sábado, 3 de agosto de 2013

Ai os penalties...

FC Porto x Galatasaray, onze inicial (foto: Maisfutebol)

O resultado foi mau (0-1), a exibição não foi grande coisa (principalmente na 2ª parte) mas, como jogo-treino, foi excelente, porque foi possível detectar vários problemas que precisam de ser resolvidos nos jogos a sério.

Entre os problemas, há dois aspectos, relacionados com as bolas paradas, que saltaram à vista e que o novo treinador terá de corrigir:

1º) Se dúvidas havia, Jackson voltou a mostrar que está longe de ser uma boa opção para marcador de penalties; é um problema sério, que já vem da época passada, até porque será normal o FC Porto beneficiar de, pelo menos, 10 penalties ao longo da época.

2º) Sem James e Moutinho, não me parece que Defour e muito menos Castro sejam a melhor opção para executar os cantos e os livres laterais; eu experimentaria mais vezes o Danilo.

P.S. Por favor, alguém diga ao Paulo Fonseca que ele já não é treinador do Paços Ferreira, mas sim de uma equipa que é Tri-campeã nacional e que, regularmente, está no Top 10 do ranking da UEFA
("Fizemos um bom jogo perante uma grande equipa, mas podíamos ter vencido e não podemos estar satisfeitos pelo resultado do jogo. Mas eu, como líder desta equipa, estou orgulhoso pelo que os meus jogadores fizeram aqui hoje", Paulo Fonseca, em declarações à SportTv).

30 comentários:

Anónimo disse...

para marcar os penaltis temos o silvestre varela que os sabe marcar muito bem

Silva Pereira disse...

Boa noite,

Quem marca bem livres direto não marca geralmente bem sem barreira?
No ano passado tivemos Maicon a marcar e este temos o Danilo, se é pela experiência então Lucho e JM estão a precisar de psicólogo.

MiguelP disse...

Pior que os penaltis falhados ou a execução dos laces de bola parada é a falta de qualidade dos reforços para a nova época. Se por um lado passamos a ter mais opções, por outro lado é evidente que faltam ali dois ou três reforços, jogadores feitos, para entrar de caras na equipa. E gastou-se tanto dinheiro...

inacio disse...

Concordo...sairam 2 titulares, temos o defour que ja tinhamos...pro lugar de James nenhum com a qualidade necessária Iturbe e kelvin será dificil ter os 2 no plantel...e tinhamos um Bom treinador...ainda vao muitos descobrir que o tinhamos e não sabiam..

Silva Pereira disse...

Boa noite,

comentário Miguelp .... falta de qualidade dos reforços ... desculpe lá mas como pode julgar os reforços se ainda não jogaram.
Vi 6 jogos e ainda não vi jogar o Herrera, Quintera, Reys, Tiago, Ricardo só alguns minutos, que me lembre dos reforços o que mais jogou foi Josué, seguido do Licá aliás estou para ver quando PF os coloca em jogo (talvez amanhã).
Fico com a sensação que PF coloca os jogadores digamos "veteranos" e para não perder.
Veremos amanhã o último jogo a feijões

Anónimo disse...

Por favor, resumir o jogo a dois penaltis falhados é demais. Tenham dó. Devem ser os mesmos que opinam que o FCP fez contratações excelentes com o Licá, o Ricardo, o Tiago Rodrigues...Houve até quem achasse que com estes e os Kelvins eramos campeoes. E claro farto-me a rir com "o Bernard náo é preciso...". Pois eu acho que dos reforços apenas me estusiasmam os mexicanos (Paulo Fonseca anda a guardar Herrera sabe-se lá a razão) e Quintero que atenção é bom a jogar contra miudos de 20 anos. E tenho curiosidade para ver a evolução de Ghilas e Carlos Eduardo. Hoje fomos maus ofensivamente, apesar de algun momentos bons na primeira parte. Faltou o Fernando (o pendulo) e o Herrera que penso será o substituto natural do JM. Agora por favor, tragam o Bernard ou alguém parecido que não quero adormecer a ver os jogos do meu clube...

Pedro Moreira

Miguel Correia disse...

Deixo apenas duas perguntas no ar:

Não têm curiosidade em ver o Danilo actuar no meio campo?

O Lucho tem alguma clausula no contrato que o obriga a ser sempre titular?

miguel87 disse...

Um titulo mais adequado para o post seria "Ai se fossem só os penalties..."

Pedro Albuquerque disse...

Se é assim tão bom porque não foi para o Everton?

João disse...

Gostava que alguém fizesse isto:
- comentários do desempenho do FCP na pré época do AVB no FCP
- comentários do desempemnho do FCP no fim da época da era AVB

Pré época é para isto!!! Ver o que está mal, e corrigi-lo!!!

