sábado, 19 de dezembro de 2009

Qual o onze para a Luz?

Deixando um pouco de lado os Lucílios (de quem se espera um pingo de dignidade humana) e o facto, lamentável, de Pinto da Costa deixar que os seus ódios de estimação atropelem tudo o que sempre defendeu na vida, olhemos um pouco para aquilo que Jesualdo vai fazer neste Domingo.

Não havendo qualquer dúvida, quer na baliza (agora está um bocado caladinho, Miguel Sousa Tavares...), quer no quarteto defensivo (Rolando, e o seu futebol feito de silêncios, continua a errar, aqui e ali, mas não teria lógica uma hipotética aposta em Maicon nos próximos tempos), restam porém muitas dúvidas no meio-campo e na linha da frente.

Estou tentado a acreditar que Jesualdo apostará em Guarín, para acompanhar Fernando e Meireles.
Fora-de-casa, os mais atentos repararão que Jesualdo tenta evitar a simultaneidade, no terreno de jogo, entre o Belluschi e...Hulk.
Conhecendo nós bem o nosso técnico, um raciocínio básico será que Jesualdo teme colocar em campo dois jogadores que ele julga não defenderem (curiosamente, o nosso adversário de Domingo apresenta, no seu "11" base, um rol de jogadores nestas condições).




Guarín tem entrado bem nas últimas partidas, e será muito provavelmente o titular escolhido, mas também é certo que, jogar desde o início, e logo num jogo com estas características, não é necessariamente a mesma coisa que entrar a meio.
Contudo, o que pesará mais será mesmo o facto de Hulk jogar (com esta defesa actual do slb, não podemos sequer colocar outra hipótese...).
Jesualdo surpreender-se-ia, até a si mesmo, se apostasse em Belluschi em detrimento do médio colombiano.
A outra hipótese, será a entrada de Mariano. Aquela preocupação de lhe "oferecer" uns minutinhos no último FCP-Setúbal, pode não augurar nada de bom...
Ainda resta Valeri, mas parece que muitos terão tirado conclusões rápidas de apenas uma única partida a titular...

Na frente, muito falam que Falcao poderá ser sacrificado para dar lugar a um tridente Rodriguez-Hulk-Varela. Dizem que é um trio que se adaptará melhor a um adversário destes...



Creio, porém, que tal apresentaria dois aspectos menos positivos: em primeiro lugar, o uruguaio está muito longe daquilo que produziu algures na época passada e, para além disso, a experiência já antes tentada, de colocar o internacional brasileiro sozinho na frente, além de parecer contranatura, não produziu resultados brilhantes.

33 comentários:

Miguel Magalhães disse...

Helton
Fucile; Rolando ; Bruno Alves ; Álvaro Pereira
Varela ; Guarin ; Fernando ; Meireles ; Rodriguez
Hulk

A mesma táctica utilizada com o Chelsea em Londres com os alas a defenderem junto com os médios e com estes a bloquearem a circulação de bola do meio-campo do Benfica
O Porto tem que ter uma preocupação natural em não sofrer golos e para isso basta bloquear o sistema do Benfica que assenta numa circulação de bola muito rápida no meio campo com aberturas de espaços para a entrada dos alas ou dos médios interiores
A partir daí basta explorar as debilidades defensivas do Benfica nas costas dos laterais.
O Varela e o Rodriguez junto aos médios bloqueiam as entradas dos laterais, conferem mais gente para defender as alas e ao mesmo tempo são muito rápidos a sair a jogar. O Hulk não faz a primeira parte da equação
O Hulk na frente tem quatro efeitos positivos face ao Falcao num jogo destes: o psicológico, a rapidez para ganhar terreno aos centrais, o cabedal para aguentar/provocar porrada do David Luiz e a capacidade de cair nas alas a servir de apoio aos contra-ataques.
O Guarin dá claramente maior músculo e equilíbrio num sistema destes que o Bellushi

De qualquer forma, com esta ou outra táctica creio que o Porto entrará em campo com vantagem psicológica devido aos recentes resultados/exibições de ambos e também por causa da aproximação na tabela. O Benfica está nervoso pois estão a descobrir que nem tudo são facilidades e o Porto está em crescendo como de costume (um exercício interessante seria recuperar alguns comentários feitos aqui há mês e meio ou dois meses sobre a equipa, os jogadores e o treinador). O Porto tem tudo para ganhar o jogo.

