quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Lacunas e Virtudes, a Hora da verdade

Por Gustavo Filipe Almeida (*)


No próximo dia 20 de Dezembro, ocorre em Portugal o chamado de clássico do futebol, um SL Benfica vs FC Porto, que parece ir pôr à prova muitas das suposições que pairam nas nossas cabeças. O seu carácter é especial, efusivo, moralistíco e, de alguma forma, decisivo. Ambas as cores querem saber o que são, efectivamente, as suas equipas. Por um lado, se há uma máquina de golos, por outro, se há um TETRA-campeão vistoso.

Apesar do meu coração ser azul e branco, dirijo-vos este artigo para falar precisamente do oposto, o Benfica.

Os adeptos do FC Porto têm de estar cientes do que vamos enfrentar. A tarefa é difícil, a vontade é muita, e a qualidade, quanto a mim, é suficiente para conseguirmos conquistar a vitória (para os mais esquecidos relembro que nos últimos 11 jogos entre ambos, o FC Porto venceu 5, perdeu 2 e empatou 4). Dado isto, passo para dentro das quatro linhas onde o nosso Porto joga tão bem e onde as coisas são resolvidas.

As saliências do SL Benfica são:

- fixação de Cardozo na área e mobilidade de Saviola, criando espaços e aproveitando as nítidas superioridades do jogo aéreo de Cardozo. Se repararem, Saviola posiciona-se sempre no 2º poste usufruindo das "penteadelas" de Cardozo ou das segundas bolas (golo em Olhão, por exemplo).

- Lances de bola parada. Quer queiramos quer não, o SLB melhorou muito nas bolas paradas com Jorge Jesus, ele próprio já admitiu que é "especialista" nisso. O FC Porto defende à zona, portanto é necessário ter atenção aos cantos à "maneira curta", pois permite mais tempo para os atacantes se deslocarem entre os defesas, e é necessário atacar a bola de forma imediata e impetuosa, à margem das leis.

- Condução de jogo por parte de Aimar, um modelo em losango cujo vértice é um jogador com visão de jogo e técnica fantástica para segurar a bola é um autêntico perigo, principalmente com a envolvência dos laterais e médios rápidos. Se repararem a maioria das equipas que joga contra o SLB tenta obstruir Aimar, a "peça" neste modelo de Jorge Jesus. O FC Porto pode optar por este meio, com Fernando ou Meireles/Guarín, consoante conjunturas do jogo.

- As "tabelinhas", o jogo com o Bate Borisov é exemplo disto mesmo. O Benfica explora muito bem as tabelinhas (está provado que o 1º toque é a melhor maneira de desorganizar uma equipa defensivamente), vê-se claramente que este tipo de jogadas está muito bem estudado, analisado e mais importante, assimilado. É preciso Jesualdo dizer aos seus jogadores para não irem à "queima" e seguirem sempre o adversário entre este e a baliza. Parece-me um aspecto táctico importante.

As fraquezas do SLB são:

- Dependência de um só modelo de jogo. A flexibilidade do SLB é limitada, débil e estática, o que pode ser explorado pelo FC Porto agora que Di Maria e Ramires estão de fora do clássico. Ás vezes penso que o SLB é só aquela equipa, o banco é prescindível.

- As laterais. Este tem sido apontado como o principal problema do "onze" do SLB. De facto, os seus laterais não são excepcionais, no jogo aéreo, na transição defensiva e no "um para um". Hulk, Varela e Rodriguez podem aproveitar.

- Dificuldade em dar a volta ao marcador. A equipa quando se vê a perder fica nervosa, muito denunciada, constrangida e incapaz de concretizar. Não sou eu que o digo são as estatísticas.

- O sistema de Jorge Jesus exige a condição física e psicológica dos jogadores muito apurada.

Para além disto, acho que seria importante o FC Porto neste jogo tentar ter dois homens relativamente perto da zona da bola. A superioridade numérica faz a diferença.

Para concluir, vou aludir a uma célebre frase dos Super-Dragões aquando do FC Porto - SL Benfica (2007/08, bis de Lisandro, Estádio do Dragão): "Aposta e vence Dragão, tens os trunfos na Mão." Força Porto!

P.S. De forma a completar este artigo, sugeria o seguinte artigo de Luís Freitas Lobo.


(*) Gustavo Filipe Almeida, 19 anos, estudante de Economia (2ºano), Coimbra.

Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao Gustavo Almeida a elaboração deste artigo.

10 comentários:

John Aarson disse...

Excelente artigo. Seria bastante mau que não aproveitássemos as falhas do Benfica que aqui estão denunciadas. Lê-me isto, ó Jesualdo!!

Luís Negroni disse...