Só tenho uma coisa gravissima a apontar,o PF tem de mudar o chip Paços para o chip FCP!!De resto deixem o homem fazer o trabalho dele, se me disserem: pré época péssima mas campeonato e quartos da champions. Epá, assino por baixo!!


Anónimo disse...

Um livro não se julga pela capa! Como também não se julgo a totalidade do livro só pelo prólogo ou pelas primeiras páginas do seu conteúdo.
Não se esqueçam que "este livro" 2013/14 só termina com o epílogo lá para Maio ou Junho de 2014!

Faço aqui também a minha mea culpa...pois tenho o habito...de julgar o livro a meio ou seja, quando o FCP tem novo técnico ou novos jogadores, dou-lhes sempre meia época de paz...depois desta conta, ou casco ou elogio. Até o percurso chegar a meio, não haverá queixas ou julgamentos sumários da minha parte.

Daniel Gonçalves disse...

Na minha opinião o que falhou foi o meio-campo na 2ª parte: Castro não é Fernando, Lucho não aguenta 45 minutos de alto, haja coragem para o encostar, e ainda não temos o substituto do Moutinho. Com Fernando e Moutinho nunca teríamos permitido a ofensiva do Galatararay no início da 2ª parte, porque a estratégia aplicada na 1ª parte é aquela que nos permite dominar e manietar o adversário no seu meio-campo. As substituições no intervalo serviram para nos quebrar o ritmo, o Licá ainda não pedalada para este nível e Mangala é um excelente central, a lateral esquerdo a ofensiva da equipa ressente-se de Alex Sandro. Torna-se necessário rotinar e modelar o meio-campo que vai ser a base da equipa na época, acabaram-se as experiências.

Mas considero despropositada as insinuações indirectas a Paulo Fonseca, críticas construtivas são necessárias e utéis, agora suspirar pelo VP como se ele fosse um supra-sumo da inteligência futebolística é, na minha opinião, patético.... "Ai se fossem só os penalties...." Concretizem então o que viram de mal e se com VP a treinador teríamos feito melhor. "e tinhamos um Bom treinador...ainda vao muitos descobrir que o tinhamos e não sabiam.." Pelos vistos não somos só nos que não sabemos que tínhamos um grande treinador, o Man United, o Nápoles, o PSG e o Real Madrid - alguns clubes que andaram, esta época, à procura de treinador - também parece desconhecer as qualidades técnicas de VP.

Um pouco de racionalidade e discernimento por favor.

Anónimo disse...

a nossa falta de criatividade assusta, o lucho nao tem o direito de ser titular, somar isso ao zero criativo que e castro e defour e igual a nao ter meio campo. Para alem disto, ja nao se usa falhar dois pensltis, revela um complexo absurdo. Eu sei que ests e s a.tura em que devo ignorar tudo as paulo fonseca tem sido uma grande desilusao. Alguem devia estes treinadores que quando assinam pelo porto tem que udar de discurso. Um portista de lisboa

Anónimo disse...

E que tal pedir a substituição do treinador, de todo o plantel, do presidente e, quiçá, do próprio estádio?

Miguel Cunha

MiguelP disse...

É evidente que há alguma qualidade em alguns dos reforços garantidos, mas eu estava-me a referir sobretudo ao imediato e á necessidade de termos jogadores prontos a entrar já no 11 titular. E dos que foram contratados nenhum me parece ter qualidade para tal...
Por isso acho que o Bernard é contratação essencial, porque além de entrar de caras na equipa, vem acrescentar qualidade a uma posição para a qual agora temos alguma fartura, mas pouca qualidade...

Joao Goncalves disse...

Eu começo por fazer uma critica a PF... se Herrera, Reyes, Quintero, Ghilas e afins, não são para se experimentar nestes jogos, são para jogar quando? Só se o objectivo é emprestar os activos mais caros que o clube contratou...

Tirando isso, penso que as únicas coisas que me preocupam realmente é os penalties falhados (metam o Iturbe a marca.los todos de uma vez por todas) e a fragilidade física da equipa a 1 semana da supertaça... assustador...

O resto é pré-época

Anónimo disse...

Ate parece que o everton percebe alguma coisa de futebol...e dos clubes mais obtusos e conservadores,por isso nunca foi muito longe nem ira...

Anónimo disse...

sinais preocupantes...a pre -época ainda nao acabou e ja ficamos com aquela sencacao desagradavel de que perdemos alguem que de fato nao era assim tao mau...pessimo sinal para o que esta e para o que ai vem...so vejo uma forma de salvar isto , é contratarem um real valor para ajudar o Jackson e arrenjarem um adjunto que perceba de futebol.

Bluesky disse...

Como alguém disse, não interessa como começa, mas sim como acaba...
E isto sobretudo para o "vitinhos" que dizem que afinal tinhamos um grande treinador e não sabíamos!!!!
Lembrem-se das pré-epocas de Artur Jorge, ivic e Villas-Boas, carago!!!

Saci Pererê disse...

