terça-feira, 20 de abril de 2010

As cores clubísticas dos deputados da nação


A agência Lusa fez um inquérito aos 230 deputados da Assembleia da República acerca das suas simpatias clubísticas, cujos resultados foram divulgados no passado dia 11 de Abril. Desse inquérito, ficamos a saber que 68 (29,5%) responderam serem adeptos do Benfica, 59 (25,6%) do Sporting, 41 (17,8%) do FC Porto, 10 (4,3%) da Académica e 16 (6,95%) afirmaram não ter clube.

Estes números, analisados em termos percentuais, vêm mais uma vez desfazer o mito dos 6 milhões, mas também mostram um desvio relativamente às principais sondagens sobre as preferências clubísticas dos portugueses, com o Sporting a ser beneficiado relativamente ao FC Porto e ao SLB. Será este um indicador do célebre elitismo do clube de Alvalade?

Por outro lado, havendo entre os actuais deputados adeptos do Belenenses (5), Boavista (5), Vitória de Guimarães (3), Vitória de Setúbal (3), Barreirense (2), Marítimo (2), Nacional (1), Santa Clara (1), Rio Ave (1), Desportivo de Chaves (1), Beira Mar (1), Atlético (1), Estrela de Portalegre (1), Académico Viseu (1), Gil Vicente (1), Sporting Covilhã (1), Torreense (1) e Vianense (1), estranhamente não há um único que seja simpatizante do Sporting de Braga. De facto, se levarmos em conta que os “arsenalistas” são o principal clube da capital de um distrito que elege 19 deputados (Braga é o terceiro distrito a seguir a Lisboa e Porto), é uma situação que dá que pensar.

Para que conste, os deputados que responderam serem adeptos do FC Porto são os seguintes:
Adão Silva (PSD/Bragança)
Adriano Rafael Moreira (PSD/Porto)
Afonso Candal (PS/Aveiro)
Agostinho Lopes (PCP/Braga)
Amadeu Soares Albergaria (PSD/Aveiro)
António Almeida Henriques (PSD/Viseu)
Carina Oliveira (PSD/Santarém)
Carla Barros (PSD/Porto)
Carla Rodrigues (PSD/Aveiro)
Cecília Meireles (CDS-PP/Porto)
Fernando Jesus (PS/Porto)
Filipe Lobo D' Ávila (CDS-PP/Santarém)
Francisco Assis (PS/Guarda)
Frederico Castro (PS/Braga)
Glória Araújo (PS/Porto)
João Portugal (PS/Coimbra)
Jorge Strecht (PS/Porto)
José de Bianchi (PS/Vila Real)
José Moura Soeiro (BE/Porto)
José Ribeiro (PS/Porto)
Luís Menezes (PSD/Porto)
Luís Montenegro (PSD/Aveiro)
Luís Pedro Pimentel (PSD/Vila Real)
Luísa Roseira (PSD/Porto)
Luísa Salgueiro (PS/Porto)
Margarida Almeida (PSD/Porto)
Maria de Belém Roseira (PS/Aveiro)
Maria de Lurdes Ruivo (PS/Porto)
Maria Manuela Augusto (PS/Lisboa)
Maria Paula Cardoso (PSD/Aveiro)
Michael Seufert (CDS-PP/Porto)
Nuno Reis (PSD/Braga)
Nuno Sá (PS/Braga)
Pacheco Pereira (PSD/Santarém)
Paulo Cavaleiro (PSD/Aveiro)
Pedro Rodrigues (PSD/Braga)
Raquel Coelho (PSD/Porto)
Renato Sampaio (PS/Porto)
Rosa Maria Albernaz (PS/Aveiro)
Sérgio Vieira (PSD/Porto)
Vítor Fontes (PS/Aveiro)

Desta lista sobressaem três nomes, por serem mais conhecidos: Francisco Assis, Maria de Belém Roseira e Pacheco Pereira. Teixeira dos Santos também foi eleito deputado pelo Porto, mas entretanto voltou a ir para ministro.

Estes 41 deputados simpatizantes do FC Porto estão distribuídos, partidariamente, da seguinte maneira:
PS: 17 em 97 deputados (17,5%)
PSD: 19 em 81 deputados (23,4%)
CDS: 3 em 21 deputados (14,2%)
BE: 1 em 16 deputados (6,2%)
PCP: 1 em 13 deputados (7,7%)


Ao analisar os resultados do inquérito promovido pela Lusa, notei que apenas um dos 47 deputados eleitos pelo círculo de Lisboa – Maria Manuela Augusto (PS) – se confessou adepto do FC Porto.
Em contraste, nas eleições legislativas 2009, nenhum dos cabeças de lista no círculo do Porto era (é) portista. Quatro são benfiquistas – Alberto Martins (PS), Ribeiro e Castro (CDS), Honório Novo (PCP) e João Semedo (BE) – e José Pedro Aguiar Branco é boavisteiro.
Aliás, o círculo do Porto estava cheio de “para-quedistas” nomeados pelas direcções partidárias dos diversos partidos. Para além de Alberto Martins, Ribeiro e Castro e João Semedo, destacam-se a benfiquista Ana Paula Vitorino (PS), os sportinguistas Marques Júnior (PS) e Miguel Frasquilho (PSD) e os belenenses Maria do Rosário Carneiro (PS) e João Pinho de Almeida (CDS-PP).
Depois ainda há quem se admire que os eleitos não sintam os problemas de quem os elegeu e muito menos defendam os interesses da região pela qual foram eleitos.

