quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Possivelmente, a pior contratação de sempre

Fisicamente estou bem, apesar de não ter jogado as últimas partidas pelo FC Porto. A minha situação passa por outras questões, à margem do futebol. Termino o contrato dentro de sete meses, e às vezes há algumas coisas que são extra futebol. (…) Como termino o contrato... é essa a forma como eles [FC Porto] lidam com a situação no clube. Mas estou tranquilo. Treinando, sem lesões e sem relaxar, para estar na melhor forma possível nesta oportunidade que me voltam a dar na selecção.”
Cristian Rodríguez, 07/11/2011


Há mais de dois anos atrás, em 16 de Outubro de 2009, publiquei um texto com o título Cebola amarga e ingrata, o qual terminei da seguinte forma:
«(…) da minha parte só espero que a Administração da SAD não se esqueça deste comportamento e, mal receba uma proposta que cubra o investimento feito no passe, despache rapidamente esta “cebola amarga”.»

Aparentemente, até houve algumas propostas no último defeso (vindas da Rússia, Turquia, França e Inglaterra) mas, segundo o jornal O JOGO, «o esquerdino foi resistindo e dando negas a todas as propostas, acabando por ficar no FC Porto, onde cumpre o último ano de um contrato de quatro temporadas. Em Janeiro fica livre para negociar com quem quiser».

O semanário Grande Porto, na sua edição de 28/10/2011, fez as contas e chegou à conclusão que, entre verbas gastas na contratação e salários, os quatro anos de contrato do Cebola irão custar à FC Porto SAD mais de 14 milhões de euros! E o internacional uruguaio ainda recebeu prémios pelas conquistas do FC Porto nestes quatro anos…


Fazendo um balanço das quatro épocas deste ex-jogador do slb, levando em conta o valor pago na compra de 70% do seu passe, o chorudo salário que recebe, o fraco desempenho desportivo do atleta e alguns comportamentos que teve, eu diria que, possivelmente, esta foi a pior contratação de sempre da FC Porto SAD.

P.S. Fico satisfeito que, agora que se prepara para sair do FC Porto a custo zero, o Cristian Rodríguez esteja fisicamente bem, a treinar sem lesões e sem relaxar…

11 comentários:

José Rodrigues disse...

A pior contratacao de sempre foi o Ibarra.

Nao custou muito menos do q o Cebola (e isto numa altura em q um euro valia muito mais no nosso orcamento) e o contributo desportivo foi muito curto do q o do Cebola (por curto q tambem tenha sido neste caso). Saiu (tambem??) a custo zero.

Pueeertô! disse...

Foi caro? sim.
Sabendo o que sabemos agora, valeu a pena? Nao.
Mas nao foi a pior contrataçao de sempre. Que exagero!
Apesar de nao ser nenhum predestinado deu o seu contributo varias vezes.

Umas acerta-se outras falha-se.

Ricardo Melo disse...

Ainda vai chegar ao fim e voltar para o Benfica... :-)

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
A pior contratacao de sempre foi o Ibarra

Se bem me lembro, o Ibarra custou 4,5 milhões de euros.
Esteve no FC Porto apenas uma época - 2001/02 - e nas restantes épocas do seu contrato esteve emprestado.
2002/03: Boca Juniors
2003/04: Monaco
2004/05: Espanyol
Penso que o Monaco pagou uma quantia pelo empréstimo mas, pelo menos, nas três épocas em que esteve emprestado, a FC Porto SAD não arcou com 100% do seu salário.

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Acho que estão a esquecer outras péssimas contratações mas o que importa é que no geral são mais os que saem deixando mais valias(€€) que estas "cebolas".
Nenhum clube nem ninguém é infalível e na generalidade do futebol são mais os falhanços que os acertos. Felizmente no FC Porto temos o contrário e são mais os Falcões e Pepes e Andersons do que Predigueres e Assunções e Tomáses Costas.

José Correia disse...

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...
Acho que estão a esquecer outras péssimas contratações

O objectivo não era fazer uma lista de "contratações boas" ou "contratações más".

Fazendo um balanço quase final à contratação do Cebola (o próprio assume que já deixou de contar como opção a sério), constata-se que a mesma foi má em todos os aspectos:
1) Passe caro (7 milhões por 70%);
2) Salário muito elevado (o que chegou a causar problemas no balneário);
3) Custo global (passe + quatro anos de salários) elevadíssimo;
4) Lesões atrás de lesões impediram a sua utilização no FC Porto por longos períodos;
5) Rendimento desportivo medíocre e muito abaixo do esperado;
6) Saída a custo zero.

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Lembrei-me de falar do carácter da personagem deste post mas esqueci-me de o escrever no anterior comentário.

