terça-feira, 6 de agosto de 2013

A pré-temporada 2013-14


Dos 29 jogadores que, actualmente, constituem o plantel, penso que só ficarão 24 ou 25. Ora, por aquilo que pude ver, pelo tempo que jogaram nestes desafios da pré-temporada e, também, atendendo à respectiva idade, penso que há quatro jogadores que são fortes candidatos a saírem do plantel até ao final deste mês:
- Abdoulaye (só ficarão 4 defesas-centrais e não me parece que a SAD vá emprestar Diego Reyes);
- Kadú (só ficarão 3 guarda-redes e, portanto, deve passar a integrar o plantel da equipa B);
- Ricardo (apesar de estar a ser experimentado por Paulo Fonseca na posição de lateral-direito);
- Tiago Rodrigues (para além de haver excesso de médios, foi o jogador menos utilizado na pré-temporada).

Castro e Licá, que também estariam na zona cinzenta, devem ficar. São portugueses (é preciso ter em atenção o lote de jogadores que será enviado para a UEFA) e, para além de mais velhos e experientes, tiveram uma utilização bastante superior à dos ex-vimaranenses Tiago Rodrigues e Ricardo.

Evidentemente, se até ao final de Agosto houver novidades em termos de entradas (Bernard?) ou saídas (por exemplo, Fernando ou um dos defesas-centrais com mercado - Otamendi ou Mangala), estas contas terão de ser refeitas.

19 comentários:

José Rodrigues disse...

Dois comentarios:

1) a questao dos portugueses tb tem importancia para as inscricoes no campeonato, nao e' so' na UEFA. As inscricoes na Liga sao mais flexiveis, mas apenas ao nao distinguir formados na casa de formados no pais (ao contrario da UEFA).

2) Tendo em conta as limitacoes nas inscricoes, a lista de 25 q o Jose' Correia apresenta nao e' possivel (tanto na Liga como na UEFA) ja' q nessa lista nao chegamos a ter 8 jogadores formados em Portugal/no FCP: o q seria necessario para chegar aos tais 25 inscritos.

O q basicamente quer dizer duas coisas:

2.1. parece-me q pelo menos 1 ou 2 desses 4 jogadores "apontados" como estando de saida vao acabar por ficar, ja' q vao preencher vagas nas inscricoes q nao "roubam" a ninguem.

2.2. Agora nao tenho tempo para escalpelizar jogador por jogador para ter o nr exacto, mas salvo erro para as 17 vagas "livres" para estrangeiros (nao formados em Portugal) temos 19 candidatos, o q quer dizer q 2 vao ter q sair de uma ou outra forma (i.e. emprestados ou vendidos).

Joaquim Lima disse...

Esqueceu-se de colocar o Izmailov, que também não é garantido que fique no plantel. Ou é?

RBN disse...

Na minha modesta opinião, repito: NÂO SAI NINGUÉM:-)

1)Quem joga no FCP não pode reclamar de estar no banco, ou na bancada, porque o dinheirinho entra certinho na conta no fim do mês, e não estamos a falar de 500 euros/mês.

2)Além disso, repito:vão haver lesões, suspensões, datas FIFA e baixas de forma, de modos que toda a gente que lá está deve continuar e ir treinando com afinco, pelas razões já citadas no nº1.Se Kelvin tivesse sido emprestado outra vez para rodar, não fazia o golo do título.

3)Havendo lesões, suspensões, datas FIFA e baixas de forma, os suplentes devem estar mais que preparados para render o chamado titular, por isso devem estar nos treinos, pois mesmo que não joguem regularmente, obrigatoriamente saberão os mecanismos e automatismos da equipa, pois estarão lá dentro todos os dias a observar e a ajudar a equipa.

4)Estando todos lá, não será necessário trazer jogadores da equipa B ou dos juniores para "completar" o treino, nem na europa teremos que chamar um miúdo de 18, 19 anos que nunca jogou na equipa principal para completar o banco, como foi o caso de Vion.

5)Repito, por mim, FICAM TODOS, pois se o FCP contratou-os, foi porque viu neles condições para representarem o clube, e era bem melhor que ficassem fazendo "estágio" no plantel, para digamos, irem incorporando e aprendendo a tal mística.Mesmo que não joguem regularmente, estarão no lucro só com a convivencia diária dentro do clube.
Se não aprenderem, aí sim, dispensem sff:-)

Já agora, meu 11 inicial para a supertaça:
Helton, Danilo, Ota, Mangala e Alex;
Fernando e Defour;
Lucho e Quintero;
Jackson e Varela.

Fernando B. disse...

