terça-feira, 13 de abril de 2010

Clássico a uma terça-feira


O calendário de jogos e de transmissões televisivas da 26ª jornada do campeonato é (foi) o seguinte:

Sexta-feira, 09 de Abril
Naval 1º de Maio - Nacional, 20:15 (SportTV)

Sábado, 10 de Abril
União de Leiria - Sporting de Braga, 19:15 (SportTV)
Rio Ave - FC Porto, 21:15 (RTP1)

Domingo, 11 de Abril
Leixões - Paços de Ferreira, 16:00
Marítimo - Belenenses, 16:00
Vitória de Guimarães - Olhanense, 20:15 (SportTV)

Segunda-feira, 12 de Abril
Vitória de Setúbal - Académica, 20:15 (SportTV)

Terça-feira, 13 de Abril
Benfica - Sporting, 20:45 (SportTV)

Olhando para este calendário de jogos, a primeira coisa que apetece perguntar é por onde andam os dirigentes que prometiam limitar e disciplinar os dias e horários dos jogos do campeonato?
E, já agora, também gostava de saber onde estão os jornalistas e comentadores que se insurgiam pelo facto das jornadas do campeonato português se estenderem de sexta a terça-feira...

Recordo que o clássico SLB x Sporting estava inicialmente agendado para 11 de Abril, mas foi adiado para hoje devido ao SLB ter jogado em Liverpool há cinco dias atrás.

Porquê este adiamento? Se o "derby" lisboeta fosse disputado na data inicialmente prevista - domingo à noite -, não se cumpririam os três dias de intervalo entre os dois jogos?
Claro que cumpriam. Aliás, Hamburgo, Wolfsburgo, Fulham, Liverpool, Atlético de Madrid e Valência jogaram todos no... domingo!

Mas enfim, não faltarão especialistas em regulamentos para invocar a legalidade da Liga Portuguesa de Futebol Profissional ter anuído ao pedido dos encarnados e marcado um SLB x Sporting para uma terça-feira. E, de facto, têm razão, é legal. Absurdo, anti-futebol, mas perfeitamente legal.

Ah, e quem também esfrega as mãos de contente é a SportTv, que transmite jogos da 26ª jornada nos dias 9, 10, 11, 12 e 13 de Abril!

Nota: “Houve acordo entre todas as partes, Sporting, Liga e operador de televisão (SportTV), para que o jogo se disputasse na terça-feira, dia 13 de Abril”, disse à agência Lusa o director de comunicação do Benfica, João Gabriel.

14 comentários:

Mefistófeles disse...

O que esse palhaço do João Gabriel deveria ter dito é que houve acordo entre todas as partes ( todas mesmo ) para o SLBosta ser campeão este ano.

HULK 11M disse...

Esta liga chama-se "Sagres" e o vencedor só poderá ser aquele clube que é patrocinado pela "Sagres"!
Até aqui, tudo bem, mas o que mais me incomoda é que dá a sensação que todos os clubes estão de acordo nisto... incluindo o próprio FCPorto!
Ou então porque será que nos roubam golos legais aos pares em cada jogo, nos roubam aos 3 penalties de cada vez e nós cá vamos cantando e rindo, assobiando para o lado, procurando calar os sócios com umas menções à "liga dos túneis" e pouco mais?

Uminho1 disse...

É por causa disto que o FCP não é campeão. Aliás, o Benfica o ano passado também não foi campeão, porque o FCP resolveu adiar o jogo contra o Estrela da Amadora, quando tinha o calendário sobrecarregado.

Está explicado. Aliás, a vitória do FCP contra o Sporting para a Taça e a vitória do Benfica sobre o FCP na final da T.Liga deveu-se a isso mesmo.

Sinceramente.

HDuarte disse...

Caros Amigos

Há muito que sigo o reflexão e dou desde já os parabéns aos seus cronistas por bons textos e boas reflexões que nos deixam.

Quanto ao tema do post apenas digo que o Sporting desde logo anuiu em aletar a data do jogo para 3ª feira uma vez que ainda se encontrava a disputar a Liga Europa...Ou seja, tal como os porcos, os de Alvalade deveriam, caso passassem o Atletico de Madrid, ter jogado para a Liga Europa...Em resumo, dava jeito aos 2!


Mais um "jeitinho"...

Cumps a todos!

Carrela disse...

Mas alguém está a dizer q é por isto???

Se calhar o Liverpool só espetou 4 pq estava a pensar no jogo de Domingo, se não podia ser diferente...
Enfim... Ninguém esta a dizer q se ganha ou se perde por isto, apenas acho que se devem cumprir as regras pq para haver transparência devemos saber com o que se conta e não andar a navegar à vontade do freguês!

John Aarson disse...

