segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Choradinho e capas

O campeonato 2013-14 arrancou com uma derrota do slb no Funchal (1-2), logo seguida de uma vitória (3-1) dos dragões em Setúbal.
No final destes dois jogos, os treinadores derrotados (Jorge Jesus e José Mota) atiraram as culpas para cima dos árbitros, pondo o ênfase das suas críticas em lances de penalties ou supostos penalties.
Até aqui nada de novo. Vindo de quem vem é banal, como diria Paulo Fonseca.

«Harakiri vitoriano
O lance do penálti acabou com o jogo, ou com as hipóteses do Vitória. Pouco depois já o facebook (meio que permite a todos opinar em direto) estava inundado com críticas a João Capela. Fico triste de ver a cegueira sobrepor-se à razão. Que culpa tem Capela da imprudência de Dani - mal Jackson ganhou posição estava mesmo a ver-se que o defesa ia fazer falta. Que culpa tem Capela de Kieszek responder à cabeçada ao empurrão de Josué?»
Miguel Amaro, record.pt

O que é novidade é o facto dos jornais desportivos da capital não terem acompanhado este choradinho, não lhe dando qualquer destaque nas suas capas de hoje.


É verdade que, conforme foi reconhecido pela generalidade da comunicação social (Pedro Henriques/SportTv, Rui Santos/SIC, os três diários desportivos, etc.), nem o slb teve razões de queixa da arbitragem de Jorge Sousa, nem o FC Porto foi beneficiado pela arbitragem de João Capela. Contudo, não deixo de ficar um pouco surpreendido, quando vejo títulos como "Férias não curaram águia" (A Bola), "Benfica de rastos" (Record) e "Vitória perdeu a cabeça" (Record), em vez de qualquer coisa do estilo "Penalties derrotam benfica no Funchal" ou "Polémica em Setúbal".

Como é que se sentirá o cada vez mais contestado treinador do slb, ao verificar que até João Querido Manha, o novo diretor do Record, diz que o árbitro Jorge Sousa ajuizou bem os dois lances referidos por JJ?


Está visto que a margem de manobra de Jorge Jesus (e de quem lhe renovou o contrato milionário) é cada vez mais reduzida e, por isso, ou os encarnados começam rapidamente a ganhar jogos (podem esquecer a "nota artistica"), ou o treinador que gosta de mascar chicletes vai ter de engolir um enorme sapo em forma de tacuara...

13 comentários:

Anónimo disse...

Excelente ... Aproveito aqui também para dar os parabens à analise do novo esquema tático do FCP ... obviamente que PF vai ter que deixar de ser teimoso e mudar o esquema ... ontem viu-se um vitória com 10 a criar mais perigo que o FCP com 11, e a ganhar lances no contra ataque fruto daqueles dois trincos que não se orientam juntos ... penso que o 4-3-3 é bem melhor a todos os níveis, e que o que têm que trabalhar é a objectivade do esquema, algo que com o Vitor Pereira nao acontecia ... muita rama e pouca uva ... mas bem trabalhado é sem duvida o que melhor se adapta aos nosso jogadores ;)

meirelesportuense disse...

Completamente de acordo, esta ausência de crítica a Capela tem a ver com a necessidade de castigar Jesus...Valha-nos Deus!
Depois do JJ levar na carola, tudo irá cair na normalidade, ou então os "gajos" viraram completamente o bico ao prego.
Mas não creio neste banho de seriedade.Parece-me tudo menos crível esta mudança.
Jesus caiu em desgraça!

meirelesportuense disse...

O golo do Benfica é precedido de falta, Lima tira partido do toque que deu na bola com o braço e a conduziu no "bom sentido"...Portanto.

João disse...

Estou a achar a esmola muito grande. Só concebo que os pasquins oficiosos tenham decidido fazer a folha ao Jesus. Não se trata de terem avaliado mal os lances, trata-se de terem um longo historial de inventarem lances polémicos onde eles não existem e não aproveitado este jogo para a manipulação habitual.

Anónimo disse...

Cuidado com esta reacção da CS!
"Quando a esmola é grande, o pobre desconfia"

José Correia disse...

«Ao que A BOLA apurou, o ambiente no grupo encarnado está diferente relativamente ao que acontecia há três meses, quando as águias tinham hipóteses de vencer o Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal. Neste momento a tensão é latente, à qual não está alheio o desgaste entre jogadores e treinador.»
in abola.pt
10:05 - 20-08-2013

Abel Pereira disse...

O problema da imprensa reside no facto de se aperceber que o descontentamento manifestado por Cardozo é comum à maior parte dos jogadores da época passada. Após o rude golpe nas suas aspirações que representou a não conquista da Liga Eupopa, devido mais à quebra física do que à qualidade dos jogadores, estes, sob o comando de JJ, nunca mais voltarão a sorrir e correr desalmadamente... A venda de jornais vai cair muito se esta situação não for corrigida.

Anónimo disse...

J. Joelhos está "feito"...

HULK 11M disse...

Estou mesmo a ver que os meu amigos não leram a edição em papel da "bolha"!
Eu também só compro "quando a luz está a arder"... Dá-me um gozo dos diabos...
SE tivessem lido o miolo da "bolha" teriam verificado que Jorge de Sousa é criticado por não ter marcado um penalty a favor do slb já nos descontos.... Só que alguém decidiu não trazer isso para 1a. página. Talvez faça parte da estratégia concertada com o "orelhas" para tentar arrumar o Jesus.
Apenas isso! Não tenham ilusões...

Anónimo disse...

ontem na "sondagem telefonica" acerca do actual momento do clube lisboeta no programa da SIC O Dia Seguinte, 63% dos benfiquistas consideraram que a culpa pelo "actual momento" (que relembro ainda só teve um,um!, jogo oficial) é das....tchan, tchan,tchan,tchan... arbitragens! (que surpresa)
se calhar a direcção do slb apercebeu-se que escusa de se esforçar mais ou de gastar mais dinheiro para vender essa ideia aos benfiquistas. eles já estão com aquele cérebro completamente lavado!

Paulo disse...

Sinceramente ,também desconfio desta unanimidade na apreciação dos lances mais polémicos por parte da comunicação social,especialmente porque esta analise não é favoravel ao clube do costume,cheira-me a esturro,palpita-me que estão a preparar-se para por uns patins a JJ.

Saudações Portistas

Paulo Almeida

Anónimo disse...

Acho que foram Portistas que votaram nessa opção. Porque quanto mais os benfiquistas continuarem a pensar que os problemas deles se resumem a apitos e fruta, mais o FCP continuará a ganhar.

Anónimo disse...

Na minha humilde opinião, o Joelhos Jejum foi contratado para o benfas pelo nosso Presidente JNPC, em mais um golpe de génio, tão ao seu jeito. Aquele Burro do lfv, cheio de medo que o JJ viesse para o Porto, ainda não percebeu que o JJ não tem sequer habilitações literárias para ser treinador deste clube.
É um fartote de riso aquele benfas.
Quanto à imprensa, já sabemos o que a casa gasta.
RL