Uma outra curiosidade é o facto de os cinco deputados adeptos do Boavista terem sido todos eleitos pelo círculo do Porto. São eles o socialista José Lello e os sociais-democratas Agostinho Branquinho, Jorge Costa, Aguiar Branco e Pedro Duarte. Só faltou o Rui Rio...

20 comentários:

jbp disse...

o mais curioso, para mim, é só existir 1 deputado adepto do FCP por lisboa

nobigdeal disse...

.
10 adeptos da académica é tanga, ouço essa música há muitos anos.

meirelesportuense disse...

Os 10 da Académica são os que passaram por Coimbra, não surpreende até é curto, no entanto muitos deles serão ambivalentes...Agora, o que fez o Porto por merecer isto?...

nobigdeal disse...

.
Meireles, os que passaram por Coimbra (nos quais me incluo), até podem ter a Académica como 2º clube, 3º ou serem meros simpatizantes.

mas acredite que mesmo entre os próprios conimbricenses são poucos (muito poucos) os que têm a Académica como 1º clube.

serve é de desculpa a alguns dos que por lá passaram (e também aos de lá) para não revelarem publicamente a sua preferência clubística. Conheço vários casos, fica-lhes bem dizer em público que são da AAC mas em privado sofrem a bom sofrer por outro clube ;)

p.s. reconheça-se pelo menos a honestidade dos deputados por Braga, que se estiveram a marimbar para o "politicamente correcto"

p.p.s. já agora o Manuel Alegre terá respondido Académica ou ben7ica? ah pois, parece que já não é deputado :)

BATCdC disse...

Ruben Micael parte o pé direito no treino desta amanhã...
Que mais nos vai acontecer esta época?!!

José Rodrigues disse...

O José Correia mencionou o mito dos 6 milhões, mas sinceramente acho abusivo usar uma sondagem junto de 230 deputados para concluir o q quer q seja: a amostra não é minimamente representativa dos portugueses em geral, há sondagens muito mais significativas (com milhares de entrevistados por todo o país, e de todas as camadas sociais; diga-se de passagem q não me admira nada q o SCP tenha uma % de adeptos deputados superior à % de adeptos em geral, já q têm maior penetração junto das camadas mais ricas/educadas dos portugueses do q os outros clubes).

Enfim, são dados curiosos e interessantes mas pouco indicativos.

Já agora e fazendo contas por alto, falta aí uns 20% nessas contas. Não responderam??

De resto não deixo de achar interessante não haver um único adepto do Braga, como o Zé disse, e só haver um portista entre os deputados de Lisboa. Quanto aos entretelas (adeptos do Boavista) serem todos do distrito do Porto, isso não admira nem um bocadinho: o BFC não é um clube nacional, não é um clube regional, não é sequer um clube de uma cidade: é um clube com implantanção num bairro da cidade do FCP, fora dele tem muitos poucos adeptos (mesmo na própria cidade), quanto mais fora dela.

John Aarson disse...

"jbp disse...
o mais curioso, para mim, é só existir 1 deputado adepto do FCP por lisboa"

Não há nada de curioso nisso. Ser adepto do FCP em Lx é tudo menos fácil. Nas vitórias, festejamos quase sempre sozinhos, nas derrotas, levamos com toda a gente em cima.
É sempre um enorme orgulho que trazemos conosco, mas não é para qualquer um. A maioria das pessoas são ovelhas, como tal, não têm perfil para ser adepto do FCP em casa (desportiva) do adversário.

"Bruno disse...
Ruben Micael parte o pé direito no treino desta amanhã...
Que mais nos vai acontecer esta época?!!"

Boa... para alem dos túneis, o SLB também nos deve ter lançado uma makumba, ou qualquer coisa do género... que azar do crl!!!

Quando ao post, discordo apenas do que se disse sobre o "mais uma vez o mito dos 6 milhões ser desfeito". Não digo que o mito seja verdade. Simplesmente esta amostra da população não serve para esse tipo de estudos, pela simples razão de, APESAR DE TUDO, os elementos da amostra terem todos educação no ensino superior e serem supostamente todos pessoas pessoas bem instruidas (SUPOSTAMENTE), ao contrário da grande maioria da população.

John Aarson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Orgulhoazulebranco disse...

Peço desculpa pelo off-topic,mas WTF!!!


Ruben Micael partiu o pé no treino e é operado hoje

O médio do FC Porto Ruben Micael partiu esta terça-feira o pé direito durante a sessão de treino do plantel. A lesão terá sido contraída num lance que o madeirense disputou em campo com um colega de equipa.
Os exames médicos revelaram que o médio vai ser submetido a cirurgia esta terça-feira no Hospital da Ordem da Trindade e deverá permanecer em recuperação.

