sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O factor sorte

Este podia ser um jogo da Liga dos Campeões, com duas boas equipas
Gregorio Manzano, treinador do Sevilha

É um facto que, quer o Sevilha, quer principalmente o FC Porto, são clientes habituais da Liga dos Campeões, mas também é verdade que, em Agosto passado, o Sevilha foi eliminado pelo Braga e que actualmente ocupa o 11.º lugar do campeonato espanhol (a operação ao tornozelo do campeão do mundo Jesus Navas foi um sério contratempo). Seja como for, daqui até 17 de Fevereiro faltam dois meses e muita coisa pode acontecer. Um acoisa é certa, a equipa sevilhana é praticamente a mesma que brilhou nos últimos anos, quer em Espanha, quer na Europa e continua a dispor de um plantel de grande nível, particularmente do meio campo para a frente, onde actuam jogadores como Diego Perotti, Renato, Jesus Navas, Luís Fabiano, Kanouté e Negredo.

É um dos adversários mais prestigiantes que podíamos encontrar. Havia boas equipas no segundo pote, como o Sevilha, o Nápoles ou o Rubin Kazan.
André Villas-Boas

Olhando atentamente para a lista dos 14 opositores que poderiam ter calhado ao FC Porto, é uma evidência que esta equipa da Andaluzia estava entre as mais difíceis. De facto, não havendo propriamente “peras doces”, à partida, nomes como Glasgow Rangers, Anderlecht, Basileia, Young Boys, Aris Salónica, PAOK, Lech Poznan ou Sparta Praga proporcionariam uma eliminatória bem mais acessível.

Mas se para os dragões a sorte foi madrasta, para outros a estrelinha continua a acompanhá-los. É o caso do slb, que já tinha calhado no grupo mais fácil da Liga dos Campeões (um grupo sem “tubarões”); já tinha sido salvo pelo Lyon ao minuto 88 do derradeiro desafio; e agora, não sendo cabeça-de-série neste sorteio dos dezasseis-avos-de-final da UEFA Europa League, poderia ter de enfrentar equipas como o Liverpool, Manchester City, Villarreal (3º classificado do campeonato espanhol) ou Bayer Leverkusen (2º classificado da Bundesliga). Havia também várias possibilidades que obrigariam os encarnados a longas viagens e a enfrentar o frio soviético em Fevereiro – Dínamo Kiev, Spartak Moscovo, CSKA Moscovo ou Zenit – mas o sorteio voltou a bafejá-los, com uma viagem curta e um adversário a atravessar uma profunda crise: Estugarda!

Os números não mentem. O actual penúltimo classificado da Bundesliga, averbou dez derrotas e apenas três vitórias nas primeiras dezasseis jornadas, e já acumulou 30 (trinta!) golos sofridos. A coisa tem sido tão má, que ainda não chegamos ao Natal e já vai no terceiro treinador.
Depois do Hertha Berlim na época passada, continua a tendência de sorteios europeus simpáticos, a colocarem na rota do slb os últimos classificados do campeonato alemão.

Apesar de tudo isto, apesar da sorte ser um factor importante em competições a eliminar (nunca me esqueço do Man Utd x FC Porto e da forma como o Costinha marcou o golo do empate ao minuto 89), quero acreditar que não irá ser determinante.

P.S. Não percebo porque razão o jogo da 2ª mão, FC Porto x Sevilha, foi antecipado de 24 para 22 de Fevereiro. É por causa da transmissão televisiva?

12 comentários:

Orgulhoazulebranco disse...

Parece incrível mas é,de facto,verdade xD

Bom,mas o que interessa é o que nós fazemos e este sorteio não pode servir de desculpa pois,se queremos vencer a competição,temos que passar pelos melhores.

Orgulhoazulebranco disse...

Mais estranho do que o jogo passar para dia 22,é ser às 17 horas!É RIDÍCULO,ou as pessoas faltam ao trabalho,ou não assistem ao jogo -.-

José Correia disse...

Não acredito que o FC Porto aceite jogar em casa com o Sevilha às 17h00 de um dia de semana. Há, concerteza, algum erro na informação disponibilizada pela UEFA.

Zé Luís disse...

