sábado, 8 de fevereiro de 2014

Fernando, a RTP e a catástrofe anunciada



Na passada terça-feira à noite, assisti a parte de um programa sobre futebol na RTP (des)Informação, onde pude ouvir dois jornalistas/comentadores, no caso Bruno Prata e Carlos Daniel, supostamente donos da verdade, a discorrerem, com um ar quase constrangido, sobre a forma “incompetente” como os responsáveis do FC Porto tinham tratado dos casos de Otamendi e Fernando.

O caso do Fernando, então, era quase inexplicável. A RTP sabia (sabia!) que o melhor médio defensivo do campeonato português, um jogador considerado insubstituível por todos os comentadores presentes no programa (alguns dos quais torcem o nariz à possibilidade de Fernando ser chamado por Paulo Bento à Seleção da FPF...), ia ser colocado a treinar à parte e não voltaria a vestir a camisola do FC Porto, por se ter recusado a renovar.

Não sei porquê, mas desconfio que no programa 'Grande Área' da próxima terça-feira (e nos outros programas de discussão futeboleira), os “casos” Otamendi e Fernando vão deixar de fazer parte da agenda...

P.S. Na quarta-feira, dia 5 de Fevereiro, quando os ecos me(r)diáticos da novela Fernando estavam no auge, escrevi o seguinte num e-mail enviado a um grupo de adeptos portistas:
«Estou convencido que o Fernando vai continuar a jogar, sairá do FC Porto em Junho e a SAD encaixará alguns milhões de euros em mais-valias. Outros cenários que não este serão, para mim, uma surpresa.»

33 comentários:

Pedro Albuquerque disse...

Deixo 2 questões:

- Já há confirmação oficial?
- Porque este ódio em todos os blogues portistas contra a RTP?

Pedro disse...

foi confirmado no facebook oficial do clube

Rui Mendes disse...

Não é contra a RTP em particular, mas sim contra a comunicação social em geral.

rbn disse...

O que sei é que o "ódio" dos blogs portistas à RTP, SIC, TVI, A BOSTA, O RASCORD, é perfeitamente legítimo.

Basta ver o destaque de página inteira e abertura de telejornais dado a quem não ganha absolutamente nada de jeito há meio século, que é o caso da 2ª circular, e ver o cantinho de página(quando há) dado a quem nos últimos 25 anos venceu TUDO o que havia para vencer, com excessão da extinta TAÇA DAS TAÇAS.

Basta ver que o campeão de vendas do século 20, que é destaque e caso de estudo na imprensa estrangeira, não tem destaque nenhum aqui no burgo, enquanto outros que vendem jogadores a um filipino qualquer são "TRI CAMPEÕES DE INVERNO".E ninguém fala de passivos de 500 milhões de euros, ou gamanço de 17 milhões de euros de um certo presidente de um clube ao estado, via BPN, entre outras coisas...

É mais ou menos esta imagem elucidativa abaixo no link

http://1.bp.blogspot.com/-HvGCGXSjVvE/UlcVgp7OzzI/AAAAAAAAveM/04FaM_Fwz2M/s1600/Cr%C3%B3nica+Madrid.jpg

Só quem não mora em Portugal há pelo menos 50 anos é que não consegue entender.

Daniel Ferreira disse...

Pedro,

só 1 exemplo sobre a tua 2ª pergunta:
Em 2011, Pinto da Costa e Cristiano Ronaldo foram ao Dubai para receber o prémio de Melhor Presidente do Mundo e Melhor Jogador do Mundo. A RTP foi lá, e na peça só falou a parte do Ronaldo!! Eles até estavam sentados na mesma mesa e tiveram a habilidade de nem a cara do nosso Presidente mostrar na reportagem! Para mim, 1 escândalo! Os jornais de lx tb não fizeram peça sobre isso, mas esses não são de todos os Contribuintes.

1 Abraço

Joaquim Lima disse...

Respondo à segunda pergunta com outra pergunta: o Pedro vê programas da RTp sobre futebol?

