quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

“O Porto não é mais forte que o Milan”

O Porto não é mais forte que o Milan

Estas declarações de Camacho, jogador do Málaga, ANTES do jogo de ontem, fizeram-me lembrar declarações parecidas (no mesmo tom) de jogadores do Depor, em Abril de 2004, antes da meia-final FC Porto x Deportivo Corunha. Recordo que o Depor tinha eliminado o AC Milan nos quartos-final, após uns concludentes 4-0 no Riazor (a equipa galega eliminou os milaneses com 5-4 no acumulado das duas mãos).

Ora, disputados o AC Milan x Málaga e o FC Porto x Málaga e comparando os indicadores estatísticos (vale o que vale) disponibilizados pela UEFA dos jogos que este Málaga disputou em Milão e no Porto, verificamos que até são parecidos.



As diferenças mais significativas são o número de remates que o Málaga fez nos dois jogos (4 em Milão contra apenas 1 no Porto) e, claro, o resultado final – o Málaga empatou em Milão (1-1), um jogo que podia perder (*), e perdeu no Porto (0-1) a primeira parte de uma eliminatória que, de há umas semanas para cá, é o seu único grande objectivo desta época.

Independentemente de, na minha opinião, o FC Porto 2012/13 ser superior ao AC Milan 2012/13 (actualmente, só vejo quatro ou cinco equipas europeias superiores ao FC Porto e nenhuma delas é italiana, o que não quer dizer que o FC Porto não possa ganhar a essas equipas e perder com outras), o que esta afirmação de um jogador do Málaga revela é a sobranceria com que de Espanha se olha sempre, ou quase sempre, para as equipas portuguesas.

O AC Milan tem mais nome e currículo que o FC Porto, logo tem melhor equipa, certo? Errado!

E depois, claro, ficam muito surpreendidos…

(fonte: jornal O JOGO, 20-02-2013)

(*) O Málaga fez uma fase de grupos extraordinária e, após as quatro primeiras jornadas, somava 10 pontos (contra 5 do AC Milan, 4 do Anderlecht e 3 do Zenit) e já tinha o apuramento garantido para os oitavos-de-final, o que lhe permitiu “tirar o pé do acelerador e descansar” nos últimos dois jogos.

32 comentários:

Anónimo disse...

Bem, pelo menos por agora o Milan foi melhor que o Barcelona :)

José Rodrigues disse...

Bem, ao ver q o Milan ganhou ao super-barça 2-0, nao estou tão certo como isso q sejamos melhores do q eles...

DJ Louro disse...

Um Barça menos bem frente ao autocarro milan, faz-me lembrar o Inter de Mourinho.
Sem o Barcelona e o R.Madrid..só vejo o Manchester e o Bayern como muito fortes, mas 1º falta passar o Malaga...

José Correia disse...

Num jogo, ou numa eliminatória, é sempre possível a equipa mais fraca superar a mais forte.

Veja-se, na época passada, o caso da eliminatória entre o Barcelona e o Chelsea ou, mais evidente ainda, a eliminatória entre o Manchester City e o Sporting.

José Correia disse...

Por aquilo que tenho visto ao longo dos últimos meses (e já vi vários jogos do AC Milan), mantenho a mesma opinião, mas era óptimo se pudessemos tirar isso a limpo num confronto direto nos quartos-final, nas meias-finais ou, melhor ainda, na final da LC desta época.

José Correia disse...

Apesar dos resultados da 1ª mão, é capaz de ser um bocadinho cedo para anunciar as "mortes" do Barcelona e do Real Madrid na Liga dos Campeões desta época.

Anónimo disse...

e na sua opinião que 4/5 equipas europeias são melhores que este Porto?

Fernando disse...

José Correia: muito bem observado. Um Dragão não esquece, um Dragão não perdoa (nem pode)! O cromo andaluz bem que pode engolir a malagueta... Um abraço e todos que puderem devem ir apoiar a equipa no próximos e demais jogos. A 12ª presença em campo deve ser preponderante. Um abraço

José Correia disse...

FC Barcelona, Real Madrid, Manchester United e Bayern Munique.
O que não quer dizer, conforme referi no texto do artigo, que o FC Porto não possa ganhar a essas equipas e perder com outras.

