quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A propósito de Viena: Hermann Stessl


A deslocação do F.C. Porto a Viena trouxe à ribalta um nosso antigo treinador de nacionalidade austríaca, Hermann Stessl. Este antigo jogador do Grazer AK chegou cá em 1980 trazendo na bagagem dois recentes títulos de campeão austríaco pelo grande rival do nosso adversário de hoje, o Austria de Viena. E mais tarde, depois de deixar o F.C. Porto, conquistaria mais dois campeonatos da Áustria pelo mesmo clube. Além disso, levara o Austria à Final da Taça das Taças de 1977/78, que perdera (0-4) contra o Anderlecht, que por sinal nos eliminara nos quartos-de-final.


Mas pese embora o aparente bom augúrio de ser austríaco - coisa bem vista no clube desde que o bem-aventurado Béla Guttmann (austro-húngaro de nascimento) nos dera o título em 1958/59 (*) - a verdade é que Stessl (Stélce, em português do Tribunal das Antas) não chegou ao Porto na melhor das alturas. O Verão Quente das Antas estava ao rubro e coube ao desamparado austríaco substituir nada mais, nada menos, que José Maria Pedroto. E as coisas não lhe correram, de facto, pelo melhor, embora o constante ambiente de atrito que na altura se vivia no clube tenha de funcionar como atenuante. Na primeira época até conseguiu um segundo lugar a apenas dois pontos do campeão (o Benfica), mas na segunda cairia para o terceiro lugar -um dos três títulos do Sporting nos últimos 30 anos, com o Benfica em segundo. Em 1981 perderia também a Final da Taça de Portugal (3-1) para o Benfica, que nessa altura ainda fazia "dobradinhas".


Em Abril de 1982 Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito Presidente do F.C. Porto. Não era segredo para ninguém que José Maria Pedroto, nessa altura a treinar o Guimarães, regressaria ao clube se Pinto da Costa chegasse a presidente. E assim foi: no final da época Hermann Stessl e os seus adjuntos Ferdinand Smetana e Hernâni Gonçalves rescindiram "amigavelmente".


No fundo, e sem que isso fosse culpa dele, pode dizer-se retrospectivamente que Hermann Stessl serviu no F.C. Porto de tapa-buracos enquanto o Zé do Boné não regressava. Não se pode dizer que o seu futebol algum dia tenha empolgado os adeptos, mas dele ficou a imagem de um homem sério e cortês. Ainda haveria de passar pelo Boavista e pelo V. Guimarães, mas sem fazer história.


Hoje em Viena quase me arriscaria a dizer que Stessl estará a torcer pelo F.C. Porto. Não faltam motivos...



(*) Aquando da contratação de Hermann Stessl, Pinto da Costa, na altura na "oposição", desabafaria: "Estava a ver que o Dr. Américo Sá ainda ia desencantar mais uma vez o Béla Guttmann numa qualquer esquina de Viena!" (Guttmann voltara ao clube pela mão de Américo Sá em 1973, com 73 anos de idade, e contava na altura 80 anos).


Foto: Blogue "Paixão pelo Porto"

4 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Grande recordação do primeiro treinador estrangeiro da era Pinto da Costa.

Parabéns pelo post!

Quanto ao jogo de hoje, espera-se um FC Porto com ambição para vencer e conquistar o 1º. lugar do grupo.

Vai ser um jogo complicado, devido às condições climatéricas.
Mas nada é desculpa, para não vencermos os austriacos. Somos superiores e temos obrigação de vencer.

É com imensa alegria que revejo reunidos no Prater os heróis de Viena.
Os nossos Campeões estão lá, e a nossa equipa deve vencer para lhes dedicar esta vitória.

Nota para a segunda não convocação de Walter. Espero que não seja pelos conhecidos problemas disciplinares que geralmente provoca, pois necessitamos dele. Trata-se de um jovem de grande potencial que apenas necessita "ter juízo".

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

Barba azul disse...

Caro Alexandre

Os seus posts sobre factos da história contemporânea do Porto mereciam impressão em papel. Seria o género de livro que eu compraria sem hesitar para dar de presente ao meu pai, por exº, um dos muitos portistas contemporâneos destas histórias e que não andam aqui pela net para lerem isto.
Além do interesse das histórias descritas, do ponto de vista da qualidade da escrita não precisariam da assessoria de nenhuma Pinhão ;-)...

Alexandre Burmester disse...

Caro "Barba azul",

Agradeço a sua simpatia.

De facto tenho uma especial predilecção pelos temas históricos, além de, dentro das minhas modestas possibilidades, gostar de contribuir para um maior conhecimento do passado do clube por parte dos seus adeptos.

Eu presenciei a maior parte dos eventos históricos que aqui tenho abordado, e escrever sobre eles também me dá a oportunidade de reviver o passado.

Um abraço

Velasquez disse...

Muito bem lembrado! Stelce!