Concordo com o HDuarte. Ao contrário do FCP, o Sporting tem uma relação existente com o SLB. Não quer dizer que eles QUEIRAM que o SLB ganhe o campeonato. Mas para eles ganhar o SLB ou o SCB é completamente indiferente. Como tal, fizeram-lhes o "jeitinho". O que têm a ganhar? Pode ser que para o ano, eles estejam na situação do SLB e precisem também de uma "ajudinha" no calendário. Não quer dizer que estejam a dar de bandeja o titulo aos encornados. Anyway, hoje sou lagarto... (felizmente é só por hoje!)

José Correia disse...

Uminho1 disse...
«É por causa disto que o FCP não é campeão»

Alguém está a dizer isso?
Relê lá o post com atenção.

Pedro disse...

Eu acho uma aberração um jogo fora do espaço temporal de sábado/domingo. Mas é fruto das concessões a interesses de clubes e televisão, que possivelmente todos exploram quando podem.

Se fosse o Porto a ter interesse talvez fizesse o mesmo, mas isso não significa que esteja certo.

Eu vivo no Brasil e uma coisa que eu acho que ajuda na comercialização de jogos Italianos, Espanhois e Ingleses em televisões daqui, é a previsibilidade de horários. Tá certo que também ajuda o facto de as ligas serem muito mais fortes mas isso não é tudo.

Mas toda a gente já sabe que os jogos da Premier League são às Xhoras de sábado, do calcio às Yhoras. Isso cria a possibilidade de fazer um rubrica com o nome específico de cada liga. É evidente que Portugal tem pouco peso, mas tem uma coisa boa - tem mercados com afinidade cultural e com jogadores de origem nesse mercado o que cria um chamariz para quem assiste. Por exemplo quando anunciam um jogo do Inter, falam do Julio Cesar, do Barcelona falam do Daniel Alves, etc...

Pedro Carriço

eumargotdasilva disse...

Gostei deste post porque alerta (é só mais um item, no extenso rol) para a falta de rigor de quem brada por transparência e profissionalismo!...
É que pior do que isto ser um forrobodó para a sportv , e pior do que ver uma equipe como o Sporting a ir na conversa dos tostões, é que toda a malta ligada ao benfica - ver Uminho1, como ex.- cala a boca e não diz nada, porque acham que o benfas será beneficiado... deu jeito aquela conversa toda à cerca da falta de pedalada...

Uminho1 disse...

Ainda bem que não estamos em França, pois ainda há pouco fui tentar ver quem seguia na frente e vi uma completa anarquia de jogos. Equipas do topo com 2 jogos a menos, algumas com menos um jogo.

E caro José Correia, eu li bem. A preocupação constante dos seus artigos quanto a horários como datas,sempre que intervém o benfica, quando o FCP já beneficiou dos mesmos, é que não estou de acordo e muitas vezes mal fundamente como foi o caso da Taça da Liga.

E efectivamente a SportTV esfrega as mãos de contente, mas tão mais que ela, esfregam os clubes que recebem receitas essenciais à sua sobrevivência.

E se os dois clubes estão de acordo, qual é o problema afinal?

Os adeptos do Benfica e Sporting é que se deveriam queixar e pelos vistos não estão preocupados.

As jornadas são longas? Se calhar até são, mas nem me parece que seja um exclusivo nacional.

Uminho1 disse...

Reine Margot, vá-se tratar. Chamar-me benfiquista? Por haver portistas com mentalidades como a sua ,é que realmente se calhar é melhor lidar com alguns benfiquistas com meia dúzia de neurónios na cabeça.

José Correia disse...

Uminho1 disse...
«Ainda bem que não estamos em França, pois ainda há pouco fui tentar ver quem seguia na frente e vi uma completa anarquia de jogos. Equipas do topo com 2 jogos a menos, algumas com menos um jogo.»

Em França, tal como em Inglaterra, há diversos jogos que foram adiados devido ao mau tempo. Contudo, a regra, é os jogos do campeonato serem disputados ao Sábado e Domingo.

Não conheço nenhum caso igual ao português, em que a regra é os jogos do campeonato disputarem-se de sexta a segunda-feira (nesta jornada foi de sexta a terça-feira!).

José Correia disse...

Os jogos do campeonato deveriam ser TODOS ao Sábado e Domingo, preferencialmente à tarde, com a excepção do jogo transmitido em canal aberto que, por razões relacionadas com as audiências televisivas, poderia ser no Sábado à noite.

Quem jogasse na Liga Europa à quinta-feira jogaria para o campeonato no domingo seguinte e quem jogasse para a LC à terça-feira, jogaria para o campeonato no sábado anterior.

Se isto é assim em Inglaterra, Espanha, França, Itália e Alemanha, porque razão não pode ser em Portugal?

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.