Não se trata de ódio, trata-se da constatação de um facto: e o facto é que muitas vezes a informação é dada supostamente como "fonte fidedigna", o que não corresponde minimamente à verdade!

Como é possível alguém pensar que o Porto não iria aproveitar o seu melhor jogador só porque este não renova? Andamos em altura de desperdiçar dinheiro desta forma? Não faz sentido nenhum...

Anónimo disse...

"Porque este ódio em todos os blogues portistas contra a RTP?"

Porque a RTP tem jornalistas incompetentes que não cumprem os seus deveres profissionais. Em vez de fazerem o seu trabalho jornalístico, lançam rumores, fabricam mentiras e passam semanas a discutir os rumores que lançaram e as mentiras que fabricaram, obviamente no sentido de atingir o FC Porto.

Pedro Albuquerque disse...

Só o Grande Área e gosto bastante. Acho um programa isento. O único da TV nacional.

"Como é possível alguém pensar que o Porto não iria aproveitar o seu melhor jogador só porque este não renova?"
Casos anteriores diziam que era isso que iria acontecer. Fucile ou Rodriguez são casos em que foram despachados porque não renovaram com o clube.

Acho que se ataca a RTP só porque tem um jornalista, que é dos melhores comentadores de futebol da TV nacional e dos que mais sabe, só porque almoçou uma vez com o Jorge Jesus no seu tempo pessoal.

José Correia disse...

A SIC e a TVI, além de não serem empresas públicas, são canais de Lisboa, que olham para o resto do país com desdém.

Os departamentos de Desporto da TVI e da SIC estão infestados de sportinguistas e benfiquistas (alguns deles mais fanáticos do que os que trabalham na benfica TV) e as linhas editoriais são assumidamente anti-Porto (cidade e clube).

O caso da RTP é diferente.
A RTP é uma empresa 100% pública e, embora esteja cada vez mais centralista, tem maiores obrigações do que a TVI e a SIC ao nível da isenção e, obviamente, deve tratar todos os portugueses por igual.

José Correia disse...

Acho que se ataca a RTP só porque tem um jornalista, que é dos melhores comentadores de futebol da TV nacional e dos que mais sabe, só porque almoçou uma vez com o Jorge Jesus no seu tempo pessoal

O Carlos Daniel (é dele que estamos a falar) é um excelente comentador de futebol... quando tira os óculos encarnados.

Mas só os ingénuos não percebem por que razão depois do Hélder (atual treinador do Benfica B), foi convidado para comentador residente do programa 'Grande Área' o ex-treinador Manuel José.

Deco disse...

O Carlos Daniel deixa transparecer e bem que é do Benfica. É dos melhores comentadores em Portugal, quando tenta ser imparcial, mas também dá grandes calinadas e não raras vezes exagera nas críticas.
Também se nota bem a influência dele nos programas desportivos da RTP.

Anónimo disse...

Em terra de cegos quem tem um olho é rei. É o caso de Carlos Daniel. Fala como se percebesse muito de futebol, mas é raro o programa em que não diz uma série de disparates. Ninguém ousa contradizê-lo, pois é ele quem manda de facto no programa em que é comentador.

A única excepção foi o Manuel José que no último Grande Área arrasou o Benfica, considerando-o uma equipa sem estofo de campeão. Carlos Daniel - que tinha acabado de elogiar a equipa encarnada - engoliu em seco.

Bluesky disse...

Ó Pedro Albuquerque... sabias que os bébés vem de Paris no bico da cegonha?
É só ver o canal do Correio da Manhã para se ficar execravelmente enojado...

Pedro ramos disse...

Independentemente do que possa acontecer no final da época, só tenho uma coisa a dizer: obrigado Fernando.

Pedro Albuquerque disse...

São opiniões. Já ouvi o Carlos Daniel elogiar o FC Porto e arrasar o Benfica.

Ou vocês só ouvem quando é ao contrário?

Pedro Albuquerque disse...

Não tenho CM TV e não compro a Bola. Mas vejo muitos portistas a dar muito dinheiro a esses senhores, por alguma razão será!

Agora não me venham dizer que a RTP é anti-fc porto só porque não gostam do Carlos Daniel ou só porque ele almoçou uma vez com o Jesus.

