domingo, 11 de agosto de 2013

Soma e segue


Mais uma supertaça já cá canta. Foi um jogo bem conseguido e uma  vitória justíssima, que peca por escassa. Diziam os homens que comentavam o confronto na RTP que o VG tinha entrado bem, desinibido e sem complexos,  quando  o FCP,  pela faixa direita,  chegou ao primeiro golo aos 5 minutos. Aos 17 mais um excelente movimento de ruptura  e deixámos de ser favoritos para nos constituirmos como próximos detentores do trofeu em disputa , que o golo a fechar a primeira parte tirou todas as dúvidas,  se ainda as houvesse.
Entre o segundo e o terceiro golo e toda a segunda parte,  tivemos excelentes momentos individuais e colectivos, mas muitas cócegas para chegar ao golo. Embora compreenda que com a vitória no bolso o treinador  se sentisse legitimado para a experimentação, o principal reparo que faço foi a falta de gula para tentar o golo de forma mais predadora, nomeadamente no segundo tempo que controlámos sempre bem,  mas com demasiada gente no miolo,  provocando demasiado congestionamento nos espaços interiores, que o posicionamento de Josué na esquerda não atenuou antes agravou

Apesar desse inconveniente,  os jogadores movimentaram-se bastante bem e com muitas diagonais, que saídas a preceito, criaram imensas dificuldades à defensiva adversário. Ao contrário do que aconteceu nos jogos da  pré época foi pelo direito que construímos uma boa parte das investida da equipa e foi por essa banda que chegámos aos golos.
O labor de uma equipa resulta do esforço de todos,  mas no jogo de ontem Fucile, Licá e Lucho estiveram a um nível muito elevado e foram os principais artífices dos desequilíbrios que provocámos na defensiva vimaranense, enquanto nos equilíbrios e compensações contámos com os excelentes desempenhos de toda a defesa,  de Defour e Fernando. Martinez e Varela estiveram em bom nível, sem deslumbrar, Quintero prometeu, Josué pouco activo e Kelvin entrou demasiado tarde: foi menos para jogar e mais para receber o apoio por aquele inesquecível minuto 92, e disso é que o miúdo precisa menos.

Não gostei da arbitragem nem de alguns sinais exteriores de porreirismo do nosso treinador o que não empalidece a boa entrada desportiva na presente época. Na supertaça são onze contra onze e no final ganha o FCP.

21 comentários:

Ricardo Campos disse...

por favor exemplifique "sinais exteriores de porreirismo do nosso treinador"
obrigado

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
Só não concordo numa coisa do que diz sobre JM e explico.
Fico com a sensação (quase certeza) que está a tentar ter mais protagonismo do que é normal aliás isso não e só dele Fernando acompanha-o, quando os jogadores começam a ser influenciados pelas sistemáticas notícias que são pretendidos pelos trutas passam a ser “donos da bola” e perdem-se (como o Iturbe) Jogam mais para si do que para a equipa o que normalmente só os prejudica e o jogo da equipa também sofre com isso (exemplo a 2ª parte). Até 31 Agosto/ 7 Setembro iremos assistir a esse folhetim.

Gostei muito da 1ª parte. Lucho em grande seguido de Licá (para que é que precisamos de tal Bernard?), Mangala imperial e assim até eu defendia a baliza do FCP.
Outro pormenor, PF demonstrou ser um treinador inteligente e atento, Defour deixou de inicio de marcar as bolas paradas, Lucho pelo menos cria mais perigo, mas do que vi na pré época (enão só) Quintero deverá ter essa incumbência.
Quanto ao árbitro não gosto de o ver a apitar jogos do FCP. Mais uma vez este Sr.º apita a tudo e qualquer simples encosto (dos jogadores do FCP), qualquer dia Mangala tem de jogar sem poder tocar nos adversários.
Nota1: excelência do espetáculo especialmente dos adeptos dos 2 clubes. JNPC esteve muito bem nos eus comentários.

Hélder disse...

Mais uma realização "sofrível" e que não deixa saudades, por parte da RTP. De entre 3 ou 4 faltas (perigosas) que terão ficado por marcar, a favor do FCP, que não foi possível confirmar, por falta de repetições, foram cortados lances cruciais de contra-ataque do jogo, para "repetir" remates sem qualquer perigo. Mau... Muito mau mesmo. Mas hei-de fazer chegar, o descontentamento à RTP.

João disse...

Uma exibição muito agradável, um vitória clara que só não é uma goleada histórica por displicência, mais um título.

Terá sempre um sabor agridoce para alguns portistas mas é a vida.

