domingo, 25 de abril de 2010

O coração de falcão traído pelo olho da águia

O FCP, ontem, mostrou mais umas vez que é uma equipa com duas caras: entre o bom e o medíocre, uma mistura de jogadas vistosas e muitos passes transviados, bons movimentos e golos, bom aproveitamento de bolas paradas e uma defesa algo passiva, com a equipa a encurtar linhas de forma pouco entrosada e cedendo demasiada bola (e a iniciativa) aos adversários, em alguns momentos do jogo. Mais do que seria expectável, numa equipa com a nossa capacidade e experiência.

Alguma confusão nas missões individuais, quer ofensiva quer defensivamente, retiram à equipa o equilíbrio e permite ao adversário jogar demasiado tempo próximo da nossa área, que atacam com relativa facilidade. Aliás, o número de golos sofridos esta época explica uma certa ineficácia no controlo do jogo e dos processos que o sustenta.

Defendemos demasiado atrás e pressionamos pouco e mal. Por isso, é recorrente ter que fazer faltas e quase sempre muito perto da área. No jogo de ontem tivemos mais do mesmo, com o beneplácito do árbitro aos habituais mergulhos, para chegar à baliza adversária pelo método mais simples.

Foi uma vitória inteiramente merecida, num jogo que se previa até mais difícil. Mas, esta época o aproveitamento das bolas paradas tem feito a diferença e melhoramos imenso essa área do jogo, tão determinante no futebol actual. Ontem foi melhor, porque a ausência de Bruno Alves obrigou a uma execução dos livres menos previsível.

Na defesa, Beto que esteve bem pareceu-me algo passivo no primeiro golo e Maicon um pouco trapalhão, indeciso entre o atacar a bola e a reocupação do seu espaço, no segundo golo. Mas os quatro homens da defesa funcionam de forma dessincronizada e até uma equipa fraca não raramente despedaça a nossa organização defensiva, como os de Setúbal comprovaram ontem.

O papel do nosso meio campo, como tandem do equilíbrio e do ritmo do jogo, tem sido demasiado intermitente e algo permissivo no processo defensivo. Meireles esteve bem na 1ª parte e Fernando jogou bem mais à frente do que é costume. Saiu bem e errou menos passes. Guarin eclipsou-se no primeiro tempo e só se notou na 2ª parte, com excelentes momentos. Beluschi, depois de tantos meses, ainda não sei quanto vale, só sei que parece um actor à procura da sua personagem no teatro do jogo, que só esporadicamente encontra. O resto do tempo fica fora de cena e não se nota o brilho que promete.

Falcão é um lutador e uma mais valia, sempre. Hulk é o espelho da equipa: bons momentos, velocidade, força e criatividade, com outros em que desaparece e perde muitos lances. Acho que tem potencial para muito mais, mas não sei se vai chegar lá.

Como registo final deste jogo, a habitual mingua na posse de bola que se ficou pelos 52%. Definitivamente, não sabemos descansar com bola.

Quanto à arbitragem a ideia que tenho deste árbitro é que permite jogar à inglesa a todos os adversários do FCP, a que estamos proibidos de aceder pelo seu regulamento pessoal: as mais sete faltas e os dois amarelos e uma expulsão, contra zero do adversário, comprovam mais uma vez que o homem é alérgico ao azul. O amarelo a Falcao é um excesso de zelo que o garrafão do juiz de linha tudo fez para que acontecesse. Quem seguiu o seu desempenho durante a 2ª parte, só poderia esperar o que veio a ocorrer. Dito isto, é preciso que Hulk se preocupe mais com o jogo e que deixe os protestos para quem de direito.

JF foi expulso. É provável que tenha exagerado nos protestos, mas um homem não é de ferro. É o seu grito de revolta: tem todo o direito à indignação, em nome da sua verdade desportiva. Há que acabar com a heresia que esse é um exclusivo do clube do regime e seus associados.

É de certeza coincidência, mas não há jornada que não traga grandes penalidades, expulsões ou amarelos cujo favorecimento vai inteirinho para os nossos concorrentes directos. A CS, essa segue a sua agenda, “prostituindo-se” aos ditames do clube do regime. O que temos a menos em informação, sobra em propaganda. Nada que nos espante. Sinto-me enjoado.

27 comentários:

Orgulhoazulebranco disse...

É mesmo!
É de uma pessoa ficar enjoada...

