quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A faca e o queijo na mão


«A falta de balizas temporais a condicionar uma decisão da Liga é uma inovação do regulamento disciplinar (RD) desta temporada e, curiosamente, por proposta do FC Porto. Até à época desportiva anterior, em casos idênticos de expulsão de jogadores que fossem mencionados no boletim do jogo pelo árbitro, por factos ocorridos antes, durante ou depois dos encontros, ocorria uma suspensão preventiva automática por um prazo máximo de 12 dias (a contar da data da expulsão e caso não fosse proferida nenhuma decisão definitiva). Segundo o PÚBLICO apurou, os portistas apresentaram na assembleia geral de 29 de Junho deste ano uma alteração a este regime de suspensão preventiva, eliminando o prazo anterior estabelecido e decorrendo a mesma até à deliberação final da CD da Liga (sumária ou em procedimento disciplinar), que acabou por ser aprovada pela maioria dos clubes e com a abstenção do Benfica.»
in PÚBLICO, 23/12/2009


Em Agosto de 2006, o FC Porto apoiou a eleição de Herminio Loureiro e dos restantes órgãos da Liga de Clubes e, desde essa altura, a presidência da Comissão Disciplinar da Liga passou a ser ocupada pelo Dr. Ricardo Costa. O tempo encarregou-se de demonstrar que os dirigentes do FC Porto cometeram um erro crasso, cujas consequências ainda hoje se fazem sentir.

Mas, se em Agosto de 2006 os dirigentes do FC Porto ainda podiam alegar que desconheciam o vermelhusco Ricardo Costa, actualmente já não existem quaisquer dúvidas acerca do modo como ele tem exercido a presidência do CD da Liga.
Por isso, depois de tudo o que se passou no 'Apito Final', no processo ao "diabo de Gaia", no castigo ao Lisandro, etc., etc., etc., eu não quero, eu não posso acreditar que os dirigentes do FC Porto contribuíram, seja de que modo for, para que o justiceiro da Liga passe a ter o poder de gerir os timings dos processos disciplinares a seu belo prazer.
Muito menos posso acreditar que tenha sido precisamente o FC Porto a propôr uma alteração ao regulamento disciplinar da Liga que, em termos práticos, faz com que o nosso "amigo" Ricardo Costa fique com a faca e o queijo na mão. Isto deve haver aqui algum mal entendido porque, a ser verdade, seria demasiada incompetência e teria de ter consequências.
Nesse sentido, aguardo um esclarecimento cabal por parte da Administração da FC Porto SAD.

9 comentários:

Jorge Aragão disse...

Hoje passei apenas para desejar a todos um Feliz Natal.
Saudações portistas.

Anónimo disse...

Uma coisa preocupante de facto. E você é um homem de coragem, José Correia.

Anónimo disse...

Começo a ficar desalentado: no campo arrastamo-nos, perante os atropelos e abusos, calamo-nos, e agora, para melhor compor o ramalhete, até vamos à loja comprar a corda que nos hão-de passar pelo pescoço. Isto já para não falar dos contentores de jogadores que todos os anos aportam ao Dragão e dos contentores que andam para ai emprestados, pois estamos no Natal e é preferível falar de coisas alegres.

Agora, caro José Correia, se espera que a SAD algum dia dê um esclarecimento cabal disso, bem pode esperar sentado.

dragao vila pouca disse...

Caro José Correia, vamos dar de barato - eu não acho que seja assim, mas para o caso não importa - que o F.C.Porto meteu o pé na argola. Mas e isso é que em primeiro nos deve incomodar, escandalizar e revolatar, é o facto de haver dois pesos de duas medidas do vermelho encardido que preside à C.D. Não houve grande confusão no túnel, no Braga -Benfica? Houve, mas não decidiu ele logo com 2 jogos para cada jogador? Então porque é que agora instaura processos disciplinares com suspensão preventiva?

Também acho que o F.C.Porto devia reagir e já o escrevi, mas em primeiro lugar a minha revolta e indiganção vai para fora e para um tipo que anda constantemente a p+rovocar-nos e a gozar na nossa cara.

Um abraço e Feliz Natal

Pedro disse...

Não confundir o regime da suspenção preventiva com a moldura penal à qual os jogadores estão sujeitos.

Não acredito que o CD da Liga num caso tão mediático passe meses sem decidir.

A mim só interessa o relatório do árbitro e o quadro penal que vai ser aplicado. O resto é apenas histeria e pressão jornalistica.

Zé Luís disse...

Zé Correia, se dantes não sabíamos se o FCP está dentro ou fora da Liga, continuamos na mesma.

Quanto aos jogadores suspensos, ainda bem que não fazem falta.

Sobre a moral do sistema, os arautos da transparência e da verdade desportiva a explicarão.

E acima disso tudo, o desejo de um Bom Natal do
Zé Luís

José Correia disse...

dragao vila pouca disse...
«Mas e isso é que em primeiro nos deve incomodar, escandalizar e revolatar, é o facto de haver dois pesos de duas medidas do vermelho encardido que preside à C.D.»

Caro dragao vila pouca, precisamente por ser público e notório que o justiceiro da Liga usa dois pesos e duas medidas para situações semelhantes, é que o FC Porto tem de estar atento e não pode facilitar.
Sinceramente, custa-me a crer que a notícia do PÚBLICO seja verdadeira porque, para além de não perceber a lógica desta alteração ao regulamente disciplinar da Liga, seria um autêntico tiro de canhão nos pés que os dirigentes do FC Porto teriam dado.

José Correia disse...

Zé Luís disse...
«Quanto aos jogadores suspensos, ainda bem que não fazem falta.»

Um Hulk em boa forma e com uma atitude diferente dentro do campo é uma mais-valia para qualquer equipa.
O Hulk é um jogador com um enorme potencial e seria uma pena que, por razões próprias e alheias, não o concretizasse ao serviço do FC Porto.

José Correia disse...

«Hulk e Sapunaru estão suspensos por tempo indeterminado, ou melhor, até que a Comissão Disciplinar (CD) da Liga dê por concluído o inquérito ontem instaurado aos dois jogadores do FC Porto, pelos acontecimentos no túnel da Luz. Mas o cenário poderia ser bem diferente se estivesse em vigor o regulamento do ano passado, pelo qual os jogadores só podiam ser suspensos preventivamente por um prazo máximo de 12 dias. Só não é assim por "culpa" do próprio FC Porto.

O clube campeão nacional apresentou uma proposta de mudança do Regulamento Disciplinar na Assembleia Geral da Liga do passado dia 29 de Junho, que foi aprovada pela maioria e com a abstenção do Benfica. A proposta alterou o tempo limite da suspensão, determinando que este castigo preventivo deixasse de ter prazo para terminar. Desta forma, Jesualdo Ferreira não sabe quando poderá voltar a contar com Hulk e Sapunaru.

O tempo médio para uma deliberação nestes processos por parte da CD é de mês e meio. Pelo que, a verificar-se, o brasileiro e o romeno irão falhar, no mínimo, quatro jornadas do campeonato, além dos jogos da Taça de Portugal e Taça da Liga, já que a suspensão aplica-se a todas as competições. Quando a CD finalizar o inquérito disciplinar, será descontado ao eventual castigo o tempo de suspensão.»
in DN, 23/12/2009