José Correia disse...

Quando li as declarações do Camacho, pensei: este gajo ainda vai engolir o que disse.
Teve (tiveram) foi sorte de ter sido só 1-0.

Anónimo disse...

Eu sou Portista ferrenho mas não sou fanático e ao lote do José Correia, acrescentaria MU, MCity, B. Dortmund, Juventus, Chelsea, Át. Madrid por exemplo como equipas superiores ao Porto. Já para não falar no actual PSG e não aquele que encontramos na fase de grupos.

Pedro Góis

Anónimo disse...

Sorte!!! O domínio foi avassalador é um facto, mas sinceramente quase que não houve oportunidades de golo feito a favor do Porto. Felizmente o fiscal de linha não viu que Moutinho estava em posição irregular. O resultado escaço não se deveu á falta de sorte, mas sim pela incapacidade da equipa desenvolver um outro futebol nos últimos 30 metros.

Pedro Góis

José Rodrigues disse...

Certo, nao e' de um ou dois jogos isolados q se pode concluir q uma equipa e' melhor do q outra.

Ora por isso mesmo nao se pode concluir minimamente q la' por o FCP ter tido melhor performance q o Milan na recepcao ao Malaga, o FCP e' melhor do q o Milan.

E' apenas um dado isolado, ainda q interessante. Da mesma forma q a vitoria do Milan ontem por 2-0 tb e' outro dado isolado em sentido contrario, ainda q interessante.

Nao conheco bem este Milan, tenho visto apenas uns quantos resumos e um par de jogos. Mas do q tenho visto tendo a concordar com o Camacho, sinceramente: nao me parece q o FCP seja mais forte q o Milan, de facto. Talvez tb nao seja mais fraco, mas penso q a valia das duas equipas e' mais ou menos da mesma ordem de grandeza.

E tb nao me parece q Camacho tenha cometido com essa declaracao qualquer "pecado" de sobranceria ou desrespeito para com o FCP, sinceramente. Se hipoteticamente o FCP apanhar o Milan a seguir e um jogador do FCP disser q acha q o Milan nao e' mais forte do q o PSG ou o Malaga, vai-me parecer uma opiniao perfeitamente respeitavel.

José Rodrigues disse...

"Tirar a limpo" nao sera' possivel de forma categorica, pela razao q mencionaste anteriormente: numa eliminatoria tudo pode acontecer, e da mesma forma q a eliminacao do Barcelona pelo Chelsea nao serviu para concluir q estes ultimos eram melhores, uma eliminacao do Milan pelo FCP nao servira' para concluir q somos melhores (ou vice-versa, ja' agora).

Mas uma coisa e' certa, preferia apanhar o Milan ao Barcelona por exemplo (ou ao Bayern, ou ao RM ou ao MU).

De qq forma um passo de cada vez e antes de mais nada temos q eliminar o Malaga, o q nao sao favas contadas. Espero bem q os jogadores andem concentrados no Malaga e nos jogos do campeonato q se seguem, acima de tudo.

José Correia disse...

Os indicadores estatísticos dos jogos AC Milan x Málaga e FC Porto x Málaga são parecidos, com ligeira superioridade para o FC Porto, mas não passam disso, de indicadores estatísticos, que valem o que valem.

A minha opinião acerca do AC Milan 2012/13 não é baseada nestes indicadores estatísticos, mas sim em meia-dúzia de jogos que já vi deles ao longo desta época.

Adriano Garcia disse...

Góis, esqueceu-se de acrescentar o 5LB à lista...


Um abraço do amigo,
Adriano Garcia

DC disse...

Caso o Barcelona seja eliminado quero o Milan no Dragão (caso passemos claro). Equipas que mutilam o próprio relvado para aumentar as hipóteses de ganhar um jogo dão-me asco!

E o Milan não jogou nada na minha opinião. O Barça é que além do relvado péssimo, do árbitro tendencioso, fez o pior jogo que me lembro de ver nos últimos 5, 6 anos. Venham ao Dragão e são sufocados como foi o Málaga.

Joao Goncalves disse...

E o Santa Eulália, que ganhamos à rasquinha com muita sorte.

