quinta-feira, 17 de abril de 2008

Análise do plantel 2007/2008: Laterais

O plantel do FCP da época 2007/2008 conta com os laterais Bosingwa, Fucile, Cech e Lino. Até ao dia da publicação deste artigo, este quatro jogadores tinham participado no seguinte número de jogos:


CP

LC

TP

TL

ST

LI

Bosingwa

21

07

02

00

01

00

Fucile

18

07

01

01

01

00

Cech

16

05

00

01

01

00

Lino

03

00

01

01

00

07


A lateral esquerda do FC Porto tem sido uma das posições mais carenciadas dos últimos anos, tendo sido ocupada por "contentores" de jogadores sem que nenhum se tenha conseguido afirmar definitivamente. Na época passada Fucile surgiu como uma aposta frequente, tendo revelado segurança e capacidade para ocupar este lugar. Na presente temporada foi perseguido por algumas lesões e dificuldades físicas que fizeram com que Cech se revelasse uma segunda opção de qualidade.
Bosingwa confirmou ser um dos melhores laterais direitos do mundo, apesar de ter sofrido algumas lesões musculares que obrigaram Fucile a trocar de lado e a entrada de Cech.

Apesar de esta minha opinião poder gerar alguma controvérsia, acho que o “Zé Bo” é “apenas” um bom defesa… Nada extraordinário. Creio que é fraco na marcação e recorre demasiadas vezes à jogada individual em situações que deixa a retaguarda desprotegida. Então porque é que o Bosingwa é um dos melhores laterais do mundo (como referi acima)? Porque tem uma capacidade física excepcional que lhe permite compensar essas lacunas. É rápido nas recuperações, e não permite que os adversários consigam escapar em velocidade. Mesmo quando ultrapassado tecnicamente, o normal é ver Bosingwa recuperar a bola recorrendo à sua enorme capacidade física.
No ataque é capaz de destruir a defesa adversária, passando facilmente por qualquer adversário que o tente parar, recorrendo à velocidade.
Mais do que um óptimo futebolista, José Bosingwa é um atleta fenomenal.

Jorge Fucile conquistou os adeptos e o treinador em grande parte devido à raça e à entrega do seu futebol. É um jogador tecnicamente evoluído, que não desiste de um lance, compensando com isso algumas falhas defensivas, principalmente no “um-para-um” quando o adversário surge em velocidade. Estando em boa forma, consegue disfarçar bem essas lacunas. No ataque é bom a transportar a bola no pé, usando o pé direito para cruzar (se estiver do lado direito) ou para descair para o centro e rematar (se estiver a atacar do lado canhoto). Sabe combinar com o interior e o extremo para ganhar posição e criar desequilíbrios através da superioridade numérica.

Marek Cech é um lateral esquerdo razoável que tem como principal vantagem no actual plantel portista ser uma das poucas apostas regulares que joga com o pé esquerdo. Sabe integrar bem o ataque, sendo por isso utilizado algumas vezes como médio interior esquerdo ou extremo. É o lateral do FC Porto com mais assistências para golo (3). Apesar de parecer ser o jogador mais fraco das três habituais soluções de Jesualdo Ferreira, tem demonstrado qualidades para ser

Lino não parece ter convencido os adeptos nem o treinador. As poucas oportunidades que teve não permitem fazer uma avaliação pormenorizada, mas pareceu ser sempre um jogador trapalhão (talvez por querer “mostrar serviço”) e frágil defensivamente. Bom na marcação de bolas paradas, não parece ter qualidades que lhe permitam permanecer no plantel do FC Porto na próxima época.

O FC Porto tem neste momento 2 jogadores com qualidade suficiente para serem titulares, Bosingwa e Fucile. Por azar, são ambos laterais direitos, o que faz com que a lateral esquerda seja notoriamente mais fraca. Marek Cech é um bom lateral esquerdo, com capacidade para ser um suplente de qualidade, mas que não parece ser suficiente para ser titular.
Deste modo parece ser importante a contratação de um lateral esquerdo para ser titular, regressando Fucile à luta pela posição na lateral direita. No caso do Bosingwa sair do plantel durante a próxima época de transferências, é importante a contratação de um lateral direito (para titular ou suplente) de qualidade, apesar de reconhecer a Fucile competência para ser titular.

6 comentários:

José Correia disse...

«O FC Porto tem neste momento 2 jogadores com qualidade suficiente para serem titulares, Bosingwa e Fucile. Por azar, são ambos laterais direitos, o que faz com que a lateral esquerda seja notoriamente mais fraca.»

Estou inteiramente de acordo com esta opinião.

O Marek Cech é esquerdino de raíz e pode fazer vários lugares no lado esquerdo, mas é melhor a médio do que a defesa, porque lhe falta o sentido posicional e a agressividade mínima que um defesa tem de ter.

Relativamente ao Lino, quer na Académica, quer nos poucos jogos que fez pelo FC Porto, nunca lhe vi qualidades para fazer parte do plantel do FC Porto, que fará para ser titular.

Os laterais são, claramente, posições para os quais o plantel do FC Porto é menos forte e, a confirmar-se a saída do Bosingwa (que em várias entrevistas não escondeu essa vontade), teremos um problema bicudo para resolver.

Mário Faria disse...

Gosto do Cech. Tem um excelente pé esquerdo que o recomenda para o lugar.
É um pouco "envergonhado" e tende a esconder-se um pouco. Desconcentra-se frequentemente. Se o JF lhe der um pouco mais de atenção, o acompanhar melhor e apostar um pouco mais nele, é bem provável que possa vir a ser mais atrevido, agressivo e valioso, pois acho que tem potencial para tal.

Zé Luís disse...

Também sempre vi melhor o Cech a médio, treme menos, do que a defesa, dá muito espaço ao adversário.
Sobre a votação na barra lateral, sinceramente não saberia em quem votar. A Pinhão não conheço, não sei quem é e não leio ou ouço.
Como não tinha nenhum voto, mas é um vómito, apostei no cavalo do Eugénio. Só para cumprir calendário.

José Correia disse...

«Sobre a votação na barra lateral, sinceramente não saberia em quem votar»

Caro Zé Luís, é de facto uma votação difícil. Quase que andávamos à "batatada" para escolher os nomes para a sondagem... ;-)

Foram estes 12, como podiam ter sido outros, havia tanto por onde escolher...

Nuno Nunes disse...

"Deste modo parece ser importante a contratação de um lateral esquerdo para ser titular(...)"

Claro que sim. E os nossos responsáveis pelas contratações não andam a dormir. Depois de 2 excelentes defesas esquerdos contratados à Académica em tantos anos consecutivos, Ezequias e Lino, fica a dúvida para a escolha entre os atletas da briosa que já actuaram nessa posição: Cléber, Vitor Vinha e Pedro Costa.

Apesar deste último ter sido mais utilizado, eu apostaria em Cléber, talvez por ser brasileiro. É um feeling...

Nicolau d'Almeida disse...

Grande Zé Bosingwa! Vai ser difícil mantê-lo no plantel na próxima época. Está a fazer uma temporada soberba!

Gosto muito do Fucile pela entrega dele ao jogo. Nunca vira a cara à luta. É muito trabalhador. Pena as quebras físicas que teve ao longo do ano pelas chamadas à selecção. Dá melhor conta do recado do que Cech na esquerda, na minha opinião. Pena não ter pé esquerdo para cruzar.

Lino é dispensável. Marek Cech parece render mais no meio-campo, pelo que se impõe a compra de um defesa esquerdo na próxima temporada.

Cumprimentos.