quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tu foste melhor Falcao


O minuto 79 do jogo Vitória de Setúbal – FC Porto, o momento em que Radamel Falcão foi presenteado com um cartão amarelo por ter levado duas cacetadas na mesma jogada, exemplifica na perfeição o que foi esta temporada cá no burgo, a aniquilação da concorrência vermelha sempre que esta se torna ameaçadora. Agora chegou a ponto de se anular pelos bastidores um título de cariz individual, como é o premio do melhor goleador do campeonato.

O avançado portista, à entrada para a jornada 28 da Liga Portuguesa, tinha o mesmo numero de golos que Cardozo, e era meu convencimento que seria o ponta de lança galináceo a levar a melhor nesta contenda dos melhores marcadores, essencialmente pelo calendário mais vantajoso da sua equipa, onde os jogos em casa com Olhanense e Rio Ave trazem a expectativa de goleadas e, muitas penalidades para o Paraguaio facturar (o que, de resto, confirmou-se com a equipa algarvia). A desavergonhada punição de que El Tigre foi alvo às margens do Sado, dissipou todas as minhas dúvidas de quem levaria para casa a “Bola de Prata”.

Não faltarão elogios e loas ao feito de Cardozo, oriundos dos mais diversos quadrantes deste país. De norte a sul, todos se vergarão perante a façanha de converter 8 penalidades colocadas à disposição por qualquer amigo Lucílio de ocasião. Do outro lado do Atlântico, se vaticinará a “miséria” que o pé esquerdo do Paraguaio fará na África do Sul. A mãe, o pai, o irmão e o periquito enviarão mensagens de felicitações pelos pasquins da mouraria ao novo Deus do Olimpo. Jamais alguém ousará colocar em causa a magnificência deste prémio.


Certamente que ninguém se lembrará dos 4 golos mal anulados a Falcão, ninguém destacará que dos seus 23 golos obtidos até ao momento na Liga, apenas 2 provêem de grande penalidade. Não haverá alguém que faça recordar a sublime forma de como o avançado azul e branco domina e faz jogar a bola. Ninguém mencionará a argúcia com que aparece nos espaços vazios das áreas. Ninguém elogiará a tremenda eficácia e frieza sempre que está na cara do golo. Virtudes e qualidades que os invejosos e carpideiras das redacções desses pasquins que tresandam a podre tudo farão para caiam no esquecimento eterno.

Não amigo Falcao. A memória da imensa nação portista ainda é grande. Grande e eterna. Nunca nos esquecermos de tudo aquilo que alcançaste neste teu primeiro ano de futebol Europeu. Cá dentro e lá fora, porque também foste grande e deixas-te a tua marca na Liga dos Campeões. Fizeste valer os teus méritos em todas as competições que participaste. Conseguiste brilhar mesmo nas noites mais sombrias da nossa equipa. Tu, para nós, Falcao, foste o melhor!

30 comentários:

meirelesportuense disse...

Tudo pode ainda acontecer, no próximo jogo Cardoso pode ficar a zero e a última jornada, estará aberta à prestação dos dois...E poderá até o Cardoso ter alguma infelicidade, é possível...
Mas é claro que da forma como as coisas rolam, se for necessário, haverá sempre um Penaltie para resolver a situação...Não devemos lançar a toalha ao chão, tudo pode ainda acontecer, na questão dos goleadores e na questão da classificação das equipas.

José Correia disse...

Descontando os penalties e contando com os quatro golos mal anulados, a vantagem de Falcao sobre Cardozo é (seria) mais do que evidente.

José Correia disse...

O Falcao não foi apenas o melhor avançado do campeonato português. Na minha opinião, Falcao foi o melhor jogador do campeonato 2009/10. Em muitos jogos em que a exibição da equipa foi medíocre, ele foi um autêntico oásis.

Miguel disse...

(desculpem, estou temporariamente sem acentos) O titulo de melhor marcador nao esta perdido... O cardozo nao marcara no Dragao, pelo que irao os dois para a ultima jornada com apenas 1 golo de vantagem do Robocop. De certeza que em Leiria a equipa vai ajudar o Falcao e resta-nos esperar que no jogo galinaceos - Rio Ave nao haja muitos penaltis nem golos em fora-de-jogo do Robocop. Ainda e mais que possivel.