Os jogadores contratados agora deveriam fazer SEMPRE, parte da equipe, pelo menos até Dez/Janº... Os que foram baratos, sim porque os caros têm lugar assegurado... Há que viver o Dragão, viver o Olival...conviver com os outros...Como pode um treinador conhecer um jogador em minutos ? A gente casa e ao fim dum par de anos não conhece o conjuge...!!!

Joao Goncalves disse...

José Rodrigues,

Penso que está completamente errado na sua análise para as inscrições na liga:

Estas são as regras da liga:
--------------------------------
2. Os clubes têm de incluir no seu plantel pelo menos oito jogadores formados localmente; no caso de clubes com equipas B, o número mínimo de jogadores formados localmente é de dez.
3. Considera-se como jogador formado localmente aquele que tenha sido inscrito na Federação Portuguesa de Futebol, pelo período correspondente a três épocas desportivas, entre os 15 e os 21 anos de idade, inclusive.
4. Os clubes não podem incluir no plantel e utilizar, por época desportiva, um número de jogadores com contrato de trabalho desportivo ou contrato de formação superior a:
a) 27 jogadores da categoria sénior; e ainda
b) 3 jogadores da categoria sénior do 1.º ano que tenham sido juniores A pelo mesmo clube na época anterior, ou, no caso de sociedade desportiva, se disso for caso, pelo clube fundador da mesma;
c) 20 jogadores sub-23 do clube Satélite e/ou da categoria júnior A.
----------------------------------------

Ou seja, 1º é uma grande confusão esta lei, pois com a equipa B à mistura, não se sabe exactamente do que se está a falar, mas tentando interpretar o ponto 2. diria que os planteis da equipa A e B são um só? Não tenho a certeza pois a lei também não é clara naquela coisa dos 8 e 10 com B.

Mas mesmo ignorando esse facto que não está claro, e se assumirmos a divisão dos planteis, o que se nota é que podemos ter 30 jogadores inscritos dos quais 10 teriam de ser formados localmente...

Portanto vamos assumir que Josué, Castro, Kadu, Varela ficam, já poderíamos ter um plantel de 24 jogadores para a Liga.

E isto assumindo que a regra do ponto 3. são 3 épocas completas, o que também é dúbio, pois temos pelo menos o Kelvin e o Iturbe a fazerem a sua 3ª inscrição na Liga com os requisitos pretendidos, mas vamos assumir que serão completas.

Joao Goncalves disse...

A questão da UEFA é mais complexa:
LISTA A - 25 jogadores
4 formados no clube, ou seja que tenham estado inscritos pelo clube 3 épocas, não necessariamente consecutivas (ou 36meses), entre os 15 e 21 anos.
4 formados na "associação" (Portugal), ou seja que tenham estado inscritos em clubes do nosso país 3 épocas, não necessariamente consecutivas (ou 36meses), entre os 15 e 21 anos..
Se assim preferirem, ou se simplesemente não tiverem 8 jogadores para meter nessas condições, os clubes podem deixar "vagas" em aberto, encolhendo a lista de 25 jogadores para o número que sobrar.
------------------------------------------------
Aqui sim é bem mais complicado...

temos 17 certos + os mesmos Varela, Castro, Josué e Kadu.

Aqui sim, pode pesar a balança em favor do Ricardo, Licá, Adbudaly Ba e/ou Tiago Rodrigues.

Vamos ver o que o PF decide

meirelesportuense disse...

Também penso que os jogadores contratados nesta temporada devem permanecer no Clube durante o tempo suficiente para mostrarem as suas qualidades..."Ricardito" parece-me o elo mais fraco, gostei de ver jogar nos poucos minutos em que teve oportunidade o Tiago Rodrigues e considero que é uma boa escolha na linha média...Já o Carlos Eduardo embora tendo um estilo que lembra o do Lucho é muito lento, mas pode evidentemente melhorar...Se não tiverem no imediato lugar no onze principal porque não incluí-los na equipa B e com isso dar-lhes oportunidade de jogar e mostrarem-se?...

João disse...

O Carlos Eduardo deve lerpar, em qualquer configuração de meio campo só desempenha o papel do Lucho, que o Quintero e Josué (formação) também fazem, para além do Tiago Rodrigues e Tozé (Bs). De resto continuo a achar o Castro e Defour os elos mais fracos, nem qualidade nem potencial nem rigorosamente nada a acrescentar, mas já sei que são permanência certas. Fucile para o que está a jogar podia desamparar a loja, o que até rendia uma vaga de formação (Ricardo), Quinones é significativamente melhor e o Rafa é só o nosso melhor puto da formação.

