quinta-feira, 10 de abril de 2008

Análise do plantel 2007/2008: Guarda-Redes

O plantel do FCP da época 2007/2008 conta com os guarda-redes Helton, Nuno e Ventura.



Até ao dia da publicação deste artigo, este três jogadores tinham participado no seguinte número de jogos:


CP

LC

TP

TL

ST

LI

Helton

22

07

00

00

01

00

Nuno

03

01

01

01

00

04

Ventura

00

00

00

00

00

10



Esta época o Helton sofreu uma lesão que o impediu de participar em alguns jogos do Campeonato e da Liga dos Campeões (3+1), tendo sido substituído pelo Nuno que conseguiu sempre fazer exibições seguras e dar tranquilidade à equipa. O Ventura, uma aposta no futuro, foi sempre considerado o terceiro guarda-redes tendo participado (até ao momento) apenas na Liga Intercalar de modo a ganhar experiência e ritmo.

Apesar de algumas críticas de que tem sido alvo nas últimas épocas, sendo-lhe imputadas responsabilidades em várias derrotas da equipa (Chelsea em 2006/2007, Shalke04 e Sporting em 2007/2008), vejo no Helton valor suficiente para ser o titular da baliza do FC Porto. É seguro entre os postes, é bom a sair dos postes a "fazer a mancha", joga bem com os pés (apesar de ser conhecido por provocar uns enfartes nos adeptos quando decide fintar um avançado), sendo o seu único ponto a rever o jogo aéreo quando precisa de sair dos postes a cruzamentos.

O Nuno é um guarda-redes com grande experiência. Já tinha estado anteriormente no FC Porto e regressou para ser uma alternativa credível a Helton (tal como o tinha sido a Vitor Baia). É um guarda-redes que, sem ser exuberante, consegue ser eficaz.

Ventura é ainda um miúdo do qual a maioria dos adeptos não tem praticamente qualquer informação. Veio das camadas jovens do clube, e até ao momento vai ocupando o posto de 3º guarda-redes.

De um modo geral acho que os guarda-redes estiveram bem esta época, e que se os pudermos manter para a época vindoura, estaremos bem servidos nesta posição.

2 comentários:

miguel87 disse...

Por mim era vender o Helton (enquanto é possivel fazer um bom negócio) e por o Nuno e Bruno Vale a lutar pelo lugar.

José Correia disse...

O Helton e o Nuno são a melhor dupla de guarda-redes do futebol português e ambos dão garantias.

O Helton, de vez em quando, parece ter lapsos de concentração, comprometendo a equipa. É um aspecto a melhorar.

Quanto ao Ventura, sinceramente não conheço. Espero que o Jesualdo lhe dê uma oportunidade ainda esta época.