terça-feira, 25 de novembro de 2014

A luta do Sporting pela “transparência”

«Presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA), Álvaro Sobrinho, tem 18 milhões congelados em vários processos e foi na tarde de ontem constituído arguido num processo que envolve suspeitas de burla ao estado angolano.
O gestor foi interrogado no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, pelo juiz Carlos Alexandre, e será suspeito do crime de branqueamento de capitais
DN, 16 novembro 2011


«Escreve hoje o Expresso que o BES Angola (BESA) não sabe a quem emprestou 5.7 mil milhões de dólares. A administração atual acredita que 745 milhões foram parar às mãos de Álvaro Sobrinho, presidente do banco até 2012. Dinheiro serviu para negócios da sua família e parte chegou a Portugal para financiar o jornal Sol.»
DN, 07 junho 2014


Pelos vistos, há fortes indícios que dinheiro emprestado pelo BES ao BESA, tenha ido parar às mãos de Álvaro Sobrinho, que foi o presidente do BESA entre 2000 e 2012.
E, pelos vistos, há suspeitas que parte desse dinheiro tenha servido para financiar o jornal Sol.

Mas o que é que o Sporting tem a ver com os dinheiros de Álvaro Sobrinho?

O JOGO, 11-07-2014

«O empresário Álvaro Sobrinho detém quase um terço da SAD leonina. O angolano é o principal investidor e rosto da Holdimo, empresa que reforçou para 29,8% a participação na SAD, que absorveu a Sporting Património e Marketing, S.A., aumentando assim o capital social de 39 milhões para 47 milhões. Depois, com a incorporação do crédito de 20 milhões da Holdimo, o capital social subiu para os 67 milhões de euros, segundo informação comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A Holdimo tinha um crédito de 20 milhões resultante de percentagens de direitos económicos de jogadores, que transitaram para a SAD. Mas a sociedade que gere o futebol ‘pagou’ a recuperação dos passes com a emissão de 20 milhões de ações, o que torna a empresa de Sobrinho acionista de referência. As anteriores percentagens de passes de jogadores ficam agora diluídas em ações da sociedade que gere o futebol.»


Infograma de "Os Donos Angolanos de Portugal"

Quantos milhões de euros, Álvaro Sobrinho, através da Holdimo, já injectou no Sporting?
É só fazer as contas…

E de onde veio esse dinheiro?

Se os indícios trazidos a público pela comunicação social forem verdadeiros, é muito provável que parte desse dinheiro tenha saído dos bolsos dos accionistas do BES e, nos próximos meses, venha também a sair dos bolsos dos contribuintes portugueses (veremos o que vai acontecer ao 'Novo Banco').

Mas uma coisa é certa. Um clube que tem este tipo de relação com Álvaro Sobrinho é, sem sombra de dúvidas, o clube certo para pugnar pela transparência dos dinheiros no futebol e combater a nefasta influência dos Fundos…

4 comentários:

José Correia disse...

«A parceria do Sporting com a Holdimo tem a sua máxima expressão no acordo que foi incluído no plano de reestruturação financeira de Bruno de Carvalho. Os leões acordaram com o grupo angolano a troca de créditos no valor de 20 milhões de euros por acções da SAD, permitindo desta forma ao clube português recuperar percentagens de passes de nada menos de que 28 jogadores, entre eles Rui Patrício e Bruma, que entretanto já foi negociado para o Galatasaray.

Nas últimas semanas, Bruno de Carvalho não se tem cansado de salientar a importância da Holdimo no momento de recuperação do Clube, em concreto do líder do grupo angolano , Álvaro Sobrinho, um sportinguista fanático , na expressão do presidente leonino.

Em entrevista recente, Bruno de Carvalho, revelou outros dois aspectos de uma cooperação que é cada vez mais abrangente: a Holdimo está já a suportar os custos de construção de uma bancada no campo principal da academia, para que este chamado miniestádio possa receber os jogos da equipa B; a futura accionista da SAD (ficará com 23,5% do capital) decidiu também apoiar o atletismo verde e branco com 250 mil euros

Fonte: Record, 18-10-2013

José Correia disse...

«Em Portugal, Álvaro Sobrinho está sobretudo ligado aos media e ao desporto, como acionista do Sporting. A entrada no clube de Alvalade ocorreu em 2013, através da conversão de créditos da empresa Holdimo - onde Sobrinho é investidor - em mais de 20% do capital da Sporting SAD

Fonte: Expresso, 03-04-2014

http://expresso.sapo.pt/alvaro-sobrinho-no-sporting-no-bes-nos-jornais-e-agora-na-web=f863966

José Correia disse...

«O Fisco português identificou quarenta beneficiários de transferências do Banco Espírito Santo (BES) para o BES Angola. Entre os destinatários das transferências bancárias estão Álvaro Sobrinho e Hélder Bataglia, informa o Correio da Manhã.

Ainda de acordo com a notícia, republicada pelo Jornal de Negócios, a Autoridade Tributária daquele país identificou quarenta nomes como beneficiários de transferências bancárias no valor de milhões de dólares do Banco Espírito Santo Angola. Dessa lista fazem parte o ex-presidente do banco, Álvaro Sobrinho, e o ex-presidente executivo da Escom, Hélder Bataglia, assim como vários administradores do Grupo Espírito Santo e empregados do banco.

Segundo o jornal, as transferências eram realizadas para uma conta que o BESA detinha na agência do Santander Totta, no Laranjeiro, em Almada – Portugal, e depois reencaminhadas para os respectivos beneficiários.

A investigação que foi desenvolvida a pedido do Ministério Público português, refere ainda o Correio da Manhã, foi entregue à Direcção de Serviços de Investigação da Fraude e de Acções Especiais de Portugal que conseguiu reconstituir o circuito do dinheiro.»

Fonte: BES terá desviado dinheiro para Álvaro Sobrinho, 23-09-2014
http://www.redeangola.info/bes-tera-desviado-dinheiro-para-alvaro-sobrinho/

Carlos disse...

Podia acrescentar o patrocínio da Tachoeasy no futsal


"Banif
A força de acreditar"