domingo, 15 de fevereiro de 2015

Um novo Quaresma


Principais destaques de Quaresma no jogo contra o Vitória Guimarães:

4’: Quaresma cruza com peso, conta e medida para Jackson, que cabeceia ao lado.

9’: Quaresma pressiona alto sobre João Afonso e consegue interceptar a bola, a qual sobra para Jackson que, em boa posição, remata por cima.

11’: Quaresma é lançado em profundidade nas costas da defesa do Vitória Guimarães, mas Assis, atento, é muito rápido a sair da área e chega primeiro à bola.

O JOGO, 14-02-2015

18’: Quaresma temporiza, lê bem o jogo e, no momento exacto, faz um passe vertical a isolar Danilo, que remata cruzado, ao segundo poste, com a bola a passar ao lado da baliza.

30’: Quaresma cruza para Jackson que, em esforço, volta a cabecear ao lado.

72’: Livre do lado direito do ataque portista. Quando a defesa do Vitória esperava uma bola bombeada para a zona central da área, Quaresma coloca a bola teleguiada em Rúben Neves, que rematou, mas a bola foi cortada por um jogador vimaranense.

76’: Livre do lado direito marcado por Quaresma, que varia e coloca a bola ao 2º poste, onde surge Marcano a assistir Maicon, que cabeceia mas falha um golo de forma incrível.

83’: Livre indirecto dentro da área do Vitória Guimarães. Quando se esperava um pequeno toque para o lado, para um companheiro rematar, Quaresma surpreende e faz um passe para o outro lado da área, a isolar Danilo, que remata fraco e à figura do guarda-redes do Vitória.



Aos 31 anos, é notório que Quaresma já não tem a velocidade e o poder de explosão que tinha aos 24 ou 25 anos e, por isso, não é tão forte no 1x1 quanto foi mas, em contrapartida, tem melhorado, significativamente, outros aspectos.

Esta época, temos visto um Quaresma com outra atitude, a recuar, a ajudar o lateral, a defender, sem que isso implique fazer sempre falta e, nos últimos jogos, até o temos visto a pressionar alto ou a participar activamente na(s) zona(s) de pressão da equipa.

O melhor exemplo desta evolução foi o jogo contra o Vitória Guimarães. Quaresma não marcou qualquer golo, nem tão pouco fez assistências que tenham resultado em golo mas, quem viu o jogo sem preconceitos e com olhos de ver (eu vi-o no estádio e depois revi-o em casa), pôde observar um Quaresma que se fartou de jogar, mais para a equipa do que para ele, e em que a maior parte das oportunidades de golo do FC Porto saíram dos seus pés, ou tiveram a sua intervenção.

Lopetegui parece estar a conseguir um pequeno milagre: transformar um Quaresma prima donna, num Quaresma jogador de equipa e dos bons!


P.S. Tello entrou aos 65’ para o lugar de Brahimi, numa altura do jogo muito favorável às suas características (o Vitória Guimarães tinha adiantado as suas linhas e deixava muito espaço nas costas), mas eu pergunto: em 25 minutos (mais os descontos), o que fez Tello de positivo?

12 comentários:

João disse...

Estava a gostar bastante do Quaresma até à substituição do Brahimi. Acho que quando viu que era ele que ficava em campo, ganhou moral e somou logo dois ou três passes mal medidos por excesso de confiança.

No livre indirecto estava a ver o jogo com amigos meus e juro que me levantei e fui apontar na televisão para onde é que ele tinha que meter a bola. O Danilo estava completamente sozinho! Mesmo assim, acho que o passe saiu um bocado para a frente demais, não estando com isto a desculpar o Danilo, que ali só tinha que marcar.

José Correia disse...

"...quando viu que era ele que ficava em campo, ganhou moral e somou logo dois ou três passes mal medidos..."

Não sei se o problema terá sido "ver que era ele que ficava em campo".

Brahimi foi substituído aos 65' e o que me parece é que o desgaste acumulado fez (faz) com que as falhas ("passes mal medidos") se tornem mais frequentes.

Quaresma já não tem capacidade física para aguentar 90 minutos ao mesmo ritmo e menos ainda com o nível de exigência pretendido por Lopetegui.

Pyrokokus disse...

Uma coisa é certa, o Quaresma está a ser muito importante. Depois do início de época que foi, só tenho de dar os parabéns ao Lopetegui e ao Quaresma.

Franco Baresi disse...

Ora cá está uma diferença importante na formação de opinião sobre a prestação dos atletas: Neste post de hoje, o autor diz que esteve a ver ao vivo.
Continuo a dizer que é importante ver ao vivo, pois pela TV há muita coisa que nos escapa. Muita mesmo.

Como se vê nesta troca de opiniões:

(Comentários após FCP x Shaktar):

Franco Baresi11 de dezembro de 2014 às 00:08
Discordo. Neste jogo, Quaresma foi (juntamente com Ricardo - bom entendimento desta dupla) dos melhores do FC Porto.

DC11 de dezembro de 2014 às 11:21
E eu nem iria isolar Quaresma ao falar deste jogo, mas chegar aqui e ler que foi dos melhores, por amor de Deus. Há jogadores que têm desculpa para tudo mesmo.

Franco Baresi11 de dezembro de 2014 às 11:23
Caro DC,
Eu não vi nenhum resumo do jogo. Vi o jogo, ao vivo, a 10m do relvado. Não tive acesso a "replays". A minha opinião baseia-se num todo contínuo, e não em momentos. P. ex., só me lembro de uma "trivela". Poderá estar aí a diferença de percepção.