José Correia, na minha caixa de comentários já o expliquei. Sobreposição de competições e de equipas portuguesas.

Abraço

DragoesJuntos disse...

O jogo deve ser às 18h, onde viram a informação das 17h deve estar como hora da Europa Central...

Paulo Vanzeler Monteiro disse...

Ainda bem que calhou o Sevilha! A minha expectativa é que o nosso Porto este ano obtenha um excelente resultado, há condições para isso. A equipa actual do Porto só se motiva a sério com jogos difíceis. Força Porto!

José Correia disse...

@ricardompr
A UEFA anunciou o FC Porto x Sevilha às 18.00 CET (Central European Time) são 17:00 em Portugal continental.

José Correia disse...

Zé Luís disse...
"Sobreposição de competições e de equipas portuguesas"

Sporting x Rangers FC: 24/Fev, 19.00 CET
Braga x Lech Poznan: 24/Fev, 21.05 CET

Por que razão foi o FC Porto a ter de mudar?

miguel.ca disse...

Já aqui li no post anterior e voltei a ler de novo neste post palavras de demasiado respeito pelo Sevilha.
"O sorteio não foi favorável para o FC Porto, tendo-nos calhado um dos piores adversários possíveis do pote", lia-se no post anterior e "é uma evidência que esta equipa da Andaluzia estava entre as mais difíceis."

Eu gostava de relembrar os meus caríssimos co-opinadores de que o Sevilha continua a ocupar um mais do que modesto décimo quarto lugar na liga Espanhola e que na ultima jornada, por exemplo, foi vergado a mais uma derrota humilhante por 1-3 perante o modestíssimo Almeria que é só o antepenúltimo da mesma liga.

Moral da historia, ou as coisas mudam radicalmente lá para os lados da Andaluzia em apenas dois meses e contrariam drasticamente a tendência dos últimos quatro, ou o FCPorto, continuando a manter o nível que tem demonstrado passa esta eliminatória com relativa facilidade e com vitórias nos dois jogos.

Como se tem visto, o FCPorto demonstra mais dificuldades em jogos médio-pequenos por manifesta falta de motivação competitiva dos nossos jogadores. Quando os jogos pressupõe objectivos mais categóricos, a nossa equipa tem sido demolidora conforme podem atestar o Rapid, o Besiktas ou o Benfica.

miguel.ca disse...

UMA PALAVRINHA AO SR. ANDRÉ VILLAS BOAS:

André, mais uma vez você falhou redondamente no trato e na reacção às palavras do Presidente do Paços de Ferreira.
O homem deu-lhe uma ajuda preciosa a picar naquilo que o nosso clube mais gosta e você em vez de aproveitar a situação com agrado e colocar umas fotocopiazinhas nas paredes do balneário, deixou-se levar mais uma vez pela sua irreverência e falta de maturidade competitiva para se deixar levar em mais uma guerrazinha inútil de palavras através da comunicação social.
Uma pena.

Zé Luís disse...

Por que razão foi o FC Porto a ter de mudar?


José Correia, desculpa só agora poder responder-te, mas vi que deixaste a questão no PdB e aí explico tudo completo.

Sobreposição de jogos portugueses para efeitos de transmissão tv que tem sempre, os direitos agora são centralizados.

Coincidia Porto e Braga, a sua proximidade e o Braga que vem da Champions tem prioridade.

Sucedeu o mesmo com o CSKA Moscovo, também recebe o PAOK a 22 pela mesma razão em relação aos outros clubes russos.
Sobreposição de competições, com a Champions com horário fixo e a Liga Europa a ter de começar, à 3ª feira (à 4ª não há jogos da Liga Europa), até às 18h (CET), 17 cá.

Abraço

Miguel Magalhães disse...

Se temos ambição de ganhar a prova temos que ganhar ao Sevilha.
O facto de ser acessível em termos de distância irá permitir que muitos adeptos apoiem o Porto em Sevilha, ainda para mais porque Sevilha traz-nos muito boas recordações.
O facto de o jogo no Porto ser às 17h00 de uma terça-feira é patético sejam quais forem as razões. Seja pela proximidade de jogos Porto+Braga, seja pela Champions, seja pelas televisões, seja pelo que for. É patético. Mais um prego no caixão da Liga Europa.