Orgulhoazulebranco disse...

O que se está a assistir esta época é verdadeiramente inacreditável.O descaramento,a lata e a mesquinhez não conheceram limites ou entraves.
Contra os azuis,valeu tudo menos tirar olhos.Têm todos as costas quentes.Nem sei como nos deixaram chegar à final da Taça!!

Uma sucessão de "coincidências" demasiado "estranha" para ser branqueada,relativizada,ou desvalorizada.

Parafraseando Jesualdo Ferreira,no final do jogo frente ao Leixões,em Matosinhos,jogo esse em que o Porto teve N opurtunidades para marcar mas também viu dois penaltys serem surripados:
"Assumimos as nossas responsabilidades,mas não assumimos as dos outros"
Aliás,esse jogo e mais o outro em casa frente ao Paços,reflectem grande parte da época azul e branca: não marcou nas muitas opurtunidades que teve e ainda foi roubado por cima.

Não merecemos ser campeões,não fomos competentes o suficiente para terminar a liga no nosso lugar habitual e assumimos essa culpa,mas de forma alguma podemos esquecer ou branquear este andor que ontem deu mais um passo na sua longa caminhadada.
Não dou para esse peditório!A descomunicação social já o faz em dose suficiente.Conseguem imaginar como seria,se o cardozo ficasse,injustamente,exlcuído de 18 jogos??Uiii...o que se via para aí!

Para o raio que os parta a todos
Quem semeia ventos,colhe tempestades...

Dragaoatento disse...

Destaco a arbitragem do Pedro Henriques pela negativa. Excessivamente rigoroso para os jogadores Azuis e Brancos sancionando e admoestando a torto e direito, e, permissivo até dizer basta para os da casa! Tal foi a disparidade no critério adoptado que até podemos considerar que usou e abusou de má fé para com os Dragões quando resolveu por dá cá aquela palha mostrar o cartão amarelo ao Falcao pois ele sabia que o ia impedir de alinhar contra o Benfica no próximo jogo.
É caso para perguntar ao Ricardo Silva do Vitória de Setúbal e ao juiz do apito Pedro Henriques quanto lhes vai pagar o SLB pelo frete realizado…!

Pedro disse...

Na 1ª volta o SLB jogou desfalcado e ganhou. Agora é a vez do FCP jogar desfalcado e espero que retribua o favor.

Só um jogo muito bom do FCP permitirá que isso aconteça, e só um estádio cheio a apoiar tornará isso possivel.

É borrar de medo os lampiões até á última jornada! Dar a esses trafulhas uma lição de garra dentro e fora do estádio.

meirelesportuense disse...

O Braga ganhou e fiquei satisfeito, dá-nos a possibilidade de os encostar à ansiedade mais um fim-de-semana...De início julguei que se o Braga empatasse e perdesse dois pontos, com o título na mão o jogo do Dragão seria mais fácil para nós, mas a emoção não era a mesma, quero ver como vai correr...Depois vai valer tudo, todos sabemos como são estes dias iguais aos de há 40 anos...

fiona bacana disse...

Fazendo 1 apanhado:

1)Mais 1 joguito razoável do fcp, sbtd na 2ª parte. Mas só 1 técnico mto medroso como JF, quando joga num derivado de 442, em vez de encostar Guarin à direita e colocar Belluschi ao meio, dá 45 mn até perceber que ...um 10 é um 10. Joga à frente. Não encostado à linha. É difícil, Jesualdo?

2) Gostava de saber onde estavam Acácio Valentim e Reinaldo Teles aquando da situação dos protestos - foi mto triste ver o Nelson Puga o único a tentar impedir JF de protestar;

3) Braçadeira em Rolando...que bela vista para o futuro. Um tipo q está no FCP há 2 anos e é capitão. se esta porcaria n é sintomática, n sei o q é;

4) Do amarelo já foi tudo dito. Mas eu se fosse dos SD ontem à noite tinha entrado pelas instalações da LPFP e tinha partido umas quantas coisas. Reprova-se a violência, mas há alturas em q estrategicamente temos de demonstrar (já q PC n o faz), de q com o FCP não se brinca. Acreditem ou n, goste-se ou n, a realidade é q 1 clube tb se afirma neste género de coisas.

Desculpem, mas é mesmo o q penso.

