domingo, 4 de agosto de 2013

Bons sinais

FC Porto x Nápoles (foto: Maisfutebol)

O jogo de hoje contra o Nápoles mostrou alguns bons sinais. O principal foi a boa forma atual de Silvestre Varela, o "patinho feio" de Miguel Sousa Tavares (e não só) e que já ontem, contra o Galatasaray, tinha sido um dos melhores jogadores portistas, precisamente no melhor período da equipa (os primeiros 45 minutos).

Entre os novos, gostei do que vi fazer Quintero. Comparando com James Rodriguez nas mesmas circunstâncias (duas ou três semanas após chegar ao FC Porto), parece-me que o novo Nº 10 do plantel não fica a perder. Falta saber se e onde é que Paulo Fonseca irá encontrar lugar para este novo talento colombiano no onze titular.

Também Herrera deu boas indicações, nomeadamente na 2ª parte. Se Fernando não sair, a luta com Defour por um lugar no meio-campo portista vai ser interessante.

Juntando a 1ª parte do FC Porto x Galatasaray com a 2ª parte do FC Porto x Nápoles, teríamos um bom jogo para esta altura da época.

18 comentários:

Anónimo disse...

Obviamente, o Quintero irá ocupar o lugar do Lucho e pelo andar da carruagem, desconfio que será bem mais depressa do que imaginamos.

PS - a diferença quando estão o Otamendi e o Fernando em campo.
PS 2 - os buracos naquele meio campo, são uma autoestrada para contra-ataques como nunca vi.

Bluesky disse...

Quintero mostrou que tem perfume de futebol nos pés. Herrera descomplexando-se na 2ª parte mostrou que é um belissimo jogador. E Varela, para mim um GRANDE jogador de futebol, que peca por não ser exuberante, não rapar o cabelo ou usar crista nem dar entrevistas polémicas...

P.S. Este jogo mostrou que as vacas sagradas como Lucho, Danilo e até Jackson tem que correr muito para manterem os respectivos lugares, em especial Lucho pois Quintero não vai dar hipoteses.

RBN disse...

O meu comentário começa da seguinte forma:

É JUAN QUINTERO e mais 10.Se dúvidas houvessem que temos um novo maestro à Deco, elas acabaram hoje.Comprovou tudo o que se viu no mundial-sub 20.É craque, não há margem para dúvidas.

Nunca fui, nem sou muito de entusiasmos à lampiões, mas este Quintero encheu-me as medidas desde que o vi jogar pela primeira vez.

E pela primeira vez a titular no FCP, logo logo o camisa 10 assumiu as despesas atacantes com a personalidade de um veterano, errando um único drible e não errando nenhum passe que eu me lembre.

Quando tudo era turvo, Quintero com apenas um passe ou drible, descobria os espaços, abria uma clareira, sofria uma falta, ficava tudo fácil de perceber.

Temos maestro.

De resto, Josué, Ghilas e Herrera que na 1ª parte não jogaram absolutamente nada, se soltaram na 2ª parte e estiveram à altura da equipa.

Helton muito seguro, mas não acaba com aquela sua mania das gracinhas desnecessárias com os pés e Mangala tem que ser menos impetuoso(num jogo à sério, tinha sido expulso).

Demos azar de perder 2 penaltis, senão ganhávamos esta emirates cup até com certa facilidade:-)

Mas termino o comentário como comecei:
QUINTERO e mais 10:_)

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
Começo desde já pelo péssimos comentários daquela dupla assassina da SPORTV, a continuarem assim continuo a ver na internet.
Concordo com o que diz de Varela, o seu “defeito” é a constância mas não vejo ninguém na atual equipa do FCP que o possa sequer ameaçar a titularidade.
Quanto ao FCP continua a ter dificuldades contra equipas remetidas no seu meio campo (tipo autocarro) como foi com o Celta, talvez quando Herrera tiver mais rotina na equipa e com alguém no meio campo mais assertivo (Josué tem de melhorar) nas roturas o FCP melhor o seu jogo contra equipas de qualidade mas que apostam em contra ataques rápidos como foi o Nápoles, para quem quer ganhar a liga Italiana não me parece que o faça nesse tipo de postura, mas isso é problema deles.
Na 2ª parte o FCP foi muito melhor por um lado porque o Nápoles subiu mais um bocadinho dando oportunidade ao FCP melhorar o seu jogo e por outro porque certos jogadores se desinibiram.
Gostei de Quintero (há jogadores que não enganam) só espero que não seja preciso alguém se magoar (Defour) como aconteceu com Mangala para ganhar a titularidade. Só pela diferença como marcou os cantos tensos e para zona dos centrais e o livre para na minha modesta opinião ter lugar no onze.
Mais uma vez endereço os meus parabéns ao Helton, mesmo naquele lance de dribles não me fez tremer (se calhar porque era a feijões).
Um recado para alguém mandar ao PF se está a pedir ao JNPC mais um esquerdino que ponha os olhos no Rafael (Rafa) que jogou no campeonato de Sub19. Quando é que no FCP se dá oportunidade a jogadores da formação? Na minha opinião Rafa (se fosse dos lagartos ou mesmo dos lampiões) já estavam a pedir para o Paulo Bento o convocar.