Hoje ri-se o MST, a assistência para golo do Varela foi o único lance que não enterrou na 1ª parte. Alex Sandro também cometeu alguns erros e lá está, Defour é capaz de chegar para este tipo de jogos, neste momento não tem andamento para jogos mais exigentes. Fernando tem que se resumir ao que sabe fazer. De resto todos os jogadores estiveram bem ou muito bem, com destaque para o Licá, fez um GRANDE jogo, quase isento de erros. Lucho, Josué e Quintero que entraram muito bem. Kelvin nem tanto, gostava de ter visto o Ghilas naquela posição, até porque tínhamos o Josué do outro lado a equilibrar.

Apesar de tudo, o Vitória a jogar assim vai-se ver aflito.

DC disse...

Foi uma bela exibição, embora o adversário seja do pior que existe na nossa liga.
No geral acho que foi tudo positivo, embora tenha ficado com algumas dúvidas sobre a grande insistência em cruzamentos para a área (que contra defesas organizadas servirão de muito pouco) e pouca aposta no jogo interior. Pode ter sido circunstancial devido ao adversário.
Fora esses pontos a confirmar nos próximos jogos, é sempre óptimo começar com um troféu.

P.S. O Hélton tem mais duas supertaças que o 5LB.

Anónimo disse...

Licá? mas alguém esperava este nível?
Que jogador! Em 20 jogadas de perigo que o Porto causava em 15 o Licá estava envolvido. Defendia, vinha buscar jogo, não inventava a atacar, ou seja, muito certinho.
Fiquei surpreendido pela positiva obviamente.
O Defour se quer ser titular tem que começar a subir degraus. A titularidade acho que ainda está a uma boa distancia.
Quanto a Fernando, como já foi dito aqui, o facto de jogar com o triângulo invertido acho que Fernando deixa de ser uma mais valia, passando mesmo a ser uma "pedra no sapato". Notou-se muitas vezes quando o Porto queria sair a jogar o Fernando tem a inteligência mas não tem a qualidade técnica mas sair a jogar como se pretende.

Gostei do que vi, isto é, muita velocidade para o 1º jogo oficial da época, uma grande organização em que houve um par de jogadas que foram brilhantes.
Acho que era necessário um extremo com 23/24 anos com provas dadas na Europa mas infelizmente acho que o plantel está mesmo fechado...

Anónimo disse...

Bom jogo mas um adversário muito tenro, fraco, que facilitou. Que ninguém se dislumbre. Aliás se se reparar a equipa foi a mesma do ano passado mas...para pior. Defour por Moutinho e Licá por James, Fucile por Danilo, menor qualidade objetivamente. O Porto tem outros argumentos para ser melhor (Herrera e Quintero que deslumbra) que tem que aproveitar. Só espero que o treinador abra os olhos e não seja preciso uma derrota (ou empate) incomodo. Em relação ao plantel espero com ansiedade por um extremo para ser titular que o clube necessita sem duvida quando o adversário fôr outro. Também gostaria saber porque não renovam Fernando que, sempre desvalorizado pelos adeptos, continua a ser o melhor jogador do clube que joga bem contra o esfarrapado Guiamares mas também na luz e em qualquer palco da champions.

Pedro Moreira

Anónimo disse...

que o FCP já tinha ultrapassado o clube do regime em número global de títulos, é algo que toda a gente já sabe - actualmente a contagem está em 74-69.
mas o que eu não sei se repararam e não vi referido em lado nenhum, é que com a vitória de ontem na SuperTaça, o FCP alcançou também o clube do regime em número de troféus nacionais (67-67).
obviamente que o FCP ainda tem menos campeonatos e taças que o clube do regime, mas a nível de TROFÉUS nacionais, muito à custa da SuperTaça, já alcançou os milhafres.
porque será que não vi isto referido em lado nenhum??

DC disse...

"porque não renovam Fernando"

Ás tantas, atiro assim uma hipótese estúpida para o ar, é porque ele não quer renovar, não?

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
O anónimo das 16:09 esquece uma questão básica, para renovar é preciso a vontade de ambas as partes (no minimo)....elementar.
Que saiba é que o Fernando á séculos que anda a dizer qe quer saír.. que quer ir para um campeonato mais visivel para ir á seleção (hágajos que o ego é maior que a Torre dos Clérigos). Acho até que se tivesse mais concorrência talvez tivesse seguido o caminho do Rolando.

Eu aceito comentários tipo do Jackson mas quando são iguais aos do Rolando, Álvaro Pereira, Fernando...deviam ser logo que possível por uns patins.

meirelesportuense disse...