Porque no Everton escolheram outro, o que tem o cu a ver com as calças?

Saci Pererê disse...

Creio que é necessário manter a calma e esperar para ver o que o FC Porto apresenta nos jogos a doer. Por agora o treinador tem que construir mecanismos de jogo quase do 0, já que metade do meio-campo da nossa equipa foi para outras paragens. O elemento mais importante na temporização do jogo e o elemento mais criativo. Creio que as palavras do treinador são mais para motivar os jogadores que estiveram menos bem a não baixar os braços do que propriamente uma mentalidade de treinador de clube pequeno. Mas também é verdade que os blogs servem não só pra defender o clube, senão para ouvir tudo e todos e isso supõe que há opiniões para todos os gostos.

Saudações desPortistas

Abel Pereira disse...

Oxalá eu me engane, mas desde o princípio que encontro semelhanças com o discurso do Quinito...

Anónimo disse...

Ao longo dos tempos jogar em Inglaterra é um quebra cabeças para o FC Porto.
Em Inglaterra não tenho recordações de grandes resultados (excepto Man.utd 2004) e as causas para tão fraco desempenho ,sinceramente não tenho resposta.Brincando um pouco,tal como o Real Madrid que perde quase sempre que joga na Alemanha ,os 2 maiores clubes dos paises ibericos quase parecem siameses....
Não entro na histeria dos penalties (Jackson M. nunca mais deveria marcar grandes penalidades senão a cotação dele está ao nivel do Banif...).Ganhando jogos ,cria-se um espirito de vitória ,conquista e os resultados aparecerão naturalmente ,bem como o real valor dos novos jogadores.O que não é necessário é criar cenários à MST e por tudo em causa.

Pedro Albuquerque disse...

Ora nem mais. Quantos golos marcou o Falcao em 2 pré-épocas com o FC Porto? ZERO!

Anónimo disse...

Quer dizer, se o Jackson e o Lucho tivessem convertido os penalties, seria aqui um mar de rosas, só loas e elogios aos jogadores e ao PF.

Assim, só dizem mal. Que raio de portistas fracos. Até parece que o FCP jogou com o Elche ou com o Carouge.



Pedro Albuquerque disse...

Aqui vai o meu comentário.

Fabiano é uma hipótese válida para quando o Helton sair.
Na defesa gostei do Abdoulaye, secou praticamente o Drogba, tirando uma ocasião. Alex Sandro vai rebentar fisicamente se não tiver rotatividade e nisto o Fucile será importante. Danilo melhor na segunda parte do que na primeira a meu ver.

Meio campo, Castro não é suficientemente bom para jogar a 6. A 8 rende mais. Mas será mais uma época no banco. Quintero ainda sem ritmo e entrosamento começará no banco, mas relegará Lucho para a posição 8 e o 10 será o colombiano.

Nas alas parece-me que Kelvin entrou bem na pré-época mas tem perdido fulgor ao perceber que não será titular. Deve ter pensado que o golo ao Benfica lhe daria estatuto reforçado.
Varela é bom nas combinações com Alex Sandro, mas de resto é um cataclismo. Não o vi fintar um único jogador o jogo todo!
Iturbe será para mim titular.

Jackson muito perdulário mais uma vez nos penalties.

A questão dos penalties, vê-se que não é treinado e os jogadores (Jackson e Lucho) não se sentem confiantes a marca-los.

Daniel Gonçalves disse...

Saci Pererê disse "Creio que as palavras do treinador são mais para motivar os jogadores que estiveram menos bem a não baixar os braços do que propriamente uma mentalidade de treinador de clube pequeno."

Muito bem visto, subscrevo totalmente, parece-me que foi essa a intenção do Paulo Fonseca.

Pedro Albuquerque disse...

Pelo que o caro inacio disse - "tinhamos um Bom treinador...ainda vao muitos descobrir que o tinhamos e não sabiam.." - parece que tinha o Guardiola no banco.

E se era mesmo assim tão bom, porque não foi para o Everton, já que era assim tão bom?

Anónimo disse...

Se calhar, agora já estão os que ontem crucificavam tudo e todos a pedir estátuas para o goleador da terra do madjer, ruas com o nome do Fonseca, aeroportos baptizados pelo Varela e tratados de cooperação permanente com a Argentina, Colômbia, Uruguai e Ermesinde?
Haja uma enorme paciência...
Miguel Cunha

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Mas porque será que alguns fazem comentários direi precipitados para não chamar outra coisa.
Não ter presente as regras do jogo neste caso a da LC é no minimo serem ignorantes.
Não sabem que é necessário ter uma quota de jogadores nacionais e da formação obrigatória a inscrever? Pela enésima vez que o escrevo dá a ideia até que a SAD do FCP são alguns incompetentes e a sabedoria é coisa que está noutros lados ou então aparecem para lançar a confusão.
Enfim ....