Acho q o homem tem o direito de almoçar com quem quiser no seu tempo livre ou não?

José Correia disse...

Já ouvi o Carlos Daniel elogiar o FC Porto e arrasar o Benfica

Ó Pedro Albuquerque, não misture alhos com bogalhos.

Os elogios do Carlos Daniel à equipa do FC Porto ou à equipa do slb são irrelevantes.

Ouviu o que o Carlos Daniel disse acerca do "caso Fernando"?

Ouviu o que o Carlos Daniel disse acerca do "caso dos 2 minutos e 45 segundos"?

Costuma ouvir a forma "inteligente" como o Carlos Daniel aprecia as arbitragens?

Ouviu o que o Carlos Daniel disse acerca da arbitragem de Artur Soares Dias no último benfica x FC Porto?

Etc, etc.

Pedro Albuquerque disse...

"Ouviu o que o Carlos Daniel disse acerca do "caso Fernando"?"

Não vi este programa por doença, mas se disse que não iria jogar mais porque o FC Porto o iria "castigar" por não renovar o contrato não me surpreende. Foi algo que aconteceu com o Fucile e com o Rodriguez.

"Ouviu o que o Carlos Daniel disse acerca do "caso dos 2 minutos e 45 segundos"?"

Ouvi, ouvi que não foi por isso que o Sporting não se qualificou mas também disse que caso o FC Porto tivesse actuado com dolo deveria ser castigado. Algo que é completamente verdade ou não concorda?

"Costuma ouvir a forma "inteligente" como o Carlos Daniel aprecia as arbitragens?"

Não gosta de falar de arbitragens, mas diz quando acha que é penalty ou não ou é fora-de-jogo ou não sem ligar à cor das equipas.

"Ouviu o que o Carlos Daniel disse acerca da arbitragem de Artur Soares Dias no último benfica x FC Porto?"

Teve uma péssima arbitragem, que prejudicou mais o FC Porto mas também o beneficiou num penalty do Mangala.

Suponho que tambem já o ouviu a criticar Cardozo, Jesus, Benfica ou mesmo o Sporting? Ou desliga a TV nesse momento?

André disse...

Parece me que já recebeu explicações mais do que necessárias, mas no entanto continua a falar apenas do almoço com o Jesus (algo que ninguém referiu ). Se ainda não percebeu é porque não quer perceber. Paciência.

José Correia disse...

É perfeitamente normal que eu e o Pedro Albuquerque apreciemos de forma distinta o que o Carlos Daniel diz (e o que propositadamente deixa por dizer!), quer em termos do conteúdo, quer da forma como diz.

Eu também olho para os mesmos jogos e para as mesmas imagens e, na maior parte das vezes, vejo (e valorizo) coisas diferentes do Rui Gomes da Silva ou do João Gobern.

Pedro Albuquerque disse...

Comparar Carlos Daniel ao Rui Gomes da Silva ou João Gobern é insultar intelectualmente as pessoas. De-me uma prova concreta de que o Carlos Daniel é adepto do Benfica.

Pedro Albuquerque disse...

O que eu percebo é que os mais visados nos blogs afectos a portista falam sempre mal do Carlos Daniel e do Hélder Conduto por algum motivo e esse motivo foi terem sido fotografados a sair de um almoço com o Jorge Jesus.

Mas já agora, que tem a dizer do Paulo Sérgio? Do Manuel Fernandes Silva? Ou do Hugo Gilberto?

Luís Vieira disse...

Sem qualquer conhecimento de causa, acho que o Fernando só renovou porque foi ameaçado de não jogar mais até ao fim da época, levando um tratamento à Fucile. A SAD ficou muito descontente com a ruptura unilateral do acordo para renovar, pelo que não se ensaiava nada em ostracizá-lo durante 6 meses. O Fernando começou a ver a vida a andar para trás (não jogar e ficar de fora do Mundial) e viu-se forçado a renovar. À parte os considerandos da comunicação social benfiquista, este processo foi muito mal conduzido pela SAD. O mesmo raciocínio é válido para o Otamendi: para isto, mais valia tê-lo vendido no Verão.

