quarta-feira, 2 de abril de 2008

Acusação da Liga e impacto na imagem do FCP

A notícia de que a Liga apresentou uma nota de culpa ao FCP por tentativa de corrupção correu o mundo de lés a lés, incluindo media extremamente respeitáveis como uma BBC.

Muitas vezes a notícia foi deturpada (houve quem falasse de descida de divisão, o que está fora de questão) e muitas vezes houve leitores online de cores avermelhadas ou esverdeadas a deitar lenha para a fogueira, espumando de raiva (metaforicamente falando, ou talvez não) com a perspectiva de denegrir a imagem do FCP. O nosso clube é de facto uma paixão para muita gente, incluindo muitos frustrados que andam por aí e que não têm mais nada que fazer que ir para o site de uma Marca falar de outros clubes que não o seu...

Nisto tudo, onde fica a imagem do FCP?

Há quem defenda que isto afecta a nossa imagem de forma muito negativa, e há quem diga que a imagem é irrelevante. Eu fico-me algures pelo meio...
Em Portugal, a imagem que temos é a mesma desde 1977 (apenas mais acentuada), quando começamos gradualmente a dominar cada vez mais o futebol português dentro das 4 linhas: a de uns safados que concerteza só através de artimanhas é podiam colocar em causa o domínio da 2a circular.

Os mitos populares a propósito disto só me merecem um encolher de ombros. A única coisa que considero digna de preocupação ligeira é o impacto de uma eventual condenação (a ver vamos...) na psique dos árbitros: se já nos últimos anos apitam contra nós em caso de dúvida (não vão ser eles crucificados no caso de apitarem a nosso favor e errarem), uma condenação iria marcar-nos ainda mais com um sinal de lepra - apesar de todos de boa fé perceberem as "bases" de sustentação das acusações da Liga (no fundo, apenas e só palavra de alguém extremamente "credível" como Carolina Salgado).

Já no estrangeiro a minha preocupação é um pouco mais moderada: para além da imagem negativa que passa ao público em geral (e eu tenho que lidar todos os dias com estrangeiros dos 4 cantos do mundo e as bocas que me mandam sobre o assunto, tendo eles conhecimento apenas das linhas gerais da acusação), pode ter um efeito ligeiro a moderado em questões como a influência do FCP junto dos seus pares (por ex ex-G14), convites para torneios, etc. Nada de enorme importância, mas algo que pode fazer alguma mossa. É que, ao contrário de um colosso financeiro de um grande país como é a Juventus, nós não passamos de um clube de média dimensão de um pequeno país, estando pois mais sujeitos a estas vicissitudes.

Dito isto, verifico também entre os meus amigos estrangeiros que acima de tudo a reputação do FCP (a quilómetros dos nossos rivais portugueses!) foi construída desportivamente, dentro das 4 linhas, vista pelos seus próprios olhos. Isso - por muito que custe a alguns - é algo que a sanha persecutória da Liga e dos nossos inimigos não conseguirão nunca eliminar, e é certamente o mais importante de tudo.
Isso é algo só ao alcance de quem, ano sim ano sim, demonstra valor no terreno em jogos da Liga dos Campeões... contra isso não há CD da Liga que resista.

3 comentários:

Nuno Nunes disse...

"É que, ao contrário de um colosso financeiro de um grande país como é a Juventus, nós não passamos de um clube de média dimensão de um pequeno país, estando pois mais sujeitos a estas vicissitudes."

Estou em completo desacordo com esta expressão. A Farsa que está a acontecer na Liga portuguesa não tem qualquer semelhança com o chamado caso "calciocaos" em Itália. Zero semelhanças.

José Correia disse...

Algo que contribuiria fortemente para a criação/consolidação de uma má imagem, seria se o FC Porto não recorresse até às últimas instâncias e, por razões tácticas, acatasse a nota de culpa da CD da Liga, para "despachar" o castigo de 6 pontos nesta época.

José Rodrigues disse...

"A Farsa que está a acontecer na Liga portuguesa não tem qualquer semelhança com o chamado caso "calciocaos" em Itália. Zero semelhanças."

... mas eu não disse em lado nenhum q os casos eram comparáveis. O caso da Juve foi INCOMPARAVELMENTE mais grave: o meu ponto é q *mesmo assim* eles gozam de umas "costas largas" de q nós não gozamos na Europa. É a lei do mais forte. É esse o meu ponto.