Abdoulaye é uma nódoa para uma posição sobrepopulada, adeus e 50% do passe para nós, Kadú emprestado.

meirelesportuense disse...

Acho que o Rafa é o nosso lateral-esquerdo futuro, foi o melhor júnior da época passada, mas lá na B está o substituto natural do Moutinho.
Abdoulaye é o mais fraco dos centrais actuais e Fucile parece andar a brincar o tempo inteiro.Kadú não tem hipóteses no onze titular, Helton e Fabiano estão de pedra e cal.Defour é uma boa alternativa, Castro não me parece ter potencial para substituir Fernando.Se Fernando sair talvez Danilo naquela posição.Dos médios novos Ficou na retina a exibição de Quintero, Josué uns furos abaixo, Tiago Rodrigues tem um belíssimo remate e joga muito bem na direita.Ricardo parece-me muito fraquinho...Licá tem potencial, bom remate e muita capacidade de luta.Kelvin e Iturbe, para mim Iturbe é mais constante e tem um "pique" excepcional, recorda-me Saviola.

RBN disse...

Acho uma tremenda falta de coerencia o FCP emprestar jogadores para "rodar" e "evoluir" noutros clubes.

Não foi isso o que eles fizeram a vida toda?
Não foi por isso que despertaram o interesse do FCP, que foi lá contratá-los?

Longe de mim querer ensinar a missa ao Papa, mas esta história de que "o plantel tem jogadores a mais" só serviria se estivéssemos falando dos sl bombos da festa, que tem cerca de 104 jogadores contratados (dizem que já contrataram mais 2 sérvios sub-19, recem campeões europeus pela seleção do mesmo escalão).

Não acho que 29 jogadores seja um número muito elevado, tendo em conta que as seleções levam 23 para as competições que disputam.Se pudessem levar 29 é que era bom, não haveria tanta imjustiça nas convocações.

É certo que tem que definir os titulares, mas com os infalíveis acontecimentos de todas as épocas(lesões, suspensões, datas FIFA e baixas de forma), é preciso ter gente no banco que dê respostas imediatas, que saiba o que fazer em campo, que conheça bem o esquema tático, que esteja em contacto com os automatismos, enfim, que esteja integrado no espírito de equipa, nos planos e variações de jogo, mesmo que não jogue.

Não é o que acontece no Barça?A equipa suplente sabe exatamente como jogam os titulares, por isso, salvo raras excessões, nas equipas B e C do Barça, voce vê muitos e muitos talentos de 19, 20 anos jogando como veteranos, plenamente incorporados na filosofia e na cultura futebolística do clube.

Dependesse de mim, ficavam todos e ainda cabiam o Bernard, a mãe e o pai:-)

Joao Goncalves disse...

Oh RBN,

Este seu comentário tem muita piada...

"Acho uma tremenda falta de coerencia o FCP emprestar jogadores para "rodar" e "evoluir" noutros clubes."

Você escreveu isto pois então deve achar que jogadores com 19,20,21 anos estão formados e devem ficar 1, 2 ou 3 anos sem jogar porque assim vão continuar a evoluir imenso certo?

Um pouco de visão é requerida aqui sff...

Óbvio que o FCP não pode ficar com 29 jogadores por o simples motivo que só podem jogar 14 por cada jogo o que reduziria o tempo de utilização, de alguns jogadores a zero, e sem competição não existe talento que lhes valha.

Pode-se criticar a subre-contratação mas se assim não fosse, tinham ido parar a Lisboa e seria pior a emenda que o soneto não?

Assim jogadores como Ricardo e Tiago Rodrigues, voltam à base por mais uma época, para crescerem enquanto jogadores e deixar o seu talento amadurecer e nós temos que ter um lugar pronto para o ano que vem, se eles entretanto explodirem de vez.

Mas repito, o Subre-contratação de jogadores, essencialmente no meio-campo é que é o cerne da questão, pois ainda estou para perceber, onde é que o Carlos Eduardo vai jogar... desculpa... onde é suposto ele jogar digo.

Joao Goncalves disse...

Ah e essa de compararmo-nos ao Barça já me fartei de rir.. foi muito boa mesmo!

Ainda para mais sabendo que o Barça teve de vender o Messi e o Fabregas por limitações financeiras...

Nunca me teria ocorrido esse termo de comparação.

José Rodrigues disse...

Já não ia ver os regulamentos da Liga há uns poucos anos, obrigado ao J. Goncalves pela correcao. Pelos vistos mudou de forma a facilitar inscrições (presumo q com o lobbying dos clubes).