Nuno Correia disse...

Sr Pedro Albuquerque
Referiu o caso do fucili e do rodrigues.
O fucili é um cada disciplinar. O Rodrigues jogou sempre até ao fim do contrato.
Já agora imagine se era o FC PORTO a depositar dinheiro na conta de um árbitro ou se ganhava um campeonato com armadilhas no seu próprio estádio não a um mas a três adversários, dos deles que estavam a sua frente. Acha que a resposta era a mesma? o silencio!
Se calhar acha e eu estou a perder o meu tempo

Pedro disse...

Comparar o Fucile e o Cebola com o Fernando é q não pode ser.

Pedro disse...

Quem viu o Grande Área da última terça-feira (eu vi, porque gosto do programa), notou facilmente a pintura que fizeram do estado do balneário do Porto. Era o Otamendi a treinar à parte com o Fernando, o Fernando com contrato a acabar em Junho e era o fim do mundo, etc. Isto depois do que se disse e continua a dizer sobre a história da taça da liga, em q o Sporting emitiu comunicados e respondia a esses mesmo comunicados, tal como o grande Nuno Lobo da AF Lisboa ou o Rui Santos a dar voz aos "imparciais" da liga. No entanto, a direcção do Porto manteve-se calada e fez o seu trabalho como entendeu q devia fazer.

Agora já estão a começar outro filme com o Quaresma possivelmente suspenso em mais uma palhaçada à portuguesa. Isto até tem piada.

José Correia disse...

De-me uma prova concreta de que o Carlos Daniel é adepto do Benfica

UMA?!!

Para além do almoço que ele e o Hélder Conduto (actual chefe de redacção da benfica TV) tiveram com o atual treinador do slb;

Para além de ter estado envolvido no lançamento da casa do benfica de Paredes;

o Carlos Daniel, para quem está atento às mensagens, dá provas do seu benfiquismo em quase todos os programas.

E você, Pedro Albuquerque, cujos comentários tresandam a benfiquismo, dê-nos uma prova concreta que é adepto do FC Porto.

José Correia disse...

Mas já agora, que tem a dizer do Paulo Sérgio? Do Manuel Fernandes Silva? Ou do Hugo Gilberto?

Este Pedro Albuquerque tresanda a benfiquista a querer fazer passar-se por portista.

Pedro ramos disse...

Sem qualquer conhecimento conseguiu tirar todas essas conclusoes: Uau.

Pedro Albuquerque disse...

Duas pessoas a almoçar juntas quer dizer que são as duas do mesmo clube?

Dou-lhe as que quiser, quer ver o meu cartão de sócio? Camisolas compradas? Cachecóis? Lugares anuais pagos?

Só porque não tenho um discurso de fanático do FC Porto isso quer dizer que tenho que ser do Benfica?

Pedro Albuquerque disse...

Depois acusam-me a mim de ser benfiquista. Se o fosse, saberia mais do que alguns portistas como o senhor.

O último jogo do Rodriguez foi a 16 de Março de 2012, não jogou mais depois desse jogo nem sequer foi convocado.

Conheço bem a história dos jogadores do meu clube e por isso sei o que digo quando disse que ele não jogou mais por não ter renovado o contrato.

Luís Vieira disse...

Não são conclusões, porque não parti de factos concretos irrefutáveis e indesmentíveis, com provas técnico-científicas. São suposições, especulações, extraídas das notícias ventiladas na comunicação social e da prática do clube em situações semelhantes. Daí que comece por "acho que" e não por "tenho a certeza". É um salto de fé, se quiser. Retribuo a estupefacção com um comentário mentecapto, sem nenhum contributo para o debate: UAU!

José Correia disse...

Dou-lhe as que quiser, quer ver o meu cartão de sócio? Camisolas compradas? Cachecóis? Lugares anuais pagos?

Concerteza.
Não foi você que falou em provas?
Então faça o favor de digitalizar as suas provas (cartão de sócio, lugares anuais, etc.) e de as enviar para o email reflexao.portista@gmail.com