Team Ranking dos últimos 5 anos, o SLB está 4 lugares à frente do FC Porto graças, essencialmente, aos pontos conquistados na Liga Europa.

E, convém lembrar, esses pontos conquistados na Liga Europa, só foram possíveis devido a diversos fracassos do SLB na Liga dos Campeões.

Jose Silva disse...

Reparei que respondeu a quase tudo menos a quais foram as "casas" do FCP e do SLB em 2011 quando o FCP foi campeão depois de ter ficado atrás do Apoel e o SLB ter passado o United..

O ranking da Uefa vale o que vale.. em 6 anos de Jesus tem 2 finais e uma meia final da 2a liga da Europa. Não me parece que esteja assim tão atrás do FCP

José Correia disse...

Em 2011/2012, os primeiros 4 meses da época foram muito complicados, por razões que são de todos conhecidas e que só ficaram resolvidas com a "limpeza do balneário" em Janeiro de 2012.
A partir daí (Janeiro/Fevereiro 2012) vimos outro FC Porto, um FC Porto em crescendo até ao final da época.

José Correia disse...

"O ranking da Uefa vale o que vale.. em 6 anos de Jesus tem 2 finais e uma meia final da 2a liga da Europa"

Sim, o SLB de JJ sente-se muito bem a disputar a Liga Europa.
Já toda a gente tinha reparado nisso, até o Mourinho...