Aquilo agora está uma autêntica sarrabulhada, muito mal escrito e ambíguo; mas já deu para perceber que há enorme margem de manobra e de facto na Liga não vamos ter problemas com as inscricoes. A minha interpretacao desta sarrabulhada é q temos 19 inscricoes totalmente livres, a q se pode ainda juntar os jogadores estrangeiros sub23 todos (basta q sejam inscritos pela equipa B utilizando-os depois na equipa A...), mais ainda os formados em Portugal.

Assim nao ha´ problema, ate' podiamos inscrever os tais 29 jogadores todos se quisessemos.

O q a Liga nao faz (ao contrario da UEFA), como eu já tinha dito, é distincao entre os formados na casa e os formados no pais.

Já agora, o J. Goncalves nao mencionou o ponto 5 que tb tem o seu interesse: «Os clubes com equipa B podem ainda incluir no plantel e utilizar, além do previsto no
número anterior, 28 jogadores com idade até aos 23 anos.»

Quanto à questão dos 3 anos para se considerar formacao no pais, o q eu sei é q na UEFA sao 3 anos completos (e naturalmente a nova epoca nao conta). Na Liga presumo q seja igual mas como está mal escrito acho q até dava para interpretar de outra forma.

Finalmente, quanto às inscricoes na UEFA o q o Joao Goncalves transcreveu era o q eu já sabia e tinha dito de inicio: 17 livres + 4 casa + 4 pais.

Mas ja' agora a essa lista deve-se acrescentar a lista B de inscricoes, onde podemos inscrever um numero ilimitado de jogadores formados na casa (ie 36 meses) desde q nao tenham mais de 21 anos. O q so' ajudava nestas contas q andamos aqui a fazer se tivessemos mais do q 4 formados na casa no plantel A, o q nao temos...

Resumindo e concluindo: parece que de facto na Liga nao vamos problemas com inscricoes, mas para a UEFA alguns vao ter q ficar de fora. O q e' um problema muito menor.

José Rodrigues disse...

Cada jogador e' um caso especifico, mas em geral acho q faz bem aos jogadores mais jovens jogar com alguma regularidade durante 1 ou 2 anos numa equipa decente (1a Liga ou equivalente no estrangeiro) *e* evoluir no plantel A durante 1 ou 2 anos mesmo q praticamente nao joguem (aprendendo como a casa funciona e com os mais velhos e talentosos). Isto e', fazer as duas coisas (sequencialmente, claro).

Sendo assim por acaso estou com o RBN no q diz respeito aos jovens portugueses agora contratados, como Ricardo e T Rodrigues: jogar com alguma regularidade ja' eles fizeram no ano passado, acho q lhes fazia bem agora ficar pelo menos 6 meses no Dragao para aprender com quem sabe. Ate' pq se os contratamos algum valor lhes vimos.

Depois em Janeiro ou no fim da epoca logo se ve^: se evoluirem muito rapidamente e/ou forem conquistando mais e mais minutos ate' faz sentido q continuem, caso contrario porque nao emprestar durante 6 ou 12 meses onde possam jogar com regularidade.

Mas assinalo q a meu ver por acaso ha' jogadores q beneficiam muito mais de aprender com quem sabe mesmo nao jogando (durante 1 ou 2 epocas), do q jogando regularmente nos Estoris deste mundo. Suspeito q por exemplo um Postiga se teria perdido totalmente se tivesse sido emprestado aos 19 ou 20 anos em vez de ficar no FCP...

Joao Goncalves disse...

Temos muitos poucos casos de jogadores que tenham ficado no plantel e tenham vingado à posterior José... não se consegue evoluir sem competição e depois ainda existe a moral e confiança que se vai e a bola começa a "picar".

Por outro lado temos vários jogadores que foram para fora, amadureceram e voltaram para triunfar: Ricardo Carvalho, Fernando, Bruno Alves, o próprio Jorge Costa e ,porque não, o Josué e por aì adiante em bastastes mais nomes da nossa história.

Jogar é o que dá "estaleca" e não é um jovem como o Tiago Rodrigues, que tem uns pezinhos bem bons e uma visão de jogo periférica, muito agradável, que vai evoluir quando é o 9º jogador para um meio campo a 3, onde o problema dele é a falta de intensidade e o posicionamento táctico-estratégico.

RBN disse...

Caro João Gonçalves, não disse que os jogadores tem de ficar 1,2,3 anos sem jogar, porque certamente não somos o Barça e ano após ano, precisamos vender sempre algumas jóias da coroa.