DC11 de dezembro de 2014 às 11:51
Baresi, admito que se tenham percepções diferentes dos jogos, mas também acho que há limites. Ontem, o Quaresma foi totalmente inócuo ou, pior, serviu para estragar jogadas essencialmente. Decidiu sempre ou quase sempre mal, não fez um cruzamento com sentido, não fez nada. Há uma jogada em que senta o defesa, tem 3 jogadores do Porto na área e faz a porcaria da trivela directamente ao redes. E a estupidez é mesmo esta, é que os jogadores do Porto estavam exactamente do lado oposto ao efeito da trivela. Se ele pensasse um bocadinho no que faz, se olhasse para a área antes de fazer o cruzamento, se pudesse, uma vez na vida, fazer um cruzamento sem ter que meter a trivela ao barulho, teria criado uma situação perigosíssima. Assim, foi só o Quaresma de sempre.

DC11 de dezembro de 2014 às 14:40
Sobre posicionamentos não falo porque vi o jogo numa stream enquanto via também o Barça. Como tal, não estive com atenção que me permitisse perceber quem estava ou não bem posicionado."

José Correia disse...

"Neste post de hoje, o autor diz que esteve a ver ao vivo..."

Não percebo esta observação. Os jogos do FC Porto, em casa, vi-os todos ao vivo (com a excepção de um, em que estava adoentado).

Mais. O que é que eu tenho a ver com os comentários da pessoa cujo nickname é "DC"?

Pyrokokus disse...

Cada cabeça sua sentença.

miguel.ca disse...

Vamos ter mais uma oportunidade de ouro para analisar os niveis de bananice em que a nossa SAD está neste momento.
É que o Bruno de Carvalho acabou de acusar publicamente o Luis Filipe Vieira de este tentar junto do Sporting uma aliança que permitisse o monopólio do futebol Português onde os títulos seriam distribuídos irmãmente pelos dois clubes de Lisboa atirando naturalmente o FCPorto para o degredo.
Obviamente que já sabemos que não vai haver um pito dourado II porque no benta ninguém mexe mas a SAD do Porto tem aqui uma oportunidade fantástica para armar o maior barulho da história e causar um autêntico pandemónio à volta daquela corja com óbvias repercussões na equipa de futebol.
Quanto ao Quaresma... gosto dele. O que dizer? O rapaz tem altos e baixos como toda a gente com a excepção de que os altos dele são muito altos.

Franco Baresi disse...

Não tem nada a ver. É esse um dos pontos. O outro, o principal, é que ao vivo a opinião é mais genuina, no meu entender, isto é...

DC disse...

Pois eu vi o jogo ao vivo também e acho que o Quaresma foi dos piores jogadores. Com mais perdas de bola, com mais centros mal tirados e com mais centros para zonas locais onde os jogadores do Porto estavam em gritantes inferioridades numéricas, com mais perdas de bola absurdas em tentativas de finta (pelo menos duas vezes a esquecer-se que convém levar a bola na finta), etc...
Portanto, em casa ou no estádio, as coisas são iguais para avaliar o Quaresma.

Já para avaliar posicionamentos (e não me parece que o posicionamento do Quaresma necessite de avaliações muito rigorosas) sim, o estádio é melhor. Mas estamos a falar normalmente de organização e transição defensiva, ou de pormenores em organização ofensiva como o facto dos dois extremos se manterem sempre abertos.
Não percebi bem o que o Baresi quis ao citar-me e ainda por cima de forma bastante descontextualizada. Eu já tenho evitado comentar os posts porque ultimamente só se fala de arbitragem ou de que o Tello é feio e gordo (o P.S. do post então é de ir às lágrimas, responsabilizar um jogador pelo facto de o Porto não ter criado nada na 2a parte), e eu prefiro não perder tempo com casos perdidos, mas pelos vistos andam com saudades minhas.


José Correia disse...

DC disse:
"...acho que o Quaresma foi dos piores jogadores"

Quando alguém, que viu o jogo e não é cego, escreve isto a propósito da exibição do Quaresma no último FC Porto x Vitória Guimarães, está tudo dito acerca dessa pessoa (em termos futebolísticos).

7 das 10 oportunidades de golo que o FC Porto teve no jogo contra o Vitória Guimarães, saíram dos pés do Quaresma, ou tiveram a sua intervenção directa, mas o que é que isso interessa?
Faça o que fizer, para alguns (felizmente poucos), o Quaresma há-de ser sempre dos piores jogadores em campo.

José Correia disse...

DC disse:
"o P.S. do post então é de ir às lágrimas, responsabilizar um jogador pelo facto de o Porto não ter criado nada na 2a parte"

É melhor reler, com calma, o P.S. do post, porque o que está lá escrito não é nada disso.

Sem jogar ao nível da 1ª parte, na 2ª parte o FC Porto criou 4 ou 5 oportunidades mas, de facto, nenhuma saiu dos pés ou teve intervenção do Tello.

DC disse...

"Quando alguém, que viu o jogo e não é cego, escreve isto a propósito da exibição do Quaresma no último FC Porto x Vitória Guimarães, está tudo dito acerca dessa pessoa (em termos futebolísticos)."

Está tudo dito da sua avaliação sobre mim, bastante diferente de estar tudo dito sobre os conhecimentos futebolísticos de quem quer que seja. E como ao José, a única coisa que reconheço é que sabe muito mais do que eu sobre árbitros (até em jogos em que miúdos da formação se estreiam com golos é esse o seu foco), posso-lhe dizer que é para o lado que durmo melhor.
Nem sequer vou discutir as avaliações de outros jogadores que convenientemente são esquecidas em alguns jogos. Quando há uma corrente e uma intenção clara do blog eu prefiro é deixar andar...