Quanto ao próximo fds, a minha confiança na minha equipa é de tal forma grande, q preferia q os milhafres fizessem já a festa hoje para virem inebriados com o cheiro anti-traça q exala dos cachecóis que são arejados 2 vezes a cada 16 anos. Espero, ainda assim, ganhar.

cumps

K disse...

Não é muito importante mas gostava de saber se alguém viu o resumo do jogo do clube do regime nos telejornais da rtp1. É que eu depois de saber que havia lances duvidosos (curiosamente todos a beneficiar a mesma equipa) quis ver o resumo e tanto no telejornal das 13h como no das 20h não consegui "apanhar" resumo nenhum desse jogo. Gostava de saber se fui que me distraí e por coincidência fugiu-me esse resumo nas duas vezes.
Se me puderem esclarecer agradecia, pois se for o que me está a parecer enviarei um e-mail para o provedor do telespectador para saber quais os motivos para que tal tenha acontecido.

Quanto ao jogo vou repetir o que escrevi noutro comentário dispensando-me de repetir a parte mais óbvia da vergonhosa arbitragem.
Para quem dizia que não cairiam em mais esparrelas e armadilhas... lá caíram mais uma vez. Agora ficamos sem treinador no banco e sem goleador no ataque. Há gente que nem a levar no focinho aprende. Mas no próximo jogo seremos nós a dar no focinho aos outros.

O silêncio da SAD, acerca de mais este atentado intelectual por parte da Comissão de arbitragem e seus subalternos, também me merece uma palavrinha... ACORDEM, caralho.

DragoesJuntos disse...

Sinceramente, só digo uma coisa.
Estamos a ter as mesmas atitudes de Sportinguistas e benfiquistas quando perdiam. A culpa era sempre do árbitro.

Efectivamente este ano houve coincidências a mais. Mas lembrem-se de uma coisa, o maior culpado é o Porto pois deixou fugir uma peça fundamental do clube LUCHO GONZALEZ.

Dr. Estranho Amor disse...

O único que devia meter o Jesualdo na rua era o nosso Presidente e não este militar azeiteiro.

Daniel Gonçalves disse...

De facto concordo com a Ana Martins, que desmotivação se deve encontrar nos dirigentes, o único que se levantou foi o Nelson Puga para conter o Jesualdo. Depois parece-me que o ciclo do treinador está a acabar, reina uma desordem estratégica na equipa, lamentável. Quero que o Porto esmague o Benfica, e os ponha a sofrer para a última jornada, mas sem Micael, Falcão, Varela e Rodriguez (importantíssimos) e com o carácter medroso do Jesualdo estou preocupado. É preciso que os que joguem sintam o orgulho e a audácia tradicional do clube.

Jorge disse...

"JF foi expulso. É provável que tenha exagerado nos protestos, mas um homem não é de ferro. É o seu grito de revolta: tem todo o direito à indignação, em nome da sua verdade desportiva."

Perfeito. Sem comentários.

Jorge
Porta19

Unknown disse...

Visto todos nós termos viatura, apelo a que todos nós nos municiemos do respectivo COLETE REFLECTOR e faça parte da nossa indumentária para o próximo jogo!!!

É que assim, não haverá maneira de a ISENTA comunicação social não se recordar da maior (uma das maiores, que por acaso e só por acaso, mais uma vez penalizou o mesmo clube)vergonha do futebol Português dos últimos tempos!!!

TODOS AO DRAGÃO de COLETE REFLECTOR VESTIDO

meirelesportuense disse...

É isso, de colete reflector vestido, tanto faz que seja verde como laranja, os "outros" também estavam assim equipados pois são as únicas cores disponíveis...Penso eu de que.

Roberto Tavares disse...

Viva a todos...

Um aparte:

Fui ao site oficial do FCP e não percebi bem as cenas das quotas para me fazer sozio...

Alguém me sabe dizer quanto é a quota de 1 mês de um sócio de bancada...

Cumprimentos...

meirelesportuense disse...

A cota mensal é de 9 Euros, no acto de admissão pagam-se 3 meses de cotas (9x3), o cartão de sócio e a jóia!
Supondo que é um sócio maior, três meses de cotas são 27 Euros (9x3), o cartão deve custar 10 Euros e o resto será o valor da jóia que orçará em 20 Euros, num total de 57 Euros!...

meirelesportuense disse...

