sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cada vez mais a dois

BENFICA x FC PORTO, Campo das Amoreiras, 19-06-1932 (fonte: Bibó PoRtO, carago!!)

Há quatro anos atrás, na época 2009/10, o SC Braga lutou pelo título até à última jornada e terminou o campeonato em 2º lugar.

Na época seguinte, 2010/11, o SC Braga voltou a fazer um trajecto extraordinário, nomeadamente nas competições europeias, tendo atingido a final da Liga Europa.

Para além dos tradicionais FC Porto, benfica e sporting, o SC Braga parecia emergir como o quarto “grande” do futebol português e Domingos Paciência liderava um plantel que incluía jogadores como Quim, Artur Moraes (*), Sílvio (*), Rodríguez, Paulão, Moisés, Vandinho, Custódio, Hugo Viana, Luis Aguiar, Mossoró, Alan, Meyong e Lima (*).

A maior parte destes jogadores saíram, outros aproximam-se do final das respectivas carreiras e as consequências são visíveis.

Após terem andado durante alguns anos a morder os calcanhares ao FC Porto e ao slb, na época passada os “guerreiros do Minho” terminaram o campeonato atrás do Paços de Ferreira, a 26 pontos (!) do 1º classificado.
E o desempenho bracarense nas competições europeias também piorou de forma assustadora. Se na época passada o SC Braga ficou em 4º e último lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões (perdeu os dois jogos contra o Cluj!), esta época nem sequer conseguiu apurar-se para a fase de grupos da Liga Europa!

Mais a sul, um outro sporting, o de Lisboa, está a atravessar uma das maiores crises do seu historial.
Na época passada chegaram a andar muito perto dos lugares de descida de divisão (a experiência de Jesualdo ajudou a salvar um leão moribundo), tendo terminado o campeonato em 7º, a 36 pontos do tricampeão!


Esta época, fora das competições europeias, a prioridade é um corte drástico nas despesas, tendo em vista o saneamento financeiro da sporting SAD (a médio/longo prazo). As expectativas eram tão baixas, que bastaram duas vitórias seguidas, nos dois primeiros jogos do campeonato, para os adeptos leoninos entrarem em euforia.

Amanhã, o Alvalade XXI poderá esgotar no derby de Lisboa (nos últimos anos, penso que será a primeira vez), mas não haja ilusões. A valia dos planteis dos dois clubes da 2ª circular é muito diferente e, em condições normais, isso irá notar-se dentro do relvado.

A partir da próxima segunda-feira, após o fecho do mercado e quando a poeira assentar, prevejo que teremos novamente um campeonato a dois, precisamente entre os dois clubes mais titulados do futebol português.

E, para além de continuarem a ser as equipas que mais contribuem para o ranking de Portugal na UEFA, seria uma surpresa se lá para Dezembro, após a conclusão da fase de grupos da LC e da LE, FC Porto e slb não fossem as únicas equipas portuguesas a continuarem nas competições europeias.

De vez em quando pode haver umas surpresas, mas a tendência é clara. Por isso, não é difícil prever que, esta época e nas próximas, iremos continuar a ter um futebol português a dois.

(*) Ex-jogadores bracarenses que agora fazem parte do plantel 2013/14 do slb.

15 comentários:

Unknown disse...

Para mim, o melhor resultado, para o Porto, no jogo do clássico lisboeta é a vitória do Sporting. Suporta-se melhor o andor dos calimeros que o andor dos vermelhos.

http://somosdragoesinvictos.blogspot.pt/2013/08/actualidade.html

José Rodrigues disse...

No q diz respeito 'as competicoes europeias, e' preciso ver q existe o efeito "bola de neve" nos sorteios: uma equipa q nao tenha estado nas comp europeias por jeitosa q seja vai apanhar um grupo lixado, o q a leva a fazer poucos pontos, o q a leva no ano seguinte a apanhar outro grupo lixado.

E' o caso de Estoril, Pacos de Ferreira e Guimaraes. Os dois primeiros estao no ultimo pote no sorteio e por isso e' quase certo q nao passam a fase de grupos; o Gui esta' um pouco melhor mas nao muito, ficando no 3o pote.