Ja quanto a classificaçao, acho que nao ha hipotese. Teria havido se tivessem sido aproveitadas as constantes oportunidades que houve para tirar o benfica do primeiro lugar (Sporting, Braga, Academica, Naval), mas agora ja nao da, a nao ser que percam em casa com o Rio Ave... e impossivel. Mas no Dragao perdem, e depois de sofrer duas derrotas com eles este ano, nem sequer admito outra coisa, como portista. E uma questao de orgulho: ganhar, e por muitos, se faz favor. Ah, e ainda bem que de facto vao ao nosso estadio sem serem campeoes, pela razao que indiquei ha uns dias: se la fossem matematicamente campeoes, podiam sempre alegar que foram goleados porque nao jogaram a serio... Assim nao terao desculpa. Serao esmagados. Como quase sempre.

Porto!

Miguel disse...

Ah, e gostei dessa tirada. "A mae, o pai, o irmao e o periquito". E verdade isto. O reconhecimento dos feitos dos jogadores varia escandalosa e visivelmente dependendo das cores que enverga. Para A Bola qualquer bosta que envolva um facto positivo do benfica e elevada a categoria de feito mundial digna de entrevistas e documentarios. Ja titulos europeus, constante dominio interno, sucessivas equipas de grande qualidade e alguns dos melhores jogadores do mundo potenciados no clube (Porto), isso ja nao lhes interessa. Interessa e o bolo de aniversario do Cardozo e os telefonemas que faz para casa, ou as barbaridades que o Maradona diz, so para calar os palermas jornalistas portugueses benfiquistas, sobre o Di Maria ou Aimar ou Saviola. Mas o povo compra os jornais e deleita-se com essas "noticias", e o pais que temos. Ja sabemos que as nossas vitorias nunca terao o devido reconhecimento, e isso nao importa. Se importasse, nao tinhamos tido força para ganhar constantemente nos ultimos 30 anos, em que nunca (ou muito dificilmente) fomos reconhecidos.

Mefistófeles disse...

Concordo em absoluto com o post e com os comentários, em particular com este último do Miguel.

Cardozo tem que ser à força o melhor marcador ( como já se percebeu claramente )e, provavelmente, sê-lo-á. O que nunca será é um futebolista de eleição como Falcao.

Por isso, e por muito que doa aos 6 milhões, qualquer tentativa de equiparação de Cardozo a Falcao, é como tentar equiparar bosta a perfume.

Ainda bem que Falcao continua connosco, temos finalmente um grande avançado que muitas alegrias nos vai dar, estou certo. Isto se não o "arrumarem" à porrada, como fizeram ao Anderson.

Confesso que nesta particular altura tenho saudades do Paulinho Santos: se ainda jogasse, provavelmente apresentaria ao Cardozo, no domingo, um bom remédio para a tosse e tirava-o do último jogo.

Leceiro disse...

4 golos mal anulados e creio que falhou 3 penalties... estariamos perante um jogador com uma média de 1 golo e qualquer coisa por jogo.

RS disse...

Concordo em absoluto com o post. Penso que além dos 4 golos anulados na Liga tb houve um anulado para a Taça (alguém confirma?).
O Falcao foi, de facto, o melhor do plantel do FCP esta época e, seguramente, o melhor jogador da Liga. Obviamente que para a generalildade da imprensa bom bom é o Ti Maria e os seus passes de letra. Pois bem, ainda o Ti Maria andava de fraldas e já nós cá tinhamos um tal de Deco que fazia o mesmo e com muita mais classe. Depois disso tb tivemos um Quaresma que, qual Harry Potter, fartou-se de espalhar magia por esses relvados fora.

Voltando ao Falcao, desde início que digo que não é por ele (consequentemente, pela saída do Licha) que o FCP fez a época que fez. Salvo raríssimas excepções, foi sempre o melhor da equipa em campo. É um jogador leal e disciplinado e só quem não o reconhece pode sequer ousar dizer que o lance de Setubal foi intencional. Leva duas cacetadas e, no entanto, a primeira reacção que tem ao sentir que tocou no adversário é virar-se para ir ver como ele está. A reacção à injustiça do amarelo diz tudo...