Por fim: está a parecer que um destes dias ainda vai alguém concluir aqui que a culpa dos aviões voarem para Lisboa é do Pinto da Costa...

Orgulhoazulebranco disse...

De facto,são imensas as hipóteses para o onze do Porto,principalmente do meio-campo para a frente...
Jesualdo costuma mudar a equipa para estes jogos,e estou a pensar em Guarin também.

Acima de tudo espero que funcione!

Anónimo disse...

Com o Benfica desfalcado como está, Bobby Robson, Oliveira, Artur Jorge ou Mourinho entrariam com uma postura ofensiva na Luz. Mas como o nosso treinador é o JJ, também não me admirava que entrasse com o Guarin em vez do Belluschi e jogasse para o empate. Seria a confirmação definitiva de que não passa de um "cagão", com o devido respeito.

Anónimo disse...

Miguel Magalhães comentou:"(um exercício interessante seria recuperar alguns comentários feitos aqui há mês e meio ou dois meses sobre a equipa, os jogadores e o treinador)."

É, tens razão. O aprendiz de feiticeiro Antero Henrique chama a isso "memória futura", ou seja, gosta de fazer ajustes de contas com outros portistas. Tu, se calhar, há um mês e meio ou dois, já sabias que as coisas iam evoluir bem. Nem toda a gente pode ter essa clarividência. Parabéns.

Quanto ao PdC e os aviões, que não são para aqui chamados, a culpa pode não ter sido dele, mas que vai todo contente da silva jantar com o Costa, lá isso vai. Que figura! Que baixeza! Mas tu decerto que aplaudes. "Pinto da Costa tem sempre razão".

José Correia disse...

Não é fácil adivinhar o onze do FC Porto para o jogo de amanhã.
Sete jogadores estão certos: Helton, Fucile, Rolando, Bruno Alves, Alvaro Pereira, Fernando, Meireles.

Quanto aos outros quatro, penso que Rodriguez e Falcao também irão jogar.

As grandes dúvidas serão entre Belluschi e Guarin e entre Varela e Hulk.

José Correia disse...

Pedia ao Miguel Magalhães, ao V.R. e aos restantes leitores que se quiserem comentar as declarações de Pinto da Costa e/ou o facto de ir jantar com o presidente da câmara de Lisboa, o fizessem no artigo apropriado.

Vamos aproveitar este artigo do Luís Carvalho para falar (especular) sobre o onze e as perspectivas para o jogo de amanhã.

Obrigado.

Anónimo disse...

Tem razão, José Correia, e peço desculpa pelo off-topic, em resposta ao comentário do nosso caro colega Miguel Magalhães.

José Correia disse...

Um aspecto que admito possa influenciar as escolhas de Jesualdo Ferreira, nomeadamente entre Belluschi e Guarin, é o estado do relvado da Luz.
Por aquilo que se viu no jogo com o AEK, o relvado está miserável, e se chover vai ficar ainda pior.

Anónimo disse...

Antes de saber como o jogo se vai desenrolar, o que é sempre ingrato, eu diria que, com as limitações do Benfica neste jogo, um empate saberá a pouco. Claro que isso não significa que joguemos à maluquinho, mas estou em crer que Jesualdo Ferreira porá em campo uma equipa para ganhar o jogo. Assim sendo, só hesito, nas escolhas que fará, entre Varela e Hulk, mas penso que jogará o brasileiro.

Pedro Vale disse...

O onze que eu queria?
Helton,
Fucile, Rolando, BAlves, Alvaro
Meireles
Belluschi, Rodriguez
Hulk, Falcao, Varela

Tendo o slb um meio campo completamente remodelado, e sem rotinas, creio que era altura de aproveitar para os encostarmos às cordas! Se não sairem do seu meio campo (a não ser com bolas bombeadas que o BA resolve bem), não criam perigo seguramente.

Mas como o modelo de transições rápidas não coaduna com tantos jogadores ofensivos, creio que o onze que JF vai apresentar é o seguinte:
Helton,
Fucile, Rolando, BAlves, Alvaro
Fernando
Guarin, Meireles
Varela, Falcao, Rodriguez

O Hulk defende pior do que o Varela, e o prof. pode ser tentado a guardá-lo para o segundo tempo...
Vamos esperar que não!

Miguel Magalhães disse...

