«A Sport TV pagou o empréstimo de 33,3 milhões de euros que contraiu junto da sua accionista Zon Multimedia, refere o relatório e contas da operadora liderada por Rodrigo Costa. Além disso, a empresa que detém os direitos de transmissão televisiva dos jogos da Primeira Liga viu os seus lucros triplicarem no ano passado, para 20,3 milhões de euros.
Segundo o relatório e contas da Zon Multimedia, que controla a Sport TV em parceria com Joaquim Oliveira, a empresa fechou 2009 com um resultado líquido de 20,3 milhões de euros, uma subida de 232% face aos 6,1 milhões de euros registados no final do ano anterior. (…)
"O mercado tem crescido muito nos últimos anos. Além disso, a Sport TV subiu o preço das mensalidades dos seus cerca de 600 mil assinantes", afirmou ao Diário Económico um dos responsáveis contactados.»
in Diário Económico, 06/04/2010
Um assinante da Sport TV paga cerca de 300 euros por ano (25 euros por mês), o que significa que 600 mil assinantes proporcionam uma receita bruta anual de 180 milhões de euros, a que acresce a publicidade que a Sport TV tem nos seus canais. Perante isto, não surpreende que, em 2009, a Sport TV tenha mais do que triplicado os lucros e pago um empréstimo de 33,3 milhões de euros à Zon Multimedia.
Crise? Qual crise? Olha-se para estes números e a conclusão é óbvia: a forma como os direitos televisivos são negociados em Portugal e o valor global que é pago pelos mesmos, traduz-se num negócio da china para Joaquim Oliveira e para a ZON, enquanto que os clubes, principalmente os pequenos, continuam com a corda na garganta.
A realidade noutros países é muito diferente. Vale a pena olhar para o estudo feito pelo site Futebol Finance, acerca das receitas televisivas nos principais mercados do futebol europeu.
Premier League – As receitas TV dos clubes Ingleses 2009/10
1.Bundesliga – As receitas TV dos clubes Alemães 2009/10
Liga BBVA – As receitas TV dos clubes Espanhóis 2009/10
Ligue 1 – As receitas TV dos clubes Franceses 2009/10
Bem sei que estes países têm uma dimensão superior à de Portugal, mas a (des)proporção dos valores dos direitos televisivos é bastante maior que essa diferença. E o argumento de que esses países “exportam” o seu futebol para todo o Mundo não explica tudo, porque também a Sport Tv não se limita ao mercado português. Voltando à entrevista de Bessa Tavares ao JN (publicada em 15/09/2008 e já aqui referida):
[JN]: Qual o balanço que pode ser feito em relação à Sport TV África?
[Bessa Tavares]: Neste momento, estamos em toda a África subsariana, na ordem dos 56 países, da Nigéria até à África do Sul. O "feedback" que temos tido é bastante simpático.
[JN]: A estratégia de internacionalização fica-se por África?
[Bessa Tavares]: África era onde sentíamos uma necessidade maior de chegar. Internacionalização de produtos temos para mais de 110 países, da Rússia ao Canadá.
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P.S. «Os presidentes de Benfica e Sporting, Luís Filipe Vieira e José Eduardo Bettencourt, respectivamente, deram nas vistas ao chegarem juntos à palestra do gestor espanhol [Ferran Soriano, ex-vice-presidente do Barcelona], ladeados pelo presidente da Controlinveste, Joaquim Oliveira, e do líder do Marítimo, Carlos Pereira. Mais tarde chegariam o agente FIFA Jorge Mendes e também o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira. Sem qualquer representante máximo do FC Porto, Vieira e Bettencourt não se largaram, formando um muro intransponível.»
in abola.pt, 17/11/2010
Fotos: abola.pt, DN
5 comentários:
Acho a figura sinistra! E tem ar de quem gosta de chuchar as espinhas do bacalhau cozido, os dedos engordurados, o palito hidráulico bastante sonoro, o casaco nas costas da cadeira, as mangas arregaçadas pelo meio do antebraço... Brrrr!!
Atenção que os bares e cafés pagam uma assinatura muito superior. Não sei quanto será, mas se fôr como em Espanha andará pela casa dos 250€...
Um,senão o,factor determinante,desse extraordinário resultado,foi o desaparecimento quase por completo da pirataria,devido ao investimento feito pela Sport tv na codificação de última geração.Basta atentar nas falências de pequenas lojas que se dedicavam a esse nicho de "negócio",por todo o país..agora,à borla só na net.
É pois a ocasião de os clubes exigirem melhores contractos e deixarem os maiores melhores grandes do mundo a falarem sózinhos,pois têm sido o vector de impedimento de melhores condições para os clubes pequenos,pois acham que só eles é que têm assistências e os outros nada o que como se prova no meo é uma falácia igual à dos "seis milhões"....
Off topic:o melancia do ex federativo da desgraça e das bebedeiras bolonha,resuscita no seu anti-porto blogue,a teoria da bola fria/quente nos sorteios federativos,para justificar o Pinhalnovense...ora ele lá deve saber a batota que com os outros capangas praticava naquela sinistra associação de malfeitores,mas se o Porto ou alguem por ele,utilizasse a pratica que esse borronha utilizou,tinha tocado o mais fragote e exgoleado glorigozo batoteiro!!
"Vodafone é a marca escolhida para o telemóvel, o FC Porto é o clube desportivo preferido, Hannah Montana, Panda Kung Fu e Cristiano Ronaldo são as personagens predilectas. TVI, Canal Panda e Disney Channel são os canais de televisão que mais gostam de ver."
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=360398
Será uam questão de tempo para o mercado sofrer alterações profundas.
Saudações.
Li agora o post anterior do Nelson Carvalho sobre este assunto.
Há uma questão que importa esclarecer - a Olivedesportos não tem nada que ver com os direitos televisivos de per si. A Olivedesportos dedica-se exclusivamente à area da publicidade estática nos estádios. Como compra estes direitos à PPTV - a empresa do grupo Oliveira que negoceia directamente com os clubes e que contrata com estes o direito de transmissão + publicidade estática - a preços deflacionados, tem uma estrutura de custos basicamente inexistente e capitais próprios muito baixos, a rentabilidade está artificialmente inflacionada. Ou seja, para o que importa a Olivedesportos não é verdadeiramente relevante.
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