terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Hóquei em Patins, um campeonato clandestino


«A Supertaça, disputada em Viana do Castelo no dia 26 de Setembro entre o FC Porto e o Benfica, foi o último jogo de hóquei em patins transmitido na televisão, continuando a ser esta a única modalidade colectiva de pavilhão fora do pequeno ecrã. Há três anos, o hóquei desapareceu completamente da TV e nas últimas duas temporadas apenas os jogos disputados entre FC Porto e Benfica tiveram direito a imagens televisivas. Aliás, a final do play-off entre FC Porto e Juventude de Viana também não foi difundida.»
in O JOGO, 01/12/2009


Segundo o presidente da Federação de Patinagem, os custos de produção associados à transmissão televisiva variam entre os 3500 e os 6000 euros/jogo. Assim sendo, isto significa que seriam necessários 105 mil euros para negociar com um canal de televisão (no caso a SportTv) um pacote de 30 jogos, verba que a federação afirma não dispor nem, até agora, ter conseguido arranjar através de patrocínios.

Ora, não pode deixar de causar estranheza a dificuldade que a Federação de Patinagem revela em negociar as transmissões dos jogos, quando se sabe que o Hóquei em Patins tem muitos mais adeptos/consumidores que outras modalidades. É que em canal aberto ou na SportTv, não faltam jogos de andebol, basquetebol, futsal ou voleibol.
Qual é a explicação para esta diferença?
Suspeito que o facto de o FC Porto ser octocampeão nacional é determinante para não haver verbas nem interesse das televisões. Fosse outra a equipa dominadora da modalidade nos últimos anos e não tenho dúvidas que o campeonato de Hóquei se chamaria “Liga Meo”, “Liga Galp Energia” ou algo parecido e, obviamente, não faltariam jogos na TV. Enfim, é mais um exemplo do preço a pagar por vivermos no país mais centralista da Europa.

Algum dos clubes que disputa o campeonato nacional está a tirar partido desta situação?
Sim, o SLB obteve autorização federativa para transmitir na Benfica TV os jogos disputados no pavilhão da Luz, valorizando desta forma os conteúdos que tem para oferecer a quem subscreve o seu canal. Olha que coincidência...

Entretanto, e de forma quase clandestina, dentro do ringue os dragões somam e seguem. No passado domingo, em jogo da nona jornada disputado no Dragão Caixa, o FC Porto venceu o Óquei de Barcelos por 10-1 e, beneficiando do empate do SLB, assumiu a liderança isolada da prova (oito vitórias e um empate na deslocação à Luz).

Foto: www.fcporto.pt

4 comentários:

O Anti Lampião disse...

procuramos as imagens da agressão do Cardoso ao jogador da Briosa.

deixem o link na caixa de comentários
http://oantilampiao.blogspot.com/2009/12/jornada-apos-jornada.html

Unknown disse...

A esperança "deles", é que o nosso clube seja obrigado a desinvestir na equipa de hóquei!!!

Que tolos que "eles" são!!!

Pedro disse...

Tive o prazer de ver o jogo final em Viana na época passada. Pavilhão a abarrotar, grande jogo, um pecado não ter passado na TV.

Se o SLB chegar à final já sabemos o que acontece...

condor disse...

Nã,o facto do FCP dominar a modalidade nos ultimos largos anos não tem nada a ver com a má vontade dessa corja!
O facto é que o hoquei é uma modalidade que diz pouco ao povo lisbonense!
Agora estão muito virados para o futsal!
Até o próprio futebol já tem menos adeptos lá pela lisbolandia!
Por falar em futebol;parabens a nós!Atletico Mdrid 0 FCP 3!
Maravilha!