Caro José Correia: Luís Carvalho escreveu "e o facto, lamentável, de Pinto da Costa deixar que os seus ódios de estimação atropelem tudo o que sempre defendeu na vida". O autor do post é obviamente livre de escrever o que entende e naturalmente eu respeito isso e a opinião dele. Limitei-me apenas a acrescentar no final do meu comentário uma nota sobre o tema exactamente por achar que o mesmo não deveria ter sido para aqui chamado.

Caro V.R. parece que encontrou no meu comentário alguma carapuça que lhe serviu mas não era essa a intenção. Como parece deduzir muito bem o que eu penso ou aplaudo dispensar-me-ei de o esclarecer.

Espero é que o Porto ganhe amanhã.

Nelson Carvalho disse...

Acho que os Caros amigos não devem acreditar em tudo aquilo a comunicação social nos tem feito crer nos ultimos dias sobre as inumeras ausências de jogadores do clube da Capital.

Não se admirem se amanha à noite virem a entrar em campo Ramires, Aimar, Sydney, etc.

Certas, são as ausências de Di Maria e Coentrão, o resto logo se vê.

SevenSeven disse...

Mais uma vez parabens pelo blog, é um grande espaço de referencia para o adepto portista.

Sou moderador do blog ZonaDesportiva, e pretendo saber se alguém está interessado em defender o FCP no nosso espaço online, numa crónica semanal.

aguardo, contacto para o mail zonadesportiva@gmail.com,

obrigado pela atenção e bom trabalho

http://www.zonadesportiva.blogspot.com/

Pedro disse...

"e o facto, lamentável, de Pinto da Costa deixar que os seus ódios de estimação atropelem tudo o que sempre defendeu na vida"

Se no artigo é referido o PDC é normal que se comente também isso não? Lamentável é que algumas virgens ofendidas fiquem incomodadas com o facto de PDC ter sempre sido um defensor do FCP e da cidade do Porto! Como aliás tem de ser. O FCP é a maior instituição da cidade com obrigações desportivas e sociais.

Quanto ao SLB desfalcado... eu não sabia que a ausência de 1 titular daria todo este alarido. Di Maria não joga. Quanto a Ramires e Aimar parece óbvio que pelo menos 1 vai jogar...

Por isso V.R não sei onde vês o SLB desfalcado, deve ser no mesmo canal a preto e branco que viste as declarações do PDC, imediatamente por debaixo do quadro autografado do Rui Rio.

Ps: Quem puxou o tema PDC foi o autor do post... quem comenta tem o direito de falar. O lápis azul era de outros tempos.

Pedro Vale disse...

Voltando ao futebol...

Lista de convocados
Guarda-redes: Helton e Beto,
Defesas: Sapunaru, Fucile, Bruno Alves, Rolando, Nuno André Coelho e Álvaro Pereira,
Médios: Fernando, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Mariano e Rodríguez,
Avançados: Falcao, Hulk, Varela e Farías

Anónimo disse...

Pedro,

Estás mesmo obcecado com a "censura" e o "lápis azul", mas não deixas de correr para aqui a postar. Eu, por mim, só frequento blogues, sejam de futebol, sejam de outra coisa qualquer, cuja leitura aprecio. Não sou masoquista, nem sou um desses zombies da net que povoam as caixas de comentários só para criticarem o que lêem.

Quanto ao Benfica ir jogar desfalcado ou não, logo se verá. Eu apenas parto do princípio de que Aimar, Ramires e Di Maria não jogarão, e parece-me que isso é jogar desfalcado.

Também já estou habituado à tua táctica de me colares o rótulo de adepto do Rio, mas os rótulos, para mim, só são importantes nas garrafas de vinho, como dizia o outro.

Passa bem e viva o FCP!

pc disse...

alguns portistas de tanto reflectirem ainda vão querer dar ao Estádio do Dragão o nome do Sr Rio.

Não há pachorra para algumas elites...

O Anti Lampião disse...

Árbitros foram ameaçados de morte !
http://oantilampiao.blogspot.com/2009/12/ate-quando.html

É prática habitual em alguns blogues simpatizantes da agremiação corrupta da luz serem disponibilizados os telemóveis e moradas de árbitros e dirigentes dos clubes rivais e da Liga.

Até quando este modo de estar no desporto e na sociedade permaneceram impunes ?
O que esperam que aconteça ?

Unknown disse...

