segunda-feira, 21 de abril de 2008

A Farsa (2º Acto)

Eis que surge (novamente) em cena o desabrido mas moralista Luís Filipe Vieira.

Depois da equipa empatar a zero no Bessa cai o pano e à saída, diante de um grupo de jornalistas de microfone estendido, o burgesso abre a boca e dá largas à sua primária imbecilidade. Entre outras coisas ditas, interrompidas pelo hábito ridículo de entremear o dislate com “hã” ou “hum”, afirmou que “era importante que a Judiciária começasse a entrar definitivamente no futebol porque o que se está a passar em alguns campos começa a ser muito grave para não dizer que os resultados estão a ser viciados jogo a jogo”.

“Muito grave” e “resultados viciados” foram as palavras utilizadas e que, passadas duas semanas, não suscitaram qualquer reacção à Polícia Judiciária nem aos habitualmente solícitos procuradores do Ministério Público da equipa de Maria José Morgado. Lá está, não deve ser considerado por estas instituições como uma “testemunha credível”, a mesma classificação que o tribunal dera à alternadeira.

Na AG da Liga da semana passada destinada a aprovar as alterações ao regulamento da Taça da Liga para a próxima época, o burgesso prometeu apresentar, hoje, denúncias à Comissão Disciplinar da Liga de Clubes sobre pressões à Comissão de Arbitragem do organismo, com “testemunhas” e “provas dos factos”. Estamos todos à espera, ansiosos, por mais um dossier misterioso, com os mesmos ingredientes e os mesmos cozinheiros: Vieira, Pinhão, Saldanha e Morgado. Só falta a alternadeira.

É verdade que nos últimos anos se têm passado coisas muito estranhas, principalmente no ambiente que rodeia os jogos do Benfica. E quando Vieira diz que há “resultados viciados”, ele lá sabe do que fala. Querem um exemplo de algo “muito estranho”? Aqui vai: na época não muito longínqua de 2005/06, assistimos a algo invulgar no futebol. O árbitro que estava nomeado para apitar o Rio Ave x Benfica, partida da 27ª jornada importante para a continuidade dos vermelhos na corrida ao 1º lugar, lesionou-se a 2 dias do jogo. Lesionou-se? Sim, ao que consta os árbitros ainda não fazem treinos de contacto físico intenso, mas este comunicou à Liga que se tinha lesionado e que não poderia estar presente no jogo e a Liga, na sexta-feira que o antecedeu, decidiu então nomear… Paulo Paraty. How convenient. A história do jogo é, de resto, conhecida. Há uma grande penalidade cometida por Nuno Gomes sobre Bruno Mendes que não é assinalada. Até aos instantes finais o jogo estava empatado a zero até que Danielson centrou para Evandro marcar o golo do Rio Ave, um golo limpo, que foi escandalosamente anulado por Paraty por, supostamente, a bola ter sido centrada para lá da linha de fundo. Nos minutos seguintes o Benfica marcou por Mantorras, de pé em riste sobre o guarda-redes do Rio Ave, mas dessa vez já valeu. Vitória por 1-0.
Para já não falar de muitos outros factos interessantes como o EstorilGate, ou a falsa declaração de inexistência de dívidas do slb ao Estado por parte de um chefe de repartição, ou os recorrentes casos de doping em que o lobo ainda faz o papel de cordeiro ou ainda, e por que não, as escutas com Vieira a escolher um árbitro no âmbito do Apito Dourado que são consideradas irrelevantes vá lá saber-se porquê.

Seria muito útil saber por que razão o presidente do slb diz saber da existência de resultados viciados e não é chamado à PJ ou ao Ministério Público. Num país onde a Justiça está fortemente instrumentalizada, é isto que acontece. As instituições continuam a permitir que aquele (seja quem for) que esteja na presidência do slb faça e diga o que lhe apetece, sem que por isso seja responsabilizado. Já foi assim com Vale e Azevedo e agora é assim com Vieira. A Farsa continua…

3 comentários:

Nicolau d'Almeida disse...

Vieira está cada vez mais sozinho no SLB, sendo que já nem tem noção do quão ridículas são as suas atitudes.

Tenho pena que esteja para breve a sua saída do SLB, no entanto, há-de cair como merece: sozinho e derrotado. E vendo Pinto da Costa vencer, claro.

Cumprimentos.

Crystal Rat disse...

"Caso Meyong decidido na próxima semana:
Por agora, o caso está nas mãos do relator do processo, que analisa os argumentos do Belenenses, numa petição que tem 150 páginas. A marcação da reunião do CJ depende da conclusão desse processo."
Não deixa de ser curioso esta notícia, uma semana antes de jogar com o Benfica,e uma vez que está apenas a 3 pontos do Benfica!!! Quem controla isto tudo?? É de mestre as vitimas são mesmo os agressores:Benfica controla tudo e ainda se faz de vitima...
Não vá o benfica ficar em 5º!!! Se isso acontecer ja sabem o beleneses perde os tais pontos injustamente na secretaría...

Mário Faria disse...

Excelente, Nuno.
O SLB ( o seu presidente) apresentou provas, diz a CS. Não são conhecidas. Acho que é uma lista muito extensa de suspeitos e que contém nomes como Calabote, Reinaldo Silva e António Rola. Não escapou ninguém. Dos mais recentes queixa-se de Lucílio. Deve ter razão : o homem parece um gajo do norte. Entre os informadores de LFV contam-se : Pinhão, Botelho e Alfredo Farinha.
Os árbitros telefonam-lhe para lhe dar conta como se sentem incomodados pelos telefonemas que recebem de dirigentes de clubes. Porque se confessam a LFV ? Um homem que é “visita” regular do MP e da PJ só pode ser de confiança. Ouve com atenção todos as queixas, os nomes dos pecadores, e age em conformidade com os factos. Repreende os árbitros que se sujeitam (embora coagidos) a receber tais telefonemas, pede arrependimento e obriga-os a jurar fidelidade ao Senhor e a promessa de visitarem a Catedral. Não guarda sigilo, a bem do desporto.
Os novos episódios seguem dentro de momentos. É a verdade a que temos direito. A CS relata toda esta triste farsa sem qualquer sentido crítico. Eles choram , eles deitam ranho e andam cheios de azia !