Parabéns Falcao! Que continues por muitos anos no Dragão.

Luís Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Carvalho disse...

Esta situação nada tem de novidade.

Há quase 20 anos atrás, na última vez que um jogador do slb ganhou a "Bola de Prata", também aconteceram jogadas de bastidores decisivas para a atribuição do prémio.

Corria a época de 1990/91 e, então, a luta travava-se entre Rui Águas e Domingos.

Um golo atribuido ao actual técnico do Braga, seria posteriormente "subtraído" após o final da última jornada, quando, para espanto de muitos, o portista facturou 4(!) vezes numa só partida e colocou em perigo a vitória "vermelha".

Também na época, muitos acharam por bem que, à conquista do campeonato, o slb juntasse o título de melhor marcador para compor o ramalhete.

Na altura, mesmo entre portistas, foram poucos aqueles que protestaram.

John Billy #37 disse...

É, é...
Os vossos jogadores é que são os maiores do mundo quiçá da europa.
Mas nem chegam para ficar a frente de uns gajos que jogam com Renterias e Alans...
Ganham juízo.

Desconhecido disse...

A história do melhor marcador terá algo mais a ver com o fim de época e com vendas.
Cardoso está de saida conforme estará previsto nas contas encornadas e como tal nada melhor que colar o rotulo de melhor marcador para inflacionar o preço do jogador. Nada está a ser feito ao acaso pelos encornados, pena que a nossa SAD não se tenha apercebido do mesmo.
Dps temos sempre um john billy para fazer rir a malta...até porque como se sabe a memoria de um encornado é igual a de um peixe.
Relembra me lá a vossa posição o ano passado ou a de há 2 anos...

Mario disse...

Grande, grande Post.
os meus Parabéns ao autor.

Azulantas disse...

Subscrevo o post do Nelson por inteiro.

QUanto a Falcao ter sido o melhor jogador da Liga,apesar da simpatia que me suscita esta ideia, não tenho a certeza de que seja 100% certa.

Sem dúvida que em muitos jogos Falcao levou o Porto às costas, mas será isso suficiente para ser o melhor da liga?

Aliás, acho que este ano não houve um jogador que se distinguisse totalmente dos demais. Houve momentos, como os do Saviola, do Falcao ou mais recentemente do Luis Aguiar.

Menphis disse...

Indo ao encontro da recordação do Luís Carvalho sobre o roubo da "Bola de Prata" ao Domingos para darem ao Rui Aguas, lembro-me que, na altura, eu próprio, assim como muitos portistas, demos dinheiro para que fosse reposta a verdade e que o Domingos recebesse um troféu em homenagem. Lembro-me que tal aconteceu e que antes de um jogo nas Antas lá recebeu o troféu. Quase apetece fazer o mesmo ao Falcao por tudo aquilo que passou nesta época.

Mefistófeles disse...

Menphis,

Tinha, de facto, uma ténue ideia de que assim foi ! Ainda bem que o recordaste.

Se se lembrarem de uma iniciativa semelhante para o Falcao, podem contar com umas coroas minhas !

nobigdeal disse...

.
"Um golo atribuido ao actual técnico do Braga, seria posteriormente "subtraído" após o final da última jornada"

se a memória não me atraiçoa foi em Aveiro, contra o Beira Mar.

como sabiam que isso lhes daria tempo de antena e espaço nos jornais, coisa nunca antes vista, até apareceram 2 ou 3 jogadores do Beira Mar a reclamarem para si a glória de terem sido eles os autores do golo (auto-golo, no caso).

o Domingos foi um senhor na forma como abordou o assunto, disse qq coisa do género: "quem marcou mais golos fui eu, o caneco entreguem-no a quem quiserem".


um p.s. para o Mefistófeles.