Pedro disse:

O lápis azul era de outros tempos.

Meu caro,

um blog não é um serviço público, nem tem de agradar a todos. Neste caso o blog destina-se a que os seus autores falem sobre um dos seus interesses: o FC Porto. Não pretende representar nada nem ninguém, a não ser o que pensam individualmente os seus autores (porque mesmo entre nós discordamos de muita coisa). É a nossa "casa" na internet.

E como tal têm todo o gosto que outras pessoas venham cá a casa, se identifiquem (ou não) com aquilo que escrevemos e que possa haver uma troca de "reflexões".

E sendo a nossa "casa" entra cá quem queremos e tentamos manter a casa limpa, por isso aqui não vês os típicos comentários de benfiquistas e sportinguistas que vês noutros blogs, e outra regra que queremos manter é: discutir ideias e não pessoas.

E como bem sabes, já que foste tu que escreveste, no tal comentário da "coisa mais parva" de que passas a vida a falar, utilizaste outros adjectivos dirigidos ao autor do artigo.

Por isso ou te deixas de merdas ou agradecíamos que criasses um blog e caso estivéssemos interessados em saber as tuas ideias a gente vai lá ler (ou talvez não).

condor disse...

Em minha modesta opinião o onze ideal para o galinheiro era aquele que conseguisse os ters pontos!

condor disse...

Não bebo mais nada hoje!Não é ters que se escreve,é três!Dassse!

Zé_dopipo disse...

Ideias e não pessoas? Então ainda menos se entende a fixação naquela anémona que dá pelo nome de RR. Mas, enfim, não será nunca por "quadrilhisse", que a estupidez passará a ser inteligência.

André disse...

"e o facto, lamentável, de Pinto da Costa deixar que os seus ódios de estimação atropelem tudo o que sempre defendeu na vida"

quem começa a falar de pinto da costa??

e qual é o problema de pinto da costa jantar na delegação do FC Porto de Lisboa com a presença do presidente da câmara da cidade onde vai jantar? se fosse em setúbal...espera, braga,setúbal é ao sul, já não haveria o menor problema, sou sócio da delegação de Lisboa,vou ao jantar- assim que acabe de escrever este comentário, e acho que Pinto da Costa neste blog transformou-se numa persona non grata apenas porque no meio de um discurso de 15 minutos - do qual transmitiram três frases sobre os aviões não alinhou na guerra norte-sul- norte sul porque aqui em baixo, em setúbal, braga, sines, viseu, etc... não há o ódio quase irracional que tenho lido por aqui

"Não odeies os teus inimigos pois afecta-te o discernimento- don corleone"- acho que se aplica

Anónimo disse...

"Não odeies os teus inimigos pois afecta-te o discernimento- don corleone"- acho que se aplica"

Então ao PdC aplica-se que nem uma luva.

Pedro disse...

Caro João Saraiva,

Não te conheço de lado nenhum. Por isso dou-te um desconto. Falas que no post do adjectivo parvo usei outros insultos. Mentes. Mentes não por irracionalidade, mas porque não tens mais argumentos.

Dizes que esta é a vossa casa e entra quem quer. Correcto. Mas a internet é pública, e por cá anda quem quer. Por isso deixa-te tu de merdas, porque lições de moral vindas de pessoas sem educação e inteligência ainda não aceito.

Venho aqui as vezes que quiser, falar do que quiser. E se quiserem censurar com o vosso lápis azul censurem. Porque para além disso nada podes fazer.

E essas ameaças de tipos com complexos de édipo... por favor. Homens ameaçam outros em pessoa, não escondidos por detrás de um pc e de um pápis azul que lhes segura o ego.

André disse...

V.R.

sem dúvida, durante o jantar voltou aquando do seu discurso a dar uma alfinetada no suspeito do costume, o que era natural pois estava presente o seu homologo de Lisboa, mas também no mesmo discurso outras coisas foram ditas e dessas todas apenas as achas para a fogueira mediática são transmitidas para o exterior

não invalida o que eu disse antes.

cumprimentos

Unknown disse...

Tsssss!!!
(Eu sei que fui muito profundo)

E amanhã? Quem lá vai?

Eu vou, eu vou; ao cesto do pão eu vou!!!

E perdoem-me o desabafo, mas muitos dos que aqui postam, também o deveriam ir!

(A vêr se começavam a compreender certas coisas)

sirmister disse...

