terça-feira, 1 de abril de 2008

Corrupção?

Corrupção
substantivo feminino, do latim corruptióne

1. acto ou efeito de corromper ou corromper-se;
2. estado do que se vai corrompendo; decomposição; putrefacção;
3. acto de corromper moralmente; perversão;
4. adulteração;
5. estado do que é corrompido;
6. uso de meios ilícitos para obter algo de alguém; suborno.

in Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora

Conforme escreve o Miguel Sousa Tavares na sua crónica de hoje em A BOLA, “em tribunal, o Ministério Público vai ter de fazer prova de factos que integrem os três elementos essenciais do crime de corrupção: o móbil, a consumação e o nexo de causalidade”.

Será isto possível?
Não me parece, ainda por cima relativamente ao jogo Beira Mar – FC Porto, disputado no dia 18 de Abril de 2004, para a 31ª jornada de um campeonato que o FC Porto liderava folgadamente e que ganharia, sete dias depois, em pleno hotel sem sequer necessitar de disputar o jogo seguinte.


Mais. Para além do “pormenor” de que o FC Porto não precisava de ganhar (como não ganhou, foi um empate a zero) o jogo com o Beira Mar, há ainda o “pequeno inconveniente” de nesse jogo a arbitragem não ter cometido erros significativos e muito menos com influência no resultado, o que é reconhecido, quer pelos peritos de arbitragem, quer pelos próprios jogadores e treinador do Beira Mar.
Ainda na passada 4ª feira, em declarações prestadas à RTP, António Sousa (na altura treinador do Beira Mar) referiu que o jogo foi limpinho.

Veremos como é que o Ministério Público irá provar a sua acusação de corrupção em tribunal.

1 comentário:

Nicolau d'Almeida disse...

Contra tudo e contra todos! Ninguém nos há-de impedir de festejar o Tricampeonato.

Cumprimentos.