Tanta análise ao "futebol" do Benfica para quê? Para quê estarmos a dar importância a "peanuts", como diz o bronco que serve de treinador aos encornados? Os únicos pontos verdadeiramente fortes desse misto de agressores e simuladores, são a ARBITRAGEM e a CD da liga! Já se tinha visto com o Marítimo, com o Guimarães, com o Leiria, com o Leixões, com o Nacional, com o Braga, com a Naval, com o Sporting, com a Académica, e voltou a ver-se com o Olhanense na jornada passada. Em 13 jornadas, em 10 foi a arbitragem do SLB quem mais brilhou. No intervalo entre os jogos, foi a CD do SLB quem mais brilhou. Assim sendo, para o próximo jogo, a única coisa que há verdadeiramente a recear, é, obviamente, a arbitragem do SLB.

Anónimo disse...

Por falar nisso - e não é que eu esteja de acordo com o Luís Negroni - quem é o árbitro?

Pedro disse...

Benquerença ou Lucilio.
Tem a ver com o número de jogos que cada árbitro pode apitar de cada clube e serem internacionais.

É um dos 2, deve ser o Benquerença. Se for o Lucilio não vale a pena ir.

Anónimo disse...

Obrigado.

Eu conheço esses critérios que referes.

O Lucílio seria uma desgraça, de facto, mas custa-me a acreditar que seja ele.

Anónimo disse...

Artigo muito interessante e pertinente. Ajuda saber ver futebol mesmo que do lado de lá esteja uma equipa equipada de vermelho.

Já se tem debatido muito aqui no blog as qualidades e deficiências do FCP, portanto parece-me que tem toda a lógico fazer o mesmo em relação ao nosso adversário, especialmente quando é um adversário especial, isso não há como negar.

A somar isto, o SLB deste ano apresenta-se rejuvenescido e a jogar regularmente bom futebol.

Qualquer clássico tem as suas circunstâncias únicas, mas a priori parece-me que este ano o FCP tem um desafio mais complicado pela frente.

Do que tenho mais dúvidas é se o ritmo a que o FCP aguentará fazer um bom jogo e a bom ritmo durante os 90 minutos, pois já se viu que este SLB, até ao momento, tem aguentado bem os jogos e mesmo quando não sai vencedor é notório que cria muitas jogadas de perigo.

Acima de tudo cabe ao FCP fazer um jogo inteligente, dominando a partida, mesmo sem manter a posse bola. Ser capaz deste modo de "irritar" o adversário, que à medida que os minutos passa torna-se menos concentrado e mais propício a erros.

Marcar primeiro é essencial, até para podermos explorar Varela, Hulk ou Rodriguez em contra-ataque contra a defesa (o sector mais débil do Benfica).

O empate não compromete ninguém em termos pontuais, poderá ser favorável ao FCP já que leva a vantagem do confronto directo para o Dragão, mas uma vitória e ultrapassagem do SLB não só animará as hostes como produzirá resultados negativos no nosso adversário que podem ser irreparáveis.

Apesar de ter um bom treinador, experiente e capaz de lidar com os jogadores, o Benfica ainda não foi posto à prova no que toca à pressão de segurar a vantagem sobre os adversários directos. Pode ser que seja o factor decisivo que levará o FCP ao penta.

Mefistófeles disse...

Excelente artigo, de um jovem que tem os miolos no lugar.

Até os comemos, carago !!!

José Rodrigues disse...

O artigo está de facto excelente "and to the point", obrigado ao Gustavo pela colaboração pontual.

Confesso q provavelmente aquilo em q tenho mais receio é no q diz respeito à defesa à zona (ou quase...) do nosso lado nas bolas paradas... o slm, perdão, slb tem trunfos nesse aspecto (começando por Cardozo, mas não só).

E não haja dúvidas, vai haver concerteza um número razoável de cantos e livres contra nós.

Bem, espero q consigamos evitar problemas por aí *e* já agora, se não for pedir muito, q o B Alves nos brinde com mais um salto ao 5o andar para enfiar "uma" lá dentro.

Se não for ele, pode ser outro (pq não Rodriguez, só para meter mais nojo já q é para eles um "Judas")
:-)

No geral é jogo de tripla, e passe a Lapalissada (ou quase) acho q quem marcar primeiro segura o resultado.

Miguel disse...

Excelente artigo, directo e esclarecedor.

Venceremos, porque somos melhores.

Peço-vos que leiam o que escrevi aqui:

http://reflexoesfutebolisticas.blogspot.com/2009/12/o-duelo-aproxima-se.html

Ao contrário do que é costume, não faço uma análise técnica ou táctica. O texto versa apenas sobre os clubes e o que rerpesentam, e as diferenças entre um e outro nesses mesmos aspectos.

Abraço draconiano a todos os que foram abençoados com o portismo.

SevenSeven disse...

Boa Noite, mais uma vez parabens pelo blog, é um grande espaço de referencia para o adepto portista.

Sou moderador do blog ZonaDesportiva, e pretendo saber se alguém está interessado em defender o FCP no nosso espaço online, numa crónica semanal.

aguardo, contacto para o mail zonadesportiva@gmail.com,

obrigado pela atenção e bom trabalho

http://www.zonadesportiva.blogspot.com/