segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sábado à noite no Dragão Caixa


No sábado à noite, em vez de ficar em casa a tele-visionar o jogo entre o FC Porto de Vítor Pereira e a Académica de Pedro Emanuel, optei por ir ao Dragão Caixa e ver de perto o Terceira Basket x FC Porto (jogo em atraso da 4ª jornada da Liga de Basquetebol).

Esta escolha, para além de me ter poupado a mais uma paupérrima e inexplicável exibição da equipa de futebol, teve outro aspecto positivo: assisti ao vivo a um jogo agradável da equipa de basquetebol, em que nem tudo saiu bem (e o Moncho chegou a irritar-se a sério…), mas em que os jogadores que vestiram a camisola azul-e-branca se empenharam e conquistaram mais uma vitória inteiramente justa (contra uma equipa cujo cinco base tem três americanos e um canadiano).

Perto do final do jogo, soube, através da troca de SMS com outro dos co-autores do ‘Reflexão Portista’ que, em Coimbra, o FC Porto se tinha despedido da Taça de Portugal, sem encanto e com três golos no saco. Embora a dimensão da derrota me tenha surpreendido, encarei a eliminação de uma competição que o FC Porto ganhou nas últimas três épocas como algo, não direi previsível, mas natural, tão mal a equipa de futebol vem jogando.

Compreendo perfeitamente que muitos adeptos portistas estejam desiludidos com a aparente falta de empenhamento dos “craques mimados” da equipa de futebol, com a incapacidade do treinador em potenciar a matéria-prima que tem em mãos, ou com o compasso de espera (até quando?) dos dirigentes na resolução desta crise de exibições e resultados. E fruto desta onda de desilusão que se instalou, até já li, na bluegosfera, portistas a dizerem que não voltarão a ir ao estádio enquanto o treinador for Vítor Pereira.

Cada um sabe de si e eu não tenho jeito, nem vocação, para dar lições de portismo. Contudo, se for essa a decisão, faço um apelo: não fiquem em casa, vão ao Dragão Caixa apoiar (nem que seja apenas com a presença) as equipas de Andebol, Basquetebol e Hóquei em Patins. Os atletas e treinadores destas modalidades bem merecem.

9 comentários:

.:GM:. disse...

Estamos a assistir a um divorcio obvio entre os jogadores e Vitor Pereira. Faz-me lembrar o segundo ano de Co Adriaanse no Porto, sendo que desta feita não temos um Jorge Costa e um Pedro Emanuel para dar a cara em nome do plantel. A falta de vontade patenteada nos jogos, as exibições cada vez mais pobres e a apatia demonstrada são a forma que os jogadores encontraram de dizer não a Vítor Pereira, de quem se diz nunca ter reunido o estatudo de lider apos a saída de Villas Boas, junto do grupo de trabalho. Podem ter a certeza que enquanto Vítor Pereira estiver à frente desta equipa, não veremos mais futebol jogado. E a Champions está já aí, mas cheira-me que já era...

José Rodrigues disse...

As circumstancias aconselham vivamente 'a contratacao de um substituto com creditos FIRMADOS q inspira respeito (e margem de manobra) com os jogadores e os adeptos.

Se for um gajo com um CV extremamente ligeiro (como os Leonardo Jardins deste mundo - ou VP, q era ainda pior), aos primeiros percalcos vai-lhe cair tudo em cima - possivelmente comecando pelos proprios jogadores.

Acho q e' um ponto nao negligenciavel a tomar em conta na escolha do substituto.

Dai eu defender de longe q se contrate um Hiddink ou algo do genero (i.e. estrangeiro com um CV q imponha algum respeito - ate' mesmo um Rijkaard).

Mas se me perguntarem se eu acho provavel q o PdC enverede por essa via, a minha resposta e' um rotundo NAO, infelizmente, pelas razoes ja' aqui discutidas.

Duarte disse...

José Rodrigues, subscrevo o seu comentário na íntegra. Claro que a maior parte dos portistas o que quer é o Pedro Emanuel, o Jorge Costa e até o Rui Faria. Se um destes for contratado estará a ser cometido um erro de todo o tamanho, mas não creio que tal vá suceder. Assim a direcção faça ouvidos moucos à vontade demagógica da maior parte dos adeptos.

PeidoMestre disse...

off topic, ou então não:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=727891

Pedro disse...

http://aeiou.expresso.pt/super-dragoes-tem-ordens-para-acalmar-adeptos-portistas=f689258

Pedro disse...

1 On topic. A verdade é que o FC Porto nas 3 modalidades que actuam no Dragão Caixa tem 3 grandes treinadores. Do melhor que há no mundo. E claro, faz toda a diferença...

Off topic, não acredito em nada na noticia sobre o Moutinho, é a imprensa lisboeta a querer destabilizar e a queimar o Moutinho. Moutinho está a jogar mal colectivamente, mas corre e esforça-se como sempre.

Duarte disse...

Pedro, essa notícia é totalmente falsa. Isso posso assegurar-vos a todos. Não há ordens para os SD acalmarem seja quem for. Eles estão agora tão revoltados quanto os outros adeptos.

Alexandre Burmester disse...

E também não me parece que seja esse o papel dos SDs, além de duvidar que eles se prestassem a esse papel, ou que os outros adeptos estivessem na disposição de acolher "conselhos" dos SDs.

Unknown disse...

Eu bem que estranhei não receber nenhum SMS teu no final do jogo.

Pensei que tinhas entrado em coma.

Mas está dada a explicação :-D