Vitória justíssima e inquestionável, apenas os números foram escassos em relação à diferença de potencial...Mas o Guimarães lutou e só quando o terceiro golo aconteceu é que dei o jogo por definitivamente ganho.
Também achei a arbitragem parcial,estes senhores de negro têm como é evidente um complexo em relação ao FCPorto...Artur Soares Dias foi claro nesse complexo, Vítor Pereira aplaude.
Gostei muito do Licá, de toda a defesa, Lucho, Fernando, Defour, grande golo do Jackson, Quintero e Josué acotovelaram-se e Varela muito perdulário especialmente nas entregas de curta distância.Tem que haver mais agilidade nesse tipo de trocas, o que estiver mais livre é sempre o melhor endereço, nada de adornos perfeitamente desnecessários...É claro que se sente a falta do "turbo" Moutinho, há que saber dar a volta.É claro que James era jogador de classe, mas Quintero também promete e muito.O meio campo necessita de rearranjos, eu volto a falar em Tiago sobre a direita.

Anónimo disse...

Boa resposta, porque não quer renovar...é normal não querer renovar com o Porto e é também bom para a imagem do clube que os jogadores se queiram ir embora. Também é bom que o clube deixe para o último ano a renovação do contrato...será porque desvalorizou a classe do jogador e só agora se apercebeu...E já agora, será que a proposta valoriza devidamente o jogador. Eu não vejo no Benfica actual situaçoes destas...os jogadores falam bem do clube, renovam.
Enfim tantas questões que me parece realmente "estupido" resumir a situação ao básico "porque ele não quer renovar, não?".

Pedro Moreira

Carlos Santos disse...

Ah claro Pedro Moreira...No slb temos casos tipo o do Cardozo que deu uma imagem espectacular do clube; temos a transparentíssima dupla venda do Roberto; temos a aquisição de jogadores que são emprestados no mesmo dia em que chegam; temos o Luisão a dizer épocas a fio que se quer por a andar; etc...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Pedro,

O Pedro entra a trabalhar numa empresa, fazem-lhe um contrato com duração determinada. O Pedro é bom, muito bom no que faz. A empresa gosta de si, oferece-lhe melhorar o seu contrato, subi-lo de escalão. Mas o Pedro sabe o que vale. Sabe que a empresa é boa mas há melhores. Muito melhores. Sabe que há sitios onde pagam mais, muito mais. Onde os bónus são mais interessantes, as possibilidades de cruzar-se com outras realidades também. O Pedro quer ir embora, pede que lhe deixem ir antes do fim do seu contrato laboral. Dizem-lhe que não, insistem na sua renovação, o Pedro não quer. O Pedro acaba por ir. Porque merece.

Troque Pedro por Fernando e pense um pouco mais. Só um pouquinho mais. Antes de atirar responsabilidades à direcção ou comparar sequer a vontade de um individuo com o que se faz num clube que compra jogadores que são emprestados no segundo a seguir. Que compra 12 jogadores ao ano para ficar com dois. Que não consegue segurar um só jogador de jeito de ano para ano, já para não falar em quatro ou cinco. Depois de pensar, só esse bocadinho, relei-a o seu comentário.

E depois diga-me só uma coisa. Onde está o Wally?

Anónimo disse...

Resposta elementar meu caro Miguel por isso somos meros adeptos, nao passamos disso.Agora quem gere a empresa é que tem que ter argumentos e argucia para convencer o Pedro q a empresa tem futuro, vai crescer, é ambiciosa q vale a pena apostar nel,etc...Também deve gerir bem o dinheiro para pagar bem ao Pedro se perceber q ele é fundamental para ganhar desafios e valorizar outros ativos. Pois é Miguel a sua resposta qual ovo de colombo seria catastrofica se fosse de um dirigente. Felizmente é apenas de alguém q acha q conhece o Wally.
Em relaçao ao Benfica eu acho um clube miseravel sem ética e felizmente sem titulos. Mas mesmo assim os jogadores renovam, porque será? Eu acho q se Fernando sair a preço zero sera um autentico fiasco da direcao, no meio de inumeros exitos.
Pedro Moreira

Silva Pereira disse...

Boa noite,

Meu caro Miguel L Pereira se percebi bem está a comparar o que se passa no FCP com outro clube.
Desculpe discordar mas no meu entender acho que não é possível comparar o incomparável, como diz o povo é como comparar o cu com as calças.
No meu entendimento o que se passa nesse clube cheira a lavagem de dinheiros ou coisa semelhante.
O caso Roberto é paradigmático e se isso não se passasse no clube do regime já tínhamos a cavalaria (judite) com a xerife justiceira a comandar e todos os trobones desta lisboa macrocéfala a pugnarem por justiça e não sei que mais, que eu saiba (e acompanho) até para CMVM bastou aquele comunicado.
Um dia talvez como aconteceu com o Vale Azevedo se vá perceber tudo isso? Como é possível manter 120 jogadores profissionais bem pagos.
Para mim é um mistério ainda mais quando se assiste a uma nega há SPORTTV e criar mais um centro de custo. Como é que há tesouraria para isso tudo? Daí concluir que não é possível a comparação no galinheiro devem criar galinhas de ovos de ouro.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Pedro,

Continua sem entender o fundamental.
Os jogadores, por muito que lhes ofereçam mundos e fundos, são seres com vontade própria. E por muito que ao Fernando lhe digam que vão mudar o estádio do Dragão para estádio Fernando Reges, ele pode querer na mesma sair. Ou há algum chip mental nos jogadores de futebol que os obriga a ficar onde estão, só porque sim.

