terça-feira, 4 de março de 2014

Para reflectir

Ao Pinto da Costa/SAD, não incomoda:
- a qualidade do futebol que a equipa apresenta
- os resultados que a equipa apresenta
- o "desrespeito" com que os adversários já tratam o Porto - alguns já acham que um empate é um mau resultado

Resumindo: a equipa não joga, não ganha e os adversários já não nos temem. E nenhum deste factos, por si só ou em conjunto, parece ser motivo suficientemente forte para demitir o treinador (ou levar a cabo qualquer outro tipo de mudança) - julgo que estas considerações são consensuais.

Mas então o que é que incomoda, o Pinto da Costa/SAD?

Lamentavelmente, diria a única coisa que o(s) pode incomodar, e da qual tem/têm estado a salvo, é da contestação; enquanto os adeptos continuarem a investir contra o treinador e a equipa - e aquela cena no final do jogo com o Estoril, quando os jogadores foram "obrigados" a cruzar-se com os adeptos à saída do estádio, assume contornos de maquiavélica hipocrisia - e deixarem os "intocáveis" a salvo, os três pontos iniciais não só se perpeturão, como tenderão a agravar-se. Apupar o treinador e os jogadores, está visto, não serve de nada - e que tal experimentar um alvo diferente?

Repito - ao Pinto da Costa/SAD, não incomoda:
- a qualidade do futebol que a equipa apresenta
- os resultados que a equipa apresenta
- o "desrespeito" com que os adversários já tratam o Porto

Afinal, o que é que eles estão lá a fazer?

25 comentários:

José Correia disse...

Não partilho desta visão do Filipe.

Penso que Pinto da Costa já interiorizou que terá de substituir Paulo Fonseca no comando técnico da equipa.
O problema é convencer um treinador que possa ser uma solução de futuro (para os próximos anos), a pegar na equipa do FC Porto nesta altura.

Pyrokokus disse...

Penso que o PF vai sair por tudo o que foi escrito anteriormente.
Penso que só sai agora que o campeonato está perdido para não condicionar o próximo treinador que se entrasse anteriormente ainda seria responsável pela época deprimente que o FC Porto tem vindo a apresentar.
Agora resta encontrar uma equipa técnica que venha jogar os próximos 13 jogos de forma a verificar as carências do plantel, implementar um sistema de jogo e que tenha a liberdade/capacidade de potencializar os jogadores.

Hugo disse...

Não queres ir para lá tu? Pode ser que consigas garantir tantas vitórias como Pinto da Costa. Mal posso esperar para ver tanta sabedoria aos comandos da SAD

Unknown disse...

Exacto, totalmente de acordo!

Ricardo Melo disse...

É assim tão descabida a hipótese de um treinador já dentro da casa assumir a equipa até ao final da temporada, dando tempo à SAD de encontrar o treinador certo para a próxima época?
O Capucho, que está com os Juniores, não tem estaleca para isso? Ouço falar tão bem do gajo...

José Correia disse...

Admito que a hipótese interna - Luís Castro e/ou Capucho - já tenha sido ponderada, mas acho normal que, a ter de substituir Paulo Fonseca (como parece inevitável), Pinto da Costa prefira uma solução de futuro.

O problema é se as "soluções de futuro" só estão dispostas/disponíveis a pegar na equipa do FC Porto a partir de Julho.

Filipe Sousa disse...

Este ano vão ser vitórias às pazadas...
E em momento algum eu afirmei, ou sugeri sequer, que o Pinto da Costa devia ir embora; limitei-me a questionar a sua inoperância.

Pedro disse...

Ainda bem que o Filipe sabe, com bastantes certezas, o que PC pensa.
Falando mais a sério acho que é um pouco infantil assumir que a PC não incomoda a qualidade do futebol e os resultados obtidos. Eu contraponho dizendo que PC deve ser quem mais está incomodado. Nunca gostou de perder e não creio que tenha aprendido a gostar agora.

Se o poder de decisão estivesse com adeptos como o Filipe... imagine quantos treinadores teriamos tido nos últimos 20 anos. E seguramente que Vitor Pereira jamais teria sido bi-campeão.

Partilho da ideia do José Correia, a decisão está tomada, e o dificil é ter o treinador que se quer agora. A opção de treinadores internos é arriscada, mas acredito que acabará por ser tomada a menos que o treinador "desejado" chegue no imediato.

Uma coisa é certa, PC percebe mais de futebol que 99% dos demais. Pode estar fisicamente debilitado, mas merece mais crédito, tipo mais crédito do que aqueles que em 10 anos ganham 2 titulos.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Hugo, Ricardo,

Apontar erros a quem quer que seja (na área que seja) não significa que quem os aponte considere que tem as condições para desempenhar o mesmo papel. É muito de "portuga" a expressão de "se não fazes melhor tá calado" porque é assim que não se resolvem os problemas. E nisso somos experts.

O Pinto da Costa é, com Santiago Bernabeu, o maior presidente da história do futebol mundial. De longe. Mas isso não significa que tenha tomado péssimas decisões este ano!

Bluesky disse...

Por um lado estou completamente de acordo... intocáveis está o cemitério cheio!!!!
Por outro lado desacordo sobre PdC não se sentir incomado... deve estar e de que maneira! A escolha foi dele!

Joao Goncalves disse...

Completamente de acordo José.

O que PdC vê a mais que todos nós é o mais à frente e viu isso no VP, JF, Mourinho, AVB, etc... assim como no Pedroto.

Também deverá ter visto algo no PF, senão teria sido "à Del Neri"... o problema do PF é a sua incompetência táctica para uma equipa grande e que tem que jogar em ataque continuado... associado a isso perdeu a massa associativa e os jogadores, portanto deixou de ter qualquer condição para continuar e isso é para o próprio bem dele e da própria equipa.

Das opções que tem sido avançadas para o imediato, parece-me que se tem de analisar em 2 prismas:

1) a Época ainda pode ser salva e aposta no imediato

2) Vamos esquecer esta época e começar a trabalhar na próxima

Se formos pelo caminho 1), arriscamo-nos a cometer erros (pois ninguém vai assinar por 4 meses) mas também a ir buscar mais 1 ou outro troféu esta época.

Se for pelo 2) temos tempo para contratar um treinador no final da época e deixar a equipa entregue a um de transição (que também pode perfeitamente ainda ganhar alguma coisa)

A decisão deverá estar a ser ponderada nestes 2 pontos, pois não me parece nem quero acreditar, que o PF oriente a equipa no próximo jogo... seria muito mau para toda a gente

Alexandre Burmester disse...

Seguindo o raciocínio do leitor Hugo, que deve ter andado na escola com o Filipe, pois trata-o por tu, ninguém pode criticar o governo, seja ele qual for, pois corre o risco de ouvir como resposta :"vai para lá tu, a ver se fazes melhor".

Unknown disse...

Eu tenho muito respeito,por Pinto Da Costa como todos os portistas,mas eu penso que o tempo dele acabou,que seja por doença ou pela idade,que não perdoa a ninguem ele já não é o que era. Basta ver o que se tem passado desde que saiu Vilas Boas nunca mais se viu o PORTO a jogar bom futebol mas ele esta conformado.Os tempos mudam e as pessoas tambem.

JRP disse...

Portanto, um homem que dedicou a sua vida ao clube, um homem que sabe que, quando a sua vida terminar, a história da sua vida estará para sempre ligada ao FCP, aos seus sucesso e insucessos, ao seu percurso de vitórias ou derrotas. Pelos vistos, para o Filipe Sousa este homem não se importa com os maus resultados do clube. Certo...
Portanto, um homem que liderou o clube nos últimos 10 anos a 8 campeonatos, que ganhou o que ganhou internacionalmente (nem vale a pena lembrar), que transformou um clube que raramente ganhava alguma competição para um clube que raramente perde uma competição, deve agora ser alvo de apupos porque numa determinada época desportiva as coisas estão a correr mal. Certo...
Há uma velha expressão no Porto que se usa muito nestes casos: "Há cão que não conhece dono".

Unknown disse...

Completamente de acordo com o FIlipe.
O alvo das contestações não é o treinador nem os jogadores,aliás sendo verdade aquilo que vem nós jornais o homem já colocou o lugar a disposição três vezes, portanto alguém não quer que ele Vá embora, portanto o responsável tem de ser o Presidente, ah mas esse é intocável, esse vê o golo do Kelvin 50 vezes, esse só tem olhos para o museu e nós sócios\ adeptos feitos cordeirinhos batemos palmas e não vemos os sanguessungás que atualmente estão na SAD. Não vemos que estamos a caminhar para o deserto, que estão a ser feitos negócios que durante alguns anos vamos lamentar. Problema do nosso clube é estrutural, podemos mandar embora A,buscar B mas senão forem embora certas pessoas, vamos começar a ser um cemitério de treinadores, quando outrora éramos um clube que qualquer um arriscava a ser campeão. E o filho do PC pode ser já o primeiro s ir.

Unknown disse...

E não querendo criar guerra entre portistas discordo do Sr. João Gonçalves, o PC não vê mais que os outros, ele aproveitou a estupidez dos outros. Artur Jorge foi sugerido pelo mestre. Om Mestre era tão portista como nós. O Bobby Robson foi despedido dos lagarto, aquele pseudo candidato Oliveira que se vende a quem na praça pública o rebaixou teve o jogador mais caro na altura Jardel. O Mourinho veio pois ninguém lá em baixo o quis, o mesmo se aplicando ao professor JF. E o AVB é tão portista como nós embora tenha desiludido aquando quis trocar logo,mas entretanto mais que uma vez mostrou amor eterno ao clube. Não sou hipócrita, a não ser o JJ o treinador no início desta época a minha aposta era também o PF pelo trabalho magnífico que fezes até pela Boa qualidade que o Paços apresentou, mas após o jogo em Belém ficou a sensação que ele não servia para o nosso clube. Mas sublinho que a culpa não é só dele.

Bardock99 disse...

Pergunto se o autor sabe a historia do Futebol Clube do Porto ou quem é Pinto da Costa.

Alguem pensa que todos os anos se vai ganhar o Campeonato?

Que todos os anos vamos ter os melhores jogadores?

Que todos os anos vamos ter o melhor treinador?


Este ano o Porto padece de 2 graves problemas : falta de qualidade dos jogadores/ambiçao e um treinador incapacitado para liderar um clube como o Porto. Outro problema é a SAD!

Nos ultimos 2/3 anos quem escolhe os jogadores é a SAD, muitas vezes fazendo negocios mais a pensar nos bolsos do amigo do alheio do que no interesse do Porto e isso mais tarde ou mais cedo acabasse por pagar. Neste momento o plantel é fraco e praticamente sem soluçoes. Logo a culpa nao pode ser atribuida exclusivamente ao treinador. Juntando ao plantel menos forte, jogadores com pouca ambiçao ou a pensar no proximo clube, isto é meio caminho para que quando as coisas corram mal seja muito dificil dar a volta. Só um treinador com uma personalidade muito forte e com um grande carisma tem capacidades para poder dar a volta e isso falta-lhe a PF.

O que PC podia fazer agora?

Na minha opiniao nada. Mudar de treinador agora seria um erro crasso. Se fosse para mudar essa mudança era em Janeiro, juntando 2/3 reforços de qualidade. Neste momento quem altera ou nao o rumo dos jogos sao os jogadores, sao eles que podem mudar a situaçao. Agora quando a qualidade nao abunda os resultados de outros anos nao serao alcançados...

O que deve mudar no futuro?

A politica da $AD! É impensavel ganharem o que alguns ganham, fazer os negocios que alguns fazem, pondo os interesses pessoais á frente do Porto. O dinheiro que o Porto gasta com 3/4 "administradores é surreal". Isto deveria ser cortado em 3/4.

Gastaram se rios de dinheiro em jovens promessas/programas e nenhum chegou ao plantel principal, o responsavel AH que assuma as consequencias!

Tem de ser o Treinador a escolher a maior parte das contrataçoes e nao alguem na SAD que tenha o poder de comprar/vender aquele jogador que bem lhe interessar!

A % de passes partilhados tem de acabar. O Porto deve ter sempre que possivel 100% dos direitos economicos de um jogador. Se nao se tem dinheiro para comprar deve se apostar na formaçao!

O ridiculo que foi a situaçao do Iturbe + os negocios do filho de PC vs a posiçao de AH sao uma VERGONHA.

Na minha opiniao PC deveria convocar eleiçoes apos o final do Campeonato/Taça e haver novas figuras a liderar o Clube. O tempo (desportivo) de PC chegou ao fim (infelizmente) e quanto mais tarde essa decisao de nao continuar demorar, mais batalhas internas vao ocorrer para alguns se posicionarem melhor dentro do Clube.

Agora apupar/investir contra PC? Isso é de traidores, de ingratos!

Mostrar em reunioes, assembleias que discordamos do rumo é uma coisa. Outra coisa é denegrir quem representa o nosso clube.

A memória não é curta, foi com PC que o Porto vive/viveu as maiores alegrias da sua HISTORIA. Por mais que custe a alguem, ninguem consegue apagar essa MANCHA DE VITORIAS, EM PORTUGAL E NO MUNDO !
...

miguel87 disse...

E para quando uma reflexão sobre o rumor preocupante de que há uma guerra instalada dentro do clube entre PdC que quer meter lá o seu filho Alexandre e o resto dos administradores que se opõem a isso?
Ou a outro rumor que diz que já estava cá um avião para levar Mangala e Fernando e que foi embora sem eles porque as famigeradas comissões não foram do agrado de PdC e filho, sendo essa a razão do bater com a porta de Angelino Ferreira?

Acho que já chegamos a um ponto em que é inútil bater no ceguinho (PF) e aceitar que a responsabilidade dos resultados vindouros é da(s) pessoa(s) que manda(m) no clube e que e insiste(m) em a)manter o treinador e b)não mudar o que está mal na estrutura.

Posto isto, é impensável colocar em causa tudo o que PdC (e respectiva direcção) deram e têm dado ao clube, na mesma medida que é impensável por causa disso estarem a salvo de qualquer critica!

Pedro Albuquerque disse...

O problema é que ele parece que não quer dar o braço a torcer, pois a ele próprio já admitiu que a escolha do treinador é da sua única e exclusiva responsabilidade e nem à pouco tempo disse que se o contrato dele acabasse hoje, já teria sido renovado ontem.

Para mim a escolha era Luís Castro até final da época. E depois veria-se.

meirelesportuense disse...

Há um gajo que sabe mais disto que vocês todos, falo do RibeirinhoDaSic...Esse sim sabe tudo o que se passa dentro do Porto e nos seus arredores.
Devia ser ele a substituir o NGP e a treinar a equipa A...Todos sabemos da sua competência, dele e do Filipe!...RibeirinhoDaSic mais FilipeDeSousa à frente da SAD e do Clube!...Já!...

Paulo Marques disse...

"Neste momento o plantel é fraco e praticamente sem soluçoes."
Podem continuar a repetir isto até morrer que continua a não ser verdade.

"Na minha opiniao nada. Mudar de treinador agora seria um erro crasso. "
Sim, porque vai saber tão bem continuar o mesmo caminho e ver o Estoril disputar a champions...

Francisco disse...

Absolutamente de acordo.

Luis C. disse...

Já saiu

eumargotdasilva disse...

Muito bem argumentado; fica só um reparo ao "tratar por tu"; o Sr Filipe Sousa também tratou o Sr Pinto da Costa por "o Pinto da Costa", que é assim tanto como tratar por tu...ou talvez um pouco pior. (Na minha escala...)

Alexandre Burmester disse...

Gabo a pachorra de frequentar um blogue para constantemente mostrar o seu desacordo com o que nele se escreve. Eu, se não partilho das opiniões de um blogue, nem sequer me dou ao trabalho de o ler.