E quando alguma jóia da coroa sair do clube, estes jovens estarão totalmente integrados (em teoria) no esquema e na mística do FCP, já sabendo de cor e salteado os mecanismos e automatismos, porque simplesmente estão ali a conviver e a treinar todos os dias.

E é exatamente por isso que jovens recem-contratados como Ricardo ou Licá não deviam ser emprestados para "evoluir", porque isto já andam a fazer nos clubes onde jogavam, e por isso foram contratados.

Deviam estar com o grupo de trabalho, para sentirem de perto o que é jogar em alta competição, num clube com a obrigação de ganhar sempre, enfrentar adversários com padrão champions e não "rodar" e "evoluir" num clube tipo Guimarães ou Arouca para simplesmente lutar pela manutenção.

Citei o Barça não para comparar com o FCP, mas sim para ilustrar o que eles andam a fazer há anos e que tem sempre dado os resultados que todos conhecemos e admiramos.
E não falei em gestão de plantel, mas sim de cultura, de mística, de filosofia.

Portanto, não se trata de visão ou falta dela, mas sim de alguma coerencia, porque como já notamos, os jovens recem-contratados tem muito potencial para jogarem na equipa A, e na minha opinião, mais valia se estivessem em contacto diário com quem sabe, a verem como funciona e a aprenderem com quem faz.

Isso é a minha opinião, e penso que não ha nada aqui para fartar-se a rir...

Saudações.

José Rodrigues disse...

Como disse acho q em geral os jogadores precisam das duas coisas, e mais especificamente em moderacao: i.e. nao faz sentido um jogador andar 2 ou 3 anos no plantel sem jogar, mas tampouco faz sentido andar 3 ou 4 anos emprestado.

Jogadores como T. Rodrigues e Ricardo sao muito jovens e nao lhes fazia nada mal "estagiar" com o plantel A durante 6 meses indo beeeeem a tempo de ser emprestados em Janeiro para ganhar ritmo e "calo" (durante 6 meses ou ano e meio).

Mas dado o exagero de jogadores no plantel para o meio-campo neste momento, nao me choca nada q 2 desses jovens sejam emprestados.

Agora, a serem emprestados q seja para clubes com condicoes dignas e onde possam ser seguidos de perto (comecando pelo P Fonseca e passando pelo Antero e funcionarios da "maquina"). Guimaraes e' uma optima opcao nesse aspecto, muito melhor do q clubes estrangeiros ou os Olhanenses deste mundo.

Anónimo disse...

Com a saída quase certa do Jackson M. e do Mangalla bem como a colocação por emprestimo do Tiago R.,o plantel fica composto com 25 jogadores .
Não é um nº exagerado,visto que em Janeiro Lucho e Helton podem assinar livremente por qualquer clube (os contratos terminam em Junho 2014).

Sinceramente vejo muita "bruma" em relação a Bernard e não estou a ser irónico...e nesta altura do "campeonato",i.e. selly saeason,apostava num Ponta de Lança da equipa B, a quem seriam dadas oportunidades como suplente do Ghillas.

Os eventuais 80 M€, são uma EXCELENTE almofada,visto que a banca portuguesa está proibida de conceder financiamento por parte do BCE(teriam de constituir provisões e eventualmente contabilizar impariedades) .Se fosse gestor financeiro da sociedade extinguia os 40 M€ de empréstimos obrigacionistas e os usuários 8% de juros cobrados (convém não esquecer que a entrada da Troika e a famigerada assistência surgiu quando os mercados cobraram acima de 7% a Portugal).

As contas não dariam dores de cabeça nos próximos 2/3 anos e o fair play DA UEFA seria cumprido sem sobressaltos e os resultados desportivos aparecerão ,visto que os reforços são (como se viu contra o Napoli),fantasticos.

José Rodrigues disse...

Já agora caro Joao Goncalves assinalo q o Licá tem 24 anos, o C. Eduardo 23 anos, o Josué 22 e o Tiago Rodrigues 21.

Ou seja, nao estao exactamente a iniciar agora a carreira senior... e se foram comprados presumo certamente q nao seja com a ideia de serem aproveitados só daqui a 3 ou 4 anos, principalmente os primeiros.

Eu pelo menos nao percebo a logica de comprar gajos de 23 ou 24 anos para os emprestar imediatamente de seguida.

E quanto ao T. Rodrigues, diz-se q é muito novinho e precisa de jogar com regularidade. Bem, ele é mais velho do q o Reyes, Kelvin ou Iturbe (3 jogadores com poucas perspectivas de serem titulares; o q pode mudar de figura apenas no caso do Reyes se o Mangala ainda for vendido este mês)... porque é q o João Gonçalves não defende também o empréstimo destes 3?