Joao Goncalves disse...

e para ti, deve ter sido felizmente que o fiscal de linha/baliza/poste/ maricas que fica ali no fundo a olhar para o rabo do GR durante o jogo todo, não ter marcado o Penalty clarissimo sobre o Varela,

DC disse...

José Rodrigues, o Milan tem pior defesas que o Porto, tem piores médios que o Porto com excepção do grande Boateng, o Pazzini não é melhor que o Jackson e o El-Shaarawy não é melhor que o James.
A única coisa em que penso serem superiores é na experiência de alguns elementos. Mas não os vejo sequer a ter pernas para aguentar o nosso ritmo.
O jogo de ontem não me parece ser exemplo para nada: foi jogado num campo de batatas, teve uma arbitragem com influência no resultado e apanhou um Barça sem treinador há 2 meses que fez o pior jogo dos últimos anos (e esta forma descendente vem-se a notar desde a saída do Tito para Nova Iorque. O Roura deve perceber tanto daquilo como o Rui Quinta).

DC disse...

José Rodrigues, o Milan tem pior defesas que o Porto, tem piores médios que o Porto com excepção do grande Boateng, o Pazzini não é melhor que o Jackson e o El-Shaarawy não é melhor que o James.
A única coisa em que penso serem superiores é na experiência de alguns elementos. Mas não os vejo sequer a ter pernas para aguentar o nosso ritmo.
O jogo de ontem não me parece ser exemplo para nada: foi jogado num campo de batatas, teve uma arbitragem com influência no resultado e apanhou um Barça sem treinador há 2 meses que fez o pior jogo dos últimos anos (e esta forma descendente vem-se a notar desde a saída do Tito para Nova Iorque. O Roura deve perceber tanto daquilo como o Rui Quinta).

Fred disse...

O domínio avassalador obrigou o Málaga a fechar-se como uma equipa pequena, daí o Porto ter tido bastantes dificuldades em criar oportunidades de golo. Quanto ao golo continuo a achar piada à tentativa de desprezo do enorme jogo do Porto face a um golo marcada através de uma posição irregular.
Faz-me impressão o facto dos adeptos de futebol continuarem a matutar lances de fora de jogo e penalty com base em repetições de todos os ângulos, zoom's, câmara-lenta, etc. etc. para no fim cruxificarem uma equipa por ter marcado um golo irregular milimétrico.

Anónimo disse...

Sinceramente, acho que o futebol moderno já não comporta opiniões que avaliam uma equipa pela sua capacidade de atacar e fazer golos. Creio que o Milan fez um excelente jogo (e o Barcelona um mau jogo, mas as duas coisas estão sempre ligadas), porque defendeu lindamente, com um bloco baixo,
e certo, mas juntando sempre as linhas, nunca (ou raramente) se desposicionando. Ofensivamente, aproveitou quando teve hipótese, essencialmente através de Boateng e El. Analisando o Porto-Málaga, por exemplo, creio que o Porto fez um excelente jogo, precisamente pelo seu trabalho defensivo (ao contrário do bloco baixo do Milan, uma pressão constante e muito bem apoiada colectivamente), não concedendo oportunidades. 1-0 em casa é grande resultado nos 1/8 da Champions, apesar do golo em fora de jogo.

Filipe

José Rodrigues disse...

Volto a repetir: eu nao disse q acho q o Milan seja superior ao FCP (nem o Camacho, ja' agora), mas sim q as duas equipas têm uma valia mais ou menos equiparada.

Para mim uma eliminatoria entre os dois seria 'a volta de 50/50; o q e' bem melhor do q contra uma boa parte dos outros possiveis adversarios, ja' agora.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Eu gostava sinceramente que as pessoas começassem a pensar que uma equipa não é só melhor ou pior que outra analisando jogador por jogador, linha por linha. Esse é um critério mas não é exclusivo. Há o treinador, há a influência desse clube nos corredores de poder, há a experiência internacional - tanto colectiva como individual - há a abordagem táctica preferencial que faz que equipas sejam mais favoráveis a jogar com x tipos de rivais do que outras. Esta história de dizer que A é melhor que B apenas porque os jogadores de A são melhores (ou pensamos que são) que B é extremamente redutor e dispara totalmente ao lado. Se fosse assim os Inter, Chelsea, Liverpool e companhia nunca venceriam provas europeias.

