sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Convívio de operários, faltou acutilância

Sendo inegável que o Porto fez uma exibição seguríssima, autoritária e plena de mérito, eu - cordialmente discordando do Miguel Lourenço Pereira - não classificaria o jogo de terça-feira um jogo de "gala", nem sequer como um grande jogo. Quando só uma das equipas está em interessada em jogar à bola e em ganhar, raras vezes os jogos são memoráveis (excepto quando acabam em goleadas e não foi este o caso).

O Porto cumpriu a sua parte; dentro das suas limitações, fez tudo o que estava ao seu alcance para obter um resultado do seu agrado; do outro lado, o "Olhanense espanhol", depois muito prometer - Duda falou em vencer no Dragão; nunca ouvi ninguém do Porto dizer que ia vencer a Old Trafford ou no Olímpico de Munique, mas enfim... - acantonou-se no seu meio campo, e por lá ficou. Pensando bem, até o Olhanense fez melhor.

Porventura os "malaguetas" estarão a contar mostrar tudo o que sabem no seu estádio - acho piada a estas equipas: "somos os maiores... quando jogamos em casa" - que, dizem, tem um ambiente "infernal". Não sei como será. Sei sim que não será pior que o ambiente no Estádio da Luz - nenhum estádio é mais hostil ao Porto, nenhum - e não nos temos dado mal por lá... Nesse aspecto, claramente subvalorizado pela equipa técnica do Málaga, que apostou tudo numa eliminatória de 90 minutos a disputar no seu terreno, estamos ao nível dos (ou somos mesmo os) melhores do mundo.


Conseguiram ainda assim sofrer apenas um golo, porque se acantonaram, sim, mas também porque nem o Porto soube criar ocasiões de golo condizentes com o domínio exercido, nem a maior parte dos remates teve como destino a baliza - foram 7(?) os que acabaram na bancada; não pode acontecer. Apesar de ter "toureado" muito e bem o Málaga, o Porto não foi capaz de dar a "estocada final". Faltou entre os abnegados operários um artista capaz de um definitivo toque de magia. Estou a lembrar-me daquele rapaz brasileiro que foi jogar para a Rússia, mas para ser sincero duvido que o Porto produzisse este futebol se ele ainda cá estivesse. Em todo o caso, como já não o temos por cá, e porque o James vem uma paragem prolongada, temos de jogar com o Varela, que enquanto membro útil do plantel, ofensivamente não tem estaleca para estas andanças. Tem os seus méritos, mas não passou uma única vez pelo Antunes. O que é péssimo, ponto final.

Do lado oposto, Ismaylov esteve muito bem, embora tenha notado que não tem capacidade de explosão que lhe permita desmarcar-se mais vezes, e ter uma maior dinâmica com o Alex Sandro. Tendo em conta a idade e o historial de lesões, será que alguma vez a voltará a ter? Em ambos os casos, não é de descartar a influência/entendimento com o lateral. Nesse aspecto, Alex Sandro bate Danilo aos pontos - este último "teima" em manter-se no limbo, entre a desilusão e a eterna promessa.

O golo, excelente (mas irregular?) acaba por saber a pouco, mas dificilmente poderia ser mais do que apenas o único. Mesmo depois de se verem a perder, e mesmo já com (meio) James em campo, nem o Málaga cedeu, nem o Porto se transcendeu. Em suma, o Porto precisava de ter sido mais acutilante, precisava de ter sido mais produtivo, precisava de ter quebrado o Málaga, e aí sim, teria marcado mais golos. A posse da bola e o domínio do adversário, não podem ser fins mas pontos de partida para os golos, as vitórias - o Porto precisa do James ao seu melhor nível.

De entre um rol de exibições fantásticas, destaco o Jackson, que eu - estejam à vontade para discordar - considero o melhor ponta-de-lança que o Porto tem desde o Jardel. Sim, eu acho que o Jackson é melhor (não muito melhor, mas melhor) que o Falcao. É muito mais "jogador de equipa" - poderia ter facilmente passado ao lado do jogo mas nunca deixou de lutar e trabalhar - e é tecnicamente superior ao seu conterrâneo.


Destaco também o Fernando, não pelas melhores razões. À semelhança do Varela, embora sendo muito mais fiável e regular, parece-me que as suas limitações ficaram expostas: empatou o jogo quando se pedia rapidez e nem sempre tomou as melhores decisões. Pede-se ao Fernando, há já algum tempo, que seja o primeiro a atacar, mas acho que ele só sabe defender.

