quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Nova filosofia para a equipa B

Há cerca de um ano atrás, num artigo cujo título foi 'Plano B para a equipa B', escrevi o seguinte:

«(...) não havendo jogadores que tenham, para já, demonstrado qualidade para serem chamados à equipa A, o Plano B poderia passar por “transferências” no sentido inverso, isto é, ir dando minutos em jogos da equipa B aos jogadores do plantel principal que não têm feito parte das escolhas de Vítor Pereira (...)
É sabido que todos os jogadores precisam de competição para evoluir e mais ainda quando são jovens. Nesse sentido, um campeonato disputado e intenso como é a II Liga, iria dar aos jogadores, que habitualmente não fazem parte da lista de convocados de Vítor Pereira, um andamento que seria muito útil, se e quando fosse necessário chamá-los a uma das competições (Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga) em que a equipa principal vai estar envolvida.
De resto, parece-me óbvio que a articulação entre as equipas A e B tem de melhorar. A coisa tem de funcionar como uma espécie de vasos comunicantes, em que os que se destacarem na equipa B são chamados à equipa A (funcionando como um mecanismo de prémio e estimulo) e os menos utilizados da equipa principal poderão ganhar ritmo e competição em jogos da equipa B.»


Ao ler O JOGO, verifiquei que aquilo que defendi há um ano atrás vai ser posto em prática, não episodicamente, mas sim de uma forma regular e obedecendo a uma estratégia clara.

(O JOGO, 14-08-2013)

Penso que esta estratégia irá contribuir para um maior sucesso do projecto da equipa B. Contudo, subsiste a dúvida de ver como irão reagir algumas pseudo vedetas, como é o caso do Iturbe, que na época passada chegou a fazer declarações públicas mostrando pouca vontade em jogar pela equipa B do FC Porto.

Beira Mar x FC Porto B (O JOGO, 13-08-2013)

8 comentários:

João disse...

Também me parece a estratégia ideal mas não é sem demérito, as constantes alterações de elenco acabam por prejudicar o entrosamento e a criação de dinâmicas próprias na B, o que também pode condicionar o desenvolvimento dos jogadores mais jovens. Julgo que vimos isso, em certa medida, com o Sporting B na 2a volta da época passada quando o êxodo de jogadores para o plantel principal começou a pesar.
São factores que se podem levar em linha de conta para não desbaratar por completo o trabalho do Luís Castro, mas à partida parece-me que será a melhor forma de integrar e motivar os jogadores com falta de minutos na A.

Anónimo disse...

Esta estratégia da equipa B ia começando como na época anterior e com um dos mesmos intervenientes. Tiago Ferreira não é jogador para oferecer confiança, ainda bem que não está lá um David Bruno, outro com falta de categoria. A equipa B, pelo menos no Porto, tem um problema grande, metade dos jogadores não tem categoria, a outra metade não tem motivação. Porque havia o Iturbe de gostar? Tenho a certeza que o Herrera, internacional mexicano também não gosta de ir para a equipa B, o mesmo vai acontecer ao Reyes. Na equipa do ano passado não apareceu ninguém com qualidade para a equipa A, como se viu, por isso o Sebá foi emprestado e o To Zé fica na B. Só teria algum sentido se tivessemos um núcleo grande de jogadores de qualidade vindos dos juniores, que fizessem um conjunto. Felizmente a equipa técnica parece ser melhor este ano.

Pedro Albuquerque disse...

Tiago Ferreira e TóZé marcaram um golo esta Segunda contra o Beira-Mar. Se não têm qualidade...

Sebá não pertence ao FC Porto.

Anónimo disse...

A razão pela qual alguns dos jogadores dos A irão fazer uma perninha nos B não é apenas para lhes dar tempo de competição mas também para compensar o facto do número e acima de tudo da qualidade dos B é pequena. Assim matam-se dois coelhos com uma....

Miguel Lourenço Pereira disse...

O Antero já tinha avisado numa das entrevistas à Marca dos últimos meses e o Luis Castro confirmou-o depois do jogo com o Beira-Mar. O staff técnico e a direcção desportiva consideram a equipa A, B e os juniores um só grupo de trabalho de 60 jogadores, que vão mover-se consoante as necessidades.

Haverá juniores a actuar pelos Bs, apesar de continuarem a ser preferencialmente júniores, jogadores da B a subir aos A pontualmente (uma situação dificil com o over-booking que ainda existe) e jogadores da A que vão baixar á B, num modelo claramente britânico de manter os atletas com ritmo de jogo nas pernas.

Parece-me uma excelente política até porque já ficou claro que há poucos atletas na B que podem subir de imediato e é importante que a equipa se mantenha na Liga de Honra e com uma dinâmica positiva. Aos jogadores, pontualmente, não lhes vem mal fazer uma perna na B e isso também não vem travar concretamente o progresso de nenhum jogador.

João disse...

O Tiago Ferreira parece que tem uma doença degenerativa, antes cometia erros de juvenil, agora dá autênticas casas de iniciado. Contra o Beira-Mar marcou um golo, certo, também ofereceu o 1o golo do Beira e enterrou quase todos os lances onde esteve envolvido, à imagem aliás do que já tinha feito no Mundial de sub-20. Está uma nódoa.
O David Bruno nisso foi é mais coerente, porque foi sempre um buraco. Se não foi o pior lateral da 2a Liga na época passada, andou lá perto.

Já dizer que o Tozé, Quino, Seri (!) e Kadú, por exemplo, não têm categoria nem/ou vontade parece-me manifestamente exagerado. Rafa é bem capaz de ser o melhor puto a sair da nossa formação nos últimos largos anos, Tomás, André Silva e Caballero também têm potencial.

José Correia disse...

Este fim-de-semana o jogo da equipa B (FC Porto B x Trofense) é no Sábado, um dia antes do jogo da equipa principal (V. Setúbal x FC Porto).

Estou com alguma curiosidade em ver se algum dos não convocados para Setúbal irá jogar na véspera pela equipa B.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Imagino que assim seja, provavelmente Tiago, Carlos, Reyes e Ricardo estejam por lá!