Fica afastada a possibilidade de Ruben Micael integrar a lista de convocados de Carlos Queirós para o Mundial 2010 na África do Sul.

COMO É POSSÍVEL PARTIREM PERNAS E PÉS E SEI LÁ MAIS O QUÊ NOS TREINOS??!!!DOS LESIONADOS DE LONGA DURAÇÃO,SÓ O MARIANO SE LESIONOU NUM JOGO!O VARELA PERTIU O PERÓNIO NUM TREINO E AGORA O RUBEN PARTE O PÉ?JÁ NÃO PARA FALAR DE OUTRAS LESÕES,FOD*-SE....
TUDO NOS ACONTECE!!

meirelesportuense disse...

Para mim o Prof está a fazer tudo o que pode para pôr o plantel no Hospital antes de se ir embora...É a única forma de ir até ao Jamor com uma equipa perdedora.
Depois vai jogar com os miúdos todos, até vai buscar o Yero!

meirelesportuense disse...

"nobigdeal":
Acho perfeito que pessoas que passaram por Coimbra e lá estudaram durante a sua juventude tenham vivido a sério a Academia e tenham ficado seus ãs...Nada de surpreendente, muitos até poderão ter despertado para o futebol ali, como despertaram para outras coisas...Não me surpreende ainda que em Coimbra também haja muitos Academistas, é um Clube com tradições e história.
É perfeitamente normal, o que é feio é haver gente com pendor para se transformarem de acordo com as conveniências, gente com capacidades camaleónicas...

André disse...

John Aason - "Ser adepto do FCP em Lx é tudo menos fácil. Nas vitórias, festejamos quase sempre sozinhos, nas derrotas, levamos com toda a gente em cima.
É sempre um enorme orgulho que trazemos conosco, mas não é para qualquer um."

nem mais.

José Rodrigues disse...

"Não há nada de curioso nisso. Ser adepto do FCP em Lx é tudo menos fácil."

Por acaso até há.

Sondagens exaustivas e credíveis de há vários anos "davam" perto de 10% de portistas em Lisboa.

Tendo em conta q nos últimos anos o "êxodo" de quadros do grande Porto para a grande Lisboa continuou, e q o FCP tem ganho adeptos entre os mais novos, presumo q hoje haja certamente mais de 10% de portistas na Grande Lisboa. Ora 1 deputado em 50 e tal é menos de 2%...

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Não aparecendo, a sul do Tejo, nenhum deputado simpatizante do FCP será que isso se deve ao facto de, segundo afirmação de Mário Lino,a sul do Tejo ser um deserto, o habitat natural de camelos e afins?

nobigdeal disse...

.
1. fónix para as lesões, que praga :(

2. Meireles, estamos de acordo no essencial :)

3. ainda a propósito de sondagens:

a mais exaustiva de que me recordo foi publicada pelo jornal a bolha, há mais de 20 anos, que teve em conta, entre outros, idades, profissões, locais de residência etc.

o FCPORTO era o clube com mais adeptos no Porto, o sporten ganhava em Lisboa e o ben7ica no resto do país;

curiosamente, já nessa altura, mesmo a nível nacional, o FCPORTO era o clube preferido pelos que a sondagem designou de "intelectuais" (não me recordo o que a sondagem entendia por "intelectual").

K disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John Aarson disse...

"José Rodrigues disse...
Sondagens exaustivas e credíveis de há vários anos "davam" perto de 10% de portistas em Lisboa."

Talvez isso seja verdade, mas também não duvido nada que uma enorme parte desses 10% sejam crianças ou adolescentes. E sendo crianças e adolescentes, não me parece que consigam ser deputados pelo menos nos próximos 10 anos.


"Tendo em conta q nos últimos anos o "êxodo" de quadros do grande Porto para a grande Lisboa continuou, e q o FCP tem ganho adeptos entre os mais novos, presumo q hoje haja certamente mais de 10% de portistas na Grande Lisboa. Ora 1 deputado em 50 e tal é menos de 2%..."

Quanto ao êxodo do Porto para Lx, não me parece que seja assim tão grande para fazer grande mossa nas estatísticas. E há que lembrar, que apesar de não tão grande, também existe muita gente que vai de Lx para o Porto (sou um desses casos - há muita gente do sul nas faculdades do norte). As preferências clubisticas dos putos nos ultimos anos são sem sombra de dúvida o principal "culpado" do grande crescimento de Portistas na capital. A maioria dos putos que não tem pais a fazer-lhes a cabeça, quer é ser do melhor. O melhor desde o 25 de abril, e de uma maneira muito mais brutal, nos últimos 15 anos, É o Futebol Clube do Porto.

K disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
K disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
meirelesportuense disse...

O Barça levou com um Benquerença ao seu mais alto estilo!...De encomenda, o Mourinho pode agradecer se é que já não pagou!...