E e' por isso q e' pena q o Braga tenha sido eliminado, ja' q ia ser cabeca-de-serie no sorteio, o q podia ajudar a menorizar algumas fraquezas internas.

O Braga tinha tudo para ser o 3o "grande", ou pelo menos ultrapassar o SCP de forma sustentavel: uma equipa competitiva, financas muito saudaveis, e uma base de adeptos minimamente decente (ainda q muito mais pequena). Nao os segui de perto no ano passado por isso nao sei o q se passou ao certo para cairem da forma q cairam.

Pelo q vi ontem eles ate' tem uma equipa jeitosa (e o Pandurii apesar de desconhecido nao era nenhum bomba da festa, tem la' bons executantes). Ja' agora, Eder regressou e mostrou (pelo menos a mim) q e' claramente a melhor opcao q a seleccao tem para PDL.

Pedro Albuquerque disse...

Grande artigo.

Mas deixem-me dar o meu toque sobre o Sp. Braga. Tem sido "vítima" da veterania dos seus jogadores e das boas campanhas perdendo jogadores valiosos. E depois tiveram muitas lesões na época passada e em jogadores fundamentais como foi o caso do Éder (grande jogador!!!)

Jogadores "Veteranos"
Quim - 37 anos (apesar de ser GR e estes durarem mais anos, já é uma idade avançada.)
Custódio - 30 anos (perdeu o lugar para um jogador mais novo)
Alan - 33 anos
Paulo César - 33 anos

Jogadores Vendidos
Ewerton - Anzhi
Helder Barbosa - Espanha
Lima - Benfica
Douglão - Qatar
Mossoró - 30 anos, Arábia Saudita
Hugo Viana - Emirados

Actualmente estão a renovar o plantel com a ajuda do treinador que os projectou para o patamar que atingiram com o Domingos e em certa parte com o Jesus.


Já o Sporting de Lisboa, está num processo em que tem etapas em que admiro o que o Presidente deles está a fazer (mandar embora pesos mortos e caros em lugar de outros jogadores da Academia que poderão rentabilizar e poderão usar durante muitos anos) mas já não gostarei durante outras (como deixar de parte jogadores bons só porque não querem baixar o seu salário ou têm determinados empresários e como tal ficam a treinar à parte ou forçam-nos a rescindir com esses mesmos empresários).

O caso Bruma ou Tiago Ilori são os casos mais pragmáticos. O Presidente dos leões quis renovar com eles, mas à revelia do seu empresário, Pini Zahavi. Isso foi para mim a pior coisa que o Bruno Carvalho mostrou na sua curta carreira de Presidente e poderá afecta-los no futuro.

Pedro Albuquerque disse...

Tavam todos no 3º pote, José.

Joao Goncalves disse...

Muito boa apreciação de tudo José.

Só tenho duvidas que o slb consiga mesmo ganhar amanhã, não pela valia do adversário, mas pelos tempos de rebuliço interno...

Não tenhamos duvidas... o slb precisa da vitória de amanhã como de pão para a boca, e este tipo de pressão vai-se sentir enormemente no campo, nos ombros dos vermelhos.

Pedro Ramos disse...

Só uma pequena nota: a eliminaçao do Braga ontem para mim tem assinatura e chama-se Jesualdo Ferreira, infelizmente para ele já é muito tarde para aprender o que sao competiçoes europeias e eliminatórias, mas no campeonato penso que irá estar forte (embora prevejo que seja eliminado cedo na taça de Portugal).
Na época passada sofreram porque tentaram jogar como um grande, entrando nos jogos nao só para ganhar mas para os dominar e tiverem que se debater com as tais equipas que se fecham a sete chaves na defesa e saem rapidamente em contra-ataque, e na realidade ainda nao estavam preparados para isso.

O Sporting, para mim, ainda é uma incógnita, mas tem um bom treinador e como as espectativas sao extremamente baixas é possivel que possam surpreender esta época.

Quanto ao derby penso que em condiçoes normais o Benfica irá ganhar até com alguma facilidade, mas nao me importava de estar errado.

Anónimo disse...

A derrota do Braga era a multiplicar por 8 ( x8 ) investiguem s.f. f ....ou mandem a brigada super especial da dr Morgado....

José Correia disse...

