sábado, 23 de fevereiro de 2013

FCP cabeça-de-série na LC em 13/14

Para além de um bom jogo e resultado contra o Málaga, a jornada europeia desta semana trouxe-nos um «bónus» que terá passado desapercebido a (quase) toda a gente: o FCP garantiu (a 99%) que em Setembro estará mais uma vez no sorteio da fase de grupos da LC como cabeça-de-série, o que convenhamos dá bastante jeito - e prestígio.

Antes de mais nada, é garantido que entraremos directamente na fase de grupos da LC em Setembro já que Portugal apura 2 equipas directamente para essa fase - e é impensável que o FCP acabe o campeonato em 3o lugar.

Olhando para o ranking de clubes da UEFA (em função dos pontos conquistados nas competições europeias nas últimas 5 épocas), vê-se que estamos neste momento em 7o lugar com o Inter, Valência e A. Madrid a «morder-nos os calcanhares».

Ora se é plausível que o Inter ainda nos ultrapasse até ao fim desta época (podendo eventualmente ir mais longe na LE do que nós na LC), já o Valência está com um pé fora (só por milagre ganha por 2-0 em Paris, penso eu) e o A. Madrid foi ontem eliminado (tal como o Lyon, já agora, que está um pouco mais atrás). Quanto ao Shakhtar, para além de ser muito provável que seja eliminado pelo Dortmund (precisa de ganhar na Alemanha), está demasiado longe para nos poder ultrapassar esta época. Tal como o Milan.

Ou seja, (pelo menos) o 8o lugar no ranking no Verão está praticamente garantido. É até possível que consigamos chegar ao 6o lugar ultrapassando o Arsenal, mas para isso teríamos que chegar pelo menos às 1/2 finais (mas antes de sequer pensar nisso, convém estar agora concentrados no jogo de Málaga - um passo de cada vez).

Para além disso mesmo que (para além do Inter) o Valência por milagre consiga ultrapassar o PSG e ir mais longe do que nós utrapassando-nos no ranking, é bem provável que haja equipas acima de nós que não se consigam apurar para a fase de grupos da LC - começando pelo próprio Valência (em 5o lugar na Liga Espanhola), passando pelo Inter (também 5o) e terminando no Arsenal (também 5o, e em crise).

Como disse no início, para além de pragmaticamente ser cabeça-de-série dar muito jeito (evitando por exemplo o risco de apanhar Barcelona, Juventus e B. Dortmund no mesmo grupo), também dá prestígio. Repare-se que o FCP é a única equipa que tem estado consistentemente no top10 do ranking que não é originária de Espanha, Inglaterra, Itália ou Alemanha (esta última representada neste grupo de elite por um único clube, o incontornável Bayern). Mesmo a França não o consegue, com o Lyon a descair nos últimos anos sem que outro clube francês se tenha intrometido entre os «gigantes»; nem os petrodólares russos e ucranianos.

Não haja dúvidas que isto pesa, por exemplo, nas considerações de clubes interessados em jogadores do FCP.

Para terminar: este assunto terá passado desapercebido a quase todos, mas não sei porquê suspeito que se tratasse de um clube da 2a circular que conhecemos já teríamos enormes parangonas e loas nos jornais.

7 comentários:

eumargotdasilva disse...

pois!... um grande clube sem dúvida nenhuma, pois se pensarmos em tudo isto, perdemos o Hulk no Verão, e cá continuamos nós ainda melhor, e com um técnico que ninguém conhecia (será que já conhece) que veio da II divisão... Por isso é que não é bom ventilar estes feitos e estas notícias... uma coisa é o Rio Ave fazer um bom campeonato, ou o Paços...aquela gente do Norte, que se mete em brios de vez em quando... giros! - Outra coisa é ter que se render a algumas evidências demasiado evidentes.

Abel Pereira disse...

É precisamente por isso que para mim as taças não devem ser encaradas como muito importantes: Campeonato e participação europeia estão ao mesmo nível de importância e a conquista do campeonato só é o objectivo principal porque à conquista das provas europeias há vários candidatos de peso...
Todos os jogos das competições europeias são importantes não só pelo aspecto financeiro mas também para assegurar a presença no pote 1 dos sorteios: esse pormenor é de importância crucial. Não foi Vitor Pereira que esteve mal ao não fazer alinhar a equipa principal na última eliminatória da Taça de Portugal, mal esteve o Helton ao impedir-nos de somar mais um ponto...

Saudações portistas!

José Correia disse...

o FCP é a única equipa que tem estado consistentemente no top10 do ranking que não é originária de Espanha, Inglaterra, Itália ou Alemanha (esta última representada neste grupo de elite por um único clube, o incontornável Bayern)

Esta afirmação/facto é muito interessante.
Valia a pena fazer um pequeno estudo, para apurar há quantos anos consecutivos o FC Porto está no Top 10 do ranking da UEFA de clubes.

José Rodrigues disse...

Há 3 anos seguidos.

Hélder disse...

Despercebido, não passou. Aliás, é a 1ª coisa que faço, após um jogo Europeu, é consultar o ranking da Eufa.

David Duarte disse...

Facto importante a sublinhar : a queda da França e da Italia que fará com que Portugal comece a proxima temporada no quarto lugar (ambos os paises vão perder 5 pontos para Portugal). Tal deve-se sobretudo ao facto destes paises negligenciarem por completo a Liga Europa.

Deve-se igualmente a outra coisa. O Porto tem mantido a sua média de contribuição de pontos, enquanto o Benfica tem subido muito (tem neste momento 92 se não me engano indo apagar para o proximo ano a sua pior temporada : 2008-2009 com 4 pontos apenas)

David Duarte disse...

Penso que o raking UEFA é o mais fiavel que existe em termos de clubes mesmo se existe uma "falha" : a de atribuir os mesmos pontos à Liga Europa que à Liga dos Campeões (apenas os bonus mudam).

Podemos ver que nos quinze primeiros lugares Portugal tem tantas equipas como a Italia (Porto em 7o e Benfica em 14o, Inter em 8o e Milan em 13o) ou Alemanha (Bayern em 2o e Schalke em 15o) e mais do que a França (apenas Lyon em 11o).

Duas correcções ao meu comentàrio anterior (feito pelo telemovel e sem confirmação dos dados). O Benfica tem 90 pontos e não 92 como disse. Jà Portugal subirà um lugar para o proximo ano, mas a Italia apenas poderà ultrapassà-la daqui a dois anos (isto teno em conta os numeros actuais que pois claro vão mudar até ao final da época).

http://www.leballonrond.fr/ranking_uefa.php?por_pais=1&epoca=142&coef=0