Anónimo disse...

Puta de mania de se fazerem comparações, o James é o James, o Quintero é o Quintero. Um chegou com 18 anos e virgem no futebol europeu, outro chegou com 20 anos e um ano no futebol italiano.

Miguel Correia disse...

O meu único receio é que o Paulo Fonseca se acobarde e insista no Lucho e Defour a titulares.
Ficou provado que Herrera e Quintero têm lugar de caras na equipa inicial. Este 11 com Danilo e Jackson é a minha equipa para Aveiro.
Uma palavra para a exibição de Fucile e Otamendi. Monstruosas!

Anónimo disse...

Aparentemente, o único desequilíbrio no plantel é na lateral direita onde o Alex não tem alternativa. Alguém tem alguma teoria sobre o paradeiro do Emídio Rafael e o porque da sua não inclusão na equipa.
O Emídio, para mim, estava a demonstrar enorme qualidade ate ao dia da malfadada e injusta lesão grave no joelho.

Miguel Amado

Anónimo disse...

* Peco desculpa... queria dizer "lateral esquerda".

Miguel Amado

Pedro Albuquerque disse...

Não vi problema nenhum nos comentários da SportTV. Mas isso sou eu.

Pedro Albuquerque disse...

Lateral esquerda quer dizer.
O Emidio foi para o Braga o ano passado e saiu este ano para a Grécia.

miguel87 disse...

Hoje sim, já gostei de ver.
Josué e Quintero têm que jogar, dão uma dinâmica ao ataque que não se vê quando jogam outros. Herrera parece-me uma questão de tempo até ser um indiscutível.
Vamos ver se o recuo de PF para o triângulo invertido (1 +2) é para manter ou se foi esporádico... pelo que se viu hoje espero que PF não insista no 2+1 que não mostrou resultados nenhuns nos jogos até agora.
Os contra-ataques estão a surgir muito bem, pena que vai haver muito poucos jogos onde se poderá usar essa estratégia.
Agora a partir de sábado é que se vai ver realmente com o que podemos contar.

Anónimo disse...

Beirão portista:
No FCP nao há vacas sagradas, mas sim jogadores mais experientes que outros. Mas nao há duvida que a estreia de Quintero nao podia ter sido mais promisora. O Herrera tb mostrou k e gr jogador e que a sua contratacao nao foi obra do acaso. Defour vai ter um serio concorrente, isto se o Enorme Fernando - o polvo- nao sair! O Fucile e um verdadeiro dragão, de antes quebrar que torcer e deve-se saudar o seu regresso. O Otamendi tem um desarme fabuloso, que deveria passar a ser visto obrigar riam em td as academias de futebol! Ontem o Fabiano tb se evidenciou e mostrou k pode ombrear com o Helton! Por fim, uma palavra para o gr Varela, o mais injusticado, do plantel, que, com este inicio de época sensacional, provou que esta no seu auge, como jogador de futebol! Presumo k esteja com 27/28 anos, o k e a idade da plenitude para a generalidade dos profissionais do futebol, Mostrou que e um flanqueador temível, quer a esquerda, quer a direita e e imprescindível no FCP e mesmo na seleccao!
* O MST k e um jonalista desempoeirado e um gr portista, mas e uma anedota a analisar jogadores. Varela e Fernando são talvez as suas principais vitimas da sua verve, mas todos nos recordamos do k disse do Moutinho e de mt outros
sobre jogadores.

Costa disse...

O Danilo, vai ter que correr muito para quê?
Tirar o lugar ao 'fussil' ?
Não me faças rir que estou com cieiro...

meirelesportuense disse...

Eu creio que o Quintero pode perfeitamente encaixar num trio composto por Fernando, Lucho e ele mesmo...Lucho seria o apoio e o elo de ligação entre Fernando e Quintero.Gostei muito de um jogo do Tiago e depois ele desapareceu, acho que será uma boa alternativa juntamente com Defour, Herrera e Josué para a constituição do meio-campo.
Herrera pareceu-me estar muito bem -um pouco na sombra- mas dá um ar de enorme cansaço...Até me deu pena ver o rosto dele na sua substituição...Acho que a defesa está definida, Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro.Fucile será o jogador que estará sempre na disponibilidade de jogar numa das alas...
Na frente tenho dúvidas, mas Varela e Jackson estão firmes, talvez juntando-lhes Yturbe.
Depois Licá, Kelvin, Ghilas...