O AC Milan é uma equipa em construção, uma equipa extremamente jovem no ataque, experiente no meio-campo, com bastantes soluções e que sabe a que joga. Contra o FC Porto, provavelmente, fariam um jogo similar ao de ontem, com ataque cirúrgicos e uma eficácia à italiana e já ficou claro que uma equipa como o FCP ou como o Barcelona joga melhor com quem deixa espaços atrás, não quem se defende assim. Não é por acaso que o Milan, com o Chelsea, tem sido nos últimos 5 anos a equipa que mais problemas colocou sempre ao Barça, desde a etapa Rijkaard.

Eu não tenho dúvidas que o FCP é superior ao Schalke 04, Galatasaray e Valência. A partir de aí há uma igualdade com uma série de equipas (PSG, Shaktar, Malaga, Arsenal, Juventus) e uma inferioridade evidente com Bayern, Dortmund, Barcelona e talvez R. Madrid/Manchester United (mas num plano inferior)

Traficante de pneus disse...

Este Malaga não é melhor que o Villareal que nos defrontontou em 2011

DC disse...

As 2 equipas que mais problemas criaram ao Barça foram o Arsenal e o Real e fizeram-no nos jogos em que pressionaram alto e jogaram cara a cara e não quando optaram pelo autocarro. Aliás, só nos Emirates eu vi uma equipa a tirar a bola ao Barcelona e realmente a assustá-los um pouco.

As dos autocarros até podem ter resultados favoráveis, como o Celtic teve por exemplo, mas em 10 jogos continuariam a perder 7 ou 8.

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

O Real, o Chelsea, o Inter e o Milan são, nos últimos quatro anos, as equipas que melhor entenderam como se pode ganhar ao Barcelona. O Arsenal esteve perto de uma fazer, uma só vez, mas quando decidiu abandonar o seu estilo de jogo por uma abordagem mais directa. Quando tentaram jogar de uma forma que não sabiam, no Camp Nou, foram pisados por completo. Já com os clubes de Milão, com o Chelsea e com o Real - salvo em dois jogos - o Barcelona nunca se sentiu cómodo, nunca soube resolver esse engima. E essa realidade é recorrente, ano atrás ano!

Abel Pereira disse...

Um pormenor que me deixa sempre de pé atrás é a necessidade que certos participantes têm de sublinhar o clube de que são adeptos. Acho preferível que sejam os comentários a deixar perceber esse facto. Além disso, também é possível o mesmo participante fazer passar-se por vários, mesmo através de perfis, mas como anónimo, então, nem sequer dá trabalho...
Quanto à eliminatória acho que devemos ser cautelosos. Apenas podemos considerar que há boas hipóteses de passarmos!
As decisões da equipa de arbitragem obedeceram aos critérios em vigor: decidiram a favor de quem defende em duas situações de possíveis grandes penalidades a favor do FCP; decidiram a favor de quem ataca na jogada que dá o golo ao FCP...
Saudações Portistas

José Lopes disse...

Parece-me que o raciocinio do Pedro Gois consiste em simplesmente considerar que qualquer equipa do actual top-3 dos grandes campeonatos europeus e' superior ao Porto. Dos clubes que disse (e descontando o MU, ja referido pelo Jose Correia), acho que o Dortmund e' uma bela equipa, tal como a Juventus. Poderiam perfeitamente eliminar-nos, mas discutiriamos a eliminatoria ate ao fim.

José Lopes disse...

O Milan e' um peso-pesado do futebol, tem uma equipa experiente e equilibrada atras e gente nova e com talento na frente. O El Shaarawi e' excelente e para o tipo de jogo de ontem ainda mais. Como disse o Miguel, alem dessa experiencia e do modelo de jogo, poderiam colocar-nos grande problemas pelo peso que tem na UEFA e ate pelo facto de jogarem num grande e mitico estadio, que pode sempre mexer com a cabeca de miudos.

José Rodrigues disse...

Sem dúvida!

Tanto um como outro têm capacidade para dar a volta à eliminatória.