terça-feira, 20 de agosto de 2013

As “fantásticas” audiências no cabo

«O primeiro fim de semana de confronto direto entre a Benfica TV e os canais Sport TV, com o arranque dos campeonatos de futebol, teve resultados mistos.
No sábado, a Benfica TV venceu a luta, com uma média de 10800 telespectadores ao longo do dia. Para tal, contribuiu a transmissão do jogo do Benfica B, assim como das partidas do Liverpool, Arsenal e Manchester United na Liga inglesa. A SportTV 1, que nesse dia emitiu o V. Guimarães-Olhanense, foi vista por 9100 telespectadores, contra os 3200 da Sport TV Live. O Porto Canal, que sábado emitiu o FC Porto B, obteve 5200 telespectadores.
No domingo, com a transmissão do Marítimo-Benfica e do V. Setúbal-FC Porto, a SportTV 1 liderou de forma clara, com uma média de 38400 telespectadores. Já a Sport TV Live, que emitiu o Sporting-Arouca, registou 13300 telespectadores. Na Benfica TV, o campeonato inglês, com jogos do Tottenham, de André Villas-Boas, e do Chelsea, de José Mourinho, garantiu uma média de 10100 pessoas
in Correio da Manhã, 20-08-2013


Esta notícia do jornal diário generalista do grupo Cofina é um pouco sombria e suscita-me várias interrogações.

Como é feita a medição das audiências no cabo? Os valores anteriores parecem-me muito baixos e pouco consentâneos com o interesse dos portugueses em relação ao futebol.

O que significa uma média de X telespectadores ao longo do dia?
Representa a média das audiências dos diversos programas desse canal num determinado dia?
Tendo os programas diferentes durações, isso é levado em conta para calcular esta média?

Segundo o slb, a benfica TV já tem mais de 150 mil subscritores. Contudo, de acordo com esta notícia, no último fim-de-semana obteve uma média de apenas 10500 telespectadores (7% dos subscritores!). Se é assim ao fim-de-semana, imagino as audiências da benfica TV durante a semana, quando não há jogos do campeonato (equipa principal ou equipa B), nem da Premier League para transmitir…

8 comentários:

João disse...

150.000 eheh esta gente não tem mesmo noção do ridículo.

Anónimo disse...

Enquanto não explicarem a transferência do Roberto não acredito nesses 150 mil nem que me paguem! É tudo treta!

Exactamente igual à treta dos sócios, é que aqueles packs de sócio do benfica duravam 6meses de cotas, a partir dai todas as pessoas continuaram a pagar as cotas?

Muita coisa tem que ser explicada...

Bluesky disse...

Em tempo de vacas escanzeladas, e conhecendo os portugueses que gostam mais de praia que futebol inglês, e vindo de um jornal que tem tanta credibilidade como uma rameira vestida de branco, parece-me bem a sina portuga; chico-espertismo de que somos os maiores mais bons e melhores optimos e não há pai pra nós....
E depois o que é que isso interessa aos portistas?
Enquanto não passarem filmes porno depois da meia-noite a televisão avermelhada não nos afeta em nada (mesmo quando jogarem contra nós e tudo for de um vermelho resplandecente com locutores histericamente parvos)...

meirelesportuense disse...

Pois, parece é que o BenficaTv tem 10800 assinantes...O que é um "cachinho" curto tendo em atenção os tais seis Milhões de adeptos.
Se o Porto B atrai 5200, se fosse o Porto A naturalmente as audiências subiriam. Para 10400, 10800, 11000?..."Somos os maiores, mais grandes e sem ninguém por perto a cortar-nos o Sol"...
Mas os números contam outras histórias...

João disse...

Isto é das eleições de 2009

Votação por Categoria

Categoria Nº de Votos
Casas / Filiais / Delegacoes
Eleitores 263
Eleitores que Votaram 30

CORRESPONDENTE
Sócios Eleitores 54.371
Sócios que Votaram 1.633

MAIOR
Sócios Eleitores 69.172
Sócios que Votaram 4.214

MAIOR ISENTO
Sócios Eleitores 430
Sócios que Votaram 46

MENOR
Sócios Eleitores 5
Sócios que Votaram 4

REFORMADO
Sócios Eleitores 1.680
Sócios que Votaram 335

SOCIO DE MERITO
Sócios Eleitores 38
Sócios que Votaram 5

VITALÍCIO
Sócios Eleitores 896
Sócios que Votaram 128

Nem 127.000 sócios eleitores, o que acho que só exclui os sócios menores.

Outra patranha. Por ali já nem é hábito, é forma de estar mesmo.

Anónimo disse...

Os 150 mil assinantes não tem nada de irrealista. Tendo em conta os restaurantes, bares, etc. que tiveram que aderir para poder continuar a transmitir a Premier League, até é mais do que provável. Só que depois de retirar essas adesões quase obrigatórias, não fica um numero assim tão espantoso. Da maneira que é difundido até parece que são 150 mil clientes individuais. Mas não é, são bem menos. A maior parte acaba por ser clientes comerciais, e sendo assim, a adesão não tem sido nada de espectacular.

Carlos disse...

parece-me que ainda é cedo para conclusões.
não se pode fazer uma análise séria ao fim de poucas semanas ainda para mais num mês atípico para este mercado como é o mês de Agosto.

embora tenha a convição pessoal que venha a ser mais um projecto à 5lb ou seja muito aquém das expectativas que criam.

Filipe Sousa disse...

O artigo não o refere, mas os números referentes à benfas tv, são naturalmente da ordem dos milhões - o