Por aquilo que vi no site do FCP o sócio de bancada menor (menor de 18 e maior de 10 anos), paga 3 meses de cotas a 3 Euros cada (9 Euros), mais o cartão de sócio (10 Euros) e 10 Euros de jóia, num total de 29 Euros!...O sócio de bancada infantil (menor de 10 anos) paga 6 meses de cotas (6x1 Euros) mais o cartão de sócio (10 Euros) e 3 Euros de jóia, total de 16 Euros!...O sócio infantil isento (menor de 10 anos com avós ou pais já sócios) paga apenas o cartão de sócio, 10 Euros!...O sócio correspondente paga 20 Euros de cotas por época, provavelmente os 10 Euros do cartão e o resto (25 Euros) será a jóia!...
No entanto cada sócio tem um ou dois jogos de oferta que é descrita nos documentos de adesão!...

meirelesportuense disse...

Finalmente, supondo que não erro quem paga mais de jóia é o correspondente (25 Euros), o sócio maior (20 Euros), o sócio menor (10 Euros) e o infantil (3 Euros)...

meirelesportuense disse...

No cartão é que ninguém escapa (10 Euros)!...

Roberto Tavares disse...

to:meireles

ok ja percebi...

porque diz la k na inscrição sao 57 mas k equivale a 3 meses, logo n podia ser 57, mas ja percebi...

Vou ja tratar dos papeis.....

P.S. Joia??? k joia??? dsc se a pergunta é parva..... mas n perceb

meirelesportuense disse...

Caro Roberto:
-Eu creio que a figura da "jóia" ainda existe, existia há uns anos e é uma espécie de "contributo voluntário" no momento da adesão a uma causa...Mas é possível que as minhas contas estejam erradas e a questão da jóia já não se aplique, se for assim, as minhas contas estão erradas no que concerne ao remanescente...

"jóia, joia (ói)
s.f.
1. Objecto de adorno (de matéria preciosa ou que a imita).
2. Pedra preciosa.
3. Prenda (que adorna moralmente).
4. Prémio que se paga de entrada numa associação, etc.
5. Pessoa de boas qualidades ou de grande valor."

s.f. -Creio que significa substantivo feminino, o que quer dizer que as mulheres levam-nos as "jóias" todas...

Mefistófeles disse...

Temos que ganhar a esses porcos no Dragão, dê lá por onde der. De preferência com 2 "batatas" do Hulk.

Eles que façam a festa na sua pocilga.

fiona bacana disse...

Eu já pus a divulgar a msg do Armindo, façam-no vocês também:

«TODOS AO DRAGÃO de COLETE REFLECTOR VESTIDO no próximo fds. Vamos homenagear os verdadeiros campeões: os stewards.»

Twitter, Facebook, mail...vale tudo. Era mesmo lindo o Dragão estar cheio daquilo....:)

cumps

Contumil disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
v.a.s.c.o. disse...

" a hipótese de o Benfica vir a perder 9 pontos pela utilização indevida do jogador Alan Kardec , Parece que é o tema do dia hoje. Na Comunicação Social ainda não vi nada, será verdade? Ora vejamos o apurado...

A situação é a seguinte:
- Alan Kardec jogou o seu último jogo pelo Vasco da Gama no dia 2009-08-29.
- Alan Kardec jogou o seu último jogo pelo Internacional no dia 2009-11-01 .
- Alan Kardec jogou o seu primeiro jogo pelo Benfica no dia 2010-01-24 .
- Resumindo: jogou por 3 clubes na época desportiva de 2009/2010 .

Nos regulamentos está o artigo 5º que diz o seguinte:
3. «Os jogadores podem ser inscritos por um máximo de três clubes durante o período compreendido entre 1 de Julho e 30 de Junho do ano seguinte. Durante este período, o jogador só é qualificável para participar em Jogos Oficiais por dois clubes .»

Contumil disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
blueII disse...

não deixa também de ser curioso, como um jogador do Olhanense se fez expulsar aos 8 min. de jogo, tendo causado um penalty. Para uma equipa que alguns chamam de Porto B, foi um grande favor e talvez a conta bancária do dito jogador, entretanto, tenha engordado.

meirelesportuense disse...

O jogador expulso creio que foi atleta do Guimarães...Ou do Paços de Ferreira...Realmente fazer penaltie e logo de seguida ter aquela entrada, é no mínimo suspeito...