domingo, 27 de abril de 2008

A injustiça do ranking da UEFA

Saiu há uma semana a "notícia" de que o FCP vai começar a época de 08/09 atrás de slb e SCP no ranking de clubes da UEFA.

Em primeiro lugar, isso é falso: o ranking da UEFA é uma média móvel, feita com base nos resultados dos clubes nas últimas 5 épocas. CINCO. Não nos resultados das últimas 4, 3, 2 ou 1 épocas (e no artigo em questão só entravam em conta com as últimas 4 épocas).
Sendo assim, no início da época 08/09 o FCP vai aparecer na 17a posição, o slb na 18a e o SCP na 20a.

Depois deste preâmbulo, o facto é que nas últimas 4 épocas o FCP fez menos pontos para o ranking do que slb e SCP (o que significa que, se hipoteticamente o FCP conquistar tantos pontos na próxima época como os rivais, irá passar para trás no ranking no Verão de 2009).
À primeira vez isto pode parecer estranho, já que é consensual que o FCP tem tido mais sucesso na Europa do que os rivais (mesmo nos últimos anos). O que é que se passa?

O que se passa é que o sistema de pontuação para o ranking beneficia desproporcionalmente as equipas que participam na taça UEFA (vs aquelas que participam na LC).
Uma vitória na 1a eliminatória da Taça UEFA conta tanto como uma vitória nos 1/8 de final (ou mesmo na Final) da LC. Os pontos de bónus por atingir as fases mais adiantadas (1/4 final, 1/2 finais e Final) é exactamente o mesmo nas duas competições.
Sendo assim não admira que o FCP tenha feito tantos pontos para o ranking quando foi campeão europeu como o SCP quando foi à final da taça UEFA (que perdeu). Aliás, na época que agora termina o SCP conquistou tantos pontos como o FCP chegando aos 1/8 final da LC.

Olhando para outros clubes, verifico que o Sevilha está no 7o lugar do ranking à custa da taça UEFA, enquanto equipas que têm feito uma boa performance na LC (como um Lyon, um Real Madrid ou um Inter) estão abaixo dessa posição.
Ao mesmo tempo verifica-se que 80% das 30 melhores equipas europeias costumam marcar presença na LC, o que demonstra até que ponto esta competição é mais difícil do que a Taça UEFA.

Concluindo, penso que o sistema de atribuição de pontos precisa de ser reformulado. A minha proposta de alteração consiste em atribuir 2x mais pontos por uma vitória (ou empate) na LC do que por uma vitória (ou empate) na Taça UEFA.

Sem comentários: