quarta-feira, 12 de março de 2014

Árbitros internacionais não apitam o SLB

Fonte: record.pt
«Desde que, a 1 de Novembro, a arbitragem portuguesa passou a ter um grupo de nove profissionais, apenas 14 dos 40 jogos disputados pelos três ditos “grandes” na I Liga contaram com juízes deste lote.
Se a análise incluir as 22 jornadas já cumpridas, do total de 62 encontros realizados por Benfica, FC Porto e Sporting, 22 tiveram arbitragem de um dos juízes profissionais – os mesmos nove que possuem o estatuto de árbitro internacional.
O Sporting foi o clube que teve mais jogos apitados por árbitros internacionais: exactamente metade dos 22 disputados na I Liga. No caso do FC Porto foram nove, enquanto o Benfica teve apenas seis árbitros com estatuto internacional em 22 partidas do campeonato. (…)
Os números mostram que os principais árbitros têm estado afastados dos jogos dos três “grandes”.
Pedro Proença, internacional desde 2003 e que em 2011-12 apitou as finais da Liga dos Campeões e do Euro 2012, foi nomeado para dois jogos dos emblemas que lutam pelo título: FC Porto-Vitória de Guimarães e Estoril-Sporting. (…)
Jorge Sousa foi o melhor árbitro português em 2012-13, segundo a classificação do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, mas também só apitou dois jogos de candidatos ao título – Marítimo-Benfica, na primeira jornada, e Gil Vicente-Sporting.»


Há (havia?) uma regra não escrita, segundo a qual, para os jogos que envolvem equipas que lutam pelo título, deveriam ser nomeados os melhores árbitros (supostamente os árbitros internacionais). Aliás, este é um dos argumentos usado por quem (como o atual presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol) se opõe ao sorteio dos árbitros.

Assim sendo, por que razão este princípio não está a ser seguido esta época?

E pior. Por que razão apenas seis dos 22 jogos realizados pelo slb no campeonato foram arbitrados por árbitros internacionais?

Seria interessante que Vítor Pereira, o todo-poderoso nomeador dos árbitros (a pessoa que Luís Filipe Vieira quis manter na cadeira das nomeações), explicasse os motivos de tão estranha decisão.

Olhanense x slb (2-3) - golo de Lima em fora-de-jogo: árbitro Vasco Santos

Belenenses x slb (0-1): árbitro Jorge Ferreira, assistente Paulo Vieira (fonte: record.pt)

Mas esta situação não é virgem.

Em 2 de Maio de 2013, numa altura em que a luta pelo campeonato 2012/2013 estava ao rubro, Rodolfo Reis (antigo capitão do FC Porto), em declarações à TSF, disse o seguinte:

Como é que uma equipa que luta pelo título [Benfica] não tem árbitros internacionais nos jogos?

Os internacionais marcam para os dois lados, os outros não querem guerra com o Benfica e muito menos com o presidente do Conselho de Arbitragem. É uma vergonha”.


Mas, claro, quem domina o “sistema” e há mais de 30 anos é o FC Porto…

4 comentários:

Pedro disse...

Porque os árbitros internacionais não apitam o SLB?

Porque alguns dos não internacionais serão recompensados no final da época com essas tão compensadoras insignias.... pelos bravos serviços prestados ao sistema.

JOSE LIMA disse...

Amigo José Correia
G'anda bofetada do Benquerença ao Vítor Pereira e ao banana...
Abraço

glorigozo 5lb disse...

Este post merecia bem mais comentários do que só os dois que estão acima do meu...

José Lopes disse...

O Porto devia fazer mais barulho com coisas como esta. Todos sabemos que a SAD pouco fala e sobre coisas destas entao e' rarissimo, mas devia-se ser mais activo. Nao sei se ainda ha pruridos por causa do Apito Dourado, mas, se ha, nao devia haver, porque com o processo provaram coisa nenhuma e ja enjoa ha muito tempo a ideia feita em Portugal de que o Porto domina o sistema. Os lampioes podem ter roubos a favor todas as semanas que nem assim enxergam.