sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Rummenigge Talks

Karl-Heinz Rummenigge, director-executivo do Bayern de Munique é também presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA - European Club Association) e, nesta qualidade, foi um dos intervenientes no Football Talks, o congresso organizado pela Liga de Clubes.

A sua intervenção foi uma das mais relevantes e focou aspectos de que já falei aqui várias vezes.


“Os compromissos das selecções vêm aumentando gradualmente e os prejudicados são os clubes. Um jogador faz 50 a 60 jogos por época, sem contar com a preparação e as viagens a que estão sujeitos. Isto é inaceitável.”

“Lembro o caso de Robben, que jogou todo o Mundial'2010 lesionado e quando voltou ao Bayern tinha agravado a respectiva lesão muscular. Acabou por ficar de fora quase toda a época.”

“O número de jogos internacionais tem aumentado. Entre 2002 e 2006 houve 40 datas, de 2010 a 2014 haverá 46.”

“Os jogadores precisam de mais descanso, porque a intensidade do futebol actual é muito maior do que era nos meus tempos.”

“Em 2006 os clubes decidiram acabar com a segunda fase de grupos da Liga dos Campeões para não sobrecarregar os jogadores, mas a FIFA aproveitou as datas que se libertaram para criar mais jogos de selecções.”

“As selecções nacionais são abusadas pelas respectivas Federações, que fazem delas máquinas de dinheiro.”

“A receita do último mundial foi de três mil milhões de euros, mas desse dinheiro apenas 80 milhões, cerca de 2,2 por cento, foram para os clubes.”

“A UEFA terá um retorno económico do Europeu de 2012 na ordem de 1,3 mil milhões de euros, mas apenas compensa os clubes com 55 milhões, ou seja, 3,5 por cento do total, pela cedência de jogadores.”


A guerra entre a FIFA e a ECA não é de hoje e espero que, pelo menos, resulte em três coisas:
1) harmonização dos calendários internacionais;
2) redução substancial dos jogos das selecções;
3) compensações superiores para os clubes que cedem jogadores às selecções.

2 comentários:

Luís Negroni disse...

A fifa e a uefa são autênticas piranhas - ia dizer sanguessugas mas só sanguessugas é pouco - dos grandes clubes de futebol. Os grandes clubes de futebol não precisam da fifa e da uefa para rigorosamente nada, ninguém tem necessidade nenhuma de predadores nem de parasitas.

O exemplo a seguir pelos grandes clubes de futebol europeus é o da Euroliga de basquete, que como é sabido, é uma liga com os maiores e melhores clubes europeus, à revelia da federação internacional de basquete (fiba).

A Euroliga de basquete é a prova europeia de clubes que mais dinheiro dá (de muito longe). A fiba não cedeu nada às reivindicações dos clubes em devido tempo e perdeu essa prova e todo o dinheirinho que ela gera. Várias ligas nacionais constituíram uma liga europeia (ULEB) que ficou com a organização da Euroliga e a fiba ficou a ver navios.

Se no basquete deu para fazer, já lá vai tanto tempo (1991), porque não há-de dar no futebol? É só os grandes clubes europeus quererem mesmo. Uma liga dos campeões fora da uefa, gerida por uma associação de clubes europeus, porque não?

E mesmo no que diz respeito às selecções (o outro grande mealheiro de fifa e de uefa, para além do mealheiro clubes), e tendo como dado adquirido a organização da CL e das ligas nacionais pelos próprios clubes via uma associação europeia de ligas nacionais, que acontecerá se todos os grandes clubes europeus impedirem os seus jogadores de jogarem pelas respectivas selecções (pode parecer de difícil execução mas não é, desde que haja acção concertada e determinada de todos esses clubes)? Será que esses jogadores vão trocar os grandes clubes e a CL por clubes pequenos só para poderem jogar sem problemas nas respectivas selecções? E a fifa e a uefa farão o quê? Banirão os clubes de provas que não organizam?

Off Topic: Até aqui, Alex Sandro tinha apenas servido para jogar contra o Pêro Pinheiro, da 3ª divisão. É muito jovem, esteve lesionado, veio da América do Sul, está no período de adaptação ao clube, ultimamente até tem sido convocado, ok, tudo bem, entende-se. Agora, estreou-se na selecção A brasileira, apesar de estreante e com apenas 20 anos esteve a excelente nível, e, quando estava eu cândidamente convencido de que ele ia jogar contra a Académica - até porque laterais lesionados no Porto é o que mais há - não é sequer convocado por Vítor Pereira !!! Aliás, tirando os 5 lesionados ou condicionados, o já aparentemente definitivamente descartado Rodriguez e o puto de 16 anos 3º gr Kadu, é mesmo o único que não é convocado. É isto a gestão do plantel à Vitor Pereira. É esta a motivação de jogadores à VP. E depois não querem alguns portistas que se bata neste "treinador". Irra! O homem é do mais fraquinho que há como treinador.

agostinhop disse...

Esta equipa é uma vergonha. Não é possível jogar tão mal. O treinador vai embora, pois é ele que vai pagar, mas ali há jogadores que estão a sabotar a equipa. Estou farto de ver tanta merda. Para mim chega. 3-0. Palhaços!!!