Confesso que nesta altura já estou a pensar na eliminatória seguinte - tudo pode acontecer, mas julgo que já demonstramos que somos melhores que o Málaga, e mesmo com um empate a zero, seríamos igualmente favoritos; e quem aposta tudo num só jogo (mesmo que conte nas suas fileiras com um mergulhador de craveira, com cátedra da Luz) sai geralmente a perder. E pese embora os problemas que apontei, temos condições de a [próxima eliminatória] disputar de olhos nos olhos seja com quem for. Ir mais além que isso, parece-me "demais"; veremos.

Uma última nota para o celeuma criado pelo golo do Moutinho: o protestos não se fizeram esperar, primeiro em Portugal e depois em Espanha. Com o desagrado dos espanhóis, posso eu bem; se há coisa de que não se podem queixar é de arbitragens. Já o desagrado dos "portugueses", é de evitar, e por isso sugiro ao Moutinho que para a próxima marque um golo com a mão. Ninguém aprecia um bom golo com a mão como os "portugueses".

10 comentários:

Carlos Santos disse...

Discordo veemente da observação feita ao Fernando.

É muito provavelmente, juntamente com o Moutinho, o jogador mais regular do plantel. Queixar-se que ele não é bom a atacar, para mim faz tanto sentido como criticar o Helton por não marcar golos.

José Rodrigues disse...

Também acho q Fernando esteve em bom nível, melhor do q por ex Lucho. E Danilo também nao esteve mal, mesmo podendo melhorar (nos cruzamentos, por ex).

Finalmente, gosto muito de Jackson mas para mim Falcão é claramente melhor. Alias, o Falcão é para mim o melhor PDL no mundo.

Pyrokokus disse...

Tendo em atenção ao jogo que era, ao tipo de adversário (nunca acreditei que viessem cá jogar ao ataque) considero que a equipa fez um grande jogo.
Ganhou e não sofreu golos!
Analisando o acantonamento do adversário, a pouca vontade de jogar à bola, penso que o ataque desenfriado poderia ter sido mais prejudicial que vantajoso...
É certo que durante o jogo, um ou outro jogador poderia ter tido mais precisão no passe, poderia ter definido a jogada de outra maneira, mas faz parte do jogo...
Continuo a considerar que foi um grande jogo por parte do FC Porto.

Anónimo disse...

Subscrevo quase na totalidade a análise do Filipe Sousa; mas continuo afirmar que o Porto é em muito superior ao Málaga como foi amplamente demonstrado em pleno relvado do Dragão. Agora e continuo a afirmar que o Málaga é uma espécie de Paços de Ferreira da Liga Espanhola*. O que acontece é que muitos confundem a sua bela campanha da Liga Espanhola e da Liga dos campeões com a sua real valia como equipa. E esta é bem inferior á do FC Porto.
Também concordo que o quase total domínio exercido pelo Porto foi um pouco pífio, e que foi bem constatável com o magro resultado alcançado, mas acima de tudo tendo em conta o número de oportunidades de golo feito.
Quanto a exibições individuais; só gostaria de acrescentar algo mais em relação ao Danilo e ao Falcao. Na minha opinião pessoal, Danilo a cada dia que passa, demonstra que não vale nem metade do que custou, pese embora ter bastantes qualidades; Mas para fazer aquilo que ele faz, há por ai no futebol mundial muito melhores e muito mais baratos. Quanto ás comparações que Felipe faz entre Jackson e Falcao e até Jardel; compreendo e até um certo ponto as aceito, mas sem concordar de todo. Para mim Jackson é o mais completo como jogador e PL que Jardel e Falcao; pese embora o seu altíssimo rendimento; não é um “matador” como foi Jardel e Falcao e jogadores com esse instinto matador há poucos no mundo. São as tais espécies raras.

* (Nota em atenção ao Miguel Lourenço Pereira: não estou a dizer que o Málaga é igual ao Paços de Ferreira; é superior. O que quero dizer é que há equipas superiores na Liga Espanhola, mas que não estão a fazer um tão bom campeonato como o Málaga; caso do Valência e da Real Sociedad por ex. E de todos os nossos possíveis adversários na CL, o Málaga era sem dúvida o mais fraco; na minha opinião)

Miguel Góis.

cincoAzero disse...

mais um lance a beneficiar os encornados
http://www.oantilampiao.blogspot.pt/2013/02/a-identidade-da-agremiacao-corrupta.html

Miguel Lourenço Pereira disse...

