terça-feira, 22 de abril de 2008

Paulo Assunção

Tem sido uma mini-novela a questão da renovação do Paulo Assunção, e hoje O Jogo traz mais umas achas para a fogueira:

A negociação da renovação do contrato que liga o FC Porto e Paulo Assunção começa a complicar-se e a direcção dos tricampeões nacionais começa a perder a paciência com o médio. As conversações entre as partes prolongam-se há algum tempo e começa a instalar-se entre os dirigentes portistas a sensação de que o jogador não pretende continuar no Dragão, uma desconfiança que a conversa entre o médio e Rui Costa no final do último clássico do Dragão acabou por acentuar. Paulo Assunção tem contrato com o FC Porto até 2009 e os portistas pretendem prolongá-lo até 2012, intenção que tem encravado nas exigências do jogador, consideradas pouco razoáveis pela administração da SAD. Paulo Assunção é um dos elementos nucleares da equipa de Jesualdo Ferreira, mas não é internacional e já tem 28 anos de idade.

E isto fez-me lembrar uma notícia que tem uns dias, mas que rezava assim:

A Comissão Arbitral Paritária (CAP) declarou ilegais as cláusulas de opção dos clubes sobre os jogadores, com vista à prolongação dos vínculos dos atletas, no âmbito do caso que envolve Dame Ndoye e a Académica. No entanto, mais que o caso Dame/Académica, a decisão da CAP, que faz jurisprudência, pode ter consequências sérias no panorama do futebol português, visto ser habitual os clubes colocarem essas cláusulas de opção nos contratos. Já a nível internacional, a questão deixou de levantar problemas, até porque a FIFA considerava inválidas essas mesmas cláusulas.

Ora (e se não me engano) o contrato do Paulo Assunção termina este ano - 2008, sendo o ano de 2008/20009 referido na notícia de O Jogo, um ano enquadrado numa cláusula de opção.

Quer isto dizer que o Paulo Assunção pode invocar esta decisão da CAP e sair este ano do FCP a custo zero. Se esta já era uma desconfiança que tinha há uns tempos, esta notícia d'O Jogo a mim deixa-me poucas dúvidas sobre o caso que vai animar o Verão.

3 comentários:

José Correia disse...

De facto, também não estou a gostar nada da novela em que se transformou a renovação do Paulo Assunção.

Mais. Acho estranha esta noticia de O JOGO, dando a entender que o jogador poderá ir para o SLB.

Só por muito dinheiro é que um jogador TRI-Campeão trocaria o FC Porto pelo lastimável SLB (cuja ida à Liga dos Campeões da próxima época está em risco).
Não me parece que, nesta altura, o SLB tenha mais dinheiro que o FC Porto. Pelo menos, olhando para os orçamentos das duas SAD's, não é isso que se vê, bem pelo contrário.

Nuno Nunes disse...

A não renovação de Paulo Assunção vai levantando, obviamente, algumas suspeitas. E casos recentes como o de Drulovic não nos deixam tranquilos.

Para adensar o mistério, surgem alguns rumores sobre a provável saída de petit para um clube estrangeiro.

Se a saída se vier a confirmar, espero do FC Porto a política de "olho por olho", tão eficazmente levada a cabo ao longo dos anos por Pinto da Costa.

Quanto às consequências no seio da equipa, parece indiscutível que o Paulo Assunção é, dos "insubstituíveis", o que mais facilmente se pode substituir.

Se for para o slb, "bon voyage", que nós continuaremos a vencer.

Nicolau d'Almeida disse...

No final desta temporada, Paulo Assunção pode rescindir o contrato que o liga ao Porto mediante uma indemnização de 600 mil euros, ao abrigo de uma norma da FIFA, apesar do acordo entre o Porto e Assunção só cessar no final da próxima época.

Paulo Assunção terá 28 anos e já joga no Porto há 3 anos, portanto, pode rescindir pagando ao Porto a verba que teria de receber do clube durante o ano em que ainda tinha contrato. Seriam os 600 mil euros.

Parece que está difícil renovar.... Lamentavelmente.

Cumprimentos.