sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Rating? Não, ranking…

Ontem, uma das agências americanas de notação voltou a baixar o rating de Portugal, colocando o país no limiar do “lixo”. Contudo, no futebol, e após os jogos desta semana da Liga dos Campeões, Portugal ultrapassou a França (por duas milésimas!) e, temporariamente, ocupa o 5º lugar no ranking da UEFA. O país pode estar em crise, mas no pontapé na bola os clubes portugueses têm dado cartas...


Na Liga dos Campeões Portugal tem duas equipas – FC Porto e slb – enquanto que a França tem três – Lyon, Marselha e Lille –, mas Portugal já assegurou um bónus de cinco pontos, devido à passagem do slb aos oitavos-de-final (tal como o FC Porto, os três clubes franceses irão disputar essa passagem na última jornada). Já na Liga Europa, ambos os países mantêm duas equipas em prova.

Relativamente ao contributo de cada clube português para os actuais 50.346 pontos (total acumulado dos últimos cinco anos), ele é o seguinte:
F.C. Porto: 14,951 (29,7%)
Benfica: 12,353 (24,5%)
Sporting: 10,324 (20,5%)
Sp. Braga: 9,000 (17,8%)
Nacional: 1,416 (2,8%)
Marítimo: 0,800 (1,6%)
U. Leiria: 0,500 (1,0%)
V. Guimarães: 0,464 (0,9%)
P. Ferreira: 0,393 (0,8%)
V. Setúbal: 0,143 (0,3%)

A intromissão de Portugal entre os big five é mais simbólica que outra coisa. Em termos práticos, o quinto lugar no ranking da UEFA tem apenas uma pequena vantagem em relação ao sexto: o terceiro classificado no campeonato acede directamente ao play-off, não tendo de disputar a pré-eliminatória e podendo começar a preparação um pouco mais tarde.

P.S. Fruto da posição ocupada no ranking da UEFA no final da época 2010/11 (6º lugar), na próxima época (2012/13) Portugal vai ter três equipas a participar na Liga dos Campeões (duas na fase de grupos e uma nas pré-eliminatórias), mais três na Liga Europa.

4 comentários:

José Rodrigues disse...

O nosso lugar natural situa-se entre a 6a e a 8a posicao, claramente atras dos 5 grandes paises (muito embora pontualmente possamos disputar o 5o lugar com uma Franca, mas e' a excepcao q confirma a regra) e em disputa com a Russia, Ucrania e em menor medida Holanda pelo 6o lugar (crucial, ja' q da' direito a 2+1 na LC, ao contrario do 7o).

Os resultados da epoca passada colocam Portugal numa situacao confortavel por algum tempo; penso q o 6º lugar esta’ mais ou menos garantido nao so’ na px epoca, como tb na seguinte.

"Portugal já assegurou um bónus de cinco pontos, devido à passagem do slb aos oitavos-de-final"

Congratulo-me com as alteracoes recentes no sistema de pontuacao, que vao no sentido de maior justica. Era ridiculo que um clube que fique em 3º na fase de grupos e depois chegasse aos 1/4s ou 1/2s finais da LE conseguisse mais pontos do que outro q tenha ficado em 2º lugar ‘a sua frente mas q fica pelos 1/8s de final da LC. Agora esta’ mais justo.

José Rodrigues disse...

Diga-se de passagem, ja' agora, que o estatuto de cabeca de serie do FCP no sorteio dos grupos da LC vai continuar na px epoca.

Estamos em 8o lugar no ranking; atras esta' o Liverpool (q nao vai acumular pontos esta epoca) e a seguir o Lyon, a uma distancia de 11 pontos (e recordo q as vitorias so' dao 2 pts, para alem dos bonus), q estou certo e' quase inultrapassavel na presente epoca.

Os clubes q se seguem ao Lyon estao demasiado longe para nos roubar o lugar no fim desta epoca (Shakhtar a 15 pts, Milan a 17 e Villareal a 18).

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
Os clubes q se seguem ao Lyon estao demasiado longe para nos roubar o lugar no fim desta epoca (Shakhtar a 15 pts, Milan a 17 e Villareal a 18).

E, além disso, ao contrário do FC Porto, o Shakhtar e o Villareal vão terminar em Dezembro a sua participação nas competições europeias desta época.

José Rodrigues disse...

O q Portugal precisa para o ranking e' alguma consistencia nas equipas q la' andam.

Para alem do FCP, o slb mas tb SCP e acima de tudo Braga tem vindo a subir paulatinamente, o q e' muito importante para a questao de cabecas-de-serie nos sorteios.

Temos condicoes para termos o FCP no 1o pote da LC na px epoca, o slb e tambem SCP no 2o pote, e o Braga como um dos cabecas-de-serie na LE (ou 3o pote na LC), o q ajuda muito.

O q dava jeito e' q houvesse alguma consistencia nas outras equipas q vao 'a LE, infelizmente tem alternado constantemente com a consequencia q nunca sao cabecas-de-serie nas pre-eliminatorias, com a consequencia de que... sao eliminadas.