Este tipo, para mim, é o típico Chico-esperto que encontrou uma falha no sistema e está a usa-la em seu favor (e até se deve rir imenso para dentro por se achar um génio por ter descoberto uma coisa óbvia mas que, não sabe ele o porquê, os outros não usam).

Ele sabe que um jogador de futebol recebe um salário muito mais alto se for a custo zero para um clube do que se este tiver que pagar a sua transferência. Foi assim nos anteriores clubes por onde passou e provavelmente será assim que ele agirá até acabar a sua carreira desportiva.

Soren disse...

Meu caro, congratulo-me por nao ter receio em apontar o mau profissionalismo de algumas das pseudo-vedetas que temos no plantel, apesar dos doutrinarios das vacas sagradas poderem apelida-lo de demagogo.

O futebol esta podre e nao ha melhoras. Ha demasiada sanguessuga a fazer dinheiro à custa do adepto e a mistica ja nao existe.

Ainda nao chegamos ao ponto que chegou a equipa do galinheiro, mas estamos perto. Qualquer dia nao temos um portugues no plantel.

Isto evidentemente é mais culpa da realidade do futebol europeu do que do Porto enquanto clube. Ou nos adaptamos ou nao ganhamos titulos.

Mas ao dissecar todas as telenovelas que se passaram no balneario durante a pré-época... enfim isto da que pensar.

Oxala Pinto da Costa tenha a coragem que sempre revelou e mantenha o treinador.

Daniel Gonçalves disse...

Discordo da ideia de que tenha sido a pior contratação desportiva de sempre, Cristian Rodríguez fez uma grande época ao serviço do nosso clube, a 1ª, onde marcou golos decisivos, lembro-me de um golo ao Nacional de pontapé de bicicleta, o golo em Manchester; na 2ª epóca ainda fez bons jogos e marcou uns golos, como um em Coimbra a 5 minutos do final do jogo, ganhamos à Académica, treinada por André VB, por 2-1. Na temporada passada, face à concorrência de James, Varela, foi perdendo espaço, as lesões que teve também não o ajudaram nem o clube.

Se financeiramente foi a pior? Não estou a par dos dados económicos, mas considero que as prestações em campo e os golos de Cristian Rodríguez sempre compensaram algo, enquanto por exemplo um Prediger que pouco ou NADA fez em campo, apesar de ter custado menos que o Rodriguez, não compensou nada. Na minha opinião comparativamente foi muito pior financeiramente o Ibarra e o Prediger do que o Cristian Rodríguez, este pelo menos ainda jogou (muito bem na 1ª temporada) e marcou uns golos que justificaram a sua contratação.

Zero disse...

Completamente de acordo com o título. De muito longe, a pior contratação de sempre. E nem sequer foi aqui referido um outro efeito pernicioso de ter um "jogador" (?) como Cristian Rodriguez na equipa, que é o queimar de outros jogadores que poderiam ter sido muito úteis e rentáveis. Só à conta dele, foram Vieirinha, Ukra, Bruno Gama, Hélder Barbosa e mais uns quantos. Já para não falar que a saída de Lisandro também ficou muito ligada à disparidade de salários entre os dois (Cristian ganhava pouco menos do dobro)...

Daniel Gonçalves disse...

Zero afirmou "Só à conta dele, foram Vieirinha, Ukra, Bruno Gama, Hélder Barbosa e mais uns quantos"

Opinião totalmente errada e injusta, a responsabilidade pelo facto de esses jogadores mencionados não terem pegado de estaca no FC Porto não foi do Cristian Rodriguéz. Vejamos: Vieirinha fez parte do plantel em 2006/7 - a primeira temporada do Jesualdo - no final dessa época foi dispensado, ainda o Cristina não tinha sido comprado - só cheou em 2008 - e se algum jogador "tapou" o Vieirinha foi o Quaresma.

Bruno Gama: já vinha do tempo do Co Adrianse, nunca se afirmou na equipa, foi dispensado muito antes do Cristian chegar ao FC Porto.

Hélder Barbosa: fez parte do plantel em 2007/8, ainda o Cristian Rodriguez não tinha chegado ao FC Porto, e se foi tapado por alguém foi pelo Quaresma ou pelo Mariano.

Ukra: tanto se pode dizer que não ficou no plantel devido à presença do Cristian como devido à presença do Varela ou do James.

Provavelmente aqueles adeptos que hoje afirmam que o Cristian Rodriguéz é o responsável pelo facto de os referidos jogadores não terem singrado no FC Porto são os mesmos que defendiam que esses jogadores não tinham lugar no onze nem no plantel do FC Porto, e que para substituir o Quaresma era necessário um jogador de outra qualidade que não a deles (Vieirinha, Bruno Gama, Helder Barbosa).
Daqui a nada estão a dizer que a responsabilidade pelo Ivanildo não ter singrado no nosso clube é do Cristian Rodriguéz.