Nao os segui de perto no ano passado por isso nao sei o q se passou ao certo para cairem da forma q cairam

Na época passada, a valia do plantel não era a mesma dos anos anteriores (a saída do Lima para o slb foi uma grande machadada) e alguns jogadores-chave - Alan, Hugo Viana - já estavam (estão) na curva descendente das suas carreiras.

E esta época o plantel parece ser ainda pior que o da época passada, o que é normal, se atendermos ao desinvestimento em consequência do não-apuramento para o play-off da Liga dos Campeões.

José Correia disse...

Ja' agora, Eder regressou e mostrou (pelo menos a mim) q e' claramente a melhor opcao q a seleccao tem para PDL

O Eder em pleno será titular indiscutível do SC Braga e, estou de acordo, que é a melhor opção para a Seleção.

miguel87 disse...

O problema do Braga é que quer ser grande mas contratou treinador de equipa pequena, que ainda ontem deu mais uma mostra cabal do seu valor, contra uma equipa fraquissíma...

Sobre o sporting, não ficaria surpreendido se eles se mantiverem na luta pelos lugares da frente durante bastante tempo. Têm provavelmente o melhor treinador da liga e bons reforços, o senão é o plantel que pode ir a revelar-se curto.

Quanto ao 5lb, creio que a época deles dependerá muitos dos resultados nos jogos mais imediatos, que não sendo positivos podem fragilizar ainda mais a posição do treinador e ditar uma época de instabilidade. Mas mesmo em caso de resultados positivos e recuperação anímica, JJ já deu várias vezes mostras de ser um perdedor (excepção feita precisamente na época 2009/10, na qual o Porto falhou redondamente).

Franco Baresi disse...

Sinceramente, não gostei nada da referência ao Benfica e ao Sporting com letra minúscula, diferentemente das referências ao Braga e ao Paços, sempre com Maiúscula.

Anónimo disse...

Tirando a eliminatória épica com o Man Utd, em que fomos travados pelo míssil do Ronaldo, o Jesualdo Ferreira no que toca a competições europeias, é recordado pela sua burrice e medo, e.g. Arsenal ou Liverpool, não pelos bons resultados.

A menos que exista uma enorme surpresa, vamos ser fortemente penalizados no ranking da UEFA, o que implica redução de equipas nas ditas provas a curto prazo e um maior empobrecimento do futebol português.

Pedro Albuquerque disse...

O Sporting na luta pelo título vai depender muito do seu calendário mais imediato. Ganharam e são lideres justamente, mas ganharam aos 2 últimos da Liga e que ainda não pontuaram. Vejamos o seu calendário:
- Hoje, Benfica (jogo de dificuldade elevada)
- Olhanense fora
- Rio Ave em casa (dificuldade média, Rio Ave a mostrar que o ano passado não foi por acaso)
- Braga fora (dificuldade elevada)
- Setubal em casa (dificuldade baixa)
- FC Porto fora (dificuldade elevada)

E com este calendário estamos na 8º jornada. A minha opinião é que à 9º jornada teremos um bom esboço do que o Sporting será no campeonato 2013/2014.

Anónimo disse...

SC Braga deve ser o único clube desportivo em Portugal que tem o capital próprio com um valor superior ao capital social,algo que o FC Porto no ultimo RC não cumpre(20 M€ negativos).

A SAD bracarense tem um balanço equilibrado devido em parte as "vendas" milionárias de Pizzi e Silvio ao AT.Madrid (13,5 M€ )que originaram um crescimento sustentável ,mas que não se verifica actualmente.Comparo um pouco com o FC Porto clube que neste momento não está em falência técnica mas não tem liquidez.para cumprir o serviço da divida da construção do ESTADIO para com a Sad.

O clube braguista teve um crescimento fantastico com base em parte de jogadores que não tinham lugar por ex.no plantel do Porto .
Hoje o Braga conquistou um determinado estatuto que os principais clubes não queiram beneficiar um rival directo (caso Kleber).

Os clubes de futebol tem obrigação "moral" de ter contas saudáveis mas devem ter consciência que uma redução drástica de investimento em jogadores de qualidade origina prestações desportivas medíocres de que o OL.Lyonnais é o mais recente exemplo mediatico.

Paulo Marques disse...

Cada um tem o respeito que faz por merecer.