O facto de se discutir o 11 é muito bom sinal, o ano passado por esta altura discutia-se quem poderia ser adaptado para jogar a defesa esquerdo tudo o resto era certo.

Por mim gostava que o FCP entra-se em campo com belluschi no meio campo porque está a subir de forma e tem estado muito perto do golo sendo tambem uma boa arma para marcar livres, e com o trio varela, hulk e rodriguez no ataque, acho que pode ser o nosso trio para atacar a segunda fase da champions e acho que seria bom para partir os rins ao tosco do luisão e sacar faltas ao dabid luiz (aqui mais difícil devido ao factor lucilio).

entre quem entrar o que interessa é que joguemos bem e consigamos vencer o jogo, tenho confiança em todos.

Unknown disse...

Pedro,

1º Eu tenho o teu comentário, apesar de ter sido eliminado aqui do blog e não o ter lido aqui, o dito comentário tinha sido descarregado pelo meu leitor de feeds antes de ter sido eliminado. E no dicionário da Porto Editora a palavra 'estúpido' ainda é um adjectivo.

2º Não te ameacei de nada, só disse e repito que aqui não és bem-vindo quando vens adjectivar pessoas, que como dizes, não conheces de lado nenhum.

3º Vens aqui as vezes que quiseres sem a mínima dúvida, mas seguramente não falas do que quiseres.

4º O que escreves fora daqui quero lá saber, é-me completamente indiferente.

Catarina Pereira disse...

Acho que começa a faltar alguma humildade e sapiência aos autores deste blog.

Um blog é público a menos que os seus autores façam uma aprovação prévia dos comentários, ou não os permitam.

Confesso que este blog é uma visita regular porque o achava ponderado. As divergências ás vezes ultrapassam o razoavel, e concordo com a eliminação de comentários puramente ofensivos. No entanto parece-me que nos ultimos tempos tem havido uma recusa dos autores em aceitarem criticas.

Se essa dificuldade existe então o melhor será não permitir respostas.

Por isso Sr. Saraiva em vez de questionar a liberdade de expressão mude a sua atitude. A sua resposta foi reprovável e muito mal educada.

PS: Reparem no 1º paragrafo deste post. Ele refere novamente PDC. Estavam à espera de quê nas respostas. Se lançam o isco ficam com o que vier á rede.

Pedro disse...

Ao João Saraiva,

Esse ego melindrado já vem do teu blog anterior. És conhecido...

1- Quando utilizas o adjectivo "estupido", não era preciso ires á Porto Editora para tal ( mas também podias lá ver que também é um substantivo), precisas contextualizar e colocar a citação total. Sim, porque também eu tenho a resposta completa... Queres uma contagem da palavra estupido neste blog vindo de autores já agora?

2- Quando alguém faz um post mal fundamentado e incorrecto tem naturalmente de ouvir a sua classificação. Basicamente na tua ideia temos de tratar os autores do blog com adjectivos correctos... A lingua Portuguesa é assim mesmo, o que insulta uns não insulta outros e vice-versa.

3- Seguramente não me impedirás de falar o que quero. Podes apagar, mas até o fazeres os restantes leitores vão ler, e quem tiver twitter e afins continuará a ler.

4- Seria interessante fazer um repost do artigo + resposta. Ver se o adjectivo parvo não se enquadra no 1º parágrafo da crónica, e se a falta de sensatez ao escrever uma informação tecnicamente incorrecta não pode ser classificada de estupidez.

5- Deixa-te de merdas e cresce. Não metes medo a ninguém, e seguramente não impressionas ninguém.
if you can't take the heat, don't go near the fire.

Anónimo disse...

Cara Catarina,

Pode crer que por aqui todos lidamos bem com as críticas, não lidamos bem é com a falta de educação. Há quem não perceba, ou finja não perceber, esta distinção.

Entre os autores há várias trocas de opinião divergentes, mas sempre sem recurso a adjectivos ou substantivos de conotação menos própria.

Volte sempre e bom jogo!

Unknown disse...

Havia muito a dizer, basta verificar as contradições entre comentários, mas ao prolongar esta discussão só estou a fazer aquilo que precisamente queremos evitar aqui nos comentários do blog.

Os pontos de vista de cada um estão expressos, pela minha parte ponto final parágrafo. Quem quiser entender que entenda.

Sendo que a linha do blog será sempre a que os seus autores desejarem.