Eu não ponho em dúvida que a direcção tenha oferecido o melhor que se podia oferecer ao Fernando, como elemento nuclear do projecto. E não ponho em dúvida que ao Fernando, o melhor que lhe possamos dar, seja o que for, seja insuficiente para o que ele quer.

Sendo assim, repito, onde está o Wally? Onde está o fiasco? Vamos começar a fazer negócios à Padrinho, ofertas irrecusáveis de pistola na cabeça, ou vamos aceitar que as pessoas fazem o que querem com a sua vida, incluindo por-se a andar daqui para fora porque não gostam da cor do céu em 250 dias ao ano?

Miguel Lourenço Pereira disse...

Silva Pereira,

Eu não sou capaz de comparar o que se passa na Luz com o que se passa nas Antas. São mundos completamente afastados e o meu know-how do que se vive em Lisboa não é o mesmo. O que estou a tentar explicar, do meu ponto de vista, é que há quem acredite na ilusão de que lá os jogadores são todos felizes, renovam e têm orgulho e tudo o resto quando isso são falácias. E que se um jogador quer sair de um clube, seja o FCP ou o Manchester United (ver o caso Rooney), vai sair porque depois da lei Bosman eles têm quase sempre a faca e o queijo na mão.

O Fernando foi e é um grande activo e tentou-se por mundos e fundos ficar com ele mais tempo. Ele não quis. Que faça um grande ano e boa sorte, que é o que desejo sempre aos jogadores e treinadores do clube que deram tudo enquanto cá estão, saiam como saiam. Agora a SAD não tem culpa se o AVB, o Mourinho, o Fernando, o Paulo Assunção ou quem quer que seja quer ter uma vida diferente.

Isto é um clube de futebol, não é uma prisão!

Pedro Albuquerque disse...

Ficamos sem perceber o que o autor do artigo quer dizer com "alguns sinais exteriores de porreirismo do nosso treinador".

Mário Faria disse...

Hoje, li em alguns comentários o pedido de explicação da minha parte sobre os sinais de porreirismos de Paulo Fonseca que tinha notado. Aí vai: 1) a partilha do mérito da vitória na supertaça com VP e com uma justificação que me pareceu um pouco impostora ; 2) as loas ao VG que não é um clube merecedor de particulares simpatias , não obstante a respeitável unidade que a cidade mantém com o clube; 3) a forma excessiva na comemoração da vitória e como nos momentos festivos foi “abafado” pelos jogadores. Gestão amiga tudo bem, mas convém alguma distância penso eu de que .

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
Meu caro Miguel L Pereira se costuma ler os meus comentários com certeza percebeu que já não acredito no Pai Natal há muito tempo e até nem percebo muito bem como se fazem certos cânticos a jogadores, porque como dizia o Pimenta Machado o que hoje é verdade amanha é mentira.
Sendo muito claro eu compreendo e aceito (é legitimo) que os jogadores com qualquer trabalhador queira melhorar o contrato o que não aceito (o meu pensamento é tal qual o do Maestro Rui Massena), são declarações como as do Rolando, JM, Fernando; AP … isso só revela o que chamo berço, como diz o povo é como cuspir na mão que lhe dá de comer, ou recorrendo novamente há sabedoria popular os problemas desentendimentos resolvem-se em família e não na praça pública.
Quem trabalhou em equipa (e dirigiu) sabe como tudo isso influencia o espirito de grupo. Os contratos são assinados livremente e se alguém quer alterá-lo é conversando que se chega a um entendimento.



Eu sou do tempo (e foi assim que fui ensinado) que a palavra/aperto de mão era suficiente para se cumprir um acordo. Sei perfeitamente que infelizmente já não estamos nesse tempo, mas também não concordo com a sua ideia “Isto é um clube de futebol, não é uma prisão!”
JM assinou um contrato e tem mais 3 anos para o seu términus e quando diz (se é que o disse) ou renovo ou saio isso não é verdade porque tem que cumprir o contrato (se o FCP não aceitar as suas condições) ou então terá que sofrer as penalizações que com certeza existirão no contrato.
Numa coisa concordo consigo os jogadores têm a faca e o queijo na mão (como dizia o outro têm uma faca de 2 legumes), mas se fizer tudo segundo os seus interesses mais vale fechar portas.
Felizmente temos uma SAD que deu provas e me merece toda a confiança e por muito que os pasquins toquem os trombones ou os adeptos digam saberão resolver estes problemas.
Há já agora se leu o meu comentário perceberá que nada disto do JM me surpreende.