:)

disponha sempre.

se me permite vou então apagar o comentário em que está o meu e-mail, para que não apareça por aí um qq engraçadinho do ben7as a inundar-me com vírus :)

qq coisa é só dizer :)

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Antonio Silva disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
meirelesportuense disse...

Recordo bem essa guerra entre o Domingos e o Rui Àguas, foi ridículo, andaram a tentar encontrar qualquer argumento para retirar o título ao Domingos...E fizeram-no!
Quanto às suspensões quem não se lembra da época das suspensões por cotoveladas?...Quaresma foi um Cristo! Era só andarem a morderem-lhe os calcanhares, ao mínimo toque já estava, os jornalistas televisivos não faziam mais nada nessa altura, foi intencional ou não?...E dos sumaríssimos? O Benny esteve para aí seis ou sete jogos de fora e sempre que se aproximavam os jogos com o Benfica!
Contra o Paulinho encontraram o argumento de o suspender enquanto o adversário estivesse lesionado, a partir daí nunca mais isso aconteceu...Nem a partir daí nem antes, senão os Benfiquistas trauliteiros estariam anos a fio sem jogar, o Toni nunca mais jogaria, nem o Toni nem o Nunes!...Nessa mesma época um jogador do Sporting afundou-lhe o malar em pleno Jamor, nada aconteceu e ainda teceram loas ao argentino que o tramou, ah valente!...O Katsouranis arrumou sucessivamente com o Anderson, o Lucho e com o Lisandro, nada, acho que só por isso, foi considerado um dos melhores Estrangeiros a jogar em Portugal.No último jogo dele na Luz contra o Porto fez penaltie sobre o Lucho, foi arrumado da equipa...Isto não é lamúria, é a realidade!

meirelesportuense disse...

Quanto ao Título atribuível por se ser Finalista, então o Porto tem mais um, o da Taça das Taças, 1984!
-Em Portugal por exemplo, acho que nas Taças de Portugal, o Porto foi a equipa que esteve mais vezes presente nas finais, contra inúmeros adversários, Sporting, Olhanense, Paços de Ferreira, Guimarães, Belenenses, SCBraga, Beira Mar, Boavista...Para já não falar no Clube dos embusteiros!

Roberto Tavares disse...

É impressionante a qualidade Do R9, sempre no sitio certo, e quando mão esta a jeito de remate, arranja maneira de colocar o esférico dentro das redes ou não marca-se o melhor golo deste campeonato...

É também impressionante os 177 cm e a quantidade de golos marcados de cabeça... enquanto que a torre desajeitada dos milhafres tem uma quantidade de golos de G.penalidade e outros tantos com uma facilidade tal que um juvenil qualquer fazia o mesmo...

Por isso e parafraseando e acrescentado o titulo.

TU FOSTE E SERÁS MELHOR FALCAO!!!

P.S. É preciso ter cuidado porque depois da época passada que o hulk fez, passou a deste ano encostado com jogos de bastidores. É preciso que o Falcao tenha consciência que para o ano lhe pode acontecer o mesmo. O clube tem obrigação de proteger os jogadores destas situações manhosas

Cumprimentos PORTISTAS

Mário Faria disse...

É recorrente o SLB ter vencedores da bola de prata de forma ínvia.

José Águas, no célebre jogo com a CUF, no último jogo do campeonato apitado pelo não menos célebre Calabote , ganhou o título a Teixeira do FCP pela concretização duma série de gp transformadas nesse jogo, que foi a maior vergonha desportiva que me foi dado assistir. Também Teixeira recebeu uma réplica da Bola de Prata, oferecida pelos sócios.

Nada que nos possa admirar. O SLB é o clube do regime : o seu apoio ao PSD de Durão Barroso e Santana Lopes fez história e explica como se trafica benefícios, sob a bênção do sistema dominante.

Quanto ao Falcão considero que o seu valor é reconhecido - e a CS tem-no relevado de forma atenta - e não precisa de ganhar o troféu para o confirmar a sua valia. Pode viver bem sem ele, embora reconheça que não seja a mesma coisa.

O jogo com o SLB para o FCP não salva coisa nenhuma e espero que não haja excessos. Tem havido um prudente silêncio que se recomenda.