Sabes que penso o mesmo mas quanto mais vejo o Jackson jogar mais vejo que são complementares. O Jackson, com o seu estilo e o seu fisico, funciona melhor de costas para a baliza, move-se bem fora da área e é aí onde tem de ser mais incisivo. O Falcao á medida que se afasta da área vai perdendo influência mas dentro, é inigualável!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Miguel/Pedro Góis,

Eu sinceramente não sei quanto do futebol espanhol vê ou deixa de ver, mas dizer que o Valência (uma equipa de remendos que está há anos em queda livre), a Real Sociedad (que tem três bons jogadores: Griezman, Aguirretxe e Pardo e está claramente a fazer uma temporada muito acima das possibilidades) são melhores que a equipa com melhor defesa da liga espanhola, a equipa que ganhou com facilidade ao RM e fez soar o Barça como poucos, a equipa que desde há dois anos para cá tem jogado do melhor futebol praticado em Espanha com salários de meses em atraso, é pecar de optimista em excesso.

O Schalke 04 é muito, mas muito pior equipa do que o Málaga!

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
Concordo, mas na minha modesta opinião faltou abordar um tema fundamental no jogo, as bolas paradas.
Antes que alguém me “agrida” acho o JM um jogador excelente e fundamental na equipa, mas não consigo perceber porque marca sempre (ou quase) as bolas paradas.
A sua eficácia/perigosidade é inoperante, as bolas normalmente bom “mortas” e mal direcionadas. Quem estudou física/ ou jogou ténis sabe que a bola deve ir com uma certa energia para ser mais eficaz o remate, para comparação vejam como o Bale da equipa da AVB marca, a bola vai tensa e com força.
Nas bolas paradas a nosso favor temo sempre que de uma jogada de contra ataque, ou então espero que o Mangala imprima uma cabeçada condizente com a sua capacidade atlética.
Outra coisa que me faz espécie a pouca diversidade nos lances, sempre marcados da mesma maneira, enfim quando me lembro de alguns jogadores que passaram pelo FCP (Oliveira, Branco, Geraldão, Drulovic, …) que obrigavam até os adversários a baixar a pressão da bola.
Pode ser que este jogo com o RA o JM deixe marcar algum livre ao Maicon.

Silva Pereira disse...

Continuação

Esqueci-me de comentar alguns comentários, desculpem o pleonasmo.
Quando ouço e leio que as equipas que o FCP enfrenta são mais fracas e fazem certas comparações até parece que estou a ouvir a loura dos chifrudos e os seus apaniguados.
Só vou reportar a esta eliminatória da UEFA e façam as comparações.
O FCP enfrentou o Málaga que por “acaso” ganhou o seu grupo sem perder algum jogo ficou à frente do AC Milan que por “acaso” ganhou ao Barcelona (2-0) a equipa que deu um baile de bola no galinheiro e na 2ª mão jogou com os juniores e nem assim os chifrudos conseguiram ganhar.
A loura do 5LB disse (deve ter umas brancas) que defrontaram uma equipa que joga no melhor campeonato do mundo e até tem 3 equipas na LC, disse que defrontaram uma equipa melhor do que algumas estão na LC. O meu espanto (ou não) foi ninguém demonstrar os disparates e lembrar que a Espanha tem 4 equipas na LC e por sinal o Bayer Leverkusen está em 3º lugar a 16 pontos do BM (em 1º) e a 15 pontos de lugar de descida e o Málaga está em 4º a 15 pontos do Barcelona e a 22 pontos da descida, já agora o Celtic levou 3 do Juventus em casa.
O Paris SG que jogou com o FCP o tal clube que era composto de uns certos jogadores que ia em 3º em França que não era uma equipa só vai em 1º e foi ganhar ao Valença que terminou a fase dos grupos com os mesmos pontos (13) do Bayer de M (o tal que comanda o melhor campeonato do mundo).
São coincidências do c… e vejo alguns portistas a “engolirem” o que a propaganda diz, até parece que não estão habituados a esses comentários na liga doméstica. Quando o FCP goleia o VG, o Gil Vicente, o BM… as equipas são macias não jogam nada, entraram a dormir ou então arranjam outras desculpas esfarrapadas. Enfim esperava que os portistas já soubessem distinguir a demagogia.
Estas atoardas fazem-me lembrar a fábula da raposa que não chegava às uvas e dizia para si que estavam verdes ou então como diz o brasileiro pimenta no cu dos outros é refresco para mim.

Filipe Sá disse...

o Fernando é neste momento dos melhores jogadores do mundo na posição e Em todas às vertentes. Não conseguir ver isso no jogo contra o Malaga é muito estranho.
O Varela fez um Bom jogo e passou varias vezes pelo Antunes. Aliás, acho que saiu fora de tempo.
Foi uma pena termos estado globalmente mal no último passe. Só isso impediu a goleada.