segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Sagrada Família

Parco em intervenientes - jogadores, árbitros (de baliza e "bandeirinhas"), treinadores, dirigentes (que depositam cheques em contas, que têm as contas em cheque, e os outros), adeptos (com distribuidores de calduços e lançadores de pirotecnia incluídos), tratadores de relva, agentes, empresários e tutores - o futebol começa (e ainda bem!) a absorver lentamente a figura do "familiar".

Vanguardista como já nos habituou, o Porto já teve contacto prematuro com este novo elemento, na pessoa do famoso "pai do Diego". Mais recentemente surgiu o "pai do Iturbe", antes ainda da entrada em cena do "pai do Bernard", ao qual se seguiu, claro está, a "mãe do Bernard".

Oh mister, se o Martim não joga, vamos para os jornais!

Pelo meio sabe-se também que a "família do Bruma", tem sido ameaçada por elementos (oficiais ou não) do SCP; normalmente, teria alguma dificuldade em acreditar numa "notícia" como esta, mas se veio no Borreio de Manhã, tem de ser verdade. O impagável Bruno de Carvalho está determinado em demarcar-se da anterior direcção do SCP, e ao invés de apostar nos depósitos em conta, opta claramente pelas "cobranças coercivas" - os adeptos, esses, devem estar satisfeitíssimos por terem preferido o filho do pai do Bruno de Carvalho ao sobrinho-neto do Peyroteo.

Para que não se pense que isto é coisa restrita apenas a relações de sangue, a "mulher do Atsu" achou que também tinha direito de manifestar-se (no Borreio de Manhã, claro está), indignadíssima que está por não poder mudar-se já para Lisb... Liverpool; o seu esposo, qual Kunta Kinte dos tempos modernos, vive oprimido pelo Porto, que o obriga, imagine-se!, a treinar arduamente com outros jogadores, sob o estalo do contrato, em troca de uma ridícula e insultuosa fracção de vários milhões de euros - ela chama-lhe máfia, mas isto é claramente um caso de esclavagismo.

Por outro lado, o ex-Tácuara (agora apenas Cárdozo), foi impedido de treinar e de entrar nas instalações do Бehфицa. Nenhum familiar se manifestou até agora, nem qualquer referência à situação pode ser encontrada no Borreio de Manhã, pelo que deve ser mentira ou então há interesse em manter a coisa em família, como uma ... cosa nostra.

13 comentários:

RBN disse...

A minha família inicial para 2013/2014 é em 4-4-2:

Helton, Danilo, Ota, Mangala e Alex;
Fernando, Lucho, Defour e Quintero;
Varela e Jackson:-)

Caso ninguém saia obviamente.

E devido às lesões e suspensões durante a época, que muitas vezes deixam jogadores chave de fora de jogos importantes, juntando-se ao mercado de janeiro, fosse eu o Paulo Fonseca, ficava com os 29 jogadores do plantel.
Não sei se isto é possível...

Carlos Santos disse...

Fantástico, caro Filipe!

Admirável sagacidade e perspicácia.

Bem haja

Fernando B. disse...

belissimo e divertido post hoje...parabéns!

AVC disse...

Só mesmo para elogiar o texto.
Pertinente, irónico e assertivo q.b.. Está aqui toda a natureza do futebol moderno: o espírito de família (qual Saúl Ricardo...).

Pedro Albuquerque disse...

"a "mulher do Atsu" achou que também tinha direito de manifestar-se (no Borreio de Manhã, claro está)"

Manifestou-se mas não foi no correio da manhã! O Correio da Manhã foi quem difundiu a notícia, mas podia ter sido o Diário de Notícias da Madeira que era igual. Vamos tentar não ser facciosos.

Eduardo Nunes disse...

Realmente... "Sagrada Família"?!

Bem Filipe, acho que vou deixar de ser religioso para passar a ser "Reflexista"...

Bom post!

Anónimo disse...

Facciosos ? O Atsu veio desmentir tudo, a mulher dele não falou nada de nada. O Correio da Manhã primeiro disse no seu site que encontrou a informação num Twitter, mas como ninguém encontrava tal Twitter disseram que era de um jornal ganês, o GhanaSport acho. Porém, se fores ao site deste jornal, não encontras lá nada.

Filipe Sousa disse...

Sim, eu sei que as declarações não foram prestadas directamente ao dito pasquim, mas foi o único que deu eco às mesmas (na primeira página) - usar o "ghanasoccer" como fonte ou inventar a notícia é quase a mesma coisa.

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
ainda há quem acredite no Pai Natal (ou então é como alguns chifrudos que acreditam em contos do vigário). Achar que um pasquim como CM só transmitiu a noticia é mesmo anedótico, ou então deve ser do calor ou dos copos da saída da noite.


meirelesportuense disse...

Concordo com a constituição avançada pelo RBN.
Acho que o plantel está mais vocacionado para jogar com quatro médios.
Se jogarem três, Lucho entraria pela direita onde jogava preferencialmente quando foi inicialmente contratado e de onde marcava muitos e bonitos golos e o Quintero pela esquerda...Defour merece um lugar e assim, quatro médios será o ideal, com entradas de Lucho e Quintero no apoio directo à finalização.
Uma coisa asssim deste tipo:
Fernando; Defour; Lucho e Quintero com Defour a fazer o eixo dos restantes dois e a poder apoiar no imediato Fernando, que actuaria imperialmente na frente da defesa.Fernando actuaria como um terceiro central um pouco mais avançado.
Na frente, Jackson e Varela, ou Jackson e Ghilas, ou Jackson e Iturbe e por aí fora, alternativas não faltam...

Pedro Albuquerque disse...

Eu vi mais jornais a dar a notícia. E ao anónimo, tweets podem-se apagar que foi o caso.

E não estou a defender nem o correio da manhã nem a mulher. Se eu fosse da SAD falaria com o Atsu para calar a mulher (apesar de a liberdade de expressão ser um direito consagrado na Constituição, a difamação não).

Nuno Leal disse...

Verdade ou não, esta é a minha verdade:
na quarta vi às 9 da manhã a capa do Correio da manhã com o título No FC Porto é só mafiosos" a "pontuar" a manchete do dia que era o funeral de Fernando martins e a ida de Pinto da Costa ao funeral. Curioso, fui ao site ler a noticia. Dizia que a fonte era o ghanascoccer. Fui lá - e atenção - eram 10 da manhã: NADA. Em lado nenhum do site. Entretanto, a noticia surgiu por todo o lado, já tinha colegas lamps a mandar a boquinha e tal, e pelo que via, onde aparecia, ora citava o ghanasoccer, ora o correio da manhã. à tarde, já era o Record - atenção, o Record - que comunicava a noticia mais a info que no site já tinha sido retirada a "entrevista", dada, e isto era novo, na segunda-feira.

RESUMINDO: A ENTREVISTA DE SEGUNDA-FEIRA, QUE O CM DESCOBRIU NA TERÇA À NOITE PARA SAIR NA QUARTA DE MANHÃ QUE JÁ NÃO EXISTIA NA QUARTA DE MANHÃ.

Aplauso ao departamento de comunicação do FCPorto, foram mesmo, mesmo muito rápidos.
E não acredito no pai Natal, não.

Anónimo disse...

Como foi possível não se ter feito uma referencia ao grandioso Washington Alves???????

Miguel Amado