Estou bem mais preocupado com o futuro, embora tenha em bolsa uma mão cheia de promessas do nosso presidente. Porque será que estou céptico ?

Força Porto.

P. Cardoso disse...

não percebo como ha tantos pretendentes na votação a votar em Paulo Bento e Villas Boas.

O primeiro tinha aquele futebol sem sabedor, conhecedor de uma única táctica e nada mais (não temos nenhum 10 neste momento, quem iria jogar no lugar mais avançado do losango??!) Um segundo pode vir a ser alguém, mas para já não passa de um caso de marketing, como foi o Azenha.
Para mim, Co Adrianse (dos nomes referidos) limpava o campeonato pro ano. E jogava bom futebol. Era e é uma besta, mas pra um ou dois anos, dava. Ah, esqueço-me que o vitor baía está na estrutura do FCP e por isso Co Adrianse n vem....
EU voto manuel machado, mas Domingos também pode ser....

Cristiano Moreira disse...

DOMINGO EM SINAL DE PROTESTO COM O TUNEL DA LUZ, DEVES IR AO ESTADIO DO DRAGAO COM O COLETE REFLECTOR VESTIDO .... EM SINAL DE STEWARD. FORÇA CAMPEAO. NAO HA FORÇA COMO A NOSSA . FCP, O ORGULHO PORTUGAL

Orgulhoazulebranco disse...

Tudo o que possa dizer em comentário será supérfulo :)

K disse...

Mas afinal os coletes vão aparecer ou não. Corre-se o risco de o ambiente assustador nem chegue a existir no próximo Domingo.

"Começou ontem a venda de bilhetes para o clássico, e o dia terminou sem o registo de grandes afluências às bilheteiras instaladas no Estádio do Dragão. Para já, só os sócios podem adquirir ingressos, com o preço dos bilhetes a oscilar entre os 15 e os 40 euros. Apesar de o FC Porto estar afastado da luta pelo título, a procura deve aumentar durante os próximos dias. O Benfica, tal como estipulado na lei e de acordo com a lotação do estádio, recebeu 2552. "

O Jogo de 28 de Abril 2010.

André disse...

nâo temos nº10 no plantel? então o Beluschi e o Ruben Micael?? - no nacional jogava ao centro, atrás dos avançados

um dos mais graves problemas do jesualdo como treinador é recuar tudo o que seja médio ofensivo para a posição 8

O co adrieense não! jogamos mau futebol - final da taça com anderson a médio recuado! no papel era ofensivo, mas na pratica a emoção era quando o adversário tinha a bola e era o bosingwa e o pepe a correrem para salvar a coisa
para além de louco e mau treinador era má pessoa com péssimo carácter, para isso o jesus (fod***se)


Devíamos era ir buscar o anderson por empréstimo e tentar recupera-lo para futebol- que o que o Ferguson anda a fazer é criminoso, banalizar um jogador com o talento do anderson, fazer dele mais um bom médio centro, mas nada de extraordinário, em vez do puro sangue a numero 10 que explodiu no dragão...

Fala-se do Falcao (diário de noticias) por 20 milhões para o tottenham, será que a ser verdade a Sad resiste? é que este ano os prémios- que vão ter, terceiro lugar dá prémio na mesma aos parasitas da sad - serão ligeiramente menores...

P. Cardoso disse...

Micael pode jogar a 10, mas não é nenhum Deco, nem tem magia que se possa comparar a um Anderson (até luís aguiar é capaz de dar mais nas vistas)
Beluchi nao mostrou grande coisa, veremos para o ano.
Co adrianse é uma besta que nos fez ficar em quarto lugar na champions, mas da maneira que ele jogava impunha respeito no plantel (já que não temos nenhum histórico como Jorge costa ou Baía, ou até lucho pra manter o respeito) e na táctica dele ganhava-se 70% dos jogos do campeonato. Sobravam os jogos com os "grandes" benfica, braga e sporting, em que logo se veria. E na taça Europa o gajo não jogava tanto a medo, por isso meias finais ou quartos chegavamos a brincar.

P. Cardoso disse...

Sem deixar de referir outra vez que o acho uma besta!