domingo, 19 de dezembro de 2010

Capangas, Stewards e Cª, Lda

2 de Janeiro de 2006, capangas no aeroporto
«Vieira e Dinis viajaram juntos para Lisboa e o segundo tinha à sua espera um "comité de boas-vindas": seis "seguranças" que, segundo o site MaisFutebol, acompanhavam um funcionário do Benfica, de seu nome Carlos Colaço. Mal apareceu Dinis, os tais "seguranças" rodearam-no, provocaram-no e um deles esbofeteou-o. A vingança está feita, e ao jeito mafioso.»
António Moura, PÚBLICO, 03/01/2006


30 de Agosto de 2008, a agressão ao team-manager do FC Porto
"A agressão de que fui vítima aconteceu depois do jogo, quando me dirigia para o balneário depois de ter ido verificar a 'flash-interview', que é uma das minhas obrigações. Comecei a ser empurrado por elementos do Benfica que nem podiam lá estar e depois levei um pontapé, tipo karaté. (...) A pessoa que me deu o pontapé é a mesma que deu um estalo no aeroporto de Lisboa quando foi aquela história do Moreto"
Acácio Valentim, team-manager do FC Porto


30 de Agosto de 2008, as imagens do túnel da Luz
Vídeo que mostra as imagens da agressão, bem como, imagens captadas umas horas antes do início da partida, onde é possível ver elementos do slb a levantarem o ângulo de uma das câmaras.


26 de Outubro de 2009, intimidação no túnel da Luz
"Há câmaras e delegados da Liga para analisar o que se passou. Não vou falar, perguntem aos delegados."
Rúben Micael, jogador do Nacional

Nas acusações que fez, Rúben Micael visou Rui Costa (Director Desportivo do slb), Jorge Jesus (treinador do slb) e Nuno Pedro, o delegado da Liga que estava no túnel da Luz no jogo slb x Nacional.


19 de Outubro de 2010, Juan Bernabé agredido por stewards
«A cena passou-se ao intervalo do jogo: um grupo de crianças carenciadas dirigiu-se a Juan Bernabé para tirar uma foto com o tratador da águia Vitória, atrás da baliza para onde o Benfica atacou na primeira parte. O espanhol acedeu ao pedido mas de pronto foi bloqueado por stewards. "Disseram-me que eu não podia estar naquela zona, mas eu mostrei a minha credencial que me permite aceder ao local, contou Bernabé aos jornalistas. Na discussão, o espanhol foi agredido, a águia soltou-se do braço e permaneceu no relvado a esvoaçar, enquanto o alvoroço continuava. Os adeptos não gostaram e protestaram de imediato.
Entretanto começou a segunda parte, mas no final do jogo Juan Bernabé relatou à imprensa ter pedido à PSP para "identificar quatro stewards, dois deles supervisores, garantindo ainda que irá apresentar queixa contra os agressores. Admitiu ainda ter "reagido" fisicamente às agressões.»
in abola.pt


18 de Dezembro de 2010, humilhado, ameaçado e novamente agredido
«"Proibiram-me de entrar pelo túnel dos jogadores e estou sempre a ser humilhado. Neguei entrar pela porta da maratona, porque estava a chover. Passámos muito mal pelo parque de estacionamento, com insultos e agressões. O chefe de segurança Rui Pereira dificulta-me sempre a vida e está sempre a humilhar-me", disse Barnabé às rádios ainda antes do embate.
No final, Ricardo Felgueiras, seu advogado, ampliou o rol de acusações. "Foi proibido de fazer voar a águia, agredido e deitado ao solo por três seguranças. Além disso, recebeu ordem directa do administrador, Domingos Soares Oliveira, para abandonar as instalações. Se não, ia saber quem ele era", referiu.»
in jn.pt


Se em vez de estarem ao serviço do slb, estivessem a trabalhar para um certo clube do Norte, os episódios em que capangas e os "stewards" da Luz têm estado envolvidos já teriam sido motivo para um filme, três livros e 437 inflamados artigos de opinião. Assim, no pasa nada, tudo continua na santa paz do Senhor e até é provável que esta semana alguém se lembre e ressuscite as histórias do guarda Abel.

8 comentários:

RCBC disse...

O tempo é sempre um bom juíz...e neste caso parece-me, evidente, que se está a escrever direito por linhas tortas...
Cada um que tire as suas refexões deste episódio do Barnabé...

Replica disse...

Os jagunços continuam.... mas o que mais me admira é nuinguem coçar
as costas a estes simpáticos rapazes, será que os tomates do pessoal estão a murchar?

P. Cardoso disse...

Engraçado que alguns blogues benfiquistas ainda culpam o tal tratador das águias, acusando-o de querer mais dinheiro e reclamando de ele ter trabalhado com a làzio aqui há tempos.

os mesmos que andam a delirar com o avc do poncio monteiro, como se a saúde de uma pessoa fosse motivo de gozo..

Eu nunca liguei às cores dos blogues, mas a partir de agora serei mais cuidadoso.

Um obrigado ao reflexão portista pela integridade e coragem.

Um assíduo leitor,

Paulo Cardoso

Mefistófeles disse...

Por um lado da vontade de rir, nem para eles sao bons...tipo feios, porcos e maus.

Bom, mas quando a jaguncada do coronel Vieira anda a vontade, quando o ministro da AI se senta ao lado do coronel e ainda lhe da proteccao policial para ir ao Dragao ( felizmente, o que levaram para contar foi 5 na pa , nao se pode esperar mais do que aquilo que aponta no ultimo paragrafo, Jose Correia. Ja sabemos que vai dar em...nada.

Os caes vao continuar a morder porque o dono anda a vontade.

Silvestre disse...

Na verdade já é só um melro e não uma águia. Cai-lhes muito bem mais esta stewartada. Vamos mas é ganhar ao passos e o resto é treta.

vidairada disse...

pintem a ave de azul e contratem o tal barnabé, seria mais uma bela "bicada", não????

Anónimo da Silva disse...

claro que os lampiões, principalmente os que escrevem em blogs facciosos irão sempre atirar as culpas para o barnabé.
eu pelo que sei ele trabalhou vários anos para o benfica sem receber um tusto e só no último ano assinou um contrato, mas mesmo assim vão dizer que se andava a servir do benfica.

não conseguem ver o que está á frente dos olhos, para eles tudo é culpa dos outros, árbitros ou seja o que for, nada é culpa do vergonhoso clube deles!

meirelesportuense disse...

Contratem o Bernabé, a águia Castelhana e equipem-nos de azul e branco...Seria uma excelente bicada.