Joaquim Lima disse...

A lesão também não foi no joelho mas sim na perna, fractura da tíbia e perónio.

Mário Gomes disse...

Desde já deixo aqui um grande abraço a toda nação portista.
Então é assim, é a segunda vez que comento neste blog, apesar de o acompanhar á imenso tempo, e a primeira vez que comentei aqui foi precisamente sobre a benfica tv relativo a um post no mês passado sobre a dita.
Há época falei no conflito de interesses devido ao facto de o Benfica andar a comprar direitos televisivos de outros clubes, e antes de vir aqui espreitar este grandioso blog, deparo-me com esta pérola http://www.publico.pt/desporto/noticia/voltamos-com-a-benfica-tv-1602214.
Espero que toda a nação se una para acabar com este regabofe, porque isto trata-se de um assalto e uma tentativa porca de controlar o futebol nacional.
Temos que fazer um forcing, porque a imprensa portuguesa prepara-se para fazer como o OMO, lava mais branco!

Silva Pereira disse...

As dúvidas de Pedro Albuquerque aos comentadores da SPORTV

a mais grave e exemplificativa "entradas criminosas" esse srº que diz que jogou no FCP PH, que quando joga as equipas do Mourinho ou dos chifrudos dizia no passado (sistemáticamente) o futebol não é para meninas... desde que acerte na bola e depois derruba o jogador é normal... aqui em portugal os árbitros apitam a tudo em Inglaterra é sempre a andar... mas este ano pelos vistos (no comentário do FCP) as regras mudaram. Mudaram? Não dei conta. A algumas faltas mais rispidas estavam logo a pedir amarelo, mas quando aconteceu pelo menos um pisão no calcanhar até só viram a falta há 2ª, enfim o historial é antigo e não é só de hoje. Mas se acha que chamar criminoso (veja o que significa na Wiq) a Mangala e ainda por cima na opinião do jagunço pelo passado, para mim que estou atento é tentar desde já condicionar as arbitragens, para como aconteceu no ano passado uma entrada normal na área expulsarem o Mangala.
Mas isso é um assunto que de certeza eu vou tornar a focar.
Aliás hoje o bucha (trio de ataque) já começou com a ladaínha do costume que o FCP joga com mais um guarda redes.

O c* deles há muito que conheço é sempre o mesmo.

Guilherme Silva disse...

Fui só que reparei, ou o Herrara ou joga devagar ou joga devagarinho? Parece-me ainda que está muito verde para jogar na Europa, não tem muito ritmo de jogo, demora muiiiito a soltar uma bola.. Espero que isto seja só cansaço, mas já tinha reparado nisto antes. A ver vamos como corre, sabendo das dificuldades de adaptação dos mexicanos ao futebol europeu.

De resto, dos amigáveis destacam-se: Fabiano (excelentes defesas e mais segurança a jogar com os pés), Otamendi (imperial), Alex Sandro (mais do mesmo, já é sem dúvida dos melhores do mundo na sua posição, e há-de ser o melhor), Fernando (o nosso tapa buracos), o menino Quintero (que pézinhos.. Sem dúvida que temos ali craque, apenas tem que ter mais critério de vez em quando em vez de partir para a finta), e para mim Ghilas, que é incrível como não teve mais oportunidades ainda, é um poço de força, luta e ganha muitas bolas lá na frente.

Em relação ao esquema táctico, gostei bem mais de ver o Porto na 2a parte contra o Nápoles do que o 4-2-3-1 adoptado por PF. Um esquema de 3 linhas no meio campo era o ideal. Fernando a 6, Defour/Herrera se melhorar a 8, Quintero a 10. Tenho pena pelo meu ídolo de sempre, Lucho, mas este menino tem que ter espaço.. E Lucho até pode ser usado a 8 de vez em quando.
Outra variância que acho que devíamos experimentar era um 4-4-2 losango. Com Fernando a 6, Herrera/Josué/Defour/Lucho a 8, Quintero a 10, e Jackson e Ghilas na frente. A pré-época devia servir para isto. Dois avançados possantes e móveis como estes dois, causariam grandes problemas a muitas defesas. Com a profundidade que Alex dá pela esquerda, Danilo teria que abrir na direita em vez de vir sempre para o meio, tinhamos largura, criatividade